Comidas típicas dos Estados Unidos

Pratos típicos dos Estados Unidos | Não sei vocês, mas uma das nossas atividades favoritas ao viajar é provar a comida local. O que está na mesa de um país faz parte da sua cultura, ajuda a entender sua história, e abre portas para sabores únicos (e experiências bem saborosas).

E vai por mim: antes de viajar, é sempre bom pesquisar sobre os pratos típicos e os ingredientes usados na culinária local. Não só pra saber quais são, mas para aumentar a curiosidade pelos sabores novos que você vai descobrir.

Como somos fãs de provar sabores locais, aqui no blog tem outros posts falando da gastronomia de muitos destinos: pratos típicos da Grécia, da Espanha e de Portugal são só alguns exemplos.

Agora chegou a vez de falar da terra do Tio Sam. Você já se perguntou quais são as comidas típicas dos Estados Unidos? Não vale dizer ‘hamburger’, hein?

Pois é, nem sempre é tão fácil citar os pratos típicos dos Estados Unidos. Por isso, reunimos nessa lista alguns dos pratos tradicionais americanos para que você já fique esperto e procure lugares para prová-los na sua próxima viagem ao país.

E atenção: não espere encontrar hamburger e hot dog por aqui. Fizemos questão de reunir os pratos mais ‘exóticos’ da gastronomia típica dos Estados Unidos – ou pelo menos que são mais diferentes da nossa cultura.

E vamos contar algumas curiosidades sobre a origem de cada prato e como ele se tornou popular, porque vocês já sabem que a gente adora misturar tudo com um pouco de cultura e história, né?

Vamos nessa?

14 pratos típicos dos Estados Unidos

Apple Pie

Nos Estados Unidos há um ditado que diz “americano como torta de maçã” (em tradução livre) por um motivo: esse doce é uma instituição nacional.

A simples combinação de açúcar, massa amanteigada e maçãs em fatias produz a sobremesa que é um dos símbolos do país, levando muitas pessoas a dedicaram sua vida inteira a aperfeiçoá-la.

A torta de maçã é tão difundida como símbolo nacional, que é até mais conhecida como American Pie, e eu aposto que você já ouviu esse termo.

Apple pie, comida típica dos Estados Unidos
Foto: David Mark por Pixabay 

Provavelmente a primeira coisa que vem à sua memória é a série de filmes de comédia adolescente do final dos anos 90 e que teve cerca de dez continuações ao longo dos anos 2000 (você sabia disso?!).

Só que o termo já havia ficado famoso na cultura pop com a canção homônima de Don McLean em 1971. Tratava-se de um folk-rock que tinha uma letra enigmática e aberta a diversas interpretações. A canção foi regravada várias vezes, sendo a mais famosa a versão da Madonna de 2000.

Curiosamente, o prato não é originário dos EUA. Porém, foi por lá que se consolidou. Isso porque o país se tornou um dos maiores produtores da maçã no mundo, muito por conta de uma lenda envolvendo um cara chamado Johnny Appleseed.

Johnny teria viajado milhas e milhas, plantando árvores de maçã pelo país inteiro, desde os seus 25 até os 71 anos de idade.

A receita da Apple Pie é muito comum de norte a sul do país e a torta está presente em diversas ocasiões e celebrações, em especial no Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos, comemorado na 4ª quinta-feira de Novembro.

Texas Barbecue

Nós, brasileiros, temos paixão por churrasco. Os cariocas chegam a inventar ocasiões para fazer um, e sabem fazê-lo de forma deliciosa. Dizem que os gaúchos tem o melhor do Brasil (ainda não experimentei, aceito convites).

Da mesma forma, diz-se que os Argentinos e Uruguaios não apenas amam seus ‘assados’ como dominam uma técnica peculiar e deliciosa de prepará-lo. Também preciso conhecer. Além dos sul-americanos, outro povo que curte muito um churrasco é o Australiano.

Contudo, diz-se que os texanos vivem e morrem pela prática. Carnes defumadas em madeira mesquite e costelinhas são quase uma obsessão por lá.

Costelinha Barbecue - pratos típicos dos Estados Unidos
Foto: Laura Sweat por Pixabay 

E não é incomum ir a jogos de futebol (futebol americano, no caso) e ver a galera tomar áreas inteiras dos estacionamentos para um tipo de ‘esquenta’ pré-jogo. Esse hábito é chamado Tailgate e apesar de uma prática não autorizada, é extremamente comum e popular.

Peito de carne, costelinha de porco e linguiça estão entre os pratos mais conhecidos. O termo ‘texan barbecue‘ também pode se referir aos acompanhamentos que são tradicionalmente servidos ao lado das carnes defumadas.

As tradições europeias de defumar carne foram levadas para o Texas por colonos alemães e tchecos durante a metade do século XIX. Tradicionalmente, os açougueiros defumavam a carne restante que não havia sido vendida, permitindo que ela fosse armazenada por mais tempo sem estragar.

Como essas sobras se tornaram populares entre os migrantes da região, vários mercados de carne começaram a se especializar em carnes defumadas. E assim, o método texano de fazer churrasco acabou se tornando uma tradição e símbolo nacional.

Clam Chowder

O clam chowder é uma sopa de amêijoas (moluscos) bem comuns no estado de Nova Inglaterra. Existem muitas variedades de ensopados nos Estados Unidos, e mesmo do clam chowder.

Provavelmente inspirado nos ensopados de frutos do mar no norte da França e no sudoeste da Inglaterra, esse prato desembarcou pela primeira vez na Nova Inglaterra no início dos anos 1700.

Clam Chowder, comida típica americana
Foto: Cooker King on Unsplash

Em meados do século XVIII, as receitas começaram a aparecer nos jornais das colônias e, desde então, variações de Manhattan a Seattle passaram a fazer parte da culinária americana.

Reza a lenda que é quase ilegal visitar Boston sem experimentar o tal ensopado de mariscos da Nova Inglaterra. Ele é vendido em praticamente todos os lugares por lá e olha, sua aparência pode não ser das melhores, mas quem provou jura que é delicioso.

Quem decidiu misturar o marisco com batatas, carne de porco, creme de leite e ervas é um gênio. A maioria dos ensopados de molusco também é feita com cebolas ou aipo, enquanto alguns até acrescentam bacon.

Biscuits and gravy

Biscuits and gravy, que em uma tradução livre seria algo como ‘biscoitos e molho’, é um dos pratos mais populares do café da manhã rapidinho nos EUA, principalmente, nos estados do Sul.

Enquanto os britânicos criaram o biscoito, o molho característico dessa iguaria surgiu como uma opção de café da manhã mais barata no início da história americana.

Durante a Guerra Revolucionária, biscoitos e molho se tornaram um item básico entre as colônias sem comida e, assim, nasceu uma dos pratos típicos mais amados dos Estados Unidos.

Em lugares como Montana, onde as pessoas suam muito trabalhando em fazendas de cavalos, os biscoitos são comidos no café da manhã, envoltos em um molho branco grosso e coberto com pedaços de salsicha.

Sausage Gravy and Biscuits, comidas americanas
Foto: jeffreyw via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Algumas variações da receita incluem pedaços de bacon ou linguiça e pimenta do reino. Esse é um prato que traz a tradição de churrascos do Sul dos Estados Unidos logo na primeira refeição do dia.

Mac and cheese

A combinação de dar água na boca de macarrão e queijo vem de antes da fundação do país, há várias centenas de anos. Contudo, Thomas Jefferson é amplamente creditado por introduzir o prato tão amado na culinária norte-americana.

Depois de uma viagem pela Itália, Jefferson trouxe um fabricante de massas e queijo parmesão para Virgínia e serviu o prato em um jantar de estado em 1802.

O macarrão com queijo passou a ser o alimento mais popular entra as famílias americanas durante a Grande Depressão, em 1929.

Mac and Cheese, prato típico dos EUA
Foto: Ronaldo de Oliveira on Unsplash

Se você assistia (ou assiste, por que não?) à série Todo Mundo Odeia o Chris, certamente já viu o prato por lá. Mac and cheese é uma marca registrada dos lares norte-americanos e é servido até no dia de Ação de Graças.

O que me lembra de Chandler comendo um desses preparado por Monica em Friends, já que ele não come nada tradicional da data.

É bem fácil de fazer, e normalmente leva macarrão tubinho, ovos e bastante queijo.

Pancakes

Há uma grande chance de você já ter visto em algum filme, série ou até mesmo propaganda um personagem comendo panquecas e despejando uma calda sobre uma pilha delas.

Panquecas americanas, pratos dos EUA
Foto: piviso por Pixabay 

Elas são uma grande tradição no café da manhã por lá. E você já deve ter notado que elas são completamente diferentes das que nós, brasileiros, normalmente comemos no almoço ou no jantar.

As panquecas americanas são grossas, bem fofinhas, tem um formato circular, e geralmente são servidas com frutas e/ou calda. Também é bem comum virem acompanhadas de bacon, ovo e até mesmo chocolate.

A manteiga de amendoim, outro item bem típico dos EUA, também é muito popular para acompanhar as panquecas no café da manhã, assim como as geleias, reforçando a preferência por pratos altamente calóricos pela manhã.

Meatloaf

A maioria das famílias norte-americanas tem uma receita que é sua própria versão do tradicional Bolo de Carne, passada de geração em geração.

Normalmente, o meatloaf é feito com carne moída e temperos, e moldados em formato de pão, usando uma forma. Eles são assados e depois cobertos com molho ou apenas ketchup. Também pode ser servido acompanhado de molhos ou recheios.

Meatfloaf, comida típica dos estados unidos
Foto: RitaE por Pixabay 

Esse prato ficou famoso durante a Grande Depressão, quando as pessoas já não tinham muitas condições financeiras. O bolo de carne remete os estadunidenses à cozinha da mãe ou da vó.

Grits

Na primeira vez em que você experimentar grits, provavelmente se perguntará ‘ok, o que diabos é isso?!’ Nem mesmo encontrei uma tradução precisa para esse nome.

Trata-se de um prato feito de grãos de milho moídos e que pode ser bem variada em seu preparo e apresentação. É mais encontrado em versões salgadas, mas também podem ser doces.

Um prato clássico é camarão e grits, além de também ser um item popular do café da manhã, no lugar da aveia. De qualquer maneira, eles são bem satisfatórios, segundo quem o consome.

Shrimp and grits, camarões e grits
Foto: Cayobo via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Waffles

Esse é outro item bem comum de se ver em séries e filmes. A Eleven de Stranger Things, por exemplo, ama.

Trata-se de um prato bem simples, os menos favorecidos o fazem usando praticamente apenas farinha e água. No entanto, nas famílias com melhor poder aquisitivo, acrescentam-se ovos, leite e mel.

Waffles, pratos típicos dos Estados Unidos
Foto: Jill Wellington por Pixabay 

Os primeiros ‘ferros de assar waffle’, com o padrão característico de favo de mel, apareceram numa região onde hoje está localizada a Bélgica, por volta dos anos 1200, quando um artesão projetou e forjou ferros de cozinha.

A massa era derramada neles, pressionada e cozida no fogo. Ao chegar aos Estados Unidos, a antiga palavra francesa guafre foi traduzida inicialmente para o inglês antigo como wafla, e depois virou waffles.

Não se sabe exatamente qual a origem do prato (apenas que é europeia), porém, o waffle é um dos pratos típicos dos Estados Unidos mais consumidas, principalmente quando falamos de café da manhã.

S’more

Poucas coisas lembram mais férias em família e acampamentos, do que esta comida norte-americana clássica.

Apesar do nome soar como estranho para nós, é muito simples e comum: adicione uma camada generosa de marshmallow derretido a um biscoito cream cracker.

Coloque um pedaço de chocolate por cima e tampe com outro biscoito. Aguarde um pouco até o chocolate derreter. Pronto!

S'more - comida típica dos Estados Unidos
Foto: StockSnap por Pixabay

Provavelmente já deve ter visto algum grupo assando marshmallows na fogueira em um acampamento, só não tinha notado como eles são comidos, na verdade. Esse é um lanchinho delicioso para os fãs de comida agridoce.

Pumpkin Pie

Já notou que nos Estados Unidos, eles adoram abóboras? E não estou falando apenas da decoração de Halloween, eles usam muito abóbora na culinária também.

A torta de abóbora (ou Pumpkin Pie), por exemplo, está sempre presente no dia de Ação de Graças. Seus ingredientes mais comuns são a abóbora (aqui no Brasil é conhecida como do tipo Moranga), noz moscada, gengibre, canela e chantili.

Pumpkin Pie - pratos típicos dos Estados Unidos
Foto: Element5 Digital on Unsplash

Muita gente não sabe, mas as abóboras utilizadas no Halloween são utilizadas nessas tortas, afinal, o dia de Ação de Graças ocorre algumas semanas depois.

Tater tots

Batatas fritas também são amplamente amadas nos EUA, mas uma variação do acompanhamento bem popular, especialmente nas cafeterias das escolas são os Tater Tots.

Eles são reconhecidos por sua forma cilíndrica compacta e cobertura/casca crocante.

O nome “tater tot” é uma marca registrada da empresa americana de alimentos congelados Ore-Ida – que é subsidiária da Heinz desde 1965 -, mas tornou-se tão amplamente associada aos alimentos que é frequentemente usada como termo genérico. “Tater” é a abreviação de batata (potato).

Os bolinhos foram inventados em 1953, quando os fundadores da Ore-Ida tentavam descobrir o que fazer com restos de lascas de batatas cortadas.

Eles então picaram essas lascas, acrescentaram farinha e temperos, depois encheram os orifícios de purê e cortaram a mistura em pedacinhos.

Twinkies

Twinkies são uma espécie de ‘bolinho Ana Maria’ dos EUA. Originalmente, seu recheio era de creme de banana, mas mudou para baunilha quando as bananas ficaram escassas durante a Segunda Guerra Mundial.

Como se eles já não fossem deliciosos o suficiente, a Texas State Fair começou a moda de fritá-los. Despejados em óleo quente ou sua forma original, os Twinkies são amados.

Twinkies, comida típica americana
Foto: WikimediaImages por Pixabay 

De acordo com a Hostess Cakes, empresa detentora dos direitos de comercialização dos bolinhos, a guloseima foi inventada pelo gerente de padaria Jimmy Dewer em 1930.

No caminho para fazer uma apresentação de sua idéia, Dewer viu um cartaz da Twinkle Toe Shoes. Com isso, nasceu o nome adorável – e o doce saboroso.

Eles foram temporariamente retirados das prateleiras entre novembro de 2012 e julho de 2013 – quando a Hostess pediu falência. Desde que voltaram, seguem firmes e fortes como favoritos entre as comidas típicas americanas para intervalos e lanchinhos.

Reuben sandwich

Uma lenda diz que Reuben Kulakofsky, um comerciante judeu nascido na Lituânia e residente em Omaha, foi o inventor desse sanduíche, durante uma partida de poker realizada no Blackstone Hotel, em Chicago, entre 1920 e 1935.

O sanduíche ganhou fama local pela primeira vez ao entrar no menu de almoço do Blackstone Hotel, e sua fama se espalhou quando um ex-funcionário do hotel venceu um concurso nacional com a receita.

Porém, outra versão sustenta que o criador do sanduíche foi Arnold Reuben, o proprietário judeu-alemão da Delicatessen de Reuben (1908–2001) na cidade de Nova York.

Reuben Sandwich - comida típica americana
Foto: Patrick via Flickr [Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)]

Segundo uma entrevista com Craig Claiborne, Arnold Reuben criou o “Reuben Special” por volta de 1914.

Outras versões ainda dão crédito a Alfred Scheuing, chef do Reuben’s Delicatessen, e dizem que ele criou o sanduíche para o filho de Reuben, Arnold Jr., na década de 1930.

O que todos concordam é que o sanduíche de carne enlatada grelhado com queijo suíço, chucrute e molho russo, servido entre fatias de pão de centeio é uma delícia!

Outros pratos típicos dos Estados Unidos

Como dissemos no início do texto, é claro que poderíamos citar diversos outros pratos e guloseimas tipicamente estadunidenses.

Brownies, Hot Dogs, Hamburger, Fried Chicken, Cookies, Buffalo Wings… Todos esses pratos típicos dos Estados Unidos já ficaram famosos internacionalmente, e são consumidos em diversos outros lugares, até mesmo por aqui no Brasil.

Tentamos falar dos pratos típicos dos Estados Unidos que são mais curiosos ou até desconhecidos por aqui. Mesmo assim, se você sentiu falta aqui no texto de algum prato ou guloseima que se encaixa nesse grupo, fala aqui pra gente nos comentários.

E desses que estão aqui, quais você já comeu? Qual seu favorito? E qual você não conhecia mas ficou com vontade de experimentar na próxima viagem aos Estados Unidos?

Foto em destaque: Katarzyna Dziemidowicz por Pixabay 

Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Salivei aqui com este post hahaha Quanto a apple pie, prefiro as da Alemanha (strudel na verdade, mas eh a mesma ideia). Gostava muito da Key Lime Pie q vendia no hotel onde trabalhei no sul dos Estados Unidos hehehe e essas batatas Tater tots nem lembrava desse nome, mas era definitivamente o que eu mais comia e mais amava nos tempos do meu intercâmbio! Q saudades! E tomar café da manhã com mto waffles e panquecas naqueles dinners americanos com decoração dos anos 50/60? hahaha clássico! Ia pelo menos 1x por mês saindo do trabalho (às vezes tinha q trabalhar de madrugada)!

Um texto para mostrar que os pratos típicos dos Estados Unidos vai muito além de hamburguer e redes de fast food. Quanta dica delíciosa! Experimentei vários desses pratos ano passado, mas ainda tem um monte que entrou na lista agora! Adorei