Cortes de carne na Argentina: quais são? Entenda mais sobre o preparo

Não é só de tango e futebol que os hermanos entendem! Eles também são experts quando o assunto é churrasco… ou melhor, parrilla!

Os cortes de carne na Argentina são super famosos mundialmente, porque têm uma qualidade ímpar. Com certeza, um dos pratos da comida argentina mais desejados pelos turistas que viajam para o país!

Digo isso porque é uma delícia estar em um restaurante ou bar argentino e saborear um prato servido com um autêntico corte de carne argentina!

Os argentinos investem bastante no processo de preparo da carne, prezando sempre cuidado, a dedicação e a tradição.

Então, se você ficou curioso para saber mais sobre a carne argentina, qual a diferença para os cortes das carnes brasileiras, esse post foi feito pra você!

E tem mais: no final do post, ainda vou indicar restaurantes e experiências maravilhosas para você provar a carne argentina quando viajar pelo país, tanto em Buenos Aires quanto em Puerto Iguazu.

Por que a carne argentina é tão boa? 

São vários os motivos para que a carne argentina seja tão saborosa. Mas, o principal deles, se deve pelas raças desses animais: a Angus e a Hereford (originárias da Inglaterra). 

Ambas são raças de bois que se adaptaram muito bem ao frio típico da região; ao terreno plano e baixo característico de lá (as Pampinas) e as fartas áreas de pasto — condições similares às britânicas.

Isso significa que, como os bois não precisam ficar subindo morros, se esforçando para comer, e o resultado final é um gado com uma carne mais macia.

Outra característica que influencia na qualidade da carne é o timing certeiro para o abate. Lá, os animais são abatidos por volta dos 2 anos (ou entre 20 a 24 meses de vida).

Com isso, existe o equilíbrio perfeito para o momento dos cortes de carne na Argentina, resultando em uma carne saborosa (pois não é muito jovem) e macia, pois é mais gorda. 

Se compararmos com o Brasil, o gado aqui é abatido cerca de 6 meses antes, o que faz uma diferença e tanto na qualidade da carne.

Apesar da carne brasileira ser muuuuito saborosa, nossos cortes tendem a ter um gosto menos apurado e ser um tanto mais dura, quando fazemos essa comparação com os cortes de carne na Argentina.



Ainda não fez seu seguro viagem?
Garanta seu seguro viagem com desconto: Use o cupom FUISERVIAJANTE5 e ganhe 5% off. Pagando com boleto ou PIX, ganhe mais 5% de desconto!
Clique aqui e confira!


Quais os tipos de cortes de carne na Argentina?

Mas afinal, quais (e como) são os famosos cortes de carne argentinos? Na Argentina, os cortes têm nomes diferentes dos nomes que costumamos usar aqui no Brasil. 

Na Argentina, cada tipo de corte é diferenciado pela parte do corpo do animal.

E não há cortes somente da carne de boi, mas também há o corte argentino nas carnes de outros animais como porco, frango e cordeiro. Veja a seguir:

Cortes de carne na Argentina: Boi

Bife de Chorizo – Contrafilé ou Entrecôte

O Bife de Chorizo é um corte de carne bovina retirado da parte traseira do boi, próxima à costela.

Possui uma textura suculenta e saborosa devido à sua distribuição de gordura. É frequentemente preparado na grelha (parrilla) e é apreciado por sua maciez e sabor.

Bife de Lomo – File mignon

Um dos cortes mais populares na Argentina, comparável ao nosso filé mignon, é obtido a partir da região dorsal do boi.

A forma ideal de apreciá-lo é no ponto, com o centro da carne mais avermelhado, proporcionando maior maciez e suculência.

Tira de Asado – Costela

No corte do Asado de Bife, as costelas são cortadas transversalmente, resultando em tiras de carne com osso.

As tiras de costela são então grelhadas na parrilla (grelha) e tem um gosto delicioso e super diferente.

Ojo de Bife – Miolo do Bife de Ancho

O corte de Ojo de Bife é o miolo do Bife de ancho, ou seja, a parte mais central do contrafilé.

O corte se estende da 6ª a 11ª costela, porém sem ossos. Seu sabor é bem marcante, além de muito macia.

Matambre – Não tem uma correspondência exata no Brasil

O Matambre é o corte de uma parte fina e longa da costela, localizado entre a pele e a costela do boi. Geralmente, é preparado na grelha e é apreciado por sua textura e sabor característicos.

Seu nome tem origem histórica: os espanhóis dispensavam essa parte em suas refeições, dando-a a pessoas escravizadas como “mata hambre” (mata fome, em espanhol).

Entraña – Diafragma

A Entraña é um corte de carne obtido do músculo do diafragma, localizado próximo à costela.

É uma carne que exibe fibras visíveis que percorrem todo o corte de uma ponta a outra, sendo longa no comprimento, estreita na largura e baixa na altura.

Vacío – Fraldinha

O Vacío é um corte semelhante à Fraldinha no Brasil, retirado da parte traseira do boi, próximo à costela. As fibras musculares longas e grossas fazem desse corte argentino um dos mais macios e suculentos. Melhor servido ao ponto.

Vacío - carne argentina
Vacío – carne argentina. Foto: Fui Ser Viajante

Tapa de Cuadril – Picanha 

O corte Tapa de cuadril é um  pedaço de carne é retirada da parte traseira do boi, próxima à cauda, e possui uma camada de gordura externa que a deixa muito suculenta e saborosa quando preparada na grelha.

Cuadril – Alcatra

Dos cortes de carne argentinos, o Cuadril é um dos mais saborosos. Equivalente à Alcatra, é obtido da parte traseira do boi, na região próxima à coxa. E, igualmente como no Brasil, tem a textura macia e suculenta.

Colita de Cuadril – Maminha de alcatra

A Colita de Cuadril é uma carne extremamente macia e saborosa, com uma textura única. O corte é retirado da extremidade da Alcatra, também localizada na região traseira do boi.

Peceto – Lagarto

Das variadas opções de carne na Argentina, o Peceto é um corte retirado da parte interna da coxa do boi.

É uma carne magra e tenra, muitas vezes usada para fazer pratos cozidos. Por ser uma carne mais dura, precisa de um tempo de cozimento mais prolongado.

Nalga – Coxão mole

A Nalga, similar ao Coxão Mole, é obtida da parte traseira da perna do boi, na região do coxão. Ela é apreciada por sua maciez e é frequentemente usada para bifes e grelhados.

Cuadrada – Coxão duro

Cuadrada, correspondente ao Coxão Duro, é um corte mais fibroso que requer cozimento lento para ficar macio e saboroso.

Esse pedaço de carne argentina é retirada da parte posterior da perna do boi, na região onde os músculos são mais fibrosos e densos.

Bola de Lomo – Patinho

A Bola de Lomo é um corte de carne bovina que corresponde ao Patinho. É magra, bastante macia e sem muita gordura.

Esse corte argentino se refere a carne retirada da parte traseira do boi, usada em pratos que requerem carne moída ou fatiada.

A cidade conta com alguns hotéis que entregam qualidade e conforto mesmo em uma antiga vila medieval, como o Hotel La Cisterna, que fica em frente ao Poço Medieval, uma das principais atrações da cidade.

Cortes de carne na Argentina: Porco

Bondiola – Copa lombo

A Bondiola é equivalente à Copa Lombo no Brasil, retirada da parte do pescoço do porco. É uma carne suculenta e saborosa, frequentemente usada para fazer assados e grelhados.

Matambre de Cerdo – Barriga de porco

O Matambre de Cerdo é comparável à Barriga de Porco no Brasil, sendo uma parte da barriga do porco rica em gordura e sabor. Pode ser preparado de várias maneiras, como grelhado ou assado.

Costeleta de Cerdo – Costeleta de porco

A Costeleta de Cerdo é chamada da mesma forma no Brasil, sendo cortes de carne retirados das costelas do porco. Possuem um sabor suculento e costumam ser grelhados ou assados. 

Outros cortes de carne na Argentina:

Cordero – Cordeiro

O Cordero refere-se ao cordeiro, que é apreciado na Argentina por sua carne tenra e saborosa, frequentemente preparada em churrascos e assados.

Pollo – Frango

O Pollo é o termo utilizado para o frango na Argentina, que é usado em uma variedade de pratos, como frango assado, frango grelhado e guisados.

Chorizo – Linguiça

O Chorizo na Argentina é uma linguiça temperada, muitas frequentemente utilizada como acompanhamento em churrascos e assados. É conhecido por seu sabor rico e tempero característico.

Morcilla – Morcilha

A Morcilla é um embutido preparado a base de sangue de porco, cozido e coagulado, e temperado com especiarias. O formato lembra o chorizo, mas a cor é bem escura por conta do sangue.

Preparo dos cortes de carne na Argentina

E não é somente os cortes de carne na Argentina que os hermanos dão uma atenção especial! O modo de preparo e o ponto da carne são questões fundamentais para uma carne perfeita!

Aqui estão os métodos principais de preparo da carne na Argentina e os pontos de carne mais comuns:

  • Asado: churrasco lento em uma parrilla a lenha, com cortes temperados apenas com sal grosso, enfatizando o sabor natural.
  • Parrilla: grelha usada na Argentina, semelhante ao churrasco, onde os cortes de carne são grelhados e ocasionalmente temperados com sal e chimichurri.
  • Milanesa: é feita com carne (bovina ou de frango) empanada e frita, frequentemente servida com limão e acompanhamentos como purê de batata ou salada.
  • Estofado: conhecido como “guiso,” a carne é cozida lentamente com legumes, temperos e, às vezes, vinho.

Quais os pontos da carne na Argentina?

E para além do modo de preparo, os argentinos são conhecidos por apreciar carne com diferentes pontos de cozimento. 

Por isso, é comum encontrar opções de carne malpassada a bem passada. Aqui estão os principais pontos de carne:

  • Jugoso (caarne mal passada)
  • A punto (ao ponto)
  • Término medio (meio a meio)
  • Bien cocido (bem passada)

Como em qualquer lugar, a escolha do ponto da carne é uma questão de gosto pessoal. Os restaurantes geralmente perguntam como você prefere sua carne antes de prepará-la. 

Cada ponto de cozimento tem seu próprio charme e sabor, o que torna a carne argentina tão versátil e deliciosa!

Churrasco Argentina: onde comer essas delícias?

Deu para perceber que a parrilla é uma paixão nacional para os hermanos, não é mesmo? 

Agora que você já sabe quais são os cortes de carne na Argentina, os tipos de preparo e as opções de ponto, nada melhor do que experimentar essas delícias nos melhores bares e restaurantes! 

Veja a seguir algumas dicas que selecionamos para você:

Em Buenos Aires:

Restaurante Fogón Asado

O Fogón Asado, um famoso restaurante argentino situado em Palermo, um dos principais bairros de Buenos Aires. Mais do que apenas fazer uma refeição, você vai participar de uma experiência.

Todos sentam em torno da ilha de preparo, e podem ver de perto o chef em ação, e até participar da confecção de alguns pratos.

Enquanto você se deleita com as diferentes carnes argentinas, os especialistas em churrasco do restaurante lhe explicarão como preparam as receitas.

O jantar tem oito pratos, servidos em sequência no estilo menu degustação. é preciso reservar com antecedência, pois sempre são poucos partipantes por noite.

Viva essa experiência: Jantar argentino no Fogón Asado

La Terracita BBQ

O restaurante La Terracita BBQ, em Palermo, Buenos Aires, oferece uma experiência gastronômica que inclui um delicioso asado, além de empanadas, alfajores e vinhos. 

A experiência dura cerca de duas horas e é uma ótima maneira de aprender sobre a cultura argentina e a importância do asado na vida dos argentinos.

Viva essa experiência: Jantar em La Terracita BBQ

Tour Guiado Parrilla Foodie

Que tal passear pelas ruas do bairro de San Telmo em Buenos Aires e ainda saborear carne argentina em uma das melhores parrillas da cidade?

Com este tour guiado, você com certeza vai descobrir por que a carne argentina é uma das melhores do mundo!

Viva essa experiência: Tour guiado Parilla Foodie



APROVEITE AS OFERTAS DA SEMANA E ENCONTRE AQUI OS MELHORES HOTÉIS EM BUENOS AIRES PELO BOOKING


Em Puerto Iguazu

The Argentine Experience

Quem visita Foz do Iguaçu pode viver outro experiência maravilhosa para degustar cortes argentinos, é no restaurante The Argentine Experience, no lado argentino da fronteira (cidade de Puerto Iguazu). 

Durante três horas e meia, você mergulhará na cultura argentina através de seus ingredientes, vinhos e pratos típicos. Você também aprenderá sobre as gírias locais, curiosidades da cultura argentina e até mesmo como fazer mate!

Viva essa experiência: The Argentina Experience

Continue planejando sua viagem pela Argentina

Aqui no site, temos diversos outros posts publicados sobre o turismo na Argentina. Clique e descubra mais experiências para viver na Argentina e desfrute de uma viagem inesquecível no país do tango.

Quero ver todos os posts da Argentina

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Marcella Oliveira
Marcella Oliveira é uma publicitária e jornalista belohorizontina que tem verdadeira paixão por ouvir e contar histórias. Tem síndrome de wanderlust e quer, cada vez mais, descobrir e redescobrir destinos no Brasil e no Mundo!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *