Pousada do Éden Águas Termais, na Chapada dos Veadeiros

Os dias na Chapada dos Veadeiros são empolgantes. A gente anda pra lá e pra cá, procurando as paisagens lindas e aproveitando as cachoeiras incríveis da região. No final do dia, a gente sempre está cansado e uma opção para relaxar é sempre bem-vinda. Por isso que quando soubemos que existem águas termais na Chapada dos Veadeiros, nem pensamos duas vezes. Depois de um dia cheio que tinha começado nas cachoeiras Almécegas I e II e no Vale da Lua, resolvemos descansar, aproveitando o fim de dia na Pousada do Éden Águas Termais.

Pousada do Éden Águas Termais

Depois de sair do Vale da Lua, a gente segue na estrada em direção ao município de São Jorge. A estrada nem sempre é das melhores, mas a gente segue porque a ideia de tomar um banho relaxante em uma água quentinha era tudo que faltava para completar esse dia.

Quando chegamos na Pousada Éden Águas Termais, um estacionamento com poucos carros mostram que o local ainda é pouco conhecido na Chapada dos Veadeiros. Melhor pra gente! Encostado ali ao lado estava o senhor que controla a portaria. Cobra-se R$20,00 por pessoa e recebemos um pequeno papel, onde os proprietários falam um pouco sobre a paz do lugar – e fazem uma leve crítica aos visitantes que vem até a Pousada do Éden Águas Termais e reclamam que não encontram uma boa estrutura.

Achei graça, porque realmente a estrutura dali é bem simples, mas tudo não é assim na Chapada dos Veadeiros? Talvez o pessoal chegue lá procurando um spa de alto padrão, e não é o caso da Pousada do Éden Águas Termais. A proposta ali é muito mais ‘roots’ e de contato com a natureza.

Como é a estrutura da Pousada do Éden Águas Termais

Depois de deixar o carro no estacionamento, a gente caminha por uma trilha calçada por dentro da mata bem bonita, com canto de pássaros e muita paz. Durante a noite, esse caminho até as piscinas é todo iluminado artificialmente. A trilha calçada tem cerca de 250 metros e dá facilidade de acesso a idosos e cadeirantes até a área da piscina.

Pousada do Éden Águas Termais - piscinas de águas termais na Chapada dos Veadeiros

Pousada do Éden Águas Termais - piscinas de águas termais na Chapada dos Veadeiros

Lá na frente, encontramos 3 piscinas. Uma está conectada com a outra, e pelo que deu pra entender a fonte de águas termais está na primeira, porque a água nela é mais quente e na última é mais fria. A primeira também é mais profunda, com cerca de 1metro. A última é mais rasa (o que também favorece que a água esfrie mais rápido) e é ótima para crianças pequenas.

Ao lado das piscinas, uma mesa pequena coberta que usamos para deixar as bolsas. Seguindo uma pequena trilha pela mata que segue até mais em frente, encontramos o banheiro e uma sauna a lenha. Pronto. Essa é toda a estrutura das piscinas termais.

Pousada do Éden Águas Termais - piscinas de águas termais na Chapada dos Veadeiros

Resolvemos entrar nas águas termais.

De acordo com o site da propriedade Pousada do Éden Águas Termais, a temperatura da água nas piscinas gira em torno de 28 ºC – 32 ºC. O fundo das piscinas é de cascalho, mas não machuca o pé e até faz uma massagem rs. Entrei primeiro na última piscina, mas achei a água muito fria e a piscina rasa demais – até pra mim que tenho medo de morrer afogada em poça de água. Rapidinho mudamos para a piscina do meio, que tem mais profundidade. A água estava mais quente, e ficar ali ‘de molho’ por um tempo foi relaxante de verdade. O local estava calmo. Apenas mais alguns casais e amigos se dividiam entre a primeira e a segunda piscina.

Quando o pessoal que estava na primeira piscina foi embora, já estava escuro e mais frio. Decidimos mudar de piscina de novo, para experimentar a água (bem mais quente) da primeira piscina. Aí a vontade de ir embora nem existia e o relaxamento era completo. Ficamos conversando e já era noite escura quando os mosquitos começaram a aparecer. Como sou alérgica, pulei rapidinho fora da água, pra colocar uma roupa – não sem antes levar uma picada que demorou semanas para desinchar =/

Pousada do Éden Águas Termais - piscinas de águas termais na Chapada dos Veadeiros

Rafa ainda foi pra sauna e aproveitou mais um pouco enquanto eu secava o cabelo na mesa ao lado das piscinas. A iluminação na área das piscinas não é muito boa, então os mosquitos não paravam de chegar. O local fica aberto até às 21h, mas saímos perto das 19:30h pra fugir das picadas dos insetos.

Vale a pena visitar os banhos termais na Pousada Éden Águas Termais?

A estrutura dos banhos termais é suficiente para ter um bom momento de relaxamento, em um passeio que sai do óbvio entre o que o é oferecido na região da Chapada dos Veadeiros. Como os dias na Chapada são muito quentes, é mais recomendado visitar as águas termais durante a noite, quando a temperatura cai.

O único contra foram os mosquitos, mas como as piscinas ficam dentro de uma mata, não tem muito como controlar os insetos na área. Talvez a incidência de mosquitos mude ao longo do ano, mas encontramos muitos insetos quando visitamos, em junho/2017.

Pousada do Éden Águas Termais - piscinas de águas termais na Chapada dos Veadeiros

A Pousada Éden Águas Termais funciona dentro de uma reserva ambiental. Além das piscinas termais, oferece chalés para alugar mediante reserva e um restaurante com comidas típicas da região. As trilhas são de fácil acesso, o que é bom para levar idosos e crianças. Inclusive, encontramos com esse público quando visitamos a Pousada Éden Águas Termais.

É uma boa opção de passeio para relaxar no final de um dia na Chapada dos Veadeiros. Pela proximidade, é uma boa opção combinar com o passeio até o Vale da Lua.

Pousada do Éden Águas Termais - piscinas de águas termais na Chapada dos Veadeiros

Dica: Existem duas propriedades com banhos termais na Chapada dos Veadeiros. Além da Pousada do Éden Águas Termais, você também pode visitar a Fazenda Morro Vermelho, que nós não chegamos a conhecer mas que parece oferecer uma estrutura bem similar. Para chegar até as propriedades, é só seguir pela GO-239 em direção a Colinas do Sul. As águas termais na Chapada dos Veadeiros ficam a mais ou menos 15 km do município de São Jorge, com parte do caminho sendo feito em estrada de terra.

Ficha técnica

O quê? Pousada Éden Águas Termais | Site
Onde? Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Rodovia GO-239, Km 49, s/n, Zona Rural, Alto Paraíso de Goiás, GO.
Principais atrativos? Piscinas de águas termais (28 ºC – 32 ºC)
Horário de funcionamento: 8h – 21h.
Telefone: (61) 98195-7737
Quando? A melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros é no período de seca, entre abril e setembro.
Quanto? R$20,00 por pessoa (junho/2017)
Estacionamento? Sim.
Como chegar? De carro ou de bicicleta (a propriedade fica a cerca de 15km do município de São Jorge).
O que levar? Roupa de banho, toalha, protetor solar, repelente, água e lanches.
Não deixe de ver: a primeira piscina tem as águas mais quentes.
Quanto tempo reservar? Ficamos cerca de 1h30min nas piscinas da Pousada Éden Águas Termais, e foi um tempo suficiente para relaxar e aproveitar a área. Dê preferência para visitar os banhos termais no fim da tarde e durante a noite, quando a temperatura na região começa a diminuir.
Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *