Balneário do Sol: um paraíso para relaxar em Bonito

O Balneário do Sol em Bonito MS é um dos balneários mais bonitos e mais bem estruturados que você pode conhecer na cidade.

Se você procura uma opção de lugar para relaxar e passar algumas horas em contato com a natureza, na beira do rio, com o conforto de ter estrutura de restaurante, churrasqueiras e banheiros à disposição, o Balneário do Sol com certeza é para você.

Leia também:
+ Parque das Cachoeiras em Bonito MS
+ Fazenda Ceita Corê em Bonito MS
+ O que fazer em Bonito: todas as dicas

Vou te contar tudo sobre esse passeio em Bonito, com detalhes sobre a estrutura e porque você deveria incluir o Balneário do Sol no seu roteiro em Bonito.

O que é um balneário em Bonito?

Mas antes da gente começar a falar do Balneário do Sol, quero te explicar esse conceito maravilhoso do que é um balneário em Bonito.

Na lista de atrativos disponíveis em Bonito, você vai ver que tem vários balneários disponíveis para visitação. Mas afinal, o que tem pra fazer em um Balneário?

Porque confesso que eu mesma tive essa dúvida, e só fui entender exatamente o que era um balneário quando cheguei na cidade e visitei o primeiro.

O conceito de balneário em Bonito é um das coisas mais deliciosas que você pode aproveitar em uma viagem por lá.

Imagine você, uma espreguiçadeira na beira do rio, a água repleta de peixes gigantes (as famosas piraputangas, símbolo da cidade de Bonito) e que não tem medo nenhum de nadar pertinho de você.

Muito espaço para relaxar, apreciar a natureza, ter um momento mais sossegado durante a viagem. Lugar para as crianças brincarem, restaurante, lanchonete e bar para quando bater a fome.

Parece um paraíso? Pois em Bonito você pode chamar de Balneário.

Rio Formoso no Balneário do Sol em Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

Os balneários foram os primeiros passeios criados em Bonito. Você não precisa de guia, e paga um ingresso para ter direito ao day use, aproveitando toda a estrutura do espaço.

Cada balneário da cidade tem uma estrutura específica, oferecendo opções diferentes para os turistas.

O ideal é sempre reservar com antecedência, porque embora os balneários de Bonito possam receber uma grande quantidade de pessoas, eles também tem limitação de visitantes / dia.

Entendeu o conceito? Então agora vem comigo conhecer o Balneário do Sol!

Balneário do Sol: lugar incrível nas proximidades de Bonito
Balneário do Sol, Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

Balneário do Sol: Como é o atrativo

Preparado para conhecer uma das melhores estruturas de balneário em Bonito?

Primeiro, porque o Balneário do Sol fica muito perto do centro da cidade (11km).

Isso é ideal para um dia que você está planejando relaxar e descansar, pois significa que você também não vai ter muito gasto de tempo e energia com deslocamentos.

Ao chegar no atrativo, tem uma recepção onde eles conferem as reservas e dão as instruções sobre o que tem disponível no Balneário do Sol.

Búfalos e lhamas

E logo do lado dessa recepção, tem um cercado onde vivem os animais exóticos da fazenda – e já podemos dizer que é o primeiro destaque do receptivo!

No Balneário do Sol tem alguns búfalos e lhamas, e é possível tirar fotos com os animais e interagir com eles.

Búfalos e lhamas no Balneário do Sol em Bonito
Búfalos e lhamas no Balneário do Sol em Bonito. Foto: Fui Ser Viajante

Estrutura do balneário

Uma caminhadinha a partir da portaria e chegamos na estrutura do balneário mesmo. Que é enorme!

A primeira coisa que você vai ver são os quiosques na beira do rio Formoso. Tem quiosque na grama, quiosque na areia, você escolhe.

Nós fomos recepcionados pelo Silvio Santos, um dos responsáveis pelo atrativo, que nos apresentou todas as possibilidades de atividades disponíveis, e levou para um pequeno passeio para gente conhecer a propriedade.

Ao lado dos quiosques, uma lanchonete / bar, com equipe volante, que atende direto nas mesas.

Indo pela direita, encontramos uma piscina natural (com um chafariz), e uma pequena trilha pela mata, super agradável.

Trilha no Balneário do Sol em Bonito
Pequena Trilha no Balneário do Sol em Bonito. Foto: Fui Ser Viajante

A chance de ver bichinhos é bem grande: vimos macacos, cutias e pegadas de uma anta.

Fomos caminhando até chegar numa outra curva do rio, onde tem uma estátua de uma onça – onde eu fiz várias fotos, claro!

Foto: Fui ser viajante

O rio aqui é bem bonito, mas eles pedem para não tomar banho nessa parte porque fica mais isolado.

Aproveitar só pra caminhada e contemplação mesmo.

Balneário do Sol em Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

Na volta, fomos beirando o rio Formoso, e é impossível não ficar impactado com a quantidade de peixes na água.

São muitos, e todos bem saidinhos. Ficam perto da gente, sem nenhum constrangimento. Uma coisa impressionante.

Na beira do rio tem uma orla cimentada, bem agradável para caminhar.

Foto: Fui ser viajante

Tem também umas rampas para acessibilidade, assim todo mundo pode entrar na água.

Também dá pra sentar com os pés na água e ficar brincando com os peixes.

Foto: Fui Ser Viajante

Passando das escadarias com a estátua da sereia, vem as duas atividades com mais adrenalina do balneário do Sol: uma tirolesa e uma plataforma de salto.

Mais pra frente, ainda tem um restaurante com mais de 300 lugares, a área de churrasqueiras (são 28 churrasqueiras fixas, e mais algumas móveis que eles emprestam para os visitantes, em dias muito cheios).

restaurante no Balneário do Sol Bonito MS
Restaurante no balneário do Sol, Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

No mais, a estrutura disponibiliza wi-fi, banheiros e vestiários, loja de souvenir, a loja para aluguel de material apra atividades aquáticas, como coletes, máscara snorkel, macarrão…

Tudo que você precisa para não ter desculpa e se divertir na água!

Loja de souvenir no Balneário do Sol
Loja de souvenir no Balneário do Sol. Foto: Fui Ser Viajante
Aluguel de material aquático
Aluguel de material aquático. Foto: Fui Ser Viajante

Além disso, o Balneário do Sol em Bonito MS tem ainda uma boa área de estacionamento, e é um atrativo completamente acessível para cadeirantes.

Qual o valor do ingresso? (2022)

Como todos os atrativos de Bonito, há duas tabelas de preço para o Balneário do Sol, uma para baixa temporada e uma para alta temporada.

E é importante saber que crianças até 5 anos não pagam ingresso no Balneário do Sol.

Baixa Temporada

• Adulto – R$ 80,00
  • Criança 6 anos até 10 anos: R$ 40,00

Alta Temporada

• Adulto: R$ 80,00
  • Criança 6 anos até 10 anos: R$ 40,00

Se necessário, você pode fazer o aluguel de material aquático no próprio Balneário do Sol:

Aluguel de material aquático no balneário do Sol
Foto: Fui ser viajante

Para comprar seu ingresso, você precisa do serviço de uma agência (não é possível comprar ingressos direto com os atrativos em Bonito).

A agência que montou nosso roteiro, fez todas as reservas de passeios em Bonito e agendou nossos transportes foi a Acqua Estúdio de Viagens.

A gente gostou muito do serviço deles e é a agência que recomendamos para sua viagem a Bonito.

Onde fica o Balneário do Sol e como chegar

O endereço do Balneário do Sol é Rodovia do Turismo km8, a aproximadamente 11km do centro de Bonito. É bem tranquilo para chegar lá com seu carro próprio, usando um GPS.

Lembre de calcular o caminho ANTES de sair no centro de Bonito, pois a internet nos arredores da cidade é bem inconstante.

Precisa de um carro para essa viagem?
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Para chegar lá, como a gente estava sem carro em Bonito, a agência Acqua Viagens fez uma reserva de transfer privativo para nosso deslocamento.

Quem pegou a gente foi a Lívia, da empresa EcoDriver Bonito – com um carro super confortável e novinho, além da Lívia ser muito gentil e pontual.

Ela fez todos os nossos deslocamentos nesse dia: levou a gente para o Parque das Cachoeiras, pegou a gente lá depois do almoço, trouxe aqui ao Balneário do Sol, e às 16:30h nos pegou no balneário e levou para o hotel.

Horários

O Balneário do Sol funciona todos os dias, das 8h às 17h. Como nós visitamos na baixa estação, ao entrar nos avisaram que estariam começando o fechamento do atrativo por volta das 16:30h.

O Balneario do Sol costuma ficar mais cheio aos finais de semana e feriados (especialmente carnaval e Ano Novo).

Como foi nossa experiência visitando o Balneário do Sol

Nós chegamos no Balneário do Sol para curtir a tarde do nosso primeiro dia de roteiro em Bonito.

A gente tinha passado a manhã no Parque das Cachoeiras, entre cenários incríveis na trilha, cachoeiras lindas e um pouquinho de adrenalina com um pulo de uma plataforma direto pra dentro do rio.

Mas a verdade é que a gente estava bem cansado da viagem, Rio – São paulo, São Paulo – Campo Grande de avião, e depois mais as 4 h de van para chegar em Bonito.

Todos esses deslocamentos deixam o corpo bem cansado, por isso colocar o Balneário do Sol na nossa primeira tarde foi uma decisão super acertada do pessoal da Acqua Viagens.

Quando eu cheguei naquele lugar, eu pensei na hora que tinha chegado no paraíso. depois de dar uma volta na propriedade, e conhecer tudo, eu só quis saber de relaxar.

Balneário do Sol, Bonito MS
Foto: Fui Ser Viajante

Fiquei um tempo no rio, encantada com a quantidade de peixes – sério, é uma coisa impressionante. Depois que você for, volta aqui e me conta!

Aproveitei para me aventurar um pouquinho, porque sou dessas. Rafa e eu fomos brincar na tirolesa, ele foi sem colete e eu fui de colete porque gosto da segurança que ele me oferece. Os coletes são alugados por hora.

Foi bem divertido e quando cansamos de brincar, me estiquei toda numa espreguiçadeira, bem preocupada somente com o próximo drink que eu iria pedir.

Quiosques no Balneário do Sol Bonito MS
Foto: Fui Ser Viajante

Fiquei apreciando a natureza, vendo os macaquinhos correndo soltos pelo gramado – e por falar neles, cuidado com pertences e lixo solto, porque eles são bem danadinhos!

Macacos no balneário do Sol, Bonito
Macacos no balneário do Sol, Bonito. Foto: Fui Ser Viajante

Foi uma tarde perfeita! Deu pra gente recuperar as energias e aproveitar a beleza da natureza no balneário. A gente só foi embora quando o atrativo já ia começar a fechar.

Mas antes de sair, fizemos mais uma paradinha: não ia perder a oportunidade de registrar os animais no cercado lá perto da recepção. 😀

Búfalos no Balneário do Sol, Bonito MS
Foto: Fui Ser Viajante

O que levar para o passeio

O passeio no Balneário do Sol é um lugar super estruturado, e um passeio para relaxar, que não pede muita preparação.

Você vai passar o dia descansando e curtindo, por isso não tem muito mistério na lista do que levar para esse passeio:

• papete ou chinelo
  • roupa de banho
  • toalha (de preferência de microfibra)
  • Roupa extra para trocar ao final do passeio
  • Protetor Solar
  • Repelente
  • Câmera fotográfica / celular
  • Dinheiro ou cartão para comprar água, almoço, etc…

No Balneário do Sol em Bonito é permitida a entrada de alimentos e bebidas (exceto em garrafas de vidro), mas se preferir, eles também tem lanchonete e restaurante lá, a disposição.

Também colocam as churrasqueiras à disposição dos visitantes (por ordem de chegada). Você pode levar itens para churrasco, se interessar ao seu grupo.

E como falei mais acima, no Balneário do Sol, também tem uma loja de lembranças e um quiosque onde é possível alugar colete salva-vidas de todos os tamanhos.

Outros Balneários em Bonito

No total, Bonito tem 10 balneários recebendo visitantes.

Uns ficam mais perto da cidade, como o Balneário Municipal (7km) e o Balneário do Sol (11km), e outros ficam mais distante, como o Balneário da Nascente Azul, que fica a 32 km de Bonito.

Você pode consultar a agência de turismo (nós indicamos a Acqua Viagens) para saber qual as opções de balneários disponíveis para as datas da sua viagem, e que encaixam no seu roteiro, sem precisar de muito deslocamento.

E se visitar o Balneário do Sol, não esqueça de vir aqui me contar o que achou da atração, e como foi a sua experiência por lá. Escreve pra mim aqui nos comentários, vou adorar saber!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Declaração: O blog Fui Ser Viajante viajou para Bonito a convite da Agência Acqua Viagens. Em respeito aos nossos leitores, queremos deixar claro que apesar da visita aos atrativos, hospedagem e deslocamentos serem fruto dessa parceria, o relato que trazemos aqui retrata nossa experiência e impressões reais que tivemos no passeio.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.