O que fazer em Rouen: principais pontos turísticos

Rouen é a principal cidade da região francesa da Normandia e sempre aparece na lista das melhores cidades para fazer um bate e volta a partir de Paris.

Como fica a apenas uma hora e meia de trem, é muito comum encontrar viajantes que se programam para fazer um roteiro de 1 dia em Rouen.

Se você também está procurando o que fazer em Rouen, estamos aqui para te ajudar!

Nós fizemos uma road trip pela Normandia e escolhemos Rouen como cidade-base para explorar a região. Foi uma ótima escolha, já que a localização é estratégica para quem planeja se deslocar pelas cidades vizinhas.

Mas não é só isso: Rouen é um daqueles destinos perfeitos para os amantes de história. Uma cidade que conseguiu se reerguer depois da destruição pela guerra, redesenhando uma arquitetura tradicional que caracteriza a cidade desde a Idade Média.

Uma cidade que traz a memória viva de Joana D’Arc.

Você sabia que foi em Rouen que essa heroína francesa foi queimada na fogueira pela Inquisição?

Voltamos pra casa impressionados com tanta história espalhada pelas ruas, nas paredes e nas igrejas de Rouen.

Como o centro histórico é relativamente pequeno, é fácil percorrer tudo a pé e encaixar os principais pontos turísticos de Rouen em um roteiro de 1 dia.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

Um pouquinho de história: porque conhecer Rouen

Rouen é a capital da Normandia e também uma das maiores cidades da região. A cidade fica bem às margens do rio Sena e essa localização estratégica sempre foi cobiçada por diferentes povos.

E a gente sabe o que isso quer dizer, né? Guerra, muita guerra.

Desde os conflitos ancestrais entre romanos e vikings, até as invasões inglesas na Idade Média e as mais recentes ocupações nazistas na Segunda Guerra Mundial, Rouen entra na história como cenário essencial para diferentes enredos e personagens.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

A mais icônica dessas histórias talvez seja a de Joana D’Arc. A guerreira francesa foi queimada ali mesmo, na praça principal da cidade, durante uma invasão inglesa. A fogueira da Inquisição colocou seu nome para sempre na história como a jovem heroína de um país inteiro.

Com tantas lutas, a cidade precisou se reconstruir muitas vezes. Mas em todas elas, Rouen sempre cuidou de devolver à vida uma de suas marcas registradas: a arquitetura enxaimel, clássica da Normandia.

As maisons à colombage, com as colunas de madeira aparente, estão por toda parte, especialmente no centro histórico de Rouen.

Por outro lado, ainda é possível ver os sinais desses confrontos pela cidade. As marcas de bombas em uma das paredes do imponente Palácio de Justiça foram mantidas, como um memorial dos tempos difíceis da guerra e força de Rouen.

Mas nem só de guerras e heróis vive a capital da Normandia. Temos arte, muita arte. A cidade inspirou artistas mundialmente conhecidos, como Monet e Renoir, que pintaram inúmeros quadros que atestam suas belezas.

Além de um dos melhores museus de arte da França, temos também bares e uma vida noturna movimentada, para mostrar que Rouen é uma cidade que pulsa de dia e de noite.

Vale a pena montar um roteiro de um dia, no estilo bate e volta. Ou ficar mais um pouco em Rouen, por que não? Vem descobrir essa simpática cidade com nossas dicas sobre o que fazer em Rouen.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

O que fazer em Rouen: principais pontos turísticos

Rouen é uma cidade ótima para caminhadas. As principais atrações ficam perto do centro, então é muito fácil explorar a cidade em um dia.

Você pode fazer tudo por conta própria, ou contratar um guia local que vai oferecer informações extras (veja uma opção interessante de guia em Rouen aqui).

Arquitetura do centro histórico de Rouen

Em meio a lojas e restaurantes, a arquitetura enxaimel está por toda a parte. Hastes de madeira verticais, horizontais e até inclinadas dão a beleza estética desse estilo de construção.

Aqui e ali, uma igreja ou uma mansão gótica dão constraste e chamam a atenção para seus detalhes.

Grande parte das ruas do centro de Rouen são exclusivas para pedestres, então aproveite para apreciar tudo com calma.

O centro histórico de Rouen sofreu muito com a destruição da Segunda Guerra Mundial, quando um quarto das casas em estilo enxaimel foram completamente queimadas.

Uma reconstrução multi-milionária foi necessária para trazer de volta essas casinhas multi-coloridas para o centro da cidade.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

Hoje, existem cerca de 2000 casas em estilo enxaimel no centro de Rouen, sendo que metade delas passou por algum tipo de restauração. Desse total, 227 casas são consideradas monumentos históricos.

Números impressionantes que fazem de Rouen uma das 6 cidades com maior patrimônio arquitetônico da França.

Um dos principais lugares onde você pode apreciar esse estilo arquitetônico preservado é nos arredores da Igreja de Saint-Maclou. Lá, é ainda mais evidente uma outra curiosa característica arquitetônica de Rouen.

Como na Idade Média a taxação era feita sobre o tamanho do terreno, uma manobra fiscal era diminuir ao máximo a base das casas e crescer os prédios para cima e para os lados.

Os edifícios de Rouen se tornaram irregulares, com segundos e terceiros níveis que cresciam para cima das calçadas e em direção ao prédio vizinho.

Esse tipo de construção foi proibida durante o século XV, para evitar incêndios desastrosos, mas ainda é possível ver os prédios “tortos” no centro da cidade.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

Catedral de Rouen

A ‘cidade das 100 torres de sinos‘, como dizia Victor Hugo, tem uma série de igrejas encantadoras. Mas nenhuma delas é mais magnífica que a Catedral de Rouen.

De tão grande, é difícil arrumar um cantinho na pequena praça para enquadrar toda a catedral de Rouen em uma foto. A torre central é o ponto mais alto e é ela que dá a essa igreja o título de uma das mais altas da França.

Gótica, linda, complexa. Preste atenção aos detalhes. Olhe para cima e perceba que a imponente Notre Dame de Rouen tem uma torre diferente da outra. Uma beleza imperfeita, que nasce da falta de simetria.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

A Catedral de Rouen foi construída no século XII, mas com tanta guerra, foi destruída e restaurada várias vezes.

A visita ao seu interior é gratuita e lá você pode ver o túmulo de Ricardo Coração de Leão (Duque da Normandia) e de Carlos V (rei da França).

Da construção original, hoje resta a cripta – com acesso por visita guiada (que ocorre diariamente em horários determinados).

Essa igreja é uma obra-prima arquitetônica, que pode ser apreciada também em obras-primas da pintura, sabia?

Da janela de seu ateliê, no primeiro andar de um prédio em frente à catedral, Monet pintou nada menos que 31 quadros inspirados nessa igreja. Uma série de pinturas conhecida como Catedral de Rouen.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

O pintor treinava suas técnicas de luz e perspectiva, tentando mostrar as nuances da fachada em diferentes horas do dias e épocas do ano.

Na pequena praça, no final de ano acontece um dos tradicionais mercados de Natal da Europa. E entre junho e setembro, a prefeitura promove um show de luzes na fachada da catedral que deixa tudo ainda mais bonito!

O escritório de turismo de Rouen fica bem em frente à igreja e é um ótimo lugar para pegar mapas, alugar um audio guia da cidade e descobrir mais informações sobre o que fazer em Rouen!

Outras igrejas de Rouen

Uma cidade não fica conhecida como a cidade dos mil torres de sino à toa. Rouen tem várias outras igrejas que vale visitar. Falando de igrejas góticas, Rouen tem algumas das mais belas da França.

Anote os nomes das mais impressionantes: igreja de Saint-Maclou (um dos tesouros góticos da França) e a abadia de Saint Ouen (com sua luz interior maravilhosa e órgão majestoso).

Gros-Horloge

Saindo da Catedral, uma pequena caminhada em uma linha reta pela Rue de Gros-Horloge, vai te levar até o ponto turístico mais fotografado de Rouen.

O Gros-Horloge, que em bom português quer dizer o Grande Relógio de Rouen. Você já viu de perto um relógio astronômico?

Mas não pense apenas no destino final da caminhada. Vá prestando atenção a cada passo. Nessa rua, existe casas em estilo enxaimel construídas antes mesmo da morte de Joana D’Arc (1431).

O relógio astronômico de Rouen é hipnotizante. Como não se encantar com o mostrador renascentista exibindo 24 raios de sol repousando sobre um céu de azul profundo?

Um relógio cheio de detalhes e muitos segredos, que ainda mostra as fases da lua e os dias da semana.

Você sabia que o relógio de Rouen só tem o ponteiro das horas? E que por muitos anos foi responsável pelas batidas do toque de recolher na antiga Rouen?

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

O Gros-Horloge repousa em uma arcada renascentista e é um dos mecanismos de relojoaria mais antigos da Europa ainda em funcionamento! 

É possível visitar o interior do relógio, que além de uma viagem no tempo, te leva até uma das vistas mais bonitas de Rouen.

Ah, bem ao lado do relógio fica o Delirium Café Rouen, para quem ama um Turismo Cervejeiro! 😉

Place du Vieux Marché e Igreja de Joana D’Arc

As casas multi-coloridas em estilo enxaimel dão um toque de aquarela à praça mais importante de Rouen, a Praça do Antigo Mercado (Place du Vieux Marché).

Os restaurantes e bares dão o tom de música e movimento, de dia e de noite. A Place du Vieux Marché tem de tudo um pouco. É um ótimo lugar para jantar e curtir a noite em Rouen.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

Ali fica o maior mercado de Rouen e outros mercados menores, além de muitos outros fragmentos da história da cidade. Para ver a animação da feira acontecendo, visite a praça durante a manhã.

No meio da praça, está a igreja dedicada a Santa Joana D’Arc. Aqui, quebra-se o padrão das igrejas góticas de Rouen.

Seu formato moderno e inusitado foi projetado para lembrar a fogueira que queimou ali há centenas de anos, encerrando a vida da jovem guerreira francesa.

No local exato da fogueira, hoje há um mastro enorme com uma cruz. Ao lado dele, uma estátua em tamanho real de Joana D’Arc.

Não deixe de entrar na igreja. A visita é gratuita e os vitrais são lindos! Um segredinho: esses vitrais foram retirados de um outro templo medieval da antiga Rouen.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

Museu de Belas-Artes de Rouen

Um dos museus de Belas-Artes mais maravilhosos da França está em Rouen, e com entrada gratuita!

Abre todos os dias (exceto terças) das 10h às 18h e se destaca pela coleção de todo tipo de arte (desenhos, pinturas, esculturas e mais) e também pela arquitetura linda de morrer!

A Normandia é considerada o berço do impressionismo e se há um lugar onde essa escola pode ser admirada na região, esse é o Museu de Belas Artes de Rouen.

Além de admirar um dos quadros da coleção Catedral de Rouen de Monet, você vai conferir obras de Ingres, Delacroix, Moreau, Degas – a maior coleção de impressionistas fora de Paris.

Mas nem só de impressionismo vive esse museu incrível. Você ainda pode conferir obras de Rubens, Caravaggio e Velázquez, só pra dar alguns exemplos.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

Torreão de Joana d’Arc

Mais alguns metros e você chega numa curiosa torre. Pode parecer estranho ver um torre assim deslocada no meio da cidade, mas isso é tudo que restou do antigo castelo de Rouen.

Foi nesse local que Joana D’Arc ficou presa antes de sua morte e a visitação ao seu interior é gratuita.

A torre fica pertinho da Gare Rouen, a estação de trem da cidade. Então o Torreão de Joana d’Arc será uma das primeiras coisas que você vai ver na cidade, se chegar de trem. Dentro da torre funciona um ‘escape game‘ baseado na história da cidade.

Se você viajar com os amigos, pode ser um programa curioso e divertido para fazer em Rouen.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

Se você quer saber mais sobre a história de Joana D’Arc, pode visitar um museu completamente dedicado a ela, que também fica no centro de Rouen. O Historial de Joanne d’Arc funciona no antigo palácio do arcebispo de Rouen.

A história conta que foi nesse lugar que a sentença de morte da nossa heroína foi proclamada. O museu é interativo e emocionante, se você tem tempo vale a visita!

Um extra: Se o dia estiver bonito, aconselho a esticar a caminhada um pouco mais e dar uma voltinha pelas margens do Rio Sena. É uma área aberta e com muito verde, bem agradável para caminhadas.

Como chegar em Rouen

Nós montamos um roteiro de carro pela Normandia, por isso viajamos de carro para Rouen – e de lá exploramos Giverny, Honfleur, Les Andelys, Etretat e muitas outras belezas dessa parte da França.

Para alugar um carro, fizemos uma cotação com a RentCars e escolhemos um modelo econômico com mala grande (pra caber nossas 2 bagagens).

Usamos o Waze (compramos um chip de dados internacional). Dirigir na França foi muito tranquilo e ainda vou fazer um post aqui sobre a experiência!

Além do carro, Rouen é uma cidade que pode ser facilmente acessada de trem, de ônibus ou com grupos de turismo saindo de Paris (os famosos bate e volta).

De trem: Saindo de Paris, a saída do trem TGV é a partir da Gare Saint-Lazare. Você desembarca na Gare de Rouen, bem perto do Torreão de Joana d’Arc e a uma curta caminhada do centro histórico da cidade. O percurso de trem demora em média 1:10h.

O que fazer em Rouen, na Normandia da França

De ônibus: a empresa é a OuiBus e saída de Paris é na estação La Defense. O desembarque em Rouen é no centro da cidade. A viagem (sem trânsito) dura em média 1:30min também.

Grupos de bate e volta de Paris: Você pode comprar o passeio completo saindo de Paris até Rouen, acompanhado de um guia. Uma empresa que conheço e confio e que oferece esse passeio até Rouen é a Get Your Guide.

Onde se hospedar em Rouen

A dica é ficar no centro da cidade, próximo aos principais pontos turísticos. Veja aqui algumas ofertas de hospedagem em Rouen.

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Gabriela disse:

Estou me programando para uma viagem pela
Normandia e Bretanha e confesso que seu blog me inspirou muito sobre Rouen. Vou passar dois dias na cidade e estava meio desanimada sobre o que fazer, mas dei a sorte de encontrar suas informações, tão detalhadas e interessantes. Obrigada!

Lila Cassemiro disse:

Que comentário maravilhoso, Gabriela. Fiquei muito feliz em saber que gostou do conteúdo. Eu fiquei encantada por toda a Normandia. Espero que você se divirta por lá. Na Bretanha, conhecemos apenas Saint Malo (tem post aqui) mas também a cidade linda!

Márcia Falcão disse:

Bom dia! Vim pegar as suas dicas e amei! Estou indo de carro de Paris a Rouen. Sou de Recife e morando em Portugal, passarei uma semana em Paris e não poderia deixar de conhecer Rouen. Obrigada. Beijos

Klécia disse:

Oi Márcia! Que bom que gostou! Espero que aproveite e brinde muito, a cidade é bem charmosa!