Fui Ser Viajante

Parque das tulipas na Holanda: Visite o Keukenhof 2019

Compartilhar

Primavera tem tudo a ver com a Holanda! Sou capaz de apostar que o país se torna o destino mais desejado do mundo nessa época do ano, tudo por conta do parque das tulipas na Holanda, oficialmente chamado de Keukenhof!

Desde o momento que a primeira tulipa foi plantada em solo holandês, no ano de 1593, os holandeses desenvolveram uma verdadeira “tulipomania“. A paixão pelas tulipas virou um dos maiores negócios dentro da economia holandesa.

De março até maio, as flores desabrocham no país formando tapetes multi-coloridos de tulipas.

A primavera europeia testemunha quando os olhos do mundo inteiro se voltam para o oeste da Holanda em busca desse que é o maior parque de flores do mundo!

Esse post é inteiramente dedicado ao Keukenhof, com todas as dicas para que você possa viver uma experiência inesquecível no parque das tulipas da Holanda.

Minha visita ao Keukenhof

Eu sou completamente apaixonada por tulipas (minha flor favorita). Então visitar o Keukenhof era um grande sonho! Foi inacreditável poder transformar esse sonho em realidade, embora a gente tenha encontrado alguns pequenos perrengues no caminho.

Escolhi a primeira quinzena de abril para visitar o Keukenhof. Foi uma aposta arriscada, era o começo da temporada das flores na Europa e eu sabia que podia encontrar poucas flores nos campos.

Aproveite o desconto no Seguro Viagem!

Seguro Viagem é obrigatório em toda viagem para a Holanda e muitos outros países da Europa! Faça uma cotação com a Seguros Promo e aproveite 5% de desconto em qualquer seguro com o cupom FUISERVIAJANTE5

E tem mais 5% OFF para quem paga no boleto bancário!

Mas tudo se complicou quando o inverno desse ano se estendeu até bem depois do previsto. As flores demoraram ainda mais a desabrochar. Duas semanas antes da minha viagem, todos os relatos diziam que as flores ainda não estavam desabrochando nos campos! Pânico!

Por sorte, ganhamos uma semana de sol bem quentinho na semana antes da viagem, o que deu uma acelerada na floração.

O parque espalhou pelos jardins externos várias flores pré-cultivadas em estufa, o que já deu cores e muita beleza. As flores plantadas nos jardins temáticos (que são cultivadas para florirem ao longo de toda a temporada) estavam apenas começando a florir.

Encontramos poucas flores nos jardins dentro do parque, e ainda assim o Keukenhof estava exuberante em beleza. Já os campos de flores ao redor do Keukenhof praticamente não tinham nenhuma flor.

O parque atrás do moinho tinha apenas duas fileiras vermelhas, não aquele enorme tapete multi-cor, que a gente espera encontrar no Keukenhof.

Mesmo assim, o parque estava cheio de turistas e superou minhas expectativas em ofertar tanta beleza, mesmo em um ano com condições adversas de clima.

Dentro das estufas e pavilhões do Keukenhof, o clima do exterior não manda em nada. As tulipas de mil cores e formatos estão lá, prontas para receber os visitantes, não importa se estamos no começo ou fim da temporada. É mágico!

Para ver mais tulipas (e outras flores, porque nem só de tulipas vivem os campos da Holanda), saímos explorando os campos ao redor do Keukenhof de carro. Percorremos a ‘rodovia das flores’ e sou capaz de jurar que parei a cada quilômetro pra uma nova foto.

Da mesma forma, havia poucas tulipas. Mas encontramos muitos campos com açafrão, narcisos e jacintos, que florescem primeiro. Se tivéssemos vindo mais tarde ou contado com mais alguns dias de calor, teríamos visto as tulipas dominando os campos da Holanda até o começo de maio.

Mesmo não tendo sido exatamente como planejamos, a nossa visita ao Keukenhof foi a realização de um sonho. E mostrou o quanto o parque é preparado para ofertar uma experiência inesquecível ao visitante, independente das condições externas.

Com base na nossa experiência esse post acabou virando um SUPER GUIA para visitar o Parque de Tulipas da Holanda. Eu espero que ele ajude muito você a programar sua visita ao Keukenhof!

SUPER GUIA Keukenhof 2019: todas as dicas!

Pra chamar de guia, a gente não pode economizar na informação! Então aqui nesse post você vai encontrar:

Basta clicar no link para ser direcionado ao tópico que mais te interessa, tá?

Quando e onde é possível ver tulipas na Holanda?
Entenda o Keukenhof (história e curiosidades)
Datas de abertura e fechamento do Keukenhof 2019
Melhor mês e dia da semana para visitar o Keukenhof
Como comprar ingresso para visitar o parque de tulipas na Holanda
Como chegar ao Keukenhof
Qual o tema do Keukenhof 2019?
Quanto tempo reservar para a visita (+ mapa do parque)
Keukenhof com crianças
Como organizar a visita dentro do parque
Facilidades do parque: onde comer, banheiros, etc
Atividades extras: aproveite o máximo da sua visita
Campos de tulipas ao redor do Keukenhof: como visitar

Quando é possível ver tulipas na Holanda?

As flores vêm com a primavera. E a estação das flores é o único período do ano no qual o parque das tulipas na Holanda, o Keukenhof, fica aberto para receber os visitantes.

A primavera européia vai do meio de março até o meio de maio. Nessa época, não só o Keukenhof mas o país inteiro fica repleto de flores.

Se fosse escolher uma época mais adequada para ver flores na Holanda, eu diria que o meio de abril (bem no meio da temporada) é a aposta mais certeira se você quer ver as tulipas desabrochando no auge da beleza.

Claro que isso depende de fatores da natureza, principalmente das variações climáticas. Em anos muito frios, as flores podem demorar a desabrochar.

A data de abertura e fechamento do Keukenhof muda um pouco a cada ano, principalmente para acompanhar essas variações climáticas que fazem as tulipas desabrocharem um pouco antes ou um pouco depois, a cada primavera.

Mesmo assim, a dica é se organizar para o que funciona na maioria dos anos. Quem quer ver tulipas na Holanda precisa planejar a viagem durante a primavera européia, entre meados de abril até meados de maio.

De preferência, tente viajar por volta da metade de abril, para aumentar as chances de ver as tulipas no auge da floração.

E atenção: com o fim da primavera, chega ao fim da temporada de flores na Holanda. Durante todo o resto do ano, não dá pra ver tulipas. Nem no Keukenhof nem em outro lugar da Holanda.

Quais os melhores lugares para ver as tulipas?

O lugar mais famoso para ver tulipas na Holanda com certeza é o parque Keukenhof, que fica na cidade de Lisse, a 40 quilômetros e 30 minutos de Amsterdam.

Amsterdam é a maior cidade nos arredores, muito usada como base para quem visitar o Keukenhof na primavera.

>> Veja ofertas de hospedagem em Amsterdam!

Mas além do parque das tulipas, você também vai encontrar as flores em muitos outros lugares da Holanda.

Na própria Amsterdam, que fica repleta de tulipas na primavera. Nós vimos muitas tulipas já no desembarque do aeroporto!

Andando pela cidade, havia muitas flores nas janelas de casas, vasos nas ruas, feiras e mercados (sendo o maior deles o mercado de flores flutuante de Amsterdam).

Até o espelho d’água da praça Museumplain (onde fica o Rijksmuseum) estava decorada com tulipas multi-coloridas!

Amsterdam vira um grande jardim na primavera e é a coisa mais linda de se ver!

Também há muitas flores nos campos de tulipas nos arredores de Lisse, e é inacreditavelmente lindo passear por aqueles campos multi-coloridos, seja de carro ou bicicleta.

Existem ainda outros municípios na Holanda, mais distantes do Keukenhof, que apresentam lindas fazendas repletas de campos de tulipas (por exemplo, Noordwijkerhout e Noordoostpolder.

Um passeio por essas regiões sai do óbvio e mostra a cultura de tulipas na Holanda de uma forma menos comercial, única e, como se fosse possível, ainda mais linda.

Entenda o Keukenhof (história e curiosidades)

Keukenhof é muito mais que um jardim. Não vá esperando um parque “convencional”, desses que a gente está acostumado a ir para caminhar e ficar em contato com a natureza.

O parque das tulipas da Holanda é pensado para ser um espetáculo!

São 32 hectares preparados para oferecer uma experiência inesquecível ao visitante, um show de artes e flores. São 7 milhões de bulbos de tulipas, decorando jardins e estufas do Keukenhof.

Embora a vida de uma tulipa seja bem curta, sabe como o Keukenhof é capaz de oferecer flores lindas e jovens durante toda a temporada?

Além dos bulbos cultivados sob condições controladas de temperatura e luz, todos eles são plantados à mão, um a um, seguindo um método muito interessante.

Os bulbos são plantados em três diferentes níveis de profundidade do solo. Assim, vão desabrochar em tempos diferentes e garantir flores lindas durante toda a temporada do Keukenhof. Bacana, hein?

Parece inacreditável, mas são cerca de 800 variedades diferentes da flor espalhadas pelo parque. Facilmente você entende porque a tulipa é o maior símbolo da Holanda!

Além dos campos de tulipas e jardins decorados, você pode curtir os shows, exposições, concursos e eventos exclusivos dentro do parque das tulipas da Holanda.

Visitar o Keukenhof é pra mim?

Muita gente imagina o Keukenhof como um destino romântico, um passeio ideal para casais. Tem sim muito romance na visita ao parque das tulipas na Holanda, mas não é só isso.

Pessoas que gostem de arte, paisagismo e jardinagem vão viver um grande dia passeando no Keukenhof. Fotógrafos podem passar horas experimentando novos ângulos e composições!

Sério, eu perdi completamente a noção do tempo passeando entre os jardins e as estufas do parque Keukenhof!

O Keukenhof acolhe a família toda. Crianças também vão se divertir muito, com atividades pensadas especialmente para os pequenos (como a mini-fazenda, o playground e os labirintos de arbustos).

Datas Keukenhof 2019

Se o seu sonho é visitar o Keukenhof, fique atento porque você precisa se programar direitinho.

A temporada Keukenhof 2019 vai começar em 21 de março, quando o parque abre para receber os visitantes.

A partir daí, os visitantes podem aproveitar toda a belezura do parque das tulipas da Holanda até a data de fechamento das atividades, em 19 de maio de 2019.

Da abertura até o fim da temporada, o parque das tulipas Keukenhof fica aberto ao público por quase 2 meses inteiros.

Melhor mês e horário para visitar o Keukenhof

As condições climáticas de cada ano fazem com que a floração de tulipas aconteça um pouco mais cedo ou mais tarde a cada ano. Com isso, uma coisa importante é definir qual a melhor época para ver o parque explodindo de beleza!

Isso porque, na natureza, as tulipas tem uma duração curta. Uma tulipa em flor não dura os dois meses da estação. Nos campos abertos na natureza, vemos tulipas florindo geralmente no começo de abril.

No Keukenhof, o cultivo é controlado e planejado para que as flores já estejam desabrochando quando o parque abre aos visitantes. Por isso quem visita o Keukenhof nas primeiras semanas já vai ver flores, porém o parque ainda vai estar bem longe do seu esplendor.

Se você tiver o nosso “azar” e visitar o Keukenhof em um ano mais frio, corre até o risco de pegar os campos ainda sem nenhuma flor mesmo no final de março (como aconteceu em 2018).

Já no final de maio, quando a temporada está no fim, praticamente não se encontra mais tulipas nos campos. A maioria das fazendas já fez a colheita das flores.

Por isso, o ideal é visitar a região de Keukenhof a partir da metade de abril até o começo de maio, para aumentar as chances de ver o parque e os campos ao redor no auge da beleza.

Quanto ao horário, o parque Keukenhof abre às 8h e fecha às 19:30, com a bilheteria fechando às 18h. Pense em incluir na sua visita o período de manhã bem cedo ou o final da tarde, quando as multidões são menores que na hora do almoço, sempre mais lotado.

Outra boa dica é evitar finais de semana, quando o parque também recebe mais visitantes. E, a não ser que seu objetivo seja ver a parada das flores no Keukenhof, evite o dia do grande desfile (este ano em 13 de abril de 2019) – sem sombra de dúvidas o dia mais lotado da temporada do Keukenhof.

Para quem quer saber em tempo real como está a floração do parque de tulipas esse ano, pode consultar o relatório semanal liberado pelo site do Keukenhof.

Como comprar ingressos para o Keukenhof na Holanda?

Você pode comprar ingressos para visitar o Keukenhof no local, antes da sua visita. A bilheteria funciona das 8h até às 18h, todos os dias durante a temporada.

Mas vai por mim: essa é uma ideia bem ruim, você vai perder um tempão na fila!

> A melhor coisa a fazer é garantir o seu ingresso antecipado.

Outra dica para quem vai de carro até o Keukenhof é comprar, junto com o ingresso, o ticket para estacionamento – assim você evita mais uma fila no dia da sua visita!

Como chegar ao Keukenhof?

O parque das tulipas da Holanda fica a 30 minutos (ou 40 km de distância) de Amsterdam. Você pode ir até lá de carro, de transporte público (ônibus), ou mesmo contratando uma excursão saindo de Amsterdam.

Qual o melhor jeito de chegar no parque das tulipas? Isso depende muito do seu estilo de viagem, de quanto quer gastar e de quantas pessoas viajam com você.

Como ir ao Keukenhof de carro?

Esse é o método mais rápido, fácil e confortável. Alugamos um carro em Amsterdam (fizemos uma cotação com a RentCars para encontrar o melhor preço para o modelo de carro que a gente queria).

Pegamos o carro no aeroporto Schiphol e colocamos Keukenhof no GPS.

Apesar das pequenas tensões de dirigir lado a lado com as bicicletas de Amsterdam, bastou sair da cidade para o caminho seguir tranquilo, em rodovias muito bem sinalizadas.

Chegamos no Keukenhof com muita facilidade, por volta das 15 horas. Nesse horário, o estacionamento bem em frente à entrada principal do parque já tinha algumas vagas livres, já que as pessoas começavam a ir embora.

Por que fomos no meio da tarde? Porque o objetivo era encontrar o parque mais vazio e aproveitar o por do sol no Keukenhof!

Mas leve em consideração que, dependendo do dia da sua visita, o parque pode estar lotado e você só conseguirá uma vaga muito longe da entrada. São vários lotes de estacionamento, alguns ficam bem longe da entrada do parque.

Como chegamos no parque com tudo pago (ingressos e bilhete de estacionamento), foi só apresentar tudo na bilheteria e entrar para aproveitar a visita ao Keukenhof.

Como ir ao Keukenhof de transporte público?

Amsterdam e o parque Keukenhof são comunicados por linhas de ônibus. Você vai precisar ir até a cidade vizinha de Lisse, mas esse deslocamento vai sair mais rápido e barato do que você imagina!

A melhor opção é ir do centro de Amsterdam até o Aeroporto Schiphol e de lá pegar o ônibus 858, o “Keukenhof Express”, que vai te levar direto até o parque.

Você vai encontrar a parada do ônibus Keukenhof Express 858 no saguão de desembarque 4, numa porta lateral ao lado do Starbucks. 

Quem compra a passagem do Keukenhof Express mas prefere sair do centro de Amsterdam, deve pegar a linha 397 (gerido pela Connexxion Bus Company), com paradas na Leidseplein, Rijksmuseum e Museumplein.

Pode pegar também o ônibus 341, saindo da estação Amsterdam Zuid.

Os dois ônibus param na estação Hoofddorp, onde você vai descer e embarcar na linha 859, que vai te levar até a entrada principal do Keukenhof.

Mais uma opção com o bilhete de ônibus Keukenhof Express é pegar a linha 852, que sai da estação Amsterdam RAI, e segue direto para Keukenhof.

Compre aqui a passagem ida e volta no ônibus Keukenhof Express

Como ir ao Keukenhof com grupos de excursão?

As facilidades de ir com um grupo de excursão são, principalmente:

1) não precisar planejar muito nem ir de cá pra lá no transporte público;
2) poder combinar o parque de tulipas com outras atrações nas proximidades.

Por exemplo, veja esses grupos de excursão:

– Keukenhof + parque de moinhos de Zaanse Schans

– Keukenhof + campos de flores + fazenda de bulbos

Qual o tema do Keukenhof 2019?

A missão do Keukenhof é se superar a cada ano. Para cada temporada, o parque escolhe um tema que vai inspirar a decoração dos jardins e estufas do Keukenhof naquele ano.

Em 2019, o tema é Flower Power, com uma pegada hippie numa referência com os 70 anos do parque e o início dos anos 1970.

O mosaico de flores do ano (eles sempre montam um mosaico principal, relacionado ao tema) mostra as cores vibrantes e a vibe positiva das flores e dos hippies. A plantação do mosaico começa mais ou menos em outubro, e dá o pontapé inicial da plantação das 7 milhões de tulipas que vão decorar o parque a cada primavera.

Quanto tempo reservar para a visita ao parque de tulipas?

O Parque das Tulipas é bem grande e cheio de atrações, como dá pra ver no mapa do Keukenhof.

Claro que o tempo que você vai passar no parque depende do seu ritmo de viagem. Mas meu conselho é reservar pelo menos meio período (uma manhã ou uma tarde) para fazer a visita ao Keukenhof.

Se quiser fazer tudo com calma, pode separar até 1 dia inteiro para visitar o Keukenhof.

Você também pode fazer o download do mapa do parque das tulipas em alta resolução aqui.

Keukenhof com crianças

Quem vai visitar o Keukenhof com crianças pode viajar tranquilo. O parque oferece canteiros largos e confortáveis para caminhadas, seja você um visitante sozinho ou uma família completa com carrinho de bebê e tudo.

Ao mesmo tempo que é bem grande, o terreno do parque também é praticamente todo plano, o que facilita muito a caminhada. Os banheiros são acessíveis, limpos e têm fraldários.

Logo na entrada, o parque distribui um encarte com uma caça ao tesouro para os pequenos visitantes. Pegue o seu ou faça o download aqui (versão em inglês).

A grande área do parque oferece muitas cores e cheiros. Durante minha visita, encontrei um jardim das sensações no Keukenhof perto do moinho do Keukenhof, com atividades interativas bacanas para manter as crianças curiosas e entretidas.

As crianças podem se interessar também por visitar o interior do moinho de vento dentro do Keukenhof (que inclusive oferece uma linda vista do parque).

Outra opção é levar as crianças para as lojinhas espalhadas dentro do parque, para provar queijos, stroopwaffles quentinhos e outras gostosuras holandesas.

Lance um desafio para ver quem encontra primeiro a saída do labirinto de cerca viva do Keukenhof. O prêmio é uma bela vista dos campos de tulipas na torre ao final do labirinto.

Logo ao lado, não deixe de passar na fazendinha, cheio de filhotes que as crianças podem acariciar e fotografar. Confesso que eu mesma passei um tempo brincando com os porquinhos lindos do Keukenhof!

Pra completar, suas crianças ainda podem se divertir num playground com tirolesa, balanços, gangorras, escaladas – atividades para crianças de várias idades.

Quando a galerinha cansar, uma boa ideia é parar para um lanchinho nas mesas de piquenique estrategicamente colocadas logo ao lado do playground.

Organize sua visita dentro do parque

A entrada principal do parque de tulipas da Holanda abriga uma bilheteria (aberta todo dia até às 18h), um guichê de informações e as catracas para entrar no parque.

Tanto do lado de fora quanto do lado de dentro desse prédio, há uma pequena lanchonete com bebidas e lanches rápidos. Também há área de guarda-volumes logo na entrada.

Logo que você entrar no parque vai encontrar uma loja de flores e uma loja de lembranças.

Você pode requerer o empréstimo de um carrinho de bebê ou cadeira de rodas no guichê de informações. Como a quantidade é limitada, o mais indicado é reservar a cadeira de rodas antecipadamente pela internet.

Se preferir uma cadeira de rodas motorizada, eles disponibilizam a opção de aluguel.

Procure os mapas do Keukenhof, distribuídos gratuitamente aos visitantes no centro de informações ou nos cestos colocados perto da entrada do parque. Os mapas vão ajudar muito na sua visita!

Como o parque é muito grande, decidimos orientar nossa visita no sentido anti-horário, para não cair no erro de caminhar sem rumo e acabar “perdendo tempo” ou andando em círculos dentro do Keukenhof. Seguindo essa lógica, nós vimos:

Mirantes no Keukenhof

Seguindo para a direita, a primeira atração são os mirantes do Keukenhof, com vista para os campos de tulipas ao redor do parque.

Mas aprecie todo o caminho até lá, já cheio de tulipas e jardins com paisagismo. Você vai encontrar o primeiro mirante logo depois da fonte e outro na torre dentro do labirinto de cerca viva.

No mapa do Keukenhof, veja os mirantes marcados no círculo vermelho.

Espaço kids e jardim de inspiração no Keukenhof

Logo na sequência, passamos pela fazendinha e playground, área do parque dedicada aos pequenos viajantes.

As crianças também podem se divertir no labirinto de cerca viva e a família toda pode fazer uma paradinha nas mesas de piquenique para recarregar as energias.

Um dos jardins de inspirações fica bem ao lado desse espaço kids, e também pode encantar crianças e adultos. Esse é o primeiro de outros jardins de inspirações que estão espalhados pelo parque, decorados de acordo com o tema do ano.

Moinho do Keukenhof e passeios de barco

Atravessando a ponte sobre o canal, você chega no moinho do Keukenhof. A entrada é gratuita. É uma ótima oportunidade de ver um moinho funcionando por dentro!

Por favor, não deixe de subir para apreciar a vista do Keukenhof de cima do moinho! De lá, você também vai ter uma boa visão dos campos de tulipa.

Ah, prepare-se também para encontrar uma grande quantidade de pessoas nessa área. O moinho é um dos pontos altos do Keukenhof. Para encontrar mais vazio, visite logo no começo ou ao final do dia.

Ao redor do moinho você vai encontrar lojas de lembranças e até uma cafeteria, onde nós paramos para um lanche com vista para os campos de tulipas.

Também é ali atrás do moinho que saem os passeios de barco elétrico, que oferecem uma bela vista dos campos de tulipa ao redor do Keukenhof.

Jardins do Keukenhof

Caminhando de uma atração a outra do Keukenhof, você vai encontrar os jardins a céu aberto do Keukenhof!

Desenhos, flores de múltiplas cores, paisagismo, poesia em forma de flor. Nem só de tulipas vive o Keukenhof e você vai encontrar diferentes flores pelo caminho, compondo a beleza dos jardins.

Prepare-se para registrar mil fotos de todos os tipos de tulipas, narcisos amarelos, jacintos roxos e açafrões rosados.

Ao longo do parque, você vai encontrar diferentes jardins montados em cima do tema do ano. Em 2019, temos:

Jardim Paz e Amor – em homenagem ao amor hippie, um dos cantos mais românticos do parque;

Jardins Campos de Morango – inspirado no single dos Beatles de 1960, Yellow Submarine;

Jardim da Felicidade – bem mindfulness, com inspiração nas práticas de yoga e meditação. Você pode fazer contato direto com a natureza, andando descalço nos caminhos e conectando consigo mesmo em um dos ambientes reservados para meditação;

Jardim Poder das Flores – principal jardim do ano no parque, mostrando a força das tulipas em reunir pessoas do mundo todo, numa celebração de cores e aromas.

Jardim Ibiza – um ambiente de relaxamento construído sob a inspiração do estilo de vida à beira do mar em Ibiza.

Jardim Cabana da Floresta – uma cabana construída num ambiente silvestre preparado para quem quer relaxar no campo, longe da vida louca da cidade grande.

Jardim da máquina verde – cada jardim ou varanda dá espaço para alguma planta crescer, a estrutura perfeita de um jardim de chá. Inclusive, algumas opções de chá estão disponíveis na estufa.

Pavilhões do Keukenhof

Entre um jardim e outro, você vai encontrar as estufas e espaços de exposição do Keukenhof – chamados de pavilhões do Keukenhof.

Em cada pavilhão você encontra loja de lembranças, banheiros e restaurante/cafeteria.

Pavilhão Beatrix – A casa das orquídeas no Keukenhof. A coleção é impressionante e você pode facilmente passar uma hora do dia só admirando a beleza desse pavilhão.

Quem vem caminhando do moinho de vento até o pavilhão Beatrix deve prestar atenção no caminho: há um lindo jardim japonês escondido entre as flores.

Pavilhão Wilhelmina – Uma praça de alimentação ampla com espaço para comer e relaxar um pouco durante o passeio no parque de tulipas.

Pavilhão Juliana / Tulpomania – onde aprendemos um pouco sobre a história da tulipa na Holanda, desde os primeiros cultivos até a “tulipomania” e a bolha econômica do século XVII.

Pavilhão Irene – Era a antiga entrada do parque Keukenhof. Hoje abriga restaurantes, loja de souvenires, banheiros e trocadores.

Bem em frente, fica o bonito órgão do Keukenhof, que sempre está tocando uma música para encantar os visitantes (desde holandês antigo até músicas mais modernas).

Pavilhão Willem-Alexander – é o maior pavilhão do Keukenhof. Trata-se de uma maravilhosa estufa com uma infinidade de cores e tipos de tulipas.

Se você visita o parque nas primeiras ou últimas semanas da estação, quando os jardins a céu aberto não estão mais no seu esplendor, esse é o lugar do Keukenhof para ir e com certeza ver tulipas em flor.

O único caixa eletrônico do parque fica ao lado do Pavilhão Willem-Alexander.

Pavilhão Oranje Nassau – bem no coração do Keukenhof, aqui fica montada a mais impressionante exposição de flores do Keukenhof. A decoração é toda com base no tema do ano do Keukenhof. Esse pavilhão oferece um novo show de flores a cada semana da temporada.

Se não tiver tempo para tudo, recomendo fortemente que visite os pavilhões Beatrix, Willem-Alexander e Oranje Nassau.

Facilidades do parque: onde comer, banheiros, wi-fi, etc.

O Keukenhof foi estruturado de forma que você pode passar o dia inteiro dentro do parque, sem necessidade de sair para nada. Você nem mesmo precisa caminhar muito dentro do parque para encontrar as facilidades básicas.

Em todos os pavilhões do Keukenhof, você encontra uma loja de lembranças, banheiros e trocadores, e pelo menos um restaurante e/ou lanchonete. A maioria dos lugares oferece acessibilidade a cadeirantes.

Gostosuras como sorvete, stroopwafflel, café e chá são muito fáceis de encontrar dentro do Keukenhof, em pequenas barquinhas espalhadas pelo parque.

Nós só lanchamos no parque. Escolhemos o restaurante bem ao lado da entrada principal do Keukenhof. A comida era saborosa, mas cara (como sempre acontece dentro de parques fechados).

Para quem quer economizar, é possível entrar com lanches práticos e água no parque.

Nesse mesmo prédio da entrada do parque, há um guarda-volumes para quem quer se livrar do peso e caminhar livremente pelo Keukenhof.

Dentro do parque das tulipas o sinal de wi-fi está disponível gratuitamente. Também há disponibilidade de reserva de cadeiras de rodas no site do Keukenhof.

Cachorros são permitidos dentro da área do parque, desde que controlados com coleira. No entanto eles não são permitidos dentro dos pavilhões e restaurantes (exceto em casos de cão guia).

Atividades extras: aproveite a visita ao máximo

Além de visitar os jardins, o moinho e os pavilhões com exposição de flores no Keukenhof, você pode contratar alguns passeios extras para expandir ainda mais a sua experiência no parque das tulipas da Holanda.

Passeio de bicicleta ao redor do Keukenhof

Bicicletas, tulipas e Holanda parecem mesmo ser a experiência perfeita!

Você pode alugar uma bicicleta no estacionamento perto da entrada principal do parque, e sair pedalando pelos arredores do Keukenhof!

A empresa que aluga as bikes é a Rent-A-Bike Van Dam. No local, a diária custa €15, com 4 rotas demarcadas para você seguir (que vão de 5 a 40km de estrada).

Como a quantidade de bicicletas no parque é limitada, você pode fazer uma reserva online da sua bike e assim garantir a experiência de pedalar ao redor do maior parque de tulipas do mundo!

Uma variação desse passeio é o aluguel de um veículo elétrico com áudio-guia para um tour pelos campos de tulipa.

Passeio de barco no Keukenhof

O próprio Keukenhof oferece passeio de barco pelos canais que circundam o parque, dando um novo ângulo para os campos de flores da região.

Para contratar o passeio de barco, você precisa ir até o moinho do Keukenhof, onde está a bilheteria desse passeio. Mas chegue cedo ou prepare-se para encontrar uma fila generosa – adultos e crianças adoram esse passeio!

O passeio custa € 8 para adultos e crianças de 4 a 11 anos pagam meia entrada. Menores de 4 anos não pagam bilhete. O passeio em barco elétrico pelos canais do Keukenhof dura cerca de 45 minutos.

Passeio de helicóptero no Keukenhof

Outra opção interessante é contratar um voo de helicóptero para sobrevoar os campos de tulipa do Keukenhof. É uma experiência única que te oferece uma perspectiva maravilhosa dos campos floridos da Holanda.

E acredite: é mais barato do que você imagina.

Como visitar os campos de tulipas ao redor do Keukenhof

Já dizia o provérbio: Nem só no parque Keukenhof encontrarás tulipas na Holanda.

Quem está de carro ou bicicleta pode facilmente se aventurar pelos campos de tulipa ao redor do parque. Quem tem tempo e disposição pode mesmo ir ir mais longe, seguindo a “rodovia das tulipas”.

Como comentei antes, por causa do duro inverno de 2018, durante a minha visita na primeira quinzena de abril, a Holanda ainda não estava muito florida. Uma tática que usei para encontrar as flores foi ficar de olho no site Bloemen Radar.

O site monitora (com ajuda dos viajantes) a floração de tulipas na Holanda. Você pode ver inclusive fotos dos campos, atualizadas com muita frequência. Foi assim que descobri a rodovia N206, repleta de campos lindos para fotografar!

Apenas lembre-se que esses campos são propriedade privada. Respeite as placas e de forma alguma prejudique os campos ou arranque flores sem autorização.

Outra forma de conhecer os campos de tulipas na Holanda é contratar uma excursão. Veja aqui algumas ofertas de tour guiado saindo de Amsterdam para te levar ao Keukenhof e aos campos de tulipas nos arredores do parque.

Gostou das dicas do Keukenhof? Que tal ajudar o blog?

Nosso conteúdo é mantido com apoio dos nossos leitores. E você pode ajudar sem pagar nada a mais por isso!

Reserve seu hotel em Amsterdam e em qualquer outro país do mundo com os links aqui do site!

Você aproveita as ofertas do Booking.com e ainda ajuda muito nosso site. Assim conseguimos manter nosso conteúdo sempre atualizado e trazer novas dicas pra você!

Sair da versão mobile