Seguro viagem vale a pena? Preciso contratar?

Muita gente tem dúvida ou nem sabe pra que ele serve. Quem precisa contratar seguro viagem? Qual o melhor seguro viagem do mercado? Como comprar seguro viagem mais barato? Afinal, seguro viagem vale a pena?

Porque gera tantas dúvidas, o seguro viagem acaba esquecido ou negligenciado na hora de planejar a viagem de férias. Afinal são tantas preocupações, né? Passagens, malas, hotéis…

É tanto dinheiro investido, que muita gente faz pouco caso e se pergunta: ‘Será que eu preciso mesmo de seguro viagem?’, ‘Será que não dá pra economizar aqui?’, ou ‘Eu nunca precisei, nunca vi ninguém usar!’.

A gente vai te mostrar que vale a pena contratar um seguro viagem! E ainda dar dicas de como contratar seguro mais barato e com desconto!

Leia também:
Seguro viagem para gestantes: qual o melhor?
Seguro viagem nacional: como funciona
Seguro viagem para a Europa

Por que contratar um seguro viagem?

Quando planejamos uma viagem, só conseguimos pensar nos momentos incríveis que vamos viver em cada destino.

Mas já imaginou o desespero de estar no melhor da viagem e de repente acontecer um imprevisto?

Uma queda, uma infecção alimentar ou até uma dor de dente podem acabar com a sua viagem, te deixar de cama e custar muito dinheiro.

Despesas médicas fora do seu país custam muito caro. Nos Estados Unidos e muitos países da Europa, não há serviço gratuito de saúde.

É o seguro viagem que vai garantir que você seja atendido pelo serviço de saúde local, sem custos. Só por isso, o seguro viagem já vale a pena!

Além disso, seguro viagem te ajuda em vários outros problemas de viagem. Como quando sua mala é extraviada no aeroporto, ou se você for assaltado durante a viagem.

O seguro viagem é uma garantia para viajar tranquilo, sabendo que no caso de alguma eventualidade acontecer, você vai ter cobertura médica e assistência disponível.

Pra mostrar que seguro viagem não é mesmo brincadeira, é obrigatório ter seguro viagem para entrar na maioria dos países pelo mundo.

Já imaginou chegar na imigração da Europa ou dos Estados Unidos, por exemplo, o funcionário pedir a apólice do seu seguro viagem e você não ter nada pra apresentar?

Sua viagem dos sonhos vai terminar antes mesmo de começar! Mais um motivo que deixa muito claro que o seguro viagem vale a pena!

Por que contratar um seguro viagem? Foto: Steven Lewis, disponível em Unsplash
Foto: Steven Lewis, disponível em Unsplash

Como contratar um seguro viagem?

Existem dezenas de empresas de seguro viagem, oferecendo diferentes tipos de cobertura.

E como escolher o serviço certo pra você?

1 – Analise o tipo de cobertura que você precisa

As coberturas básicas oferecidas pelas empresas de seguro viagem são: assistência médica por acidente ou doença, assistência farmacêutica e assistência odontológica.

Mas o seguro viagem pode cobrir muito mais que isso, com as coberturas adicionais:

– despesas de internação,
– transporte e hospedagem para acompanhantes,
– despesas com falecimento,
– assistência jurídica,
– adiantamento de fiança,
– suporte para extravio e perda definitiva de bagagem,
– repatriação,
– cancelamento de viagem,
– extensão da diária em hotéis e muitos outros serviços.

Preste atenção não só no que está incluído, mas também no valor da cobertura de cada serviço.

Duas empresas podem cobrir internações hospitalares, por exemplo, mas uma até o valor de 10 mil dólares e outra até 100 mil dólares.

Sempre que possível, opte pela empresa que garante uma maior cobertura.

2 – Confira se o seguro viagem é obrigatório para o seu destino

Para viajar para Austrália, Estados Unidos, Cuba e vários países da Europa (aqueles que fazem parte do Tratado de Schengen) é obrigatório ter seguro viagem.

Por que contratar um seguro viagem? Foto: JESHOOTS.COM, disponível em Unsplash
Foto: JESHOOTS.COM, disponível em Unsplash

Na maioria desses casos onde o seguro viagem é obrigatório, é estipulado um valor mínimo para as apólices de seguro viagem.

Esse valor é calculado com base nos custos da assistência médica em cada local.

Para os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen, a cobertura mínima requerida para o seguro viagem é de €30.000 euros por pessoa.

Em Cuba, o valor é de U$ 10.000,00 para assistência médica. Já a Austrália exige assistência em viagem, mas não estipula um valor mínimo de cobertura.

Lembre de pesquisar se o seu destino exige seguro viagem, e se há cobertura mínima requerida.

Caso seu destino não indique um valor mínimo para o seguro viagem, é interessante pesquisar o valor médio das despesas médicas no país e contratar uma cobertura adequada à realidade da sua viagem.

3 – Compare diferentes empresas de seguro viagem

Existem dezenas de empresas oferecendo seguro viagem, e mais outras dezenas de tipos de apólice e cobertura. 

A melhor opção é fazer uma pesquisa com uma empresa que compara preços e coberturas de seguro viagem.

Existem algumas no mercado, e nós usamos e indicamos os serviços da Seguros Promo.

É tudo muito simples. Você entra no site da Seguros Promo, coloca o seu destino e as datas da sua viagem.

Em alguns instantes, a Seguros Promo realiza a busca pra você. O site compara de maneira rápida e fácil os preços de diferentes seguros viagem no mercado.

Dessa forma, você pode facilmente comparar as coberturas de cada um e escolher o melhor seguro viagem para você.

Os resultados da busca são classificados na ordem do melhor custo benefício, mas você pode ver os resultados de acordo com o menor preço, por exemplo.

A assistência que a Seguro Promo oferece por telefone é toda em português. Isso ajuda muito na hora que a gente está no desespero e precisa ligar para a seguradora.

4 – Seguro viagem ou assistência viagem?

Atenção para a diferença entre seguro viagem e assistência viagem. No seguro viagem, você paga pelo atendimento e somente depois é reembolsado pela seguradora.

Na assistência viagem, você tem uma lista de hospitais conveniados com a sua seguradora, e você não paga nada pelo atendimento nesses hospitais.

As seguradoras que oferecem assistência viagem contam com uma lista de hospitais conveniados.

Quando você entra em contato com a sua operadora de assistência viagem, é encaminhado para um hospital conveniado e não paga nada pelo serviço prestado.

Na assistência viagem, você também pode escolher ser atendido para outro hospital não conveniado. Ou pode acontecer de você ser encaminhado para um hospital não conveniado em situações de emergência.

Nesses casos, mesmo com assistência viagem, você paga pelo atendimento e será reembolsado depois (ainda durante a viagem ou na volta ao Brasil).

A Seguros Promo vende os dois tipos de serviço. Muita atenção na hora de contratar, porque isso tem um grande impacto no seu bolso!

5 – Verifique se o seguro possui assistência médica para prática de esportes

Muitas vezes quando a gente viaja, a gente cria coragem para realizar uma aventura.

Praticar surf, snowboard, esqui, ou qualquer outro esporte de aventura pela primeira vez pode oferecer muitos riscos.

Por que contratar um seguro viagem? Foto: Polina Kirilenko, disponível em Unsplash
Foto: Polina Kirilenko, disponível em Unsplash

Se você planeja se aventurar durante a viagem, verifique se o seguro viagem que você está contratando oferece assistência para a prática de esportes.

Vai contratar Seguro ou Assistência Viagem? Viaje tranquilo, contratando um seguro barato e que oferece melhor cobertura.

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.

Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.

A cobertura de seguro viagem do cartão de crédito é suficiente?

Alguns cartões de crédito incluem o seguro viagem na cartela de serviços incluídos no valor da anuidade do cartão.

Para ter direito, é preciso pagar o valor total das passagens da viagem (avião, trem ou navio de cruzeiro) com o cartão de crédito em questão.

Também estão cobertos os indivíduos que compraram as passagens através do programa de milhas ou fidelidade com os pontos do cartão de crédito.

O benefício da assistência viagem se estende ao cônjuge e filhos menores de 24 anos.

No entanto, nem todo cartão oferece esse serviço. No caso de clientes Mastercard, é preciso fazer parte das categorias Platinum ou Black.

Clientes Visa precisam estar incluídos na categoria Platinum. Esse serviço funciona e é sim uma boa opção para os viajantes.

Você acaba economizando porque o benefício já está ‘pago’ junto com a anuidade do cartão.

Mas atenção: cobertura do cartão de crédito não é total!

É preciso ter cuidado porque os serviços oferecidos pelas operadoras de cartão de crédito normalmente são restritos.

O valor da cobertura de serviços costuma equivaler ao serviço básico das operadoras de seguro viagem internacional.

No caso de quem viaja para os países Schengen, na Europa, as empresas oferecem a cobertura mínima requerida de até € 30.000 euros.

Alguns cartões de categoria superior incluem benefícios como indenização por cancelamento de viagem, o que normalmente é um extra nas operadoras de seguro viagem.

Mas nem todo cartão oferece esses benefícios e é preciso conferir exatamente o que está incluído na sua apólice. E não esqueça de levar a apólice impressa com você durante a viagem!

Normalmente as apólices convencionais dos cartões de crédito não cobrem acidentes pela prática de esportes radicais, viagens longas (para duração maior que 30 ou 60 dias, geralmente), intercâmbios ou cobertura de saúde para gestantes.

Nesses casos, a assistência oferecida pelas operadoras de cartão de crédito não é suficiente. É preciso contratar um serviço de seguro viagem internacional.

Seguro de viagem do Ministério da Saúde

Também existe a opção de utilizar o seguro de viagem oferecido pelo Ministério da Saúde brasileiro, que é valido para três países: Portugal, Cabo Verde e Itália.

Para poder utilizar o serviço, é preciso solicitar um documento chamado CDAM, ou Certificado de Direito à Assistência Médica.

Para mais informações sobre quem pode requerer esse certificado e como solicitar, visite o site do Ministério da Saúde.

Como acionar o Seguro Viagem?

Não esqueça de viajar com a apólice do seguro de viagem impressa, junto com seus outros documentos.

E anote num lugar de fácil acesso o número de contato internacional da sua seguradora.

Normalmente você pode ligar a cobrar para esse número, de qualquer telefone fixo ou celular no exterior. Por telefone, as empresas dão todas as instruções do que você precisa fazer para acionar o seu seguro viagem.

Além do contato com a seguradora, a Seguros Promo oferece acompanhamento da sua assistência, por isso você deve também entrar em contato com a empresa.

Como o atendimento da Seguros Promo é todo em português, fica mais fácil se comunicar com os atendentes na hora do aperto, não importa em que lugar do mundo você está!

Compre seguro viagem com desconto com a Seguros Promo

Para viajar tranquilo, lembre que antes de embarcar é preciso contratar um seguro viagem.

Faça uma cotação com a Seguros Promo. Essa é uma empresa totalmente brasileira, que negocia com diversas operadoras de seguro viagem no país.

A cotação é sem compromisso e gratuita, o que facilita muito para que você possa escolher o plano ideal para sua viagem!

Por que contratar um seguro viagem? Foto: Natalya Zaritskaya, disponível em Unsplash
Foto: Natalya Zaritskaya, disponível em Unsplash

Outra coisa bacana é que você também pode contratar um seguro viagem para viagens nacionais, já que muitos planos de saúde apenas oferecem cobertura estadual.

Por um valor muito pequeno, você pode contratar um seguro completo e receber toda assistência para sua viagem e qualquer lugar do Brasil.

Sim, seguro viagem vale a pena!

Entendeu por que contratar um seguro viagem?

Agora que você já sabe a importância de viajar com seguro viagem, compre barato e com desconto na Seguros Promo!

Para qualquer dúvida na hora de contratar o seu seguro viagem, entre em contato com a gente aqui nos comentários!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *