Forte do Leme RJ (Forte Duque de Caxias): como é a trilha e visitação

Visitação Forte do Leme RJ | Se você mora no Rio de Janeiro, você já deve ter ouvido falar do Forte do Leme, ou Forte Duque de Caxias.

Embora muita gente que passe ali pelos bairros de Cobacapana e Leme saiba que tem uma fortaleza militar em cima da Pedra do Leme, nem todo mundo sabe que é possível fazer visitação ao Forte Duque de Caxias no Rio de Janeiro – e apreciar algumas das vistas mais espetaculares da cidade!

Leia também: Onde se hospedar no Rio de Janeiro: melhores bairros

Lá de cima, o cenário panorâmico contempla o Pão de Açúcar em diferentes ângulos, o Cristo Redentor, a Praia de Copacabana e muito mais.

Fotos do Forte do Leme RJ - visitação
Foto: Fui Ser Viajante

Como a fortaleza se encontra dentro da APA do Leme (Área de Proteção Ambiental), a visita ao Forte do Leme RJ é um passeio cercado pela mata atlântica, e é muito comum encontrar micos e pássaros no caminho – além de uma vista espetacular em todo o trajeto até o forte.

Lembre de nunca alimentar os animais silvestres na trilha!

Para chegar lá em cima, você percorre uma estrada de paralelepípedo pela mata, comumente chamada de trilha do Forte do Leme.

É um percurso fácil e de dificuldade leve – além de ser, provavelmente, a trilha mais segura do Rio de Janeiro, já que toda a área pertence ao Exército e é constantemente monitorada.

Leia também:
+ Santa Experiência: conhecendo o bairro de Santa Teresa com uma moradora
+ Livros sobre o Rio de Janeiro para ler e ter na estante

A visitação ao Forte do Leme RJ é um passeio que reune natureza e história, além de ser um atrativo baratinho. Com certeza, o Forte do Leme é um dos pontos turísticos mais interessantes para visitar na região e merece entrar no seu roteiro no Rio de Janeiro.

Vista do Forte do Leme RJ - Forte Duque de Caxias
Foto: Fui Ser Viajante

Nesse post, vou te contar um pouco da história do forte Duque de Caxias, e dar detalhes da visitação e trilha do Forte do Leme.

História do Forte Duque de Caxias ou Forte do Leme

O Forte Duque de Caxias é uma das fortalezas militares mais antigas do Rio de Janeiro. Ele foi construído entre 1776 e 1779, a mando do Marquês de Lavradio, para proteger a cidade dos invasores espanhóis.

A pequena fortaleza foi construída em cima do Morro do Leme, o primeiro nome da fortaleza foi Forte do Vigia. Em 1895, já depois da Proclamação da República, o forte passou a ser chamado de Forte do Leme.

Leia também: Como chegar na Praia do Secreto RJ

Forte do Leme RJ - Forte Duque de Caxias
Foto: Fui Ser Viajante

Somente em 1930, no governo de Getúlio Vargas, o forte ganhou o nome oficial que carrega até hoje: Forte Duque de Caxias.

Foi uma homenagem ao militar brasileiro Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que é também patrono do Exército brasileiro, tendo ficado conhecido como O Pacificador ou Duque de Ferro.

O Forte do Leme foi desativado e reativado várias vezes, passando também por algumas modificações na estrutura ao longo dos anos.

Os militares que ali serviram tiveram papel importante em muitas partes da história do Brasil. Só pra dar um exemplo, foi no Forte do Leme que Tiradentes serviu como militar, poucos dias antes de ser preso.

Vista do Forte do Leme RJ - Forte Duque de Caxias
Foto: Fui Ser Viajante

Hoje o forte não tem mais papel na defesa da Baía de Guanabara, embora o complexo ainda pertença ao Exército.

Em uma parte da área militar, logo na entrada, hoje funciona o Centro de Estudos de Pessoal do Exército (CEP).

Já a fortaleza histórica fica no cume do Morro do Leme, e está aberta a visitação. O local está muito bem preservado, guardando a maioria das características da fortaleza como era nos anos 1920.

Como chegar ao Forte do Leme?

Para visitar o Forte do Leme no Rio de Janeiro, basta você se dirigir até o canto esquerdo da praia do Leme, pertinho do Posto 1. Você vai ver a praça Almirante Júlio de Noronha, protegida por uma área militar demarcada.

Basta se dirigir até a guarita e falar que quer visitar o Forte do Leme, que o oficial em serviço vai te liberar a entrada.

A visita ao Forte do Leme acontece de terça a domingo, das 9:30h às 16h.

Antes, a entrada era gratuita às terças-feiras, e nos demais dias da semana era cobrada uma taxa de R$ 4.

Mas enquanto está durando a pandemia do novo coronavírus, as visitas ao Forte Duque de Caxias estão acontecendo de forma gratuita.

Durante a pandemia, também só é permitida a entrada usando máscara, ok? Os monitores passam advertindo quem tenta circular sem máscara. A única concessão é para fotos, mas se não tiver ninguém perto de você na hora.

Ao passar pela guarita, você vai passar pelo CEP e por alguns edifícios até chegar no começo da trilha do Forte do Leme para começar a subida.

Como chegar ao Forte do Leme RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Trilha do Forte do Leme no Rio de Janeiro

Na verdade, não dá nem pra dizer que a trilha do Forte Duque de Caxias é uma trilha de verdade, já que a estrada que corta a mata é pavimentada e bem ampla, com boa cobertura das árvores garantindo sombra em quase todo o percurso.

Trilha do forte do leme rj
Foto: Fui Ser Viajante

A subida tem 800 metros e chega a ser um pouco íngreme, por isso pode ser cansativo para os mais sedentários. Vá com calma, devagar e pare para respirar se for preciso. E leve sua garrafinha de água – lá em cima não tem como comprar nada.

Pelo caminho de subida do morro, você vai encontrar várias placas da Via Sacra, que vão te ajudar a ter noção de quanto falta para chegar ao Forte do Leme: são 15 estações da Via Sacra, no total.

A estimativa é que se leve em média de 20 a 30 minutos para percorrer a trilha do Forte do Leme, subindo em um ritmo confortável.

Visitação ao Forte do Leme ou Forte Duque de Caxias no Rio de Janeiro

Chegando no cume do Morro do Leme, uma bandeira nacional hasteada marca a entrada do Forte.

De um lado, você já tem vista para a Praia de Copacabana. Basta fazer a curva e olhar para trás: você chegou na entrada do Forte Duque de Caxias no Rio de Janeiro!

Você pode caminhar livremente por toda a área fortificada, apreciando a paisagem e conhecendo as estruturas do Forte: centro de controle, paiol de munição, estação de forças e o pátio de canhões.

Forte do Leme RJ - Forte Duque de Caxias
Foto: Fui Ser Viajante

Além de toda parte histórica, o local é privilegiado pela natureza. Tanto com os animais que aparecem o tempo todo (especialmente os micos), quanto pelos cenários do Rio de Janeiro.

Pra todo lado, um lugar fotogênico que merece ser registrado. Diferentes vistas do Pão de Açúcar, da praia de Copacabana, da cidade, da Baía de Guanabara e do Cristo Redentor.

Vista da Praia de Copacabana do Forte do Leme RJ - Forte Duque de Caxias
Foto: Fui Ser Viajante

Estrutura para visitantes no Forte do Leme

Como o Forte do Leme fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA-Leme) é importante ressaltar que não é incentivado o uso de plástico dentro do Forte do Leme.

Quando você chegar ao topo do Morro do Leme, vai ver que existe uma escada à esquerda, um pouco antes do portal que marca a entrada do Forte do Leme.

Descendo por essa escada, você encontra um bebedouro e banheiros. O Exército não disponibiliza copos descartáveis para visitantes para evitar a geração de lixo.

Você pode levar seu próprio copo, ou reabastecer a garrafinha de água lá, sem problemas.

Outra dica: apesar da trilha do Forte do Leme ser bastante coberta pela copa das árvores, depois que você chega no Forte acaba a moleza da sombra.

Praticamente não há sombra durante a visitação ao Forte Duque de Caxias. Lembre que estamos falando do Rio de Janeiro: você vai estar exposto à muito sol. Use protetor solar e leve um chapéu, se puder.

Dicas para visitar o Forte do Leme durante a pandemia do coronavirus

O Forte do Leme pode ser uma opção interessante de lugar tranquilo para visitar na época de pandemia.

O local recebe poucos visitantes, e a visita é toda a céu aberto, com muito vento. Durante toda a visita, pede-se que o visitante mantenha distância de outros visitantes e use máscara.

Se você tiver qualquer sintoma da doença, ou se você pertence ou tiver contanto com alguém de grupo de risco, evite a visita.

Fotos do Forte do Leme RJ

O Forte do Leme é um dos lugares mais fotogênicos do Rio de Janeiro, na minha opinião.

Vou colocar algumas fotos do Forte do Leme que fiz nas vezes que visitei a atração, assim você pode salvar a referência dos lugares mais fotogênicos para registrar na sua visita!

Lugares para fazer fotos no Forte do Leme RJ:

Muro branco ao lado esquerdo da entrada do Forte (vista Pão de Açúcar)

Fotos do Forte do Leme RJ - visitação
Foto: Fui Ser Viajante

Portinha azul bem ao lado do muro, antes de entrar no Forte do Leme RJ:

Fotos do Forte do Leme RJ - visitação
Foto: Fui Ser Viajante

Entrada do Forte do Leme RJ

Entrada do Forte do Leme RJ - Forte Duque de Caxias
Foto: Fui Ser Viajante

Vista para Copacabana e Cristo Redentor a partir do Forte Duque de Caxias

Vista para a praia de Copacabana - Forte do Leme
Foto: Fui Ser Viajante

Vista para o Pão de Açúcar – outro ângulo

Vista Pão de Açucar - Forte Duque de Caxias
Foto: Fui Ser Viajante

Foto descontraída no Forte do Leme

Vista Pão de Açucar - Forte Duque de Caxias
Foto: Fui Ser Viajante

E você, conhece o Forte do Leme?

Se você vai visitar o Forte do Leme usando as dicas aqui do post, não esqueça de deixar um comentário falando da sua experiência!

E se você já conhece o Forte Duque de Caxias e quer acrescentar alguma dica para quem vai visitar essa atração ainda tão pouco visitada no Rio de Janeiro, fala aqui nos comentários pra gente também!

Não esqueça os horários e dias de funcionamento do Forte do Leme / Forte Duque de Caxias: terça a domingo, das 9:30h às 16h.

Veja outras atrações para visitar no Rio de Janeiro

Comece a planejar sua viagem!

Escolhemos parceiros caprichados para te ajudar a transformar a sua viagem em realidade! E quando você faz suas reservas usando os links aqui do site, você apoia nosso conteúdo e faz o blog crescer cada vez mais! 😀

hotel  Reserve sua hospedagem no Bookingsão milhares de hotéis e pousadas, para todos os gostos e bolsos. Sem taxa de reserva, com programa de fidelidade (ganhe descontos a partir da 10a reserva) e com muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito!
aluguel de carros Aluguel de carro com a Rentcars: Para viajar no Brasil ou no exterior, sempre fazemos a cotação do aluguel de carro no site da RentCars, que compara o valor das locadoras locais e mostra rapidinho qual o melhor preço para nossas datas. Dá pra parcelar em 12 vezes e o pagamento é sempre em reais (sem IOF!)
seguro saúde Seguro Viagem com a Real Seguros:  O site compara os diferentes planos e preços oferecidos pelas seguradoras, para você escolher facilmente qual o seguro viagem com melhor custo-beneficio. E clicando por esse link você ainda ganha 10% de desconto em qualquer seguro do site!
ingressos Economize e pule a fila: Compre ingressos antecipados para as principais atrações do seu destino. Não perca tempo na fila. Se a atração é muito concorrida, vale garantir seu lugar antecipado! Compare e encontre os melhores preços de ingressos e tours: Tiqets e Get Your Guide

Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *