Melhores praias de Ilha Grande RJ: mapa, trilhas e como chegar
Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, Ilha Grande é um verdadeiro paraíso cercado pelo mar, com mais de 100 praias que agradam desde os aventureiros de trilha até quem só quer estender a canga e relaxar na sombra.
Com tantas opções espalhadas pela ilha, algumas praias de Ilha Grande se destacam, seja pela beleza impressionante, pelo mar cristalino ou pela atmosfera mais animada ou mais selvagem, a gosto do viajante.
Neste post, você vai descobrir quais são as 7 praias mais incríveis da Ilha Grande, uma seleção com aquelas que merecem estar no topo da sua lista!
Além disso, também preparamos uma lista com as melhores praias de Ilha Grande que ficam perto da Vila do Abraão, perfeitas para quem quer curtir praia sem precisar de grandes deslocamentos ou trilhas.
Boa leitura e prepare-se para se apaixonar!
» Clique aqui para ver ofertas de hotéis em Ilha Grande
Quais são as melhores praias da Ilha Grande?
Escolher as melhores praias da Ilha Grande não é tarefa fácil, afinal são mais de 100, cada uma com seu charme.
Mas nesta lista, reunimos aquelas que se destacam: as mais bonitas, mais visitadas e com características que agradam diferentes estilos de viajante.
Se você curte mar e rio no mesmo lugar, vai encontrar.
Prefere uma longa faixa de areia cercada de verde para caminhar? Tem também. Ou quem sabe um mirante com vista de tirar o fôlego?
Tem também várias opções de praias lindas, que ficam perto da Vila do Abraão, e você pode visitar sem necessidade de fazer trilhas longas, ou passeios de barco.
A Ilha entrega tudo isso e mais um pouco. Confira nossas listas:
- 7 melhores praias de Ilha Grande (para explorar de barco ou trilha)
- 5 praias da Ilha Grande para ir a pé saindo da Vila do Abraão
- Como chegar às praias de Ilha Grande pelas trilhas
- Passeios de lancha partindo do Abraão
- Praias nas ilhas vizinhas
7 melhores praias de Ilha Grande (para explorar de barco ou trilha)
Lopes Mendes
É impossível falar das praias da Ilha Grande sem falar de Lopes Mendes, uma praia que figura entre as mais bonitas do mundo em algumas listas.
Para mim ela tem a combinação perfeita: o mar transparente, a preservação do seu entorno, que traz a sensação de estar em um lugar intocado, as grandes amendoeiras que ficam ao seu redor, fornecendo sombra…
É realment um cenário paradisíaco! E tem também o seu tamanho, que permite que todos que cheguem até ela se espalhem pelo local.
Existem duas formas principais de se chegar a Lopes Mendes.
Uma é fazer a trilha de algumas horas que parte da Vila do Abraão e a outra é pegar um barco que vai te deixar na Praia do Pouso, e a partir dali seguir por trilha, num trajeto de cerca de 20 minutos.
Praia do Aventureiro
O maior cartão postal da Ilha Grande está na Praia do Aventureiro. Talvez você já tenha visto uma foto do coqueiro torto que fica por lá, sem saber que ele pertencia à ilha.
Além do charmoso coqueiro, a praia também conta com outros atrativos que fazem dela uma das mais famosas da ilha.
O Aventureiro é a praia com uma pegada mais jovem, por ali estão diversos campings, o seu mar mais agitado atrai surfistas e logo ao seu lado direito está um mirante que permite ver toda a sua beleza de cima.
Para chegar até a Praia do Aventureiro você terá de pegar um barco que sai do Abraão e vai direto até ela, o que depende das condições do mar. Ou, ir de barco até a praia de Provetá e de lá pegar uma trilha até o Aventureiro.
Parnaioca
Na minha opinião, a Parnaioca é a praia mais bonita da Ilha Grande, por ali vivem poucas pessoas que mantêm os também poucos campings da praia.
O seu aspecto pacato fica mais perfeito ainda quando você encontra o rio que desemboca no final da praia, um verdadeiro paraíso. Tive a sorte de passar uma noite por ali e ver um dos pôr-do-sol mais bonitos da minha vida.
Praia do Caxadaço
Protegida por uma grande rocha, o Caxadaço é uma pequena praia que fica do lado de fora da Ilha, entre a praia de Lopes Mendes e a de Dois Rios.
Você pode chegar até ela pegando uma trilha que sai das proximidades de Lopes Mendes ou de barco.
Praia de Dois Rios
Dois Rios é a praia com mais história da Ilha Grande, além do seu aspecto único – como o nome indica, dois rios deságuam no mar por ali, cada um em uma extremidade da praia – o antigo presídio de Ilha Grande ficava ali.
O presídio funcionou entre 1903 e 1994, até por isso a Ilha Grande só começou a ser mais explorada para o turismo no século XXI.
Se você for até Dois Rios em dia de semana, é possível visitar as antigas fundações do instituto penal.
Praia dos Meros
Escondida entre a ponta da ilha que mais avança ao mar aberto, a Praia dos Meros é uma pequena faixa de areia banhada por um mar calmo e com o verde característico da região.
A praia é um dos principais lugares de observação de vida marinha da região, sendo possível avistar diversas espécies de peixes e tartarugas.
Lagoa Azul e Lagoa Verde
As “lagoas” da Ilha Grande são pontos de mergulho mais abrigados, que ficaram famosas por conta de suas colorações e do mar transparente.
A transparência é tão impressionante que permite, inclusive, ver a areia a alguns metros abaixo, em dias de boas condições. E o nome de cada lagoa vem da coloração de cada uma, quando bate a luz do sol.
Repletas de vida marinha, essas lagoas são verdadeiros aquários naturais, perfeitas para quem ama snorkel e quer nadar cercado por peixinhos coloridos.
Para ambas a melhor opção é chegar de barco, e você pode conhecer essas belíssimas regiões da ilha em um passeio que vai até as duas no mesmo dia.
5 praias perto da Vila do Abraão (pra ir a pé, com trilha leve)
Praia do Abraão
Vamos começar essa lista com a praia da própria vila, a Praia do Abraão. Mais fácil acesso que isso, impossível!
A Praia do Abraão é a principal porta de entrada para os viajantes que chegam à Ilha, além dos dois cais de onde chegam e partem os barcos e a barca, a praia também é um bom lugar para relaxar e comer.
A maioria das pousadas e restaurantes fica perto do pier, no entorno da pracinha e para o lado direito da praia. Minha dica por ali é o Ateliê Cafeteria, logo ao lado do cais de pedra.
Leia aqui: Onde ficar em Ilha Grande – melhores pousadas
Nesse pedaço da praia, perto dos dois pieres principais, ficam muitos barcos atracados, e o movimento de embarcações é constante.
À medida que você caminha para o lado esquerdo da praia (de quem olha para o mar), ela vai ficando mais vazia e com menos barcos atracados, o que favorece quem busca uma praia mais tranquila.
À noite em Ilha Grande, os restaurantes que ficam de frente para o mar ganham belíssimas iluminações, e caminhar pela orla é um passeio bem charmoso.
Praia Preta
A Praia Preta também tem um acesso muito fácil para quem está hospedado na Vila do Abraão, com o bônus de ser uma praia bem bonita e peculiar, com mar calmo. Perfeita para relaxar!
A partir da Vila do Abraão, você vai precisar de apenas alguns minutos de caminhada para chegar até ela. O nome é por conta da coloração preta da sua areia, ocasionada por conta de um mineral da região.
Além disso, um pequeno lago se forma ao lado da praia, por conta de um rio que desemboca ali, criando uma pequena piscina natural.
É com certeza a melhor praia para ir com crianças se você está hospedado no Abraão e procura por um lugar fácil de ir e voltar.
Praia da Feiticeira
A Praia da Feiticeira é pequena no tamanho, mas grande no charme. Com mar calmo, águas cristalinas e vegetação densa ao redor, ela parece uma enseada secreta, escondida no meio da mata.
O acesso mais comum é por trilha a partir da Vila do Abraão (em torno de 40 minutos de caminhada). No caminho, você vai passa pela famosa Cachoeira da Feiticeira, que complementa o passeio.
Por conta do acesso por trilha, a praia costuma ser mais tranquila, ideal para quem quer curtir o mar em paz, longe da muvuca. Não há quiosques ou estrutura, então vale levar o necessário para passar algumas horas por lá.
Praia da Júlia
Bem pertinho da Vila do Abraão, mas caminhando para o lado oposto da praia Preta, você vai chegar à Praia de Júlia.
Essa é uma das opções mais tranquilas e acessíveis para quem não quer encarar trilhas longas ou pegar barco. Uma caminhada de cerca de 15 a 20 minutos saindo do centro do Abraão já te leva até a praia da Júlia.
Entre seus destaques, essa é uma praia de Ilha Grande relativamente pequena, com mar calmo, areia clara e um cenário envolto pela mata atlântica.
A Praia de Júlia possui um casarão, onde funciona um quiosque para aluguel de caiaque, stand up paddle, etc., e um restaurante, chamado Júlia Surtô.
Especialmente aos finais de semana, o local costuma ficar animado, com música (inclusive DJ).
Praia do Abraãozinho
A Praia do Abraãozinho está um pouco afastada da Vila do Abraão, mas não muito. Ela é acessível por uma trilha leve (cerca de 30 minutos de caminhada) ou por taxi boat (R$25 o trecho), o que facilita bastante a visita.
Ao chegar, o cenário recompensa: mar calmo, águas verdes e rasas, areia fina e sombra natural das árvores.
É uma das poucas praias próximas à vila com boa estrutura para passar o dia: tem restaurante com cadeiras na areia, drinks gelados, petiscos e até aluguel de caiaque.
Se você está em busca de uma praia com visual bonito, acesso prático e um toque de conforto, o Abraãozinho é aposta certeira. Um lugar para chegar e não querer sair tão cedo.
Como chegar às praias de Ilha Grande pelas trilhas
Além das praias paradisíacas, Ilha Grande é um prato cheio para quem curte explorar a natureza a pé.
São dezenas de trilhas oficiais, com início e fim bem delimitados, e numeradas de T01 a T16. Os circuitos muitas vezes se conectam entre si, e passam por praias, mirantes, cachoeiras e ruínas históricas.
Há percursos para todos os níveis de preparo físico, dos passeios leves aos desafiadores.
Trilhas leves
Trilha T01 – Circuito da Praia Preta
Essa trilha circular começa no centro da Vila do Abraão e leva, em cerca de 30 minutos, à Praia Preta.
No caminho, o visitante passa pelas ruínas do Lazareto, por um antigo aqueduto, um poço para banho e um mirante com vista para o mar. Ideal para um passeio rápido e cheio de história.
Trilha T10 – Abraão > Abraãozinho (via praias)
Saindo pelo canto esquerdo da Praia do Abraão, você inicia a trilha que leva até a Praia do Abraãozinho.
O trajeto dura cerca de 40 minutos e passa por três praias no caminho: Praia da Júlia, Praia Comprida e Praia da Crena. É uma ótima caminhada com paradas para banho ao longo do percurso.
Trilhas moderadas
Com cerca de 8 km (só ida), essa trilha segue por uma antiga estrada de terra e leva em torno de 2h30 a 2h40 para ser concluída.
O caminho é rodeado por mata atlântica e, ao final, você chega à histórica Praia de Dois Rios, onde ficava o antigo presídio da Ilha Grande.
Trilha T14 – Abraão > Dois Rios
Partindo do Abraão são cerca de 2h40 até a Praia de Dois Rios (8km), apesar de longo, o percurso é feito sobre a antiga estrada que levava até o presídio.
Trilhas T10 + T11 + T12 – Abraão > Palmas > Pouso > Lopes Mendes
Para chegar a Lopes Mendes por trilha, você fará um percurso combinado de cerca de 4,7 km com trechos de subida e descida em meio à mata.
O tempo médio é de 2h30 a 3h, saindo do Abraão até a Praia do Pouso e, de lá, caminhando mais 20 minutos pela Trilha T12 até Lopes Mendes. A recompensa? Uma das praias mais bonitas do Brasil.
Trilhas pesadas em Ilha Grande
Se você já está acostumado a trekkings mais pesados, seguem uma opção de trilha desafiadora em Ilha Grande:
Travessia da Ilha Grande (várias trilhas combinadas)
Para os mais experientes, é possível fazer a volta completa na ilha por terra, combinando diversas trilhas oficiais e pernoitando em campings ou pousadas em praias como Aventureiro, Parnaioca, Araçatiba e Provetá.
O circuito completo leva de 5 a 8 dias, dependendo do ritmo e do trajeto escolhido.
Outra possibilidade de trilha desafiadora em Ilha Grande é a subida até o Pico do Papagaio, via Trilha T13. Você não vai chegar até uma praia, mas sim a um dos pontos mais altos da Ilha Grande, com uma vista espetacular.
A trilha tem cerca de 12 km (ida e volta) e leva de 5 a 6 horas só para subir. Muita gente faz o passeio para assistir o nascer do sol lá de cima.
Requer preparo físico e, idealmente, o acompanhamento de um guia (você pode contratar um guia aqui).
Passeios de lancha partindo do Abraão
O Abraão é o centro da Ilha e de lá você pode conhecer as principais praias da Ilha Grande através dos passeios que saem do cais turístico e que duram em torno de 6 horas.
Meia volta à Ilha
No passeio de meia volta à Ilha você conhecerá as seguintes praias que ficam no lado virado para o continente:
- Lagoa Verde;
- Lagoa Azul;
- Praia do Amor;
- Praia da Feiticeira;
- Parada final para almoço.
Volta à Ilha
Através do passeio de volta à Ilha você terá a chance de conhecer algumas das praias que ficam do lado de fora da Ilha e consideradas as mais bonitas. Confira o roteiro do passeio que pode ser reservado online:
- Praia do Caxadaço;
- Parnaioca;
- Praia do Aventureiro;
- Praia dos Meros;
- Parada para almoço.
Ilhas de Angra / Ilhas Paradisíacas
A partir do Abraão você também pode fazer um passeio que passa pelas principais ilhas de Angra dos Reis que ficam na baía da Ilha Grande:
- Praia do Dentista (Ilha da Gipóia);
- Praia da Piedade (Ilha da Gipóia);
- Ilha de Cataguases;
- Ilhas Botinas;
- Parada para almoço.
Você também pode reservar este passeio online.
Super Sul
Se você quer conhecer a Praia de Lopes Mendes a partir de um passeio, escolha o Super Sul, que passa pelas seguintes localidades:
- Praia de Lopes Mendes;
- Caxadaço;
- Dois Rios;
- Ilha de Jorge Grego.
Opção de lancha privativa
Se você quer montar o próprio roteiro passando pelas praias da Ilha Grande que mais te chamaram a atenção você também pode, alugando uma diária de uma lancha privativa.
A lancha acompanha cooler e churrasqueira liberados para o seu uso, além do marinheiro à disposição.
Passeio de escuna
Antes da chegada das lanchas de passeio à Ilha Grande os passeios eram feitos em escunas, uma opção que vai mais devagar, mas que por conta dessa característica permitem que você aprecie a natureza com mais calma durante o percurso.
Eu, por exemplo, prefiro um passeio de escuna que vai passando calmamente pelas paisagens, porém, os passeios que vão para o alto mar, como o de volta à ilha, são feitos apenas de lancha.
Confira dois roteiros de passeio de escuna que ainda saem da Ilha Grande:
- Roteiro 1: Lagoa Azul, Freguesia e Japariz;
- Roteiro 2: Ilhas de Angra – Cataguases, Botinas, Lagoa Azul e Japariz.
Praias nas ilhas vizinhas
A região da Costa Verde nos arredores da Ilha Grande abriga outras ilhas menores que também possuem praias deslumbrantes, confira algumas dessas opções:
Ilha da Gipóia e suas praias
A Ilha da Gipóia é a 2ª maior de Angra dos Reis, atrás apenas da Ilha Grande. Por lá você também encontrará diferentes tipos de praias, trilhas em meio a natureza, boas opções de restaurantes e vistas encantadoras.
Praia do Dentista
A praia mais famosa da Ilha da Gipóia é a Praia do Dentista, que une o verde da mata com o azul-esverdeado do mar.
O nome curioso vem de uma história que se espalhou pela região, que a ilha foi comprada por um dentista. Se é verdade ou não, talvez jamais saberemos. Mas podemos visitar a praia e desfrutar sua beleza!
Ah, e vale dizer: Praia do Dentista é na verdade um apelido, o nome original e que talvez você encontre em mapas é Praia de Jurubaíba.
Você pode chegar até lá em um passeio de barco a partir de Ilha Grande ou Angra, ou com um táxi boat a partir da Praia Grande, em Angra dos Reis, que vai te levar até a Praia da Fazenda ou Flechas.
De lá, uma trilha de aproximadamente 30 a 40 minutos leva à Praia do Dentista.
E vale um aviso: durante o verão a Praia do Dentista costuma ficar lotada de lanchas e iates que param lá para confraternizar.
Portanto, se você assim como eu prefere uma praia mais silenciosa e sem tantos barcos, tente visitar a praia cedo pela manhã.
Praia da Piedade
A Praia da Piedade é a mais icônica na Gipóia, isso porque a sua faixa de areia recebe as águas do mar por dois lados, já que a praia na verdade é um banco de areia que leva a uma pequena ilha que fica anexa a Gipóia.
Por ali você também encontrará a igreja da Piedade, que dá nome a praia. A trilha que chega até ela também parte da Praia das Flechas.
Praia das Flechas
Funcionando como o centro da ilha, a Praia das Flechas é o local onde se concentram as principais opções de restaurantes e hospedagem da Gipóia.
Apesar a segunda maior ilha, da Gipóia tem uma população bem menor que a Ilha Grande, por isso não espere que a Praias da Flechas seja similar a Vila do Abraão.
Inclusive já escutei de um nativo que as Flechas lembram o Abraão de antigamente, quando era menos habitado.
Ilhas Botinas e Ilha de Cataguases
Mais próximos ao continente temos duas localidades que também são cartões-postais da baía da Ilha Grande.
As Ilhas Botinas são duas pequenas ilhas que surgem em meio ao mar uma ao lado da outra. A faixa de areia aparece apenas em dias de maré baixa, porém, o lugar é uma ótima opção para avistar a vida marinha da região.
Já a Ilha de Cataguases é uma ilha um pouco maior famosa por sua água cristalina e calma, perfeita para aproveitar o dia.
A água é tão transparente, que é possível ver inúmeros peixinhos ali mesmo na parte rasa, na beira da praia.
Você pode visitar essas duas ilhas (e também algumas praias da ilha da Gipoia) no passeio Ilhas Paradisíacas (você pode reservar online).
Explore as praias da Ilha Grande
Com tantas opções, as praias da Ilha Grande com certeza vão te encantar, independente se você chegue de barco até elas ou vá apreciando a natureza durante uma trilha.
A Ilha possui estrutura para receber viajantes de todos os tipos, desde casais com crianças e idosos, até os mais aventureiros que desejam acampar e fazer trekkings.
Vai explorar a Ilha Grande? Compartilhe com a gente suas experiências e descobertas nas redes sociais marcando o @fuiserviajante!
Continue planejando sua viagem a Ilha Grande e Costa Verde
Quer mais dicas para continuar planejando sua viagem ao Rio de Janeiro com segurança e praticidade? Confira nossos posts:
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.