Château Gaillard e Les Andelys: explorando o vale do Rio Sena

Vou ser bem honesta desde o começo. Antes de planejar a viagem pela Normandia na França, eu nunca tinha ouvido falar no Château Gaillard. A pequena cidade de Les Andelys, às margens do Sena, também era novidade para mim. Então você pode estar se perguntando como decidimos visitar Les Andelys e o Château Gaillard durante a nossa primeira road trip pela Normandia.

Quem deu a dica para conhecer esse lugar lindo e cheio de história foi o escritório de turismo da Nova Normandia. A maioria dos viajantes que visita a Nova Normandia está em busca da sua atração  mais famosa: os jardins de Claude Monet em Giverny. Mas quem procura dicas locais para ir além do básico acaba achando esses pequenos tesouros pouco explorados por turistas.

E foi assim que visitamos Les Andelys e o Château Gaillard no mesmo dia que conhecemos os jardins de Monet! O combo perfeito!

Leia também: Giverny: 5 coisas para saber antes de ir

Les Andelys e Château Gaillard, Normandia na França

Les Andelys e o Château Gaillard: porque vale a pena conhecer!

Les Andelys está encravada num bonito vale cercado de colinas. Ali, às margens de uma das principais curvas do Rio Sena, a geografia privilegiada enche os olhos e o coração. O rio segue seu trajeto sinuoso, naquelas águas que vieram desde Paris e vão seguir até o mar.

Em cima da maior colina da região, dominando o vale, estão as ruínas do Château Gaillard. Erguido em 1196, o castelo de Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra, ficou pronta em menos de 2 anos.

Les Andelys e Château Gaillard, Normandia na França

Opa! Mas a gente não estava na França? Como assim castelo do rei da Inglaterra? É, o Château Gaillard tem muita história pra contar!

Pra explicar de maneira rápida: no maior estilo ‘Game of Thrones”, nos tempos medievais Ricardo Coração de Leão acumulava os títulos de rei da Inglaterra e Duque da Normandia. Para proteger o acesso ao mar e à cidade de Rouen, então capital da Normandia, o duque tratou de construir essa fortaleza militar para proteger seus domínios das ambições do rei da França, Philippe Auguste.

Duas vilas cresceram ao redor do castelo, graças à prosperidade desses tempos. Embora o castelo hoje esteja em ruínas, Petit-Andely e Grand-Andely sobreviveram aos séculos e se uniram para formar a charmosa cidade de Les Andelys, que hoje a gente pode visitar para apreciar uma das mais belas vistas do Sena.

 

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem!
Viaje tranquilo, seguro viagem é essencial! Ganhe 5% de desconto na Seguros Promo com o cupom FUISERVIAJANTE5. E mais 5% OFF no pagamento de boleto! Faça já sua cotação!

As ruínas do Château Gaillard

Sem sombra de dúvida, as ruínas do Château Gaillard são a principal atração de Les Andelys. O castelo é considerado Monumento Histórico desde 1862. Quando visitamos, encontramos alguns grupos de turistas por lá. A maioria deles eram franceses, em busca dos segredos e histórias de seu país.

Les Andelys e Château Gaillard, Normandia na França

Adoramos visitar esses lugares que ainda são pouco explorados. Parece que estamos descobrindo um tesouro escondido, né? E não dá pra sentir que descobrimos mesmo um grande tesouro com essa vista? Lá de cima, na área de estacionamento a gente tem uma vista privilegiada tanto do castelo quanto da cidade, lá embaixo. Uau!

A história do lugar é impressionante. Como se constrói um castelo em só dois anos, gente? E ainda uma fortaleza militar com o que havia de mais moderno na época. Há uma lenda que circula na região que na verdade foi um ano só. Será possível?

O problema é que Ricardo Coração de Leão morreu em 1199, um ano depois da inauguração. E seu irmão, rei John, acabou perdendo a briga com a França. As tropas francesas atacaram e invadiram a fortaleza.

Les Andelys e Château Gaillard, Normandia na França

Conta a lenda que o castelo era tão bem protegido que os franceses só conseguiram entrar pelas latrinas. Mesmo assim, só depois de muitos anos de resistência. Essa conquista marcou a anexação da Normandia pela França.

O castelo ainda serviu de prisão e defesa militar durante a Guerra dos Cem Anos. Mas no governo de Henrique IV o castelo começa a ser destruído até restarem as ruínas que vemos hoje.

Les Andelys e Château Gaillard, Normandia na França

Só por essa viagem na história eu diria que vale a pena visitar as ruínas do Château Gaillard. Mas não é só isso. Ainda tem a vista!

Les Andelys

As vilas medievais ao redor do castelo cresceram para formar a cidade dos dias de hoje. Grand Andely, uma antiga cidade romana, e Petit Andely, uma vila de pescadores à beira do Sena, se uniram para formar a cidade no plural: Les Andelys.

Les Andelys e Château Gaillard, Normandia na França

Les Andelys e Château Gaillard, Normandia na França

Uma cidade pacata, com muito mais locais que turistas. A cidade convida para descobrir suas belezas naturais e o charme da sua arquitetura tradicional. Não deixe de ver a Église Saint Sauveur, construída no século XVI em estilo gótico e renascentista.

Les Andelys e Château Gaillard, Normandia na França

A dica aqui é gastar um tempo caminhando sem rumo, aproveitando a vista do Rio Sena e a calmaria da cidade. Les Andelys tem apenas 8000 habitantes, a cidade é pequena mesmo – mas muito linda!

Explorando a cidade, aproveite para visitar o museu Nicolas Poussin (nomeado em homenagem ao famoso pintor francês do século XVII, que nasceu na cidade). Ele conta a história da cidade desde as ocupações pré-históricas até os dias de hoje.

Por conta da geografia e charme da cidade, Les Andelys é considerada uma das cidades mais bonitas às margens do Rio Sena. Por isso, um passeio às margens do rio é indispensável. Ah, e não esqueça de olhar pra cima e impressionar com a imponência das ruínas do Château Gaillard, que sempre vigiam a cidade.

Leia também: Como visitar a casa de Monet e os jardins de Giverny na França

Les Andelys e Château Gaillard, Normandia na França

Como visitar Les Andelys e o Château Gaillard

Les Andelys fica a aproximadamente 90 quilômetros de Paris e a apenas 25 km de Giverny. Nós usamos Rouen como base na Normandia, e em um dia visitamos Giverny e Les Andelys.

>> Reserve sua hospedagem em Rouen! Aproveite as ofertas!

A geografia é privilegiada e aqui o vale tem uma das mais belas vistas do rio Sena. A beleza natural impressiona, tem todo o apelo histórico das ruínas e mais várias trilhas nos arredores para os aventureiros.

Quem vem de carro, consegue facilmente combinar Les Andelys e Giverny (e até Vernon). Quem vem de transporte público precisa ir de Paris até Gaillon-Aubevoye. De lá, basta pedir um ônibus ou táxi até Les Andelys.

A visitação no Château Gaillard fecha às terças-feiras. Nos outros dias, funciona das 10h-13h, e das 14h às 18h. A primeira parte das ruínas fica aberta o ano todo. Durante os meses mais frios (de novembro até começo de abril), parte das ruínas tem acesso limitado aos visitantes.

+ Dicas de francês para viajantes

Les Andelys e Château Gaillard, Normandia na França

Vai viajar de carro pela Normandia?

A boa notícia é que as principais atrações da Nova Normandia podem ser exploradas em um dia. Você pode combinar a visita a Giverny e casa de Monet, dar uma passadinha por Vernon e ainda conhecer Les Andelys e as ruínas do castelo Gaillard. Vai ser um dia bem cheio, mas repleto de beleza e história!

> Para alugar carro mais barato na Europa, faça uma cotação com a RentCars. Aproveite o seguro incluído e o pagamento em reais (sem IOF), e parcele o valor em até 12 vezes.

Gostou das dicas de Les Andelys? Que tal ajudar o blog?

Sabia que você pode ajudar nosso blog? Reserve seu hotel em Rouen com os links aqui do site! Você aproveita as ofertas do Booking.com e ainda ajuda muito nosso site – sem pagar nada a mais por isso!

 

____
Nós visitamos o Château Gaillard a convite do escritório de turismo de Nouvelle Normandie. Apesar disso e em respeito aos nossos leitores, tudo que descrevemos no post reflete a nossa experiência real no destino.

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *