7 destinos no Brasil para quem é amante de cerveja

O brasileiro ama cerveja. A bebida feita com água, malte, lúpulo e levedura é, de longe, a bebida alcoólica mais consumida no país.

E se tem outra coisa que o brasileiro ama, é viajar. Já pensou em combinar essas duas paixões?

Nesse post, vamos te mostrar vários destinos brasileiros para apreciadores de cerveja, que são ótimas ideias de viagem para suas próximas férias, para viajar com amigos ou até levar a família inteira!

Turismo cervejeiro no Brasil?

Na Europa, vários países tem uma longa tradição como destinos cervejeiros, como Alemanha, Bélgica, Londres, República Tcheca e outros países que formam a Rota da Cerveja na Europa.

Você pode conhecer cidades e cervejarias tradicionais, que produzem cerveja há centenas de anos, como as cervejas trapistas Westvleteren na Bélgica, e La Trappe, na Holanda.

Mas com a revolução da cerveja artesanal no Brasil nos últimos anos, e o crescimento do número de microcervejarias e cervejas artesanais no país, os amantes de cerveja estão descobrindo vários destinos cervejeiros para explorar aqui mesmo no Brasil.

Que tal levar os amigos ou a família para conhecer algum dos destinos cervejeiros no Brasil nas próximas férias?

O turista que ama cerveja quer ver como a cerveja é produzida, conhecer as cervejarias locais, visitar bares especializados, conversar com produtores e até viver experiências de degustação, harmonizando pratos da culinária local com as cervejas da região.

Uma experiência autêntica e imersiva na cultura cervejeira local!

Destinos cervejeiros no Brasil: para onde viajar no Brasil se você ama cerveja!

Cada vez mais as fábricas e pequenas cervejarias estão abrindo as portas para o turista e preparando experiências diferenciadas para encantar esse viajante que ama cerveja.

Separamos dicas de 7 destinos no Brasil perfeitos para quem ama cerveja! Confira e já comece a planejar os brindes nas próximas férias!

Curitiba

Curitiba é uma cidade linda, perfeita para receber o turismo, com uma boa rede de hotéis, além de vários pontos turísticos como parques públicos, atividades para crianças, museus e muitas, muitas cervejarias.

Cervejaria Bodebrown em Curitiba
Foto: Instagram Bodebrown

Tanto na cidade de Curitiba quanto nas cidades vizinhas, que formam a região metropolitana da capital, você vai se surpreender com a quantidade de cervejas jovens, vibrantes e criativas.

Existem até alguns tours cervejeiros na cidade, levando você a conhecer algumas das cervejarias (com direito a visita a fábrica e degustação no final).

Algumas cervejarias que eu recomendo muito que você conheça na cidade são:

Bodebrown – uma das cervejarias mais premiadas do Brasil. Inclusive, A Bodebrown foi escolhida pelo Iron Maiden para produzir a cerveja oficial da banda no Brasil.

O resultado dessa collab foi a Trooper Brasil IPA, uma Session IPA potente, com DNA brasileiríssimo, já que é produzida com nibs de cacau provenientes de Ilhéus, na Bahia.

Outra coisa maravilhosa sobre a Bodebrown é seu Brewgarden, aberto sempre aos sábados com um evento que combina cervejas, food trucks e música. Já fomos várias vezes e é incrível!

Leia também: Onde se hospedar em Curitiba (melhores bairros)

Cervejaria Bastards – é uma cervejaria irreverente, com rótulos sempre criativos e dois bares maravilhosos: o Bar da Fábrica Bastards e o We Are Bastards Pub.

Ol Bier – uma cervejaria que fica em São José dos Pinhais (pertinho de Curitiba), e que é toda inspirada na cultura Viking.

Eles não tem bar próprio, mas vocês podem encontrar as cervejas nos bares de Curitiba, e também fazer visita na fábrica em São José dos Pinhais.

Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é conhecida pela presença marcante da imigração alemã, tanto nas comidas, quanto na arquitetura, festas e costumes.

E claro que isso ia ficar evidente também na vocação cervejeira da região! A Serra Gaúcha é mais um dos destinos cervejeiros no Brasil que você precisa conhecer.

Muitas cervejarias e brewpubs estão presentes na região, e esse passeio pode ser perfeito para agradar toda a família, já que as atrações turísticas da Serra Gaúcha contemplam roteiros românticas e viagens com crianças perfeitamente.

Cada um dentro das suas atrações preferidas e classificação de idade, todo mundo pode aproveitar junto se você planejar uma viagem cervejeira para a Serra Gaúcha!

A Rota Cervejeira da Serra Gaúcha contempla três cidades vizinhas: Nova Petrópolis, Gramado e Canela, e inclui várias cervejarias locais que podem ser incluídas no seu roteiro.

Nós já fizemos um Bus Bier Tour saindo de Gramado, e conhecendo 3 cervejarias na região, conhecendo as fábricas degustando cervejas nos bares próprios das marcas.

Bus Bier Tour Gramado e Canela - Brocker Turismo
Foto: Fui Ser Viajante

Esse tipo de passeio é perfeito porque a gente nem precisa se preocupar com deslocamentos ou amigo da vez.

O transporte incluso libera todo mundo pra se divertir! Afinal, beber e dirigir não tem nada a ver.

Algumas cervejarias para conhecer na Serra Gaúcha:

Cervejaria Farol – localizada em Canela, seu nome vem de um enorme farol que fica dentro da propriedade onde a cerveja é produzida. E o melhor é que dá pra subir e apreciar a vista do mirante no topo do Farol.

Uma curiosidade é que essa cervejaria gaúcha produz cerveja com a água pura da serra do Rio Grande do Sul, extraída de um poço artesiano bem embaixo da cervejaria.

Rasen Bier – Foi a primeira cerveja artesanal de Gramado, e o nome faz referência a isso. Traduzido do alemão, Rasen Bier quer dizer: Cerveja de Gramado. Dá pra visitar a fábrica e provar as cervejarias numa degustação no bar próprio.

Belo Horizonte

A capital mineira não poderia faltar nessa lista de destinos cervejeiros do Brasil.

Além de ter muito ponto turístico para visitar em Belo Horizonte, a cidade também tem uma forte tradição na fabricação de cervejas artesanais.

Tem um número expressivo de cervejarias nascendo na região e ficando famosas em todo o Brasil, como é o caso da Wäls Cervejaria, que ganhou o país seguindo o slogan de “produzindo cervejas como arte”.

Cerveja artesanal em Belo Horizonte: 3 cervejarias para conhecer - Cervejaria Wals
Foto: Fui Ser Viajante

Cresceu tanto (em fama e medalhas acumuladas) que acabou sendo comprada pela Ambev e agora é facilmente encontrada em prateleiras de mercado do Brasil inteiro.

Belo Horizonte também é a única cidade do Brasil (e única da América Latina) a ter um bar da lendária cervejaria alemã Hofbrauhaus. As outras filiais estão nos Estados Unidos, Austrália, Itália, Dubai, China e Japão.

O bar em BH segue as tradições da cervejaria sede, em Munique. As mesas são grandes, pensadas para serem compartilhadas.

A música é típica, a decoração e os trajes dos atendentes também. E o cardápio não decepciona, trazendo os clássicos da cultura alemã, como o joelho de porco e os pretzels.

Veja também: Onde se hospedar em Belo Horizonte

Além das duas que já citamos, veja mais algumas cervejarias de Belo Horizonte para conhecer na sua viagem:

Cervejaria Krug Bier – foi a primeira cervejaria artesanal de Minas Gerais, criada pelo austríaco Herwig Gangl em 1997. A marca, inclusive, produzi uma das cervejas sem glúten mais fáceis de encontrar em mercado no Brasil.

A fábrica abre as portas aos visitantes aos sábados, com visitas guiadas de 2 horas de duração e degustação de chopes da marca no final do tour!

Capapreta Tap House – também já uma marca bem estabelecida do Brasil. No Tap House da Capapreta você encontra mais de 15 rótulos, vários deles premiados em concursos nacionais e internacionais.

Não deixe de provar a Capa Preta English Pale Ale, que recebeu o título de Melhor do Mundo na categoria Pale Beer Bitter Over 5,5% no World Beer Awards.

Serra Fluminense

A Serra Fluminense é uma região privilegiada com uma natureza exuberante e fontes de água cristalina.

Com a forte influência da imigração europeia, também se consolidou como uma das rotas cervejeiras nacionais, com o surgimento da Rota Cervejeira Fluminense em 2014.

Espalhadas por várias cidades, as cervejarias artesanais não param de surgir, seja nas cidades ou zonas rurais da serra.

Dentre os principais destinos cervejeiros da serra fluminense, se destacam as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Há vários passeios saindo do Rio de Janeiro que podem te levar para conhecer uma ou mais cervejarias em Petrópolis, seja no centro da cidade ou em regiões próximas, como as cervejarias de Itaipava.

Fábrica da Cerveja Brewpoint Petrópolis
Foto: Fui Ser Viajante

Ou você pode escolher ir fazendo a com calma, escolhendo se hospedar em cada uma das cidades e fazendo as visitações das cervejarias locais por conta própria.

Algumas cervejarias que você precisa conhecer na região:

Cervejaria Bohemia – fica em Petrópolis, a cidade imperial. E não é a toa que essa foi uma das primeiras cervejarias do Brasil, fundada ainda na época dos imperadores.

A fábrica fica bem no coração da cidade, e é ponto de parada certo para quem visita Petrópolis. Além do bar e restaurante, é possível visitar a fábrica da cervejaria, num passeio super famoso e procurando pelos turistas em Petrópolis.

Cervejaria Brewpoint – outra cervejaria de Petrópolis. Mais jovem, e também mais criativa e ousada. A Brewpoint cresceu pelo sonho de amigos que queriam popularizar a produção e o consumo da cerveja artesanal.

Por isso, a fábrica também acolhe cervejeiros independentes e cervejarias ciganas que queiram usar seus tanques para produzir cerveja.

A cervejaria tem um bar no centro de Petrópolis (bem perto da Bohemia) e uma fábrica no bairro Quitandinha, que abre aos sábados para visitas guiadas e venda de chope a preços de fábrica.

Niterói

Bem ao lado da cidade do Rio de Janeiro, temos esse outro destino cervejeiro no Brasil que merece ser mais divulgado e conhecido.

Museu de Arte Contemporânea do Rio
Vista de Niterói, da varanda panorâmica do MAC

A cidade de Niterói é a casa de várias fábricas de cerveja: Malteca, Masterpiece, Noi Cevejaria, Habeas Corpus, Matisse, Oceânica, Máfia…, só pra citar algumas.

Além disso, Niterói tem vários bares espalhados pela cidade, muitos deles especializados em cerveja artesanal, como o Armazém São Jorge e o Fina Cerva.

Você pode visitar facilmente algumas dessas atrações cervejeiras de Niterói, em um passeio bate e volta saindo do Rio de Janeiro.

E ainda combinar com outros pontos turísticos de Niterói, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Também está sendo testando um passeio em ônibus elétrico na cidade, passando por fábricas de cerveja e alguns bares na cidade.

Tudo isso faz de Niterói uma ótima opção de destino cervejeiro no Brasil.

Reserve seu hotel: Onde se hospedar em Niterói

Recife

A capital de Recife também está despontando como um dos melhores destinos cervejeiros do Brasil.

São várias cervejarias jovens, criativas, e muitos bares maravilhosos para conhecer. A maioria das fábricas de cerveja em recife abrem para visitação ao sábado (geralmente com um evento que combina comidas e música).

Também há vários bares especializados, como o BeerDock, com chopes nacionais e internacionais plugados nas torneiras, e filiais nos bairros da Madalena, Boa Viagem e Casa Forte.

Algumas cervejarias em Recife que você precisa conhecer:

DeBron Beer: a fábrica fica pertinho do aeroporto de Recife, e realiza visitas guiadas e provas de cervejas artesanais, em fábrica especializada em estilos europeus e americanos.

Cervejaria Babylon: tem um bar fenomenal dessa cervejaria no Recife Antigo, onde você pode provar as cervejas locais e curtir a vibe de um dos bairros mais gostosos e culturais da cidade.

Reserve seu hotel: Onde se hospedar em Recife

Conhece outros destinos cervejeiros no Brasil?

Depois de descobrir esses 6 destinos cervejeiros no Brasil, aposto que já está preparando as malas para explorar o turismo cervejeiro aqui no país!

Se você viajar usando alguma dessas dicas, não esquece de voltar aqui e contar pra gente nos comentários como foi sua experiência de turismo cervejeiro no Brasil.

E se você conhece algum outro destino cervejeiro no Brasil que merece entrar nessa lista, conta pra gente nos comentários? Adoramos receber dicas de vocês e queremos sempre aumentar essa lista!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Thaíse Bueno disse:

Maringá! nem sei como ela esta de fora desta rota!

Tem a Cervejaria Cathedral, eleita por 4 anos seguidos a melhor cervejaria do Brasil!!! Também tem o melhor brewpub do Brasil: o Sabores do Malte. Além de outras centenas de cervejas premiadas. E ainda tem um “beer tour” com visita nas fábricas e com direito de beber direto da fonte! É incrível!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Thaíse,
Obrigado pelas dicas, já colocamos aqui na nossa wishlist para visitar em breve!

Grande Abraço