Mercados de Dubai: como visitar os 4 mercados mais importantes

Visitar os mercados de Dubai é ter a chance de fazer um mergulho na cultura e no cotidiano dessa cidade, tão famosa por suas atrações grandiosas.

E que fique claro: visitar os mercados de Dubai não necessariamente significa que você vai gastar dinheiro.

Os souks, como são conhecidos os mercados de Dubai, são lugares únicos e imperdíveis.

Para visitar os mercados mais antigos e tradicionais de Dubai, é preciso sair da cidade futurística e se deslocar até a cidade real. É ali em Deira, o centro da cidade, que você vai encontrá-los.

Foi isso que fizemos, e tivemos a oportunidade de conhecer uma Dubai completamente diferente da que tínhamos visto até então.

E para você já começar a se programar, já fique sabendo: fizemos um roteiro por 4 souks tradicionais de Dubai. É possível visitar todos em um único dia, e ainda vai sobrar tempo para visitar mais algumas atrações na cidade.

Confira então esse guia completo sobre os melhores mercados de Dubai e como você pode aproveitar melhor a visita nesses lugares incríveis:

Conheça 4 mercados de Dubai para visitar

Nesse roteiro, visitamos 4 mercados de Dubai. Dentre eles, apenas um não fica em Deira (centro antigo de Dubai): o souk Madinat Jumeirah fica pertinho do Burj Al Arab, na parte mais futurista e turística da cidade.

Já os outros 3 mercados (de ouro, de especiarias e de tecidos) ficam em Deira, o bairro antigo de Dubai. Eles ficam localizados bem próximos uns dos outros, e podem ser visitados num passeio a pé.

Para se deslocar entre o souk Madinat Jumeirah e Deira, você pode usar táxi ou transporte público.

E fique ligado: os mercados mais tradicionais de Dubai fazem uma grande parada para o almoço, quando as lojas fecham. Por isso, quando planejar sua visita a Deira, se programe para ir no começo da manhã ou final da tarde.

Souk Madinat Jumeirah

Vamos começar nosso roteiro pelos mercados de Dubai pelo único que não fica em Deira.

O Souk Madinat Jumeirah faz parte do complexo de entretenimento e resorts da rede Juemirah, a rede de hotéis mais luxuosa de Dubai (talvez do mundo).

Souk Madinat Jumeirah Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Esse mercado de Dubai está interligado com alguns dos principais resorts da cidade através de um canal artificial que sustenta o título de Veneza de Dubai.

As gôndolas são substituídas pelas abras, que são os táxis navegáveis dos países árabes.

A bordo de uma abra, você pode desbravar cantinhos e apreciar vistas diferenciadas do Burj Al Arab. Acaba sendo um passeio meio turistão, mas não podemos negar que tem sua beleza.

Não se intimide, pegue o seu táxi navegável e descubra uma outra Dubai, inclusive tendo a oportunidade de dar uma espiadinha nos luxuosos resorts que cercam os canais.

Depois do passeio de barco, vamos falar sobre o mercado em si.

O Souk Medinat Jumeirah é, na verdade, um mercado árabe tradicional, mas que recebeu traços mais modernos, na intenção de encantar os olhos e elevar a experiência dos turistas.

Começando pelo ar condicionado: esse mercado de Dubai é todo climatizado, coisa que não encontramos em nenhum outro Souk de Dubai.

As lojas são mais modernas e podemos encontrar até lojas de marcas conhecidas internacionalmente.

Mas tudo isso sem perder a pose. O Souk Medinat Jumeirah mantém um charme que remete ao estilo mais clássico dos mercados de Dubai.

Souk Madinat Jumeirah
Foto: Mayte Scaravelli

A arquitetura com as vigas de madeira e barracas expostas ao longo dos infindáveis becos do Souk fizeram com que eu me encantasse por esse lugar.

Pelos corredores, uma mistura dos tecidos, artesanatos, ouro e roupas típicas.

Para sermos justos, acho que podemos dizer que o Souk Medinat Jumeirah é algo como uma galeria disfarçada de um tradicional mercado árabe.

Souk Madinat Jumeirah
Foto: Mayte Scaravelli

Nem por isso, o local perde o seu encanto e particularmente eu achei esse mercado de Dubai o mais bonito e agradável para conhecer na cidade.

Ainda sobre a minha opinião, acho que o lado externo desse Souk é um ambiente diferenciado e merece atenção e um passeio. Uma pausa para captar o melhor ângulo do Burj Al Arab.

Se o dia estiver agradável, recomendo gastar parte do seu tempo sentada em um café ou restaurante admirando a vista e ou observando a diversidade de culturas que passam pelo local.

Minha dica: procure pelo Café Costa, e prepare-se para centenas de fotos!

Mercados de Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

E também, para terminar de falar sobre esse souk e passarmos para o próximo, sugiro que volte à noite ao Souk Medinat Jumeirah.

Irá se surpreender com um novo lugar. As luzinhas penduradas e a iluminação intimista pode ser o lugar perfeito para um jantar de despedida da cidade – ou pq não de boas vindas?

Gold Souk

Não menos turístico, mas muito mais tradicional, o mercado do ouro de Dubai é o lugar onde os locais compram ouro para as suas esposas.

Localizado no centro antigo de Dubai (Deira), aqui podemos ter contato direto com a população local de Dubai.

Talvez bata um choque de realidade. Onde estão os prédios gigantes, tortos e espelhados? Mas essa é a verdadeira Dubai. Seja bem vindo!

Entrar no mercado mais tradicional de Dubai pode ser um passeio mais rápido do que você imagina, o local é pequeno.

Não torça o nariz ao se decepcionar com as peças que fogem um pouco do nosso costume. Estamos longe das vitrines com joias de design tradicional, como HStern ou Vivara.

Por aqui é: ouro, muito ouro Inshalá!, como já diria Khadija, da novela O Clone (e acabei entregando minha idade…).

Mercado de ouro Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Em Dubai, você vai encontra peças muito amarelas, enormes e chamativas. A maioria têm entre 21 e 24 quilates. Nenhuma com menos de 18K.

E é por isso que as joias têm uma coloração amarela tão intensa. Na cultura árabe, é isso que mostra o poder financeiro de uma família e até mesmo o tamanho do amor de um marido pela sua esposa. Dá pra imaginar?

Gold Souk Mercados de Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Ah, e vale dizer: ligados nas oportunidades, os árabes estão aproveitando o constante movimento de turistas no Gold Souk para ampliar os negócios.

Enquanto passeava, fui abordada por inúmeros homens tentando me oferecer bolsas, sapatos, óculos, relógios de grifes (tudo réplica, que fique claro).

É só aceitar o convite que eles vão te levar para dentro da loja e oferecer uma quantidade enorme de produtos.

Quer comprar uma peça no Mercado do Ouro em Dubai? Siga as dicas:

Primeiro se informe qual é a cotação do dia do ouro. Em seguida coloque toda a sua habilidade e poder de negociação em jogo.

Quando chegar no preço ideal (para ambos os lados) proponha o pagamento em dinheiro, chore por mais um descontinho e negócio fechado! =D

Spice Souk

Do luxo do ouro, nossa próxima parada é no aromático mercado de especiarias em Dubai, também em Deira.

Uma paleta de cores e aromas inacreditável. Fiquei fascinada com esse lugar!

Conduzidos pelo delicioso cheiro das especiarias, visitar esse mercado de Dubai é uma verdadeira experiência sensorial!

Sem brincadeira, os comerciantes (muito simpáticos por sinal) te convidam para entrar nas lojas e mostrar o que eles tem de mais diferente.

Se você é do tipo que adora viver esse tipo de experiência e também gosta de se aventurar na cozinha, dedique um tempo para conhecer esse pequeno mercado em Dubai.

Comunicação não será um problema. Para vender eles tentam de tudo e alguns até arranham no português. Eles são extremamente atenciosos e excelentes vendedores.

Mercado de Especiarias Dubai
Foto: Mayte Scaravelli
Mercado de Especiarias Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Temperos, chás, ervas medicinais, é um mundo incrível esperando para ser explorado.

Se bem embalados e em pequenas quantidades, quem sabe você não volta para a casa com algum dos cheiros e sabores de Dubai na sua mala.

Textile Souk

O último mercado que nós visitamos foi o de tecidos. É aqui que as muçulmanas compram as shaylas (os seus lenços), um dos acessórios mais importantes da vestimenta de uma mulher árabe.

E como eu adoro um lencinho, aqui me senti no paraíso!

Vamos com calma, não saia comprando o primeiro que aparecer pela frente.

Loja após loja, fui descobrindo um tecido mais lindo que o outro. Como o mercado não é muito grande, vale a pena rodar para conhecer e voltar naquele que mais te agradou.

Os preços variam muito de uma loja para a outra, por isso é bom ter uma noção dos valores para que você saiba até onde pode chegar na negociação.

Os tecidos variam muito de qualidade, mas basta você se mostrar desconfiada que logo eles justificam o valor. Eles vão comparar um com o outro e dar uma aula sobre os tecidos.

Quanto maior for a sua compra, mais poder de negociação você tem (clássico). Por isso, encontre o melhor estabelecimento para comprar todos em um único lugar.

Em geral os vendedores são sempre muito simpáticos, então aproveite para pedir dicas de como colocar o lenço, eles terão o maior prazer de te ensinar diferentes formas.

Dica: Se você vai fazer o passeio pela mesquita de Abu Dhabi, saiba que para entrar, você precisa estar com a cabeça coberta. Aqui pode ser um bom momento para comprar um lenço lindo e arrasar nas fotos da mesquita.

Qual o melhor mercado de Dubai? Vale a pena ir em todos?

Passear pelos mercados de Dubai é uma oportunidade de poder conhecer melhor um pouco da cultura árabe.

É difícil escolher apenas um , cada um entrega um pedaço importante sobre a história da cidade e da cultura de seu povo.

Se vale a pena visitar todos os mercados? Com certeza! Os Souks de Dubai são bem diferentes uns dos outros, isso você já deve ter percebido.

Tirando o Souk Medinat Jumeirah, os outros três mercados de Dubai ficam Deira, localizados praticamente lado a lado. Além disso, são pequenos.

Rapidamente você conhece todos e vive uma experiência inesquecível dentro da cultura de Dubai.

Outras dicas de passeios em Dubai

  • Aquário de Dubai
  • Experiência do Deserto em Dubai
  • Experiência no Burj Al Arab
  • Visita a Abu Dhabi
  • Mesquita de Abu Dhabi

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Mayte Scaravelli
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *