O que fazer em Maragogi: melhores praias e passeios!

Maragogi é um dos destinos mais cobiçados de Alagoas, e não é pra menos. Para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível para esse paraíso do Nordeste, preparamos esse post recheado de informações sobre o que fazer em Maragogi Alagoas.

A cidade de Maragogi ficou conhecida como o Caribe brasileiro, graças a cor azul turquesa de seu mar, que não se encontra em nenhuma outra parte do litoral do Brasil.

Com esse post, vamos te ajudar um roteiro bacana. Além das dicas sobre as praias de Maragogi, vamos falar sobre atrativos culturais, melhor época para visitar, onde ficar em Maragogi e muitas outras dicas úteis para sua viagem.

Maragogi, Alagoas: dicas básicas

Antes de viajar para Maragogi, é bom entender o básico sobre o destino para planejar bem sua viagem.

Onde fica localizada a cidade de Maragogi?

Maragogi está localizada no estado de Alagoas, a aproximadamente 124 km da capital, Maceió.

A cidade de Maragogi fica bem ao norte do estado, na região da área de proteção ambiental (APA) Costa dos Corais.

Essa é a a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, com cerca de 120 km de praia e mangues.

Para entender como a APA Costa dos Corais é enorme, basta saber que ela inclui a região do litoral de Maragogi e vários outros destinos dos estados de Pernambuco e Alagoas, como Tamandaré (PE), São José da Coroa Grande (PE), Japaratinga (AL) e São Miguel dos Milagres (AL).

O que fazer em Maragogi

Como chegar em Maragogi?

A cidade de Maragogi não tem aeroporto próprio. Os aeroportos mais próximos de Maragogi ficam em Maceió e Recife.

A partir das capitais, para chegar em Maragogi você pode ir de carro ou ônibus.

De carro:

Para quem está saindo a partir de Maceió, são cerca de 130 km de estrada.

Siga pela AL – 101 até Barra de Santo Antônio, em seguida a AL-413 até São Luís do Quitunde, AL-105 até Porto Calvo, AL-465 até Japaratinga para enfim pegar a AL-101 até Maragogi.

Se pintou alguma dúvida, nesse post tem mais detalhes de como chegar Maceió-Maragogi (blog Mulher Casa Viaja).

Nós fizemos o caminho para Maragogi a partir de Recife, e a distância é bem parecida. São 136 km cruzando as rodovias BR 101, PE 060 e AL 101 até Maragogi.

Caso você não esteja com carro próprio, alugar um carro em Maragogi pode ser uma boa ideia.

Circular no centro é bem tranquilo, mas para visitar praias e cidades vizinhas o carro pode ser um ótimo investimento em conforto e liberdade.

Outra opção para se deslocar em Maragogi é alugar um bugre para fazer passeios.

Caso prefira alugar o carro, você pode reservar o veículo pela internet, usando o site RentCars (que faz uma comparação de preços entre as locadoras locais e mostra facilmente qual a opção com melhor custo-benefício).

Veja opções de aluguel de carro em Maragogi

De ônibus:

A empresa de ônibus que vai te levar até Maragogi é a Real Alagoas, com saídas tanto de Maceió quanto de Recife.

Saindo de Maceió, a viagem dura aproximadamente 2h. Saindo de Recife, um pouco mais: 2:40h de viagem.

Qual a melhor época para visitar Maragogi?

Apesar de fazer calor o ano inteiro no litoral do Nordeste, a melhor época para visitar Maragogi são os meses com menos chance de chuva, ou seja, durante o verão!

Por outro lado, o período de dezembro a fevereiro também coincide com a época mais procurada por turistas, por isso a cidade fica mais movimentada e os passeios mais disputados.

O período mais chuvoso em Maragogi vai de abril a junho – mas também pode incluir os meses próximos, de março até agosto.

Se puder, melhor evitar viajar para Maragogi no meio do ano, pois pode acontecer da chuva atrapalhar os passeios e a água do mar não se apresentar tão transparente.

Outra época interessante para ir a Maragogi é no mês de outubro, quando acontece o festival de lagosta.

Para quem quer ter um gostinho das belezas de Maragogi antes da viagem, confira nosso vídeo de Maragogi no Youtube:

Tábua das marés

Além das lindas praias, que com certeza são um dos seus principais atrativos, Maragogi também oferece aos visitantes a opção de conhecer suas piscinas naturais, que ao contrário da vizinha Porto de Galinhas, ficam mais afastadas da praia, a cerca de 6km de distância.

Pra chegar lá é preciso fazer um passeio de lancha ou catamarã. E quando estiver planejando a viagem pra Maragogi, vale sempre consultar a tábua das marés.

Os passeios para as piscinas naturais de Maragogi saem todos os dias, contanto que o horário de maré baixa fique entre 7h da manhã e 17h.

estruturas para fotos nas praias de Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

O caminho de Moisés, na praia de Barra Grande, também depende da maré baixa para ficar visível e valer o passeio.

Por tudo isso, é super importante pesquisar a tábua de marés antes de visitar Maragogi.

Outro destaque de Maragogi é a ótima infraestrutura de pousadas e restaurantes, que atendem aos viajantes de diferentes gostos e bolsos.

Onde ficar em Maragogi

Há muitas opções de hotéis e pousadas em Maragogi, para todos os gostos e bolsos.

Pousadas no centro de Maragogi:

Você pode escolher se hospedar no centro da cidade, nas ruas do entorno da Praia de Maragogi.

Não é a praia mais bonita, mas é uma boa opção para ficar em Maragogi porque essa região está cheia de restaurantes e é onde você pode encontrar alguns barzinhos para curtir a vida noturna.

Além disso, é da Praia de Maragogi que saem os principais passeios de barco em Maragogi, como o passeio clássico para as galés de Maragogi.

Algumas pousadas no centro de Maragogi:

Pousada Olho d’Água: É uma pousada bem bonita, a beira mar. Com uma boa piscina ao ar livre, e quartos com varanda e vista pro mar. É uma ótima opção para se hospedar em Maragogi. Confira valores.

Pousada Mariluz: também fica em frente a praia de Maragogi. A estrutura é mais simples: a piscina é menor, os quartos são pequenos, mas confortáveis. O café da manhã é bem gostoso, com bastante opções. Confira valores.

Odoiá Maragogi Restaurante e Estalagem: Diferente das demais pousadas, que você precisa atravessar a rua pra chegar na praia. A pousada Odoiá já fica no lado da praia, literalmente uma pousada pé na areia em Maragogi.

Super charmosa. Conta também com restaurante próprio (que também recomendo muito!). Confira valores.

Pousadas em outras praias:

Se você procura pousadas em Maragogi de frente para uma praia linda, deve procurar se hospedar fora do centro, seja no litoral norte ou litoral sul.

A dica é procurar por pousadas que tenham restaurantes próprios, ou que pelo menos fiquem em uma praia com alguma estrutura de apoio. Para você não precisar obrigatoriamente se deslocar até o centro para fazer refeições.

Pousada Polymar: Uma pousada novinha e super charmosa na Praia de Ponta do Mangue, no litoral norte de Maragogi. Uma das praias mais bonitas e bem estruturadas, inclusive.

A pousada tem restaurante próprio, bar, piscina ao ar livre e parquinho infantil. Confira valores.

Anttunina Pousada e SPA: perfeita em todos os detalhes! É uma pousada linda, recém inaugurada na Praia de Antunes. Também tem restaurante próprio, bar, jardim e uma piscina linda!

Pousada Barra Velha: localizada na tranquila e bonita praia de Peroba, a pousada Barra Velha tem tudo que você precisa para curtir uma viagem incrível em Maragogi.

A acomodação é do tipo chalé, com uma pequena cozinha privativa que facilita muito para quem viaja com família. Tem também piscina, restaurante próprio e bar.

A área externa também se destaca. É enorme: tem campo gramado, jardim e serviço de praia. Confira valores.

Resort em Maragogi e arredores:

Outra opção muito procurada por turistas que viajam para o litoral do Nordeste são os resorts. Você também encontra opção de resort all inclusive em Maragogi,.

A boa notícia é que, além da excelente estrutura, os preços costumam ser bem competitivos, quando comparados a outros destinos do Brasil.

Alguns resorts all inclusive em Maragogi e região:

Salinas Maragogi All Inclusive Resort: é provavelmente o resort mais famoso de Maragogi. Fica ao sul da praia de Maragogi, mas ainda perto do centrinho se você estiver de carro.

O resort é bem grande e fica a poucos metros da praia. Tem uma estrutura super confortável para toda a família. Confira valores.

Japaratinga Lounge Resort: na cidade vizinha de Maragogi, Japaratinga, você também encontra um excelente resort all inclusive maravilhoso. O litoral de Japaratinga é tão bonito quanto o de Maragogi, só que é bem menos procurado pelos turistas.

Por isso, as praias de Japaratinga tem um ar de paraíso inexplorado, até de certa exclusividade. O resort tem uma excelente estrutura, com piscinas, pequenas praias, piscina de correnteza, hidroginástica e muito mais.

Outro diferencial desse resort é o sistema All Inclusive Premium, que inclui cardápios assinados por chefs renomados da região e itens premium. Confira valores.

Quer mais dicas de hospedagem em Maragogi? Aqui no blog temos um post só com dicas de onde ficar em Maragogi (avaliando praia a praia) Confira.

O que fazer em Maragogi: principais atrativos

Maragogi é o destino perfeito se você quer curtir uma praia paradisíaca de mar inacreditavelmente azul e quentinho, ou mesmo mergulhar em piscinas naturais repletas de peixinhos.

Mas nem só de praias vive Maragogi: também tem ótimas opções de gastronomia, passeios culturais e mirantes com uma bela vista para o por do sol.

Temos um vídeo no Youtube com várias dicas e imagens lindas sobre a viagem para Maragogi AL:

E agora confira todas as informações sobre as principais atrações de Maragogi, para você montar seu roteiro na cidade!

Praia de Maragogi e centro

A praia de Maragogi é a principal praia da cidade, por ser a mais central. O principal ponto de referência é a Av. Sen. Rui Palmeira: de um lado da rua fica o mar, do outro as casas, pousadas e restaurantes.

Como comentei quando falei das opções de hospedagem em Maragogi, a praia de Maragogi está longe de ser a praia mais bonita da cidade.

Mas você tem grandes chances de passar por aqui, seja por estar hospedado aqui no centro de Maragogi, ou vindo pra essa parte da cidade para fazer um passeio de barco ou para visitar um restaurante.

Nessa parte mais do centro de Maragogi você também encontra, além dos restaurantes e pousadas, outras lojas de comércio em geral, como farmácias, mercado, etc.

A praia de Maragogi é extensa, tem vários quiosques e restaurantes pé na areia que valem uma parada. Indico especialmente o Restaurante Odoiá e a Tapiocaria da Martha, na beira da praia, e o Pallet Bar.

Mirante do Alto do Cruzeiro

A partir do centro de Maragogi, você pode pegar o carro e rapidinho você chega na Pousada Alto do Cruzeiro.

Ela fica na ponta direita da praia, em cima de uma colina. Lá de cima, é possível ver a praia do alto, e também de boa parte das terras para dentro do continente.

É um ótimo point para ver o por do sul em Maragogi, e por isso o pessoal da pousada aproveitou para fazer uma mini estrutura de mirante, com letreiro para fotos e lanchonete.

Mirante Alto do Cruzeiro em Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

A pousada Alto do Cruzeiro cobra uma taxa de R$3 por pessoa para dar acesso ao mirante (caso você não seja hóspede). Você pode ficar o tempo que quiser.

O mirante do Alto do Cruzeiro geralmente é a última parada dos passeios de bugre em Maragogi. No final da tarde, é comum ver os bugres subindo a colina para o pessoal curtir o por do sol no mirante.

Passeio de Bugre em Maragogi

E por falar em passeio de bugre, esse é um dos passeios mais procurados em Maragogi. O pessoal contrata o bugre para conhecer as praias de Maragogi.

Geralmente são dois roteiros: praias do litoral norte, e praias do litoral sul. Nos dois roteiros, o parada final é o Mirante do Cruzeiro.

Vale dizer que o passeio não vai direto pela areia da praia, não. O bugre segue pela rodovia AL-101, e vai entrando nos acessos de cada praia para que você possa conhecer.

Com esse detalhe, vale dizer que você consegue fazer praticamente o mesmo roteiro do passeio de bugre se você estiver de carro em Maragogi. É só seguir pela rodovia, e ir parando no acesso de cada praia.

Nós fizemos tanto o roteiro litoral norte quanto o litoral sul com carro alugado, usando o GPS, e conseguimos estacionar com tranquilidade em todas as praias de Maragogi (exceto na praia de Antunes, que é super concorrida para estacionamento).

O passeio de bugre é uma ótima opção se você quer fazer um passeio com adrenalina, ou se viajou para Maragogi sem carro e quer conhecer as praias.

A única coisa que não é legal é tentar encaixar no mesmo dia os dois roteiros: litoral norte e sul. Fica muito cansativo.

Veja as praias de cada lado do litoral e eleja seu favorito, ou faça cada roteiro em um dia para ter tempo de curtir bem as praias e explorar bastante.

Piscinas Naturais de Maragogi

Com certeza, as piscinas naturais são o passeio mais famoso e mais procurado de Maragogi. O maior cartão-postal da cidade.

As piscinas naturais de Maragogi fazem parte da área de proteção ambiental APA Costa dos Corais, a maior área de preservação marinha do Brasil.

Muitas cidades nos arredores de Maragogi também possuem piscinas naturais, mas o passeio mais famoso com certeza é o de Maragogi.

Antes de ir a Maragogi, sempre confira a tábua das marés.

Os barcos que fazem o passeio normalmente saem da Praia de Maragogi, e acontece somente uma saída por dia. O horário sempre muda, pois depende da maré.

Os passeios para as piscinas naturais de Maragogi saem sempre na maré baixa. E só não acontecem quando o pico da maré baixa acontece antes das 7h da manhã ou depois das 17h, pois essas condições inviabilizam o passeio.

Por isso, antes de ir a Maragogi: consulte a tábua das marés!

Vale saber também que a logística para visitar as piscinas naturais de Maragogi é bem diferentes das piscinas naturais de Porto de Galinhas, em Pernambuco.

As piscinas naturais em Pernambuco ficam pertinho da praia e podem ser visitadas em um passeio de jangada.

Já as 3 diferentes piscinas naturais de Maragogi (Galés, Barra Grande e Taiocas) ficam a aproximadamente 6km da costa, próximo a barreira de corais. E só podem ser visitadas com lancha, escuna ou barcos grandes, como os catamarãs.

Existem passeios quem visitam cada uma dessas piscinas. As piscinas mais famosas são as galés de Maragogi, as primeiras que começaram a ser visitadas. Mas hoje você já consegue encontrar passeios de barco com saída para as 3 piscinas naturais em Maragogi.

A maioria dos passeios para as piscinas naturais sai da praia de Maragogi mas também é possível encontrar passeios saindo de outras praias, como Barra Grande.

A minha dica é que você contrate um passeio de lancha para visitar as piscinas naturais. Sai um pouco mais caro, mas os benefícios compensam:

  • a lancha é mais rápida, então você chega antes nas piscinas naturais e consegue aproveitar bastante antes dos barcos maiores chegarem trazendo muita gente;
  • na lancha também viajam menos pessoas, então o embarque e desembarque é muito mais fácil e rápido que no catamarã;
  • as lanchas conseguem estacionar numa parte mais rasa, distante dos barcos maiores. Com isso quem visita com a lancha acaba aproveitando uma parte mais “reservada” das piscinas, onde atracam somente os barcos menores.

Nós visitamos as galés de Maragogi, com passeio de lancha. No local, é opcional fazer mergulho com cilindro, alugar máscara e nadadeiras, ou contratar um fotógrafo profissional para fazer fotos com os peixinhos.

Nós contratamos o fotógrafo (R$50 por pessoa) e achamos que vale muito a pena, porque além da habilidade e equipamento para fotos aquáticas, os fotógrafos levam comida para atrair os peixes, o que facilita muito.

Piscinas naturais de Maragogi - Galés de Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

Caminho de Moisés em Maragogi

Outro atrativo muito famoso é o Caminho de Moisés na Praia de Barra Grande em Maragogi.

Quando a maré atinge níveis realmente baixos em Maragogi, se “abre um caminho” no mar, e é possível ver um banco de areia que se estende por muitos metros para dentro do mar azul de Maragogi. Um verdadeiro espetáculo.

Caminho de Moisés em Maragogi
Foto: Aquiles Maçao

As pessoas vão caminhando por esse banco de areia, e em determinado ponto você encontra algumas daquelas estruturas montadas para fotos em Maragogi, tão comuns nas praias da cidade, especialmente no litoral norte.

Geralmente cobram para que você possa tirar fotos no balanços, redes e molduras, tanto aqui quanto nas outras praias de Maragogi. Alguns poucos locais são estruturas livres para fotos, sem cobrança.

Três coisas precisam ser ditas sobre o Caminho de Moisés em Maragogi:

  • Apesar de no mapa parecer que fica perto, não é possível caminhar pelo Caminho de Moisés até as piscinas naturais de Barra Grande, que ficam um pouco mais pra frente. Não tente fazer esse caminho a pé, pois é realmente perigoso.
  • Nem sempre o Caminho de Moisés fica visível, mesmo na maré baixa. É realmente preciso que os níveis da maré estejam realmente baixos (níveis menores de 0.2 são o ideal) para que o Caminho de Moisés fique realmente visível.

Nós visitamos Maragogi em um dia de maré baixa em 0.4, e o Caminho de Moisés estava parcialmente visível. Mesmo assim, muitas pessoas não desistiram de conhecer a atração e estavam caminhando com água no joelho, mais ou menos.

Uma dica para pegar níveis mais baixos de maré é planejar sua visita para a época de lua cheia e lua nova, quando as variações dos níveis da maré são mais intensas, e é mais provável que a maré atinja níveis baixos o suficiente para que o Caminho de Moisés fique realmente visível.

  • O último ponto a considerar são os perigos associados a essa atração. O movimento das marés é uma força potente, e nem sempre totalmente prvisível. Já houve acidentes (inclusive fatais) de turistas que ficaram sozinhos no mar e foram surpreendidos pela subida rápida da maré.

Para evitar problemas, é bom tomar alguns cuidados. Fique de olho nos moradores locais, eles conhecem mais sobre o movimento do mar.

Não fique sozinho nem se afaste muito das outras pessoas. Evite riscos e quando ver as pessoas voltando para a costa, volte também.

Vila de São Bento e fábricas de bolo de goma

Ao sul de Maragogi, você encontra uma vila bem pequena, chamada de Vila de São Bento. São poucas ruas, uma linda praia (a praia de São Bento) e uma tradição enorme: a fabricação dos bolos de goma.

Em várias casas, e até no meio da rua, você vai encontrar rodas de pessoas, trabalhando a massa e moldando os deliciosos bolos de goma, que você encontra facilmente sendo vendidos na beira da estrada, ao passar pela AL101 no trecho da Vila de São Bento.

De todas, a fábrica de bolo de goma da Irmã Marlene é a mais tradicional e famosa. Ela funciona como fábrica, mas também é aberta a visitação e compras no local.

Você pode ver as pessoas reunidas ao redor da mesa, enrolando e decorando os bolos de goma. Os fornos para assar os quitutes ligados a todo vapor, deixam a sala bem quente.

Num canto, há vários pacotes de bolos de goma, de vários formatos e recheios, que você pode comprar na hora e pagar com dinheiro ou cartão.

fábrica de bolo de goma da irmã marlene
Foto: Fui Ser Viajante

Praias de Maragogi

Maragogi é um destino muito conhecido por suas praias de azul turquesa, de fazer brilhar os olhos. Além da praia de Maragogi, no centro da cidade, há diversas outras praias, divididas entre o litoral norte e o litoral sul, tendo o centro e a praia de Maragogi como referência.

As praias do litoral nortes de Maragogi são as mais famosas. Algumas são mais vazias, outras tem mais estrutura, mas todas tem o mar de azul espetacular que deixou a cidade tão famosa por seu litoral.

praias de Maragogi Alagoas
Foto: Fui Ser Viajante

A partir da praia de Maragogi, a sequência de praias do litoral norte de Maragogi é: Praia de Bargalhau, Praia de Barra Grande (onde fica o caminho de Moisés), Praia de Antunes, Praia do Xáreu (ou praia da Bruna), Ponta do Mangue e Praia de Peroba.

Mais ao norte já chegamos em Pernambuco, no município de São José da Coroa Grande (que também tem belas praias e piscinas naturais).

No litoral sul de Maragogi, a principal praia é a Praia de São Bento, na vila de São Bento. Ela acaba não sendo muito visitada por não ter muita estrutura de apoio, já que a vila é bem simples.

Em São Bento você encontra as tradicionais fábricas de bolo de goma. Você pode visitá-las, conhecer a fabricação e fazer compras para trazer essa lembrança pra casa.

Em seguida, você já chega nas praias de Japaratinga, o município vizinho de Maragogi, que também pertence à Costa dos Corais. As praias de Japaratinga são incrivelmente lindas também, e bem pertinho de Maragogi). Merecem uma visita.

Japaratinga: Bate e volta de Maragogi

Um passeio interessante para fazer saindo de Maragogi é o bate e volta em Japaratinga. O município fica a uma curta distância de Maragogi, e cabe perfeitamente numa viagem de 1 dia.

As praias de Japaratinga são lindas, também tem piscinas naturais na maré baixa e são bem mais vazias que as praias de Maragogi. Pode ser uma boa opção para quem prefere praias mais desertas e com pouca estrutura.

praias de Japaratinga Alagoas
Foto: Fui Ser Viajante

A cidade tem ainda mirantes, um resort all inclusive (o Japaratinga Lounge) e alguns bares e restaurantes que podem ser um ótimo ponto de apoio para 1 dia em Japaratinga.

Você pode conhecer Japaratinga com o passeio de bugre rumo ao litoral sul, ou por conta própria, indo de carro. Japaratingaica realmente muito perto de Maragogi.

Tem mais dicas de passeios?

Esse post ficou realmente bem completo, com as principais atrações de Maragogi e dicas do que fazer em Maragogi, especialmente se essa é a sua primeira viagem para essa linda cidade alagona.

Caso você tenha sentido falta de alguma atração de Maragogi na nossa seleção, pode comentar pra gente aqui na caixinha de comentários qual é o lugar, o que tem pra fazer por lá e porque você acha que vale a pena.

Isso com certeza vai ajudar outros viajantes que estão planejando uma viagem para Maragogi a aproveitarem ainda mais a cidade!

Planeje sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *