10 cidades da Holanda para conhecer (além de Amsterdam!)

Cidades da Holanda que valem a pena conhecer | Está com passagem comprada para Amsterdam, e começou a se perguntar quais outras as cidades da Holanda que vale a pena colocar no roteiro? Esse post é pra você!

Separamos a lista das melhores cidades da Holanda para você conhecer – e que cabem num roteiro de trem ou de carro pelo país! Venha conferir as nossas favoritas!

Por que conhecer outras cidades da Holanda?

Desde o início do planejamento da nossa viagem para o país das tulipas e dos moinhos de vento, decidimos que queríamos conhecer outras cidades da Holanda além de Amsterdam.

Não me entenda mal. Adoramos cidades grandes e Amsterdam é uma metrópole incrível, daquelas de tirar o fôlego. Muita energia, sensação de liberdade, comida boa e cervejas, muitas cervejas. Tudo que a gente ama.

Mas, ultimamente, temos experimentado isso de explorar mais o interior dos país que visitamos. Conhecer destinos que nem sempre entram nos roteiros tradicionais.

Aproveitamos que era a melhor época do ano para visitar a Holanda (primavera!) e montamos um roteiro de carro pela Holanda (com direito a uma esticadinha pela Bélgica).

O resultado foi uma viagem incrível, com um roteiro cheio de tulipas, queijos, moinhos de vento e o charme pitoresco que você só encontra nas cidades da Holanda mais pro interior.

Foi uma experiência incrível poder conhecer um pouco mais desse país tão pequeno, mas que tem tanto a oferecer.

Nesse post, vai a lista das cidades da Holanda que conhecemos, nossa experiência em cada uma delas e a opinião sincera daquilo que gostamos muito (ou do que não gostamos tanto assim).

10 cidades da Holanda para colocar no seu roteiro

Aqui está a lista completa das 10 cidades da Holanda que nós colocamos no roteiro:

  • Lisse (Keukenhof)
  • Delft
  • Haia
  • Rotterdam
  • Haarlem
  • Zaanse Schans
  • Volendam
  • Tilburg
  • Kinderdijk
  • Alkmaar

Ainda tinha muitas outras cidades que ficaram de fora e eu queria ter conhecido? Com certeza, sempre tem.

Mas tentei fazer o roteiro bem diversificado, com cidades grandes, destinos históricos, vilas de pescadores, canais e barcos, muitas flores e moinhos de vento, claro! Um pouco de tudo que tem na Holanda!

Keukenhof (Lisse)

A grande motivação dessa viagem na primavera foi conhecer o parque de tulipas da Holanda, o mundialmente famoso Keukenhof.

Lisse, Keukenhof - Cidades na Holanda que valem a pena conhecer

No caso de você não saber, o parque de tulipas não fica em Amsterdam, mas sim numa cidade vizinha. A simpática Lisse fica a apenas 40 km da capital dos Países Baixos e é parada obrigatória para todo mundo que visita a Holanda durante a primavera europeia.

Veja mais sobre nossa visita ao Keukenhof.

Conhecer o Keukenhof foi a realização de um sonho. A estrutura do parque é muito bem montada. O Parque de Tulipas da Holanda me deixou com a impressão de ser a “Disney dos amantes de flores”, sabe?

Tudo é planejado para que nenhum turista volte para casa desapontado. Isso ficou bem claro pra gente, já que demos o “azar” de visitar a Holanda num ano de inverno super rigoroso, o que atrasou a floração nos campos.

Mesmo assim, conseguimos aproveitar a beleza de muitas tulipas floridas no parque, graças a um trabalho muito organizado de cultivo em estufas e transferência de flores para os jardins abertos, para encanto dos visitantes.

Além do parque Keukenhof, outra atividade interessante para fazer em Lisse é fazer um roteiro pelos campos de tulipa nos arredores do parque.

Você pode fazer isso de bicicleta (uma opção muito charmosa e que tem a cara da Holanda), ou fazer como nós fizemos.

Alugue um carro (nós fizemos a cotação e reserva com a RentCars, para pagar em reais e sem IOF) e faça seu roteiro pelos campos de tulipa na zona rural de Lisse e cidades vizinhas.

Se perder naquele mundo de flores é uma oportunidade incrível e inesquecível, que recomendo a todo mundo. Se puder, vá de carro para rodar mais livremente pelos campos da Holanda nessa época. Você não vai se arrepender.

Delft

Delft me ganhou pela simpatia. Uma das cidades da Holanda que me deixou mais encantada!

Passamos apenas meio dia explorando a cidade, mas já foi suficiente para me apaixonar pela cidade onde nasceu Vermeer, um dos mais famosos pintores holandeses.

Delft - Cidades na Holanda que valem a pena conhecer

A cidade se orgulha de ser a terra natal no pintor d’A Menina com Brinco de Pérola, mas não é só isso.

O coração de Delft é azul e branco, nas cores da porcelana tradicional que tornou a cidade rica e famosa durante a Idade Média.

Até hoje, passeando pela cidade, você encontra vitrines cheias com essas porcelanas. E encontra também canais, mercados de flores, antigas igrejas, lojas de queijos e mais.

Delft é aquele destino para arrancar suspiros. Nós temos um post inteirinho com dicas para aproveitar um dia em Delft ao máximo.

De certa forma, parece que a cidade parou no tempo e vai te transportar para uma Holanda de antigamente, onde você não precisa ter pressa pra nada.

Inclusive, se tiver tempo no roteiro, fique mais um pouco por lá. Depois que cheguei e conheci a cidade, me arrependi de não ter reservado um hotel para ficar pelo menos uma noite.

A cidade é tão pitoresca e convidativa que vale a pena pernoitar para aproveitar por mais tempo o clima gostoso dessa charmosa cidade da Holanda.

Reserve seu hotel em Delft na Holanda

Haia

Haia, The Hague, Den Haag. Um nome para cada idioma, você pode escolher como quer chamar a cidade que abriga a casa oficial da família real na Holanda.

Haia - Cidades na Holanda que valem a pena conhecer

Ficamos duas noites em Haia e não me arrependo nem um pouco! Quero voltar um dia, com certeza ficaria ainda mais tempo. Pense numa cidade acolhedora, simpática, cheia de atrações.

Haia tem museus incríveis, tem toda a parte das construções históricas no centro antigo, tem parques temáticos, bares com cervejas espetaculares, muita área verde, tem até praia!

Confesso que a cidade virou minha queridinha na Holanda (gostei até mais que Amsterdam!). Talvez porque ela tenha tantas opções de atividade, mas não tem aquele frisson de Amsterdam, onde todo mundo parece que está sempre correndo.

Haia tem seu próprio ritmo. Se você também gosta dessa pegada mais cool, Haia vai ser uma ótima opção pra você. Contei tudo que fizemos por lá nesse post exclusivo sobre Haia, que você pode usar para se inspirar na hora de montar um roteiro na cidade.

Reserve seu hotel em Haia na Holanda

Rotterdam

Rotterdam foi uma grata surpresa nessa viagem. Eu confesso que estava mais empolgada com as cidades da Holanda com carinha de interior, mais pequenas e charmosas. Por isso fui para Rotterdam sem muita expectativa.

Rotterdam - Cidades na Holanda que valem a pena conhecer

A grande cidade de Rotterdam, com essa pegada de cidade moderna que se reconstruiu no pós-guerra, toda tecnológica, não me atraiu de primeira.

Mas que bom que não me deixei influenciar por esse sentimento e fui lá conferir. A cidade é realmente totalmente diferente de tudo que você vai ver nas outras cidades da Holanda, e talvez por isso mesmo vale tanto a pena colocar no roteiro.

A arquitetura é fenomenal (se você gosta do tema, precisa mesmo ir até lá conferir). Prédios com projetos inovadores e ousados dividem espaço com construções antigas, que sobreviveram à guerra.

De todas as construções inovadoras, como não destacar o mercado municipal (Markthal)? Uma festa para todos os sentidos (dos olhos ao paladar).

Tem ainda as icônicas casas-cubo, a ponte Erasmus, a vista da torre Euromast. Passamos um dia inteiro explorando o que fazer em Rotterdam, e confesso que voltei pra casa bem satisfeita com tudo que vi e provei na cidade.

Reserve seu hotel em Rotterdam na Holanda

Haarlem

Confesso que, de todas as cidades da Holanda que a gente visitou, Haarlem foi a que menos mexeu comigo.

Passamos um dia inteiro por lá e fizemos um pouco de tudo.

Haarlem - cidades na Holanda que valem a pena conhecer

Começamos com feira de rua, fizemos um tour auto-guiado na igreja gótica de São Bavão (onde Mozart tocou aos 10 anos de idade), depois roteiro pelos principais pontos turísticos e históricos. Terminamos o dia no lindo bar da cervejaria Jopen, a principal marca da cidade.

Haarlem é linda, aconchegante e tem muito a oferecer. Passamos um dia delicioso por lá. A cidade só não me deixou aquele gostinho de quero mais, sabe? Fui, conheci, gostei. E só.

Aqui tem um post com tudo que fizemos em Haarlem. Vale a pena conferir para decidir se vale a pena visitar.

Na minha opinião, a principal vantagem de colocar Haarlem no roteiro é a proximidade de Amsterdam. Esse é uma das cidades na Holanda mais próximas e mais fáceis de visitar a partir da capital.

Então se você tem pouco tempo e não quer se deslocar muito, Haarlem é uma boa opção para fugir do burburinho de Amsterdam e conhecer um outro lado da Holanda, mais calmo e pitoresco.

Você pode escolher um hotel em Amsterdam e fazer um bate e volta de um dia em Haarlem. OU pegar um hotel em Haarlem e conhecer tudo com mais calma.

Zaanse Schans

Mais uma opção de bate e volta muito fácil de fazer a partir de Amsterdam.

Zaanse Schans não é exatamente uma das cidades da Holanda, mas sim um bairro dentro da cidade de Zaandam, perto de Zaandijk. Lá tem um parque de moinhos que é uma das atrações mais visitadas na Holanda, como um bate-e-volta de Amsterdam.

Esse passeio vai te levar para uma Holanda mais campestre, com moinhos de vento e stroopwaffles quentinhos.

Embora na primavera esse lugar fique sempre LOTADO, a multidão de turistas não tira a beleza de Zaanse Schans.

Você pode passear entre os moinhos, visitar as lojas temáticas (queijos, flores, tudo bem holandês) e passar meio dia se divertindo por lá.

É uma experiência meio turistona, na minha opinião. Mas repito: se você tem pouco tempo ou quer se deslocar pouco pelo país, Zaanse desponta como uma ótima opção de bate e volta a partir de Amsterdam.

Volendam

Volendam é uma charmosa vila de pescadores na Holanda, a uma curta distância de Amsterdam. O lugar é simplesmente encantador. Eu devo ter tirado umas mil fotos de cada esquina!

Volendam - cidades na Holanda para conhecer

Provar a comida de rua (baseada em frutos do mar), admirar a paisagem, caminhar pelas ruas fotogênicas. O passeio em Volendam é daqueles curtos porém inesquecíveis.

Gostei demais e é um dos lugares que eu mais indico na Holanda. Pode conferir todo nosso roteiro em Volendam aqui.

O que muita gente faz (inclusive eu fiz!) é combinar Zaanse Schans e Volendam no mesmo dia.

São dois destinos bem pequenos, que você conhece em meio dia cada um. A curta distância entre eles facilita esse combo, seja em grupos de excursão ou por conta própria (com o carro alugado foi bem fácil de fazer).

Tilburg

Aqui mais um lugar que fomos conhecer não pela cidade em si, mas pela principal atração de lá.

A cervejaria trapista La Trappe é uma das principais marcas holandesas, além de ser uma das cervejas mais famosas do mundo e adorada pelos brasileiros.

Como decidimos fazer o tour guiado pela cervejaria, depois almoçar no bar / restaurante da marca, não dava pra sair dirigindo depois.

Por isso, reservamos um hotel na pequena Tilburg, a cidade mais próxima da cervejaria (que fica numa área rural).

Aproveitamos a tarde para conhecer a cidade, jantamos por lá e foi ótimo para descansar por um tempo da correria dos últimos dias nessa cidade linda, porém sem grandes atrativos além do centro histórico.

Foi um respiro e tanto no meio do nosso roteiro pela Holanda. E de brinde, ainda visitamos uma de nossas cervejarias favoritas.

Veja como foi nossa visita a La Trappe.

Seja consciente! Quando for visitar a cervejaria, nada de beber e dirigir. Reserve um hotel em Tilburg.

Kinderdijk

Depois de apresentar Zaanse Schans como a opção mais fácil para visitar moinhos de vento na Holanda, vou agora falar do parque de moinhos que realmente me encantou nessa viagem: Kinderdijk!

Kinderdijk - cidades na Holanda para conhecer

O parque de moinhos mais bonito da Holanda fica bem mais ao sul do país, por isso acaba passando despercebido em muitos roteiros que se concentram apenas nos arredores de Amsterdam.

E isso é ótimo! Porque Kinderdijk tem muito menos daquela cara de “programa turistão” que eu senti em Zaanse. Aqui, com menos aglomeração, vivi uma experiência mais autêntica.

Aqui é possível fazer um passeio de barco pelos canais que cruzam o campo de moinhos, visitar o interior de um antigo moinho ainda em funcionamento, alugar bicicletas para pedalar pelos campos.

Eu fiquei completamente apaixonada nesse lugar. Uma das paisagens mais bonitas que conheci na Holanda. Parecia que eu tinha entrado em um quadro.

Suspiros de saudade. Recomendo muito que você visite Kinderdijk! Veja como chegar lá e confira outras fotos lindas da nossa visita no post exclusivo do parque Kinderdijk.

Alkmaar

Mais uma das minhas paixões na Holanda! Alkmaar entrou no meu roteiro por conta do super tradicional mercado de queijos da cidade (que também só funciona em alguns dias da semana, durante uma curta temporada a cada ano).

Alkmaar - cidades na Holanda

Conseguimos encaixar as datas, e eu como sou uma apaixonada por queijos, não ia deixar essa cidade da Holanda fora do meu roteiro. Jamais!

O mercado é uma grande festa, eles encenam no meio da praça como era o funcionamento do antigo mercado na Idade Média, com todos indo pesar seus queijos na única balança da cidade.

Uma tradição meio doida, engraçada, muito diferente de tudo que estamos acostumados.

Mas tem mais. Fiquei muito feliz de me apaixonar pela charmosa Alkmaar, além do mercado de queijos.

Depois que o mercado é desmontado, por volta da hora do almoço, a cidade volta a ser uma pequena cidadezinha holandesa bem tradicional. Com canais, flores, prédios históricos e comida de rua deliciosa.

Vale a pena visitar Alkmaar. Especialmente se você conseguir encaixar a visita durante um dia de funcionamento do mercado de queijos. Aí a experiência ficará completa.

Veja nosso relato sobre o que fazer em Alkmaar na Holanda

Reserve seu hotel em Alkmaar

Que tal conhecer outras cidades na Holanda além de Amsterdam?

Rodar pelas estradas dos Países Baixos, de norte a sul, foi uma das experiências mais marcantes que tivemos em viagem.

Paisagens lindas, de tirar o fôlego, temperadas com bons queijos e muita cerveja local. Museus maravilhosos. Até praia, gente!

Quem diria que um país tão pequeno teria tanto a oferecer?

Espero que esse post tenha te inspirado a conhecer outras cidades na Holanda além de Amsterdam.

Se você se aventurar pelo interior do país, depois volta aqui para contar qual foi o seu lugar favorito na Holanda (além de Amsterdam)!

Planeje a sua viagem para a Holanda

Seguro viagem na Europa

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório para toda viagem para a Europa. Você precisa contratar um seguro com cobertura mínima de € 30.000,00, e levar a apólice com você. Ela pode ser solicitada na imigração. 

Na hora de fazer a compra de seguro viagem, eu sempre uso o site da Seguros Promo. Esse site funciona como um comparador de preços entre as seguradoras. 

Basta colocar o destino e as datas da sua viagem, que você descobre facilmente qual o seguro que oferece o melhor custo-benefício pra você.

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Se você não entende muito bem como funciona o seguro viagem, pode ler mais sobre Seguro Viagem aqui no site.

Aluguel de carro na Europa

Alugar um carro na Europa é muito fácil. Eu geralmente opto pela pesquisa de preços no site da RentCars, um comparador de preços entre várias locadoras – funciona no Brasil e no mundo.

Você pode fazer a reserva pelo próprio site, pagar em real (fica mais barato porque você não paga IOF) e pode parcelar em até 12 vezes.

Você pode fazer uma cotação gratuita na RentCars e encontrar o carro perfeito para sua viagem pela Holanda.

Lembre-se de que você precisa ter uma PID – Permissão Internacional de Dirigir, que você pode solicitar diretamente no DETRAN, aqui no Brasil.

Ingressos, passeios e atrações

Outros posts na Holanda

Temos uma seleção de posts incrível, com dicas de muitos outros destinos na Holanda.

Visite nosso índice de posts da Holanda e planeje sua viagem completa com a gente!

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *