Como fazer panqueca americana – receita simples e fácil!

As panquecas americanas são um clássico entre as comidas típicas dos Estados Unidos.

Essa receita de panquecas americanas é um sucesso nos cafés da manhã de domingo aqui em casa. São rápidas de fazer (ideal para aquele dia que você acorda um pouco mais tarde e, ainda assim, quer um café da manhã de cinema).

Além disso, ficam incrivelmente fofinhas. É preciso deixar bem claro de antemão que as panquecas americanas são diferentes daquelas que estamos acostumados no Brasil (que tem a massa fininha).

Essa receita de panquecas americanas é muito fiel à receita tradicional e rende panquecas fofinhas e deliciosas pra comer com manteiga, caramelo ou com a geléia que você mais gostar. Como um típico americano faria!

Sem exagero: parece que essas panquecas podem nos transportar direto para os Estados Unidos em uma garfada!

Então vamos lá! Anote os ingredientes e como fazer panquecas americanas fofinhas e deliciosas. O rendimento é de 8 a 10 panquecas.

Receita de panquecas americanas

Ingredientes para as panquecas americanas:

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de leite

2 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de manteiga (derreta para usar)

1 colher (chá) de fermento em pó

1 ovo

1 pitada de sal

Como fazer:

Pra começar, você deve misturar os ingredientes secos (a farinha, o sal, o açúcar e o fermento) e reserve.

Num outro pote, junte a manteiga derretida, o leite e o ovo. Misture tudo.

Nesse momento, junte os dois reservados – os líquidos e os secos – e misture. Mas atenção: não precisa bater muito, só misturar o suficiente pra ficar homogêneo.

E agora um segredinho: quando a massa estiver homogênea, pare de mexer e deixe a massa das panquecas americanas descansar por aproximadamente 2 minutos. Isso vai ajudar sua panqueca a ficar mais fofinha!

Bem, chegou a hora de assar. Aqueça uma frigideira anti-aderente. Se sua frigideira não for anti-aderente, pode usar um pouco de manteiga na assar as panquecas.

Quando a frigideira estiver bem quente, encha uma concha e coloque um tanto de massa bem no centro da panela, suficiente para uma panqueca.

Para não perder o ponto de virar, fique de olho nas bordas. Elas vão começar a ficar secas e levemente douradas, e vão aparecer vários bolhinhas de ar no centro da massa.

Ponto de virar panqueca americana
Foto: Fui Ser Viajante

É isso! Nesse momento, venha com uma espátula e vire sua panqueca americana. Mais uns 2 minutos assando do outro lado e pronto.

Retire da frigideira com a espátula e coloque num prato. Repita o processo até acabar a massa. Essa receita rende em média 8-10 panquecas, o que dá uma torre de panquecas de respeito para um café da manhã para duas pessoas!

Para servir, você pode fazer do jeito americano mais simples: colocar um bloco de manteiga em cima da panqueca quentinha. Ele vai derreter e aí é só se deliciar.

Panqueca americana com manteiga
Foto: Fui Ser Viajante

Você também pode servir com mel, geléias e frutas, ou ainda comprar no supermercado o famoso Syrup no mercado, que é o xarope de bordo que os americanos também usam muito para comer com panquecas.

Como o syrup é costuma ser bem caro para comprar pronto aqui no Brasil, nós experimentamos uma alternativa mais barata (e sou capaz de dizer, até mais deliciosa): o caramelo!

Panqueca americana com caramelo
Foto: Fui Ser Viajante

Olha aqui embaixo a receita de caramelo que usamos aqui em casa para comer com panquecas americanas:

Ingredientes para o caramelo da cobertura:

100 g. de açúcar

100 g. de creme de leite (pode ser o fresco ou o de caixinha, mas com o fresco fica mais saboroso)

1 colher (sopa) de manteiga

1 pitada de sal

Como fazer:

Basta colocar uma panela com açúcar o fogo médio , e deixar derreter. Quando o açúcar derreter completamente, desligue o fogo e junte o creme de leite. Misture bem.

Pra completar, junte a manteiga e o sal pra finalizar. Mexa bem e pronto!

É só derramar por cima das panquecas americanas e ser feliz! Pra finalizar, pode usar frutas vermelhas e fazer um polvilhado com açúcar de confeiteiro!

Vídeo da receita de panquecas americanas

Quer ver a gente fazendo a receita em vídeo? Publicamos a receita no nosso IgTV, confira aqui:

https://www.instagram.com/tv/CAlVfwAgRRc/?igshid=15trcwjyqljqc

E aí, gostou da receita de panquecas americanas? É bem fácil, viu?

Então faz assim: se você testar a receita em casa, volta aqui nos comentários e conta pra gente o que achou!

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Diego disse:

Adorei a dica de como fazer panquecas americanas. Vou tentar fazer no final de semana! Parece que ficam uma delicia!