Cachaça Social Club Fazendo e Provando: tour de experiência

O assunto aqui é a cachaça, a mais brasileira de todas as bebidas. Vocês sabiam que no Rio de Janeiro é possível participar de um tour de experiência que conta como a cachaça se relaciona com a cidade, especialmente com o lado boêmio da Lapa?

O tour se chama Cachaça Social Club Fazendo e Provando e é oferecido pela empresa Lady Guides Tours, uma agência de turismo carioca que trabalha apenas com guias mulheres e tours focados em comida, bebida e festas (como elas dizem, for foodies and parties goers).

O tour acontece por uma parceria da Lady Guides Tours com o bar Cachaça Social Club, na Lapa. A ideia é passear pelo bairro, contando a história do Rio de Janeiro e a vida boêmia da Lapa, até terminar o tour no bar temático Cachaça Social Club.

Luciana Morozini da Lady Guides Tours

Lá os participantes vão aprender como é produzida a cachaça – desde a moagem da cana até seu copo de caipirinha. E o melhor de tudo – a gente vai fazendo e provando!

Leia também:
+ Cook in Rio: aula de gastronomia no Rio de Janeiro
+ Praia do Secreto no Rio de Janeiro: como chegar e aproveitar
+ Como é morar no Rio de Janeiro: da beleza ao caos
+ Praias do Rio de Janeiro: o guia completo
+ 10 dicas de cidades românticas para levar o amor no Rio de Janeiro

Cachaça Social Club Fazendo e Provando: como é o tour?

Quem nos recepcionou foi a guia Luciana Morozini da Lady Guides Tours. Ela logo explicou que a ideia do tour é combinar a cultura, a história carioca e a cachaça, dois temas que tem muito mais relação do que eu jamais imaginei!

Cachaça e caipirinha

História do Rio Antigo e da boemia na Lapa

A Lapa é um dos bairros que mais representa a história do Rio de Janeiro.

Inclusive, se você vier passear no Rio de Janeiro, recomendo muito que pesquise o que fazer na Lapa e programe pelo menos uma tarde / noite explorando um pouco do lado cultural e da boemia carioca.

Nesse tour, visitamos alguns desses lugares que ajudam a contar a história da cidade. Nosso ponto de encontro foi em um deles: o bar Amarelinho da Praça da Cinelândia, um clássico da vida boêmia carioca, inaugurado em 1921.

O entorno também mereceu uma prosa no tour: o Theatro Municipal do Rio de Janeiro ao fundo, o lendário Cine Odeon (que segue em funcionamento). Uma curta caminhada e chegamos no Cine Palácio (recentemente reformado) e no Passeio Público, que marcava o “fim” da área urbanizada do Rio Antigo.

centro do Rio de Janeiro - Praça da Cinelândia

Cine Odeon, Praça da Cinelândia

E o que acontecia do Passeio Público pra lá? Acontecia a vida, a resistência negra na cidade. Com todo o peso de uma sociedade que marginalizava e escravizava, mas também com a força de uma cultura que sobrevivia e se transformava.

Nessa região, começaram a surgir festas clandestinas que aos poucos atraíam também quem morava fora dessa Pequena África no Rio de Janeiro. E como não podia deixar de ser, ali também florescia o samba, a religiosidade da cultura afro-brasileira, e tantas outras formas de expressão e vida.

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa do Desterro, ali pertinho do Passeio Público, marca a entrada dessa região ocupada pela comunidade negra no Rio Antigo e também serve como parada para nosso tour.

De lá, seguimos para a colorida Escadaria Selarón, que já virou figurinha carimbada para os turistas que passam pelo centro do Rio. Parada pra fotos, claro.

Escadaria Selarón, centro do Rio de Janeiro

A caminhada foi nos levando em direção aos famosos arcos da Lapa, mas não sem passar pelos super tradicionais depósitos de bebida que estão por toda parte no bairro. O famoso “esquenta” antes da balada, onde o pessoal bebe mais pagando menos.

Próxima parada, Fundição Progresso. Eu sempre tinha visto de fora, não tinha a menor ideia que lá dentro há uma coleção de pinturas in-crí-vel que mostra como o bairro da Lapa foi mudando ao longo da história do Rio.

De brinde, no terraço ainda tem um mirante com uma bela vista dos Arcos.

Fundição Progresso - Lapa

Fundição Progresso - Lapa, tour de experiência Cachaça Social Club

Cachaça Social Club – o bar!

Depois de uma hora e meia descobrindo os segredos dos pequenos e mais antigos cantinhos históricos e boêmios da Lapa, chegamos na nossa última parada: o bar temático Cachaça Social Club.

Fomos recebidos pela simpatia do senhor Carlos Lyra, fundador do bar e o maior entusiasta da cachaça que eu já conheci!

Carlos Lyra, fundador do Cachaça Social Club

Coincidência do destino, ele também veio lá de Pernambuco, onde ainda em sua infância a sua história com o plantio de cana e produção de cachaça começou, através de seu pai.

No bar, nosso tour mais parecia uma festa. Sr. Carlos interagia com todo mundo, convidou a mim e outros presentes no bar para moer a cana. Depois todo mundo fez brinde com caldo de cana, tudo com a maior alegria do mundo!

Cachaça Social Club na Lapa, Rio de Janeiro

Depois ensinou como funciona o alambique (ele tem uma miniatura lá pra simular o processo) e depois deu uma rodada de cachaça pra todo mundo, vinda diretamente de seu alambique em Minas Gerais.

Cachaça Social Club na Lapa, Rio de Janeiro

Tudo era festa e quanto eu pensei que não podia ficar melhor, chegou a hora de aprender a fazer minha própria caipirinha! Sr. Carlos fez a primeira pra mostrar como se faz, depois foi minha vez.

Me senti uma bartender misturando limão, açúcar, gelo e cachaça. Confesso que ficou muito boa, mas a do Sr. Carlos ficou muito melhor, hahaha!

Cachaça Social Club na Lapa, Rio de Janeiro

Tour de experiência Cachaça Social Club: vale a pena?

Foi uma experiência muito bacana, tanto de imersão cultural quanto gastronômica. Eu aprendi demais com a guia Luciana e com o Sr. Carlos: sobre o Rio, sobre a Lapa e sobre a cachaça, mas é claro!

Inclusive, foi no bar temático que o nome do tour fez todo sentido: Cachaça Social Club, fazendo e provando! Colocamos a mão na massa e agora posso espalhar pros amigos que a minha caipirinha foi testada e aprovada por um profissional! 😀

Cachaça Social Club na Lapa, Rio de Janeiro

Quer fazer o tour?

O tour é operado exclusivamente pela agência Lady Guides Tours, de terça a sábado, das 18h às 21h.

O tour pode ser feito em português, inglês ou espanhol, então ainda fica como sugestão de passeio bacana e diferente para levar os amigos estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro.

A experiência completa do tour Cachaça Social Club custa R$125,00 por pessoa, inclui o tour pela cultura e história da boemia da Lapa e a experiência de fazer e provar a caipirinha no bar temático Cachaça Social Club.

Cachaça Social Club na Lapa, Rio de Janeiro

Se você ficou interessado em participar, pode falar com a gente aqui nos comentários ou entrar em contato diretamente com a guia Luciana Morozini via e-mail (l.morozini@gmail.com) ou telefone (+55 21 99933 7632).

Não esqueça de falar que ouviu falar do tour aqui no Fui ser viajante! 😀


*Nós fizemos o tour Cachaça Social Club Fazendo e Provando a convite da agência Lady Guides Tour e do Cachaça Social Club. As informações apresentadas no post refletem a nossa real experiência no tour e não foram influenciadas pela parceria.

Outros blogs do grupo de blogueiros cariocas (RBBV-RJ) também participaram do tour e contaram suas experiências. Confira os posts:

Chicas Lokas | Fora da Toca | Let’s Fly Away| Na Estrada com as Minas | Na Mochila da Ninja | Olívia Garimpando Por Aí | Por aí com os Pires | Turista Full-Time | Viajando com Daniela Cascardo | Viajar Correndo

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *