Bus Bier Tour em Gramado e Canela: cervejas gaúchas!

Nem só de vinho e fondue vive a Serra Gaúcha! A cerveja artesanal vem ganhando cada vez mais espaço no sul do país e uma boa maneira de explorar as cervejas da região é com o Bus Bier Tour em Gramado e Canela, um passeio em um ônibus temático que te leva para descobrir o melhor das cervejarias da serra gaúcha!

Como a gente estava viajando de carro, não dá pra combinar bebida e direção, né?

Assim, o Bus Bier Tour na serra gaúcha veio como uma solução prática e bem divertida: conhecer as cervejas de Gramado e Canela a bordo de um ônibus temático, lado a lado com uma galera animada e que gosta de uma boa breja. 😀

Veja hotéis e pousadas com desconto em Gramado

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Cervejaria Farol

Como funciona o Bus Bier Tour?

Fizemos o passeio com a Brocker Turismo, uma das principais agências turísticas da região.

Nosso hotel ficava em Gramado e no dia anterior ao passeio recebemos um SMS confirmando o horário que o ônibus passaria por lá pra pegar a gente.

Outra opção é encontrar o pessoal da Brocker direto no escritório da empresa (Av. das Hortênsias, 1845), no centro da cidade de Gramado.

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Brocker Turismo

O ônibus da empresa Brocker foi super pontual. Saímos de Gramado pontualmente às 14h, em direção à primeira parada da nossa rota cervejeira.

No caminho até lá, nosso guia foi explicando o roteiro do Bus Bier Tour e divertindo a turma do ônibus temático.

No maior estilo Oktoberfest, tiramos fotos com tiaras de flores e chapéus germânicos e ganhamos até um brinde: uma caneca personalizada do tour pra trazer pra casa!

O Bus Bier Tour durou 3h e meia no total. Visitamos 3 cervejarias da região de Gramado e Canela e degustamos 15 cervejas diferentes!

O interior do ônibus divide o espaço das cadeiras com duas mesas, adaptadas para dar o clima de bar para o tour.

Embora não tenha distribuição nem venda de cerveja dentro do ônibus, os turistas mais animados do tour compravam brejas nas cervejarias para ir bebendo dentro do ônibus.

A música alemã completava o clima de Oktoberfest no Bus Bier Tour em Gramado e Canela!

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Brocker Turismo
Bus Bier Tour Gramado e Canela - Brocker Turismo

No final do passeio, o ônibus nos deixou no centro de Gramado, com um voucher para beber mais um chope artesanal na Rua Coberta de Gramado! Ein prosit, cervejeiros! Vamos embarcar no Bus Bier Tour e descobrir as cervejarias da serra gaúcha!

Conheça destinos cervejeiros no Brasil e no mundo

Parada #1 do Bus Bier Tour: Cervejaria Farol

Cervejaria Farol fica em Canela e é bem fácil entender o porquê do nome quando você visita o lugar. Quando a gente está chegando, já avista o enorme farol no prédio da cervejaria.

Passamos pela área do bar e fomos direto para a sala dos tanques de fermentação e maturação, onde a mágica da Cervejaria Farol acontece.

Uma cerveja gaúcha, fabricada com água pura da serra do Rio Grande do Sul, extraída de um poço artesiano bem embaixo da cervejaria. Dá pra acreditar nisso?

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Cervejaria Farol

A Cervejaria Farol vai na contramão da maioria das cervejarias hoje em dia. Trabalham com uma produção em pequena escala, comercializada somente na casa. Por isso, para provar uma das 6 brejas produzidas pela Cervejaria Farol, você tem que ir até lá!

O time da cervejaria Farol foi contando a história do lugar e trazendo, uma a uma, as 5 cervejas incluídas na degustação do Bus Bier Tour: abrindo com uma Pilsen, seguimos com Weiss, APA Coffee e IPA até terminar com uma Russian Imperial Stout. Cada uma servida com um bate-papo bacana sobre os detalhes de fabricação e harmonização de cada rótulo.

Depois ficamos mais ou menos uns 40 minutos no bar, que é bem animado e movido a rock’n’roll. Quem não tinha almoçado pediu pratos do cardápio.

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Cervejaria Farol

A gente ficou só na cerveja, não dava pra ir embora sem provar o último rótulo da casa: uma Season maçã e canela.

Fechamos com chave de ouro uma degustação de primeira. Todas as cervejas da Farol são saborosas e encorpadas. Foi nossa cervejaria favorita da série do Bus Bier Tour em Gramado e Canela!

Ao lado do bar da Farol ficam os tanques de cobre para brassagem e fervura, separados por um vidro. Assim fica mais fácil para todo mundo admirar a única sala do Brasil com tanques de cobre da Jacob Carl. Que luxo cervejeiro, hein?

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Cervejaria Farol

No final, tivemos tempo de encarar os 137 degraus e dar uma espiada na vista lá do farol.

Em dias de tempo bom, dá pra ver Gramado e Canela lá longe. A gente pegou um dia de chuva e não deu pra ver muito longe, mas foi bom pra queimar o álcool e continuar o Bus Bier Tour.

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Cervejaria Farol

Parada #2 do Bus Bier Tour: Rasen Bier

Nossa segunda parada foi na Rasen Bier, que traduzido do alemão quer dizer: a cerveja de Gramado.

O nome também tem tudo a ver com o lugar, já que a Rasen foi a primeira cervejaria artesanal de Gramado.

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Rasen Bier

Nosso tour começou na área da fábrica, lado a lado com os tanques onde são fabricados os 8 rótulos da Rasen. São 4 permanentes e 4 sazonais.

Depois de ouvir sobre a história da cervejaria, entramos para a área do bar para começar a degustação.

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Rasen Bier
Bus Bier Tour Gramado e Canela - Rasen Bier

Cada um recebeu uma régua com 5 cervejas. Primeiro provamos as 4 permanentes: Pilsen, Ambar Ale, Weizen e a Dunkel acompanhada de um chocolate meio amargo que harmoniza e valoriza os sabores da cerveja.

Pra terminar, a sazonal de época fechava a régua: a Brasa, uma American Pale Ale deliciosa, minha favorita da régua de degustação da Rasen Bier.

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Rasen Bier

O bar da Rasen Bier estava super animado, com muita gente por lá durante nossa visita. A Raisen ainda é um ótimo lugar para comprar souvenires cervejeiros (copos, camisetas, brindes em geral).

Parada #3 do Bus Bier Tour: Gram Bier Cervejas Especiais

Nossa última parada foi na Gram Bier, que fica bem pertinho da Rasen Bier. A Gram Bier é conhecida pelo grande número de prêmios que suas cervejas já trouxeram pra casa, em competições no Brasil e pelo mundo.

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Gram Bier

Aqui não teve visita à fábrica. Ficamos na área externa do bar, onde fomos recebidos pelo pessoal da cervejaria.

Tivemos uma rodada de degustação com 5 rótulos da casa: Pecado (uma Belgian Blonde Ale), a Valsa do Imperador (Vienna Lager), Granada (American IPA), Black Tie Porter (Robust Porter) e, pra terminar com chave de ouro, a Get APA, uma das melhores American Pale Ale que já experimentei.

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Gram Bier

Outra coisa bacana da Gram Bier é o ambiente: super descolado! Dá vontade de ficar lá um tempo, aproveitando ainda mais as cervejas da casa!

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Gram Bier
Bus Bier Tour Gramado e Canela - Gram Bier

Parada bônus do Bus Bier Tour: Rasen Platz

O Bus Bier Tour nos trouxe de volta pra Gramado e é muito bom poder contar com um motorista da rodada nesses momentos. Porque bebemos de verdade! No total, foram 15 cervejas degustadas, de vários tipos e graduação alcóolica.

Foi uma verdadeira experiência cervejeira em Gramado e Canela, e um jeito bem divertido (e seguro) de visitar muitas cervejarias em um dia.

Quem queria seguir de volta pro hotel contou com a cortesia da van da Brocker Turismo, que nos esperava no desembarque em frente ao escritório da empresa em Gramado.

Mas a gente ainda estava empolgado e partimos para a Rasen Platz, o bar da cervejaria Rasen Bier na Rua Coberta de Gramado. Lá aproveitamos o vale-chopp que ganhamos como cortesia no final do Bus Bier Tour.

Mais um brinde para terminar uma experiência cervejeira fantástica em Gramado e Canela!

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Rasen Platz

Vale a pena fazer o Bus Bier Tour em Gramado e Canela?

Honestamente, o Bus Bier Tour foi uma das melhores experiências de turismo cervejeiro que já tivemos.

Pudemos experimentar uma grande variedade de tipos de cerveja, e ter um bom panorama sobre o que está acontecendo na cena cervejeira de Gramado e Canela.

A Serra Gaúcha realmente está se destacando como pólo cervejeiro nacional e merece a visita de todo mundo que aprecia cervejas artesanais.

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Cervejaria Farol

O Bus Bier Tour compensa muito! Você consegue combinar em um dia a visita em 3 cervejarias muito boas, contando com a tranquilidade de ter alguém dirigindo pra você, te levando e trazendo em segurança para seu hotel.

Com certeza, o Bus Bier Tour em Gramado e Canela é uma experiência que a gente recomenda!

Bus Bier Tour em Gramado e Canela

Empresa: Brocker Turismo
Quando: Terças, quintas e sábados, no turno da tarde
Duração: 3 horas e meia
Inclui: passeio em ônibus temático, guia, visita a 3 cervejarias, degustação de 15 rótulos e uma caneca personalizada de lembrança
Para mais detalhes, visite o site da Brocker Turismo.

* O Fui Ser Viajante participou do Bus Bier Tour em Gramado e Canela a convite da Brocker Turismo. Todas opiniões descritas relatam a nossa experiência real no tour.

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Ahhh, que incrível! Sempre tentamos fazer algum tour relacionado a vinhos ou cervejas nos nossos destinos. Confesso que não tinha ouvido falar desse tour, vou ter que voltar em Gramado pra fazer pois achei incrível!

Klécia disse:

Acho que é bem recente! A gente adorou de verdade!