Fui Ser Viajante na Grécia: gastronomia, mar azul e muita história

Chegamos na Grécia! Depois de três dias incríveis descobrindo as belezas de Roma, desembarcamos nesse país repleto de mitologias, comida deliciosa e com o povo mais animado e acolhedor que já encontramos fora do Brasil. E é difícil controlar a emoção de estar na Grécia pela primeira vez!

Amigos viajantes, bem-vindos ao sul da Europa, berço da civilização ocidental, terra onde nasceram os Jogos Olímpicos. Bem-vindos à série de posts Fui Ser Viajante na Grécia!

Grécia pela primeira vez - Atenas

Na Grécia pela primeira vez: Por onde a gente andou?

Ah, como não se encantar com esse país incrível? Passamos oito dias e sete noites na Grécia, explorando a capital Atenas e as ilhas de Santorini e Zakynthos. Uma experiência inesquecível. Mergulhamos nos deliciosos sabores da culinária grega e no mar azul maravilhoso das ilhas. Fomos envolvidos com a animação e simpatia de um povo que nos recebeu muito bem em todas as partes.

A Grécia é azul. Azul é a cor que não sai da minha cabeça: quando eu lembro do mar perfeito de Zakynthos, dos telhados das casinhas brancas na encosta da caldeira do vulcão em Santorini, e dos amuletos e olhos-gregos nas feiras de rua em Plaka.

A Grécia é simpática. Na cortesia que sempre ganhávamos nos restaurantes, com um brinde de doce tradicional da região. É animação, música, alegria. E acima de tudo, a Grécia é histórica, mitológica, lendária. E é barata! Viajar pela Grécia é um alegria para os olhos, ouvidos e bolso de qualquer viajante!

Grécia pela primeira vez - Atenas

Atenas

Passamos por Atenas em dois momentos da viagem. Primeiro, tivemos uma conexão longa (quase 12 horas) entre o vôo que nos trouxe de Roma e o vôo que nos levaria até Santorini. Com um dia inteiro para explorar a cidade, fomos até o centro para tentar visitar a Acrópole. Chegando lá, descobrimos que a entrada custa 20 euros, mas existe também um bilhete combinado, válido por 5 dias, que custa 30 euros e que permite visitar a Acrópole e mais 6 sítios históricos na cidade: Ágora Antiga, Ágora romana, Teatro de Dionisio, Kerameikos, Templo de Zeus Olímpico e Biblioteca de Adriano.

Como só voltaríamos a Atenas depois de cinco dias, pensamos na economia e deixamos para visitar a Acrópole outro dia. Tentamos visitar o Museu da Acrópole, que também estava fechado. O que fizemos?

Grécia pela primeira vez - Atenas

Exploramos o centro da cidade, passeando pelos bairros de Plaka e Syntagma. Um passeio delicioso e descompromissado, com muita beleza! A primeira impressão de Atenas não podia ser melhor, explorando os bairros mais alegres da cidade, numa mistura de cores e sabores, antigo e moderno, história e mitologia que dividem o quarteirão com prédios do governo. Essa é Atenas!

Na segunda passagem pela cidade, ficamos três dias e visitamos todas as atrações do bilhete combinado, além do Museu da Acrópole. Além disso, tivemos bons momentos pelas ruas e restaurantes da cidade.

Leia mais:
+ Todos os nossos posts, com dicas e roteiros em Atenas

Grécia pela primeira vez - Atenas

Santorini

Como não morrer de amores por Santorini? A mais romântica de todas as ilhas gregas é um lugar para se apaixonar, para admirar as cores de um sol que se põe no infinito mar azul. É para se encantar com as curvas das escadarias que descem de Thira até o porto, e para se perder de norte a sul com os cenários espetaculares da caldeira do vulcão.

Foi a primeira vez que mergulhei em uma praia onde não havia areia, e sim pedras de origem vulcânica. Praias que ganhavam tons de vermelho, de branco, de preto. Tem gente que fala que as praias de Santorini não são bonitas: mas como vocês não conseguem ver tanta beleza em cenários tão diferentes?

Grécia pela primeira vez - Santorini

E como esquecer aquele pôr-do-sol em Óia? E do azul do mar que encobre a caldeira do vulcão adormecido? Santorini é um cenário maravilhoso atrás do outro. Ficamos em Santorini somente um dia e duas noites, mas o encanto e a vontade de voltar estão durando pra sempre!

Leia mais:

+ Um dia em Santorini: o que fazer na ilha mais romântica da Grécia

Grécia pela primeira vez - Santorini

Zakynthos

Muita gente não tem ideia de que Zakynthos existe. Uma ilha pouco conhecida, menos visitada, fora do circuito principal de turismo da Grécia. Ou pelo menos era assim, até a inacreditavelmente bela Praia Navagio ganhar, por repetidos anos, a eleição de praia mais bonita do mundo. Desde então, a pitoresca ilha mergulhada no Mar Jônico começou a ganhar admiradores e visitantes.

Grécia pela primeira vez - Zakynthos

Mas nada que tire o sossego de quem visita a ilha paradisíaca em abril, como nós fizemos, antes do grande boom trazido pela alta estação no verão. O mar fica um pouco mais gelado, mas as praias ficam consideravelmente mais desertas: a combinação perfeita de clima ameno e destino paradisíaco.

E foi por isso que desviamos todo nosso roteiro e perdemos um dia em Santorini. Tudo para conseguir conciliar os poucos horários de vôos nessa época do ano, e visitar por três dias a ilha mais bonita de todos os meus sonhos. Zante, Zakynthos, uma maravilhosa ilha grega que tem muito mais belezas que a  paradisíaca Navagio Beach – que sorte a nossa!

Leia mais:

+ Todos os nossos posts, com dicas e roteiros em Zakynthos

Grécia pela primeira vez - Zakynthos

Acompanhe os posts da série Fui Ser Viajante na Grécia!

A Grécia surpreendeu em todos os sentidos. Conhecemos um povo animado, simpático e muito, muito parecido com o brasileiro em muitas coisas – inclusive nos muitos problemas políticos que me lembravam do Brasil, sempre que eu conversava com um local… Um povo que luta por seus direitos, que faz greve e para a capital inteira – o que atrapalhou um pouquinho o último dia da nossa viagem, mas me fez entender que todo lugar do mundo, por mais “perfeito” aos nossos olhos, tem suas crises e problemas. Cada viagem me ensina que o mundo é muito mais parecido que a gente imagina, mesmo em suas dessemelhanças.

A viagem teve momentos incríveis, como o mergulho em Navagio Beach, e a visita à Acrópole. No lindo Museu da Acrópole, uma lágrima escorreu ao lembrar e aprender quanto esse país sofreu ao longo dos anos, com saques e roubos de outras nações, que buscavam as riquezas milenares de história da Grécia Antiga.

Grécia pela primeira vez - Zakynthos

Comemos os pratos deliciosos da comida grega, preparados no seu local de origem, o que dinheiro nenhum no mundo pode pagar. Nos divertimos tentando decifrar o alfabeto grego nas placas e letreiros, mas nunca nos perdemos – em um país onde todos também falam inglês, e onde todas as informações importantes estão traduzidas. Tudo é feito e pensado para receber o turista, uma das maiores fontes de renda da Grécia.

Os nossos posts vão trazer dicas de restaurante, hospedagem, deslocamentos, e muito sobre o que ver e fazer na Grécia. Esperamos que vocês também se encantem por esse país maravilhoso, e viajem junto com a gente!

 

Salve esse post no seu Pinterest pra lembrar do nosso site sempre que for planejar sua viagem! 😊

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Que post mais lindo 🙂 Dá pra sentir o seu amor pela Grécia em cada linda desse texto, dá para sentir a sua emoção de ter realizado essa viagem e explorado esse destino. Dá pra sentir a sua angústia de ver um lugar que parece perfeito, mas assim como tudo na vida – não é perfeito e tem os seus problemas.

Quero ser viajante na Grécia 🙂

Klécia disse:

A Grécia me apaixonou mesmo, Mayte! Que vontade de voltar! Enquanto isso, a gente viaja junto por aqui 🙂