As praias de Zakynthos, na Grécia: um guia completo pela ilha

Até pouco tempo atrás, era tudo paz e sossego no mar Jônico. Pouca gente conhecia as ilhas da região e ninguém sonhava que hoje seria necessário criar um guia de praias de Zakynthos, uma das ilhas gregas mais populares no Instagram atualmente.

Por muitos anos, Zakynthos, ou Zante, como também é conhecida, permaneceu fora da rota turística da Grécia. Mas tudo mudou quando, um belo dia, Navagio Beach apareceu em uma dessas listas de ‘praias mais bonitas do mundo’. Foi aí que tudo mudou!

Daí pra frente a ilha de Zante entrou no radar dos turistas do mundo todo. Ficamos todos hipnotizados pela foto do alto do mirante que oferece uma vista privilegiada para essa praia paradisíaca, com um navio naufragado no meio da areia branquinha, fazendo um contraste incrível com um mar azul-perfeito.

Tenho que confessar: eu também fiquei encantada. Quando a gente foi pra Grécia em 2017, mudei todo o cronograma só pra conseguir encaixar Zakynthos no roteiro e conhecer Navagio Beach. Quer saber a melhor parte disso?

Somente lá em Zante a gente descobriu que essa pitoresca ilha tem um litoral de belezas que vão muito além de Navagio Beach.

É isso que a gente vai contar nesse post. Preparamos um guia de praias de Zakynthos, pra você entender porque você precisa incluir essa ilha mágica no seu roteiro de viagem pela Grécia!

Guia de praias de Zakynthos, Grécia

Guia de praias de Zakynthos: aproveite o melhor da ilha!

Tem uma coisa que eu nem vou colocar em discussão aqui. Sim, Navagio Beach é a praia mais bonita e mais pitoresca de Zakynthos, na minha opinião. O objetivo desse guia de praias de Zakynthos é mostrar além de Navagio. O que mais você pode conhecer, outros cenários que também vão te encantar nesse pedacinho da Grécia.

Uma coisa que você precisa levar em consideração é que Zante é uma ilha muito grande. Além disso, muitas estradas pela ilha tem limitador de velocidade eletrônico. Resumindo: a gente anda muito e sempre bem devagarzinho.

Pra conhecer a ilha toda, eu diria que você precisa de mais de uma semana. Organize seu roteiro de acordo com a geografia da ilha, e vá conhecendo as praias por região!

Seguro viagem é essencial em qualquer viagem internacional!

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Guia de praias de Zakynthos, Grécia

Guia de Zakynthos: Praias da costa oeste

As praias do lado oeste de Zakynthos são espetacularmente lindas. Dá pra arriscar que são as mais bonitas da ilha, por conta do azul do mar que reflete nos grandes paredões de pedra branca que protegem esse lado do litoral de Zante. O problema é que essa parte da ilha é extremamente difícil de acessar por terra, exatamente pela geografia íngreme da costa no lado oeste da ilha.

De todas as praias nessa região, a mais fácil de acessar de carro é Porto Limnionas, bem no meio da costa oeste de Zante. Na baixa temporada (época que visitamos a ilha) esse porto estava praticamente abandonado. Somente um velho pescador estava por lá, recolhendo o barco. A gente não entrou no mar, apenas apreciou a linda vista do paredão que circunda a área do porto. Sem dúvida é um dos lugares mais bonitos que encontramos em Zakynthos. Para chegar lá, o caminho é pela vila Agios Leon.

Porto Limnionas - guia de praias de Zakynthos
Porto Limnionas - guia de praias de Zakynthos
Porto Limnionas - guia de praias de Zakynthos

Existem outros portos bem bonitos na região, que você também pode visitar de carro: Porto Vromi, Porto Roxa e Porto Stenitis. São todos bem parecidos, com bonitos paredões de pedra banhados pelo mar mais azul que você só vai encontrar em Zante. Existem muitos outros lugares lindos e praias nessa região, mas com acesso mais difícil. O ideal é alugar um barco (coisa muito fácil de fazer em Zante) para percorrer todo esse litoral com vista do mar para a terra. Uma experiência única e inesquecível!

E claro, a grande atração da costa oeste de Zakynthos!

É nessa região que você encontra Navagio Beach, a praia mais icônica da ilha, que pode ser acessada apenas de barco. Os passeios de barco saem dos portos mais próximos, como Porto Limnionas e Porto Vromi (no lado oeste da ilha) ou Porto St. Nicholaos (no lado leste). Os passeios de barco geralmente duram cerca de 2-3 horas, e incluem um tempo em Navagio Beach e um tempo nas Blue Caves.

Navagio Beach - Guia de praias de Zakythos
Navagio Beach - Guia de praias de Zakythos
Navagio Beach - Guia de praias de Zakythos
Navagio Beach - Guia de praias de Zakythos

Essas Blue Caves, ou ‘cavernas azuis’, foram esculpidas pelo vento e pelo mar na encosta de Zante. A verdade é que elas são de arrepiar de tão lindas! O branco do calcário do fundo do mar e dos paredões, refletindo aquele azul-perfeito do mar da costa oeste de Zante é uma imagem que nunca vou esquecer!

Acredite quando eu falo: é imperdível! Dê preferência aos barcos pequenos, porque eles conseguem chegar bem perto – e até passar por dentro – de algumas dessas cavernas azuis.

Blue Caves - Guia de praias de Zakythos
Blue Caves - Guia de praias de Zakythos
Blue Caves - Guia de praias de Zakythos
Blue Caves - Guia de praias de Zakythos
Blue Caves - Guia de praias de Zakythos

Quando terminar o passeio de barco, não esqueça de subir até o mirante que tem a vista perfeita da praia de Navagio Beach, para tirar aquela foto clássica. Para chegar lá, coloque Navagio Beach no GPS ou siga até a cidade mais próxima, Anafonitria. De lá basta seguir as placas indicativas. Existe uma plataforma para turistas, mas não é de lá que você consegue a foto perfeita. É preciso seguir à direita, por uma pequena trilha até conseguir essa vista:

Navagio Beach - Guia de praias de Zakythos
Navagio Beach - Guia de praias de Zakythos

Leia mais: Navagio Beach, a praia mas bonita que eu já conheci

Nessa região mais ao norte da ilha você pode aproveitar para visitar o antigo farol e os moinhos de vento de Skinari. O cenário é bem bucólico e a vista é encantadora!

antigo farol e os moinhos de vento de Skinari - guia de praias de Zakynthos
antigo farol e os moinhos de vento de Skinari - guia de praias de Zakynthos
antigo farol e os moinhos de vento de Skinari - guia de praias de Zakynthos

Guia de Zakynthos: Praias do lado sul

Essa foi a região que a gente escolheu pra se hospedar. A maioria dos turistas faz o mesmo, pela boa estrutura e proximidade do aeroporto de Zakynthos. Nossa pousada (Pansion Limni) era muito charmosa e ficava bem em frente à Keri Beach. Os proprietários eram muito prestativos e a vista era linda! Recomendo a todo mundo!

Clique aqui para ver e reservar sua hospedagem na pousada Pansion Limni em Zakynthos – link afiliado Booking.com. Sua reserva aqui pelo site não custa nada a mais e nós recebemos uma comissão do Booking, que é essencial para a manutenção do blog! A gente te ajuda com dicas e você ajuda a gente com reservas. Que tal? A gente agradece desde já! 🙂

Keri Beach é uma praia bonita e calma, com uma boa oferta de restaurantes. A gente não podia ter escolhido região melhor pra se hospedar em Zante. Uma outra dica: Há um farol próximo ao centro de Keri Beach, que é um lugar espetacular para ver o pôr-do-sol.

Keri Beach - Guia de Praias de Zakynthos
Keri Beach - Guia de Praias de Zakynthos

Ali mesmo em Keri Beach nós contratamos um barco para visitar a Ilha Marathonisi, ou Ilha das Tartarugas. O passeio dura cerca de 3 horas. A Ilha Marathonisi tem esse nome por ter a forma de uma tartaruga. Dá pra notar sem nem fazer muito esforço criativo. A ilha também é local de desova de tartarugas da espécie Caretta caretta.

Não demos a sorte de encontrar nenhuma tartaruga na ilha, mas vimos alguns ninhos identificados na areia. A ilha não tem nenhuma estrutura fixa, mas alguns barcos chegam até o litoral vendendo lanches, bebidas e drinks. Ficamos cerca de uma hora na praia da ilha. O mesmo barco de passeio, quando sai da Ilha Marathonisi, nos leva até as Keri Caves, mais um conjunto de cavernas esculpidas na encosta da ilha. Tão bonitas e impressionantes quanto as Blue Caves próximas a Navagio Beach. Com certeza, um passeio que vale a pena em Zante!

Ilha Marathonisi - guia de praias de Zakynthos
Ilha Marathonisi - guia de praias de Zakynthos
Ilha Marathonisi - guia de praias de Zakynthos
Ilha Marathonisi - guia de praias de Zakynthos
Ilha Marathonisi - guia de praias de Zakynthos

Ainda no lado sul da ilha de Zante

Você também pode conhecer a praia de Laganas. A praia fica na pequena cidade de Laganas, cercada de boates e beach clubs. É a praia mais comercial de Zakynthos, sendo muito procurada por jovens que curtem até a madrugada na alta estação. Quando fomos, estava tudo vazio e eu achei a praia bem comum. Nada demais em comparação com as outras maravilhas de Zante.

Laganas - guia de praias de Zakynthos
Laganas - guia de praias de Zakynthos

Guia de Zakynthos: Baía das Tartarugas

Seguindo a faixa de areia a partir de Laganas, você chega na praia Kalamaki. Ela já está dentro da área de proteção da Baía das Tartarugas. A partir daqui, todas as praias tem restrição de horário, porque são região de desova para as tartarugas Caretta caretta. Os arredores de Kalamari também tem um perfil de praia mais comercial, embora em menor proporção que Laganas. Mas no quesito praia, Kalamaki é beeeeem mais bonita que Laganas.

praia Kalamaki - Guia de Praias de Zakynthos
praia Kalamaki - Guia de Praias de Zakynthos

Seguindo o litoral ainda na área protegida da Baía das Tartarugas, você encontra a bela praia de Dafni (onde nenhum esporte aquático é permitido).

Por fim, visitamos a bonita Praia Gerakas, a praia mais ao sul da ilha e uma das praias mais espetaculares de Zakynthos. A praia de Gerakas não oferece nenhuma estrutura, porque é protegida pelo Parque Marinho de Zakynthos, pela presença das tartarugas. Em algumas épocas do ano, dá pra acompanhar o nascimento e ajudar as pequenas tartarugas a chegarem ao mar.

A praia tem um mirante de observação, que dá uma vista incrível do lugar!

Praia Gerakas - guia de praias de Zakynthos
Praia Gerakas - guia de praias de Zakynthos
Praia Gerakas - guia de praias de Zakynthos
Praia Gerakas - guia de praias de Zakynthos

Guia de Zakynthos: Praias da costa leste

Um litoral enorme de praias é oferecido na costa leste de Zakynthos. Seguindo do sul para o norte, você pode começar visitando a praia de St. Nicholaos, com sua grande oferta de esportes aquáticos. Mesmo na baixa estação encontramos muito movimento nessa praia. Também há uma boa oferta de restaurantes. Bem ao lado dela, está o Cabo Vassilikos, com uma charmosa igrejinha que deixa a paisagem com vista para o mar bem pitoresca.

Cabo Vassilikos - guia de praias de Zakynthos
Cabo Vassilikos - guia de praias de Zakynthos
Cabo Vassilikos - guia de praias de Zakynthos

Outras praias próximas (bem parecidas, porém com menos estrutura) são Ionio e Plaka. Em seguida vem a Praia Banana. Essa é a maior faixa de areia de Zakynthos e oferece uma estrutura razoável para os turistas, embora o acesso não seja tão fácil quanto as anteriores. Uma diversidade de outras praias menores seguem o litoral leste de Zante, até que você encontra Zakynthos Town, a cidade capital da ilha. Lá não há praia, mas um enorme porto onde atracam os ferry boats que fazem comunicação de passageiros e carga entre o continente e as ilhas. Por lá, há shoppings, igrejas ortodoxas maravilhosamente decoradas com muito ouro, restaurantes e muita vida noturna!

Zakynthos Town - Guia de praias de Zakynthos

Em seguida, uma das principais partes ao norte de Zakynthos Town é Tsilivi, uma das mais populares em Zakynthos. A oferta de esportes aquáticos e restaurantes é ampla, sendo uma das praias mais procuradas desse lado da ilha.

Praia Tsilivi - guia de praias de Zakynthos
Praia Tsilivi - guia de praias de Zakynthos

A lista de praias de Zakynthos não acaba por aqui!

Existem muitas outras praias menores na ilha de Zakynthos, especialmente na costa leste. A gente não conseguiu visitar todas por falta de tempo. Seria preciso passar uma boa temporada na ilha para conseguir explorar tudo. Pra terminar esse post, vou dar a dica de mais um lugar incrível no litoral de Zante: o Porto de St. Nicholas. Bem ao norte da ilha (não confunda com a praia de St. Nicholaos), de lá partem barcos para Navagio Beach e Blue Caves durante todo o ano (incluindo baixa estação). Foi lá que pegamos nosso barco!

Essa praia tem muitos restaurantes, agências de turismo, mercado e mais. Quando fomos, as cadeiras de praias estavam a disposição de graça para os visitantes. No canto direito da praia, encontramos um restaurante ‘pé na areia’ bem charmoso. Ali eu comi o polvo grelhado mais delicioso da minha vida! Esse porto é um dos mais bem equipados da ilha, e é de lá que saem barcos para a ilha vizinha, Kefalonia.

Porto de St Nicholas, guia de praias de Zakynthos

Guia de praias em Zakynthos: precisamos voltar!

Nós exploramos muitas praias em Zante, mas ainda ficou faltando muita coisa! O deslocamento pela ilha é lento, por causa das distâncias e limitação de velocidade! Essa lista do nosso guia de praias em Zakynthos é ampla, mas acredite: muita coisa ficou de fora! Nossa dica para quem vai conhecer essa ilha mágica:

Aproveite ao máximo sua temporada em Zakynthos! Além da óbvia Navagio Beach, vá conhecendo com calma primeiro as praias mais próximas da sua hospedagem, depois aquelas que te deixaram mais curioso. Se tiver tempo, vá explorando as outras regiões da ilha.

Viaje sem pressa, afinal quem disse que qualquer dia a gente não pode voltar para viver um pouco mais desse paraíso grego? Espera a gente Zante, qualquer dia a gente chega de novo por aí!

_______________

O post “As praias de Zakynthos, na Grécia: um guia completo pela ilha” faz parte de uma blogagem coletiva, com o tema Praias pelo Mundo. Confira abaixo a lista dos outros blogs participantes. Você também pode conferir os compartilhamentos da blogagem coletiva pelas redes sociais, com a postagem #praiaspelomundo.

Atravessar Fronteiras – Camps Bay Beach, na Cidade do Cabo, África do Sul
Destinos por onde andei… – Dia de praia em Miami
Let’s Fly Away – As belas praias de Trindade: par perfeito com Paraty
Ligado em Viagem – As praias de areia preta da Islândia
Mulher Casada Viaja – Búzios: o que fazer na parada do cruzeiro
Passaporte com Pimenta – Verão na Europa?! 7 praias imperdíveis na Catalunha – pertinho de Barcelona
Turistando.in – As praias da Ligúria, na Itália
Vou pra Roma – Dicas de praias na Itália

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Helen disse:

Simplesmente incrivel! Amei todas as dicas da Grecia, com certeza vou utilizá-las na minha viagem.

Rafael Cassemiro disse:

Olá Helen, a Grécia nós deixou extremamente encantados. E esperamos que seja assim também com você! Ficamos felizes que nossas dicas te ajudaram a montar seu roteiro!
Grande abraço e boa viagem!

Bezerra disse:

Pude conhecer essa praia ano passado em Zakynthos especialmente em Navagio Beach, simplesmente um espetáculo do outro mundo! Aconselho quem for, ir também na Blue Cave! E tomar um delicioso banho! Amei tudo

Rafael Cassemiro disse:

Olá Soraia,
Bateu até uma saudade de Zakynthos agora 🙂
Obrigado pelo comentário e boas viagens.

Juliana Moreti disse:

Primeira vez que li algo sobre Zakynthos foi aqui no teu blog e simplesmente amei! Navagio é a minha favorita!

Marcia disse:

Kléica, que post demais de lindo e útil. Eu sempre vejo imagens da Navagio, mas não sabia em qual ilha ficava e nem como chegar ao mirante famoso. Agora fiquei com vontade de ir! Você diz que foi em baixa estação, mas o clima estava ótimo, pelas imagens, quando você foi?

A Grécia faz parte dos meus sonhos desde minha infância, ainda quero muito conhecer. Navagio Beach é um desejo mais recente, mas um dia tenho certeza de que darei um jeitinho de conhecer também. Lindas as praias e cidades que mostrou aqui, um verdadeiro guia para quem deseja conhecer este destino maravilhoso.

Acho que perdi o fôlego! O FSV já havia me apresentado Navagio Beach e confesso que achei que era “só” isso que tinha pra fazer por aí, ainda sim já tinha anotado que era um passeio imperdível e agora você me vem com um guia desses? Santa ignorância da minha parte subestimar a Grécia! Acho que eu aceito a sugestão de passar uma semana nesse paraíso, passear de carro e depois fazer tudo de novo de barco (pequeno de preferência para entrar nas cavernas).

O que dizer sobre a Ilha das Tartarugas, e ver desova de tartarugas? Sonho com isso! Deve ser emocionante assistir!

Obrigada por contribuir com a minha infinita lista de destinos.

Que azul é esse, meu Deus!! E a praia tem razão de ser colocada na lista das mais lindas do mundo, que charme aquela água, aqueles paredões e o navio!!! Fantástico!

Lulu Freitas | Let's Fly Away disse:

Que lugar espetacular!!! Esse mar é simplesmente incrível! Fiquei surpresa de saber como a ilha é grande e não se resume à famosa Navaggio. Gostei muito de todas as informações.

Esta praia Navagio Beach é espetacular!!! Deu vontade de me jogar pra dentro do computador…
Demais mesmo… amei e já vai para a lista!
bacio de Roma

Edson Jr disse:

Olha a cor dessa água? É o que chama mais atenção, depois o barco naufragado e o carro quase caindo no mar! Hahaha… precisamos ir para a Grecia.