Fazenda Ceita Corê: trilha com cachoeiras, nascente cristalina e mais

A Fazenda Ceita Corê em Bonito entrou no nosso roteiro como opção de um passeio de dia inteiro.

A proposta principal do atrativo é fazer uma trilha ecológica passando por 7 cachoeiras, mas as atividades na fazenda vão muito além.

Há várias opções de atividades “extras” que oferecem a experiência completa de 1 dia na fazenda – tudo incluído no valor do passeio – e que podem ser aproveitadas por toda a família.

Leia mais:
+ O que fazer em Bonito: guia completo
+ Parque das Cachoeiras em Bonito MS
+ Balneário do sol: um paraíso em Bonito
+ Pousada Ouro Preto de Bonito: dica de onde ficar em Bonito

Nesse post, vou te explicar tudo sobre o passeio na Fazenda Ceita Corê, contando mais sobre a estrutura e como foi nossa experiência por lá.

Além disso, no final do post tem uma dica bacana sobre seu roteiro em Bonito: vou te sugerir qual é o melhor momento para encaixar esse passeio da Fazenda Ceita Corê dentro do seu cronograma de viagem.

Confira as dicas:

Fazenda Ceita Corê Bonito MS: como é o atrativo

Ceita Corê, traduzido da língua tupi-guarani, significa “Terra de meus filhos“.

E não posso pensar em um jeito melhor para batizar essa propriedade que vem passando de pai para filhos, e hoje oferece uma experiência completa de vida na fazenda para o turismo em Bonito, com diversão para toda a família.

Fazenda Ceita Corê, passeio com trilhas e cachoeiras em Bonito MS
Fazenda Ceita Corê, passeio com trilhas e cachoeiras em Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

O passeio dura o dia inteiro e começa com uma trilha ecológica guiada pela mata, com nível leve, passando por 7 cachoeiras, uma mais linda que a outra. É possível tomar banho em 6 delas, e uma é apenas contemplação.

Ao final do passeio, você tem a chance de conhecer uma nascente de rio de água super cristalina, brotando de uma caverna com mais de 250m de profundidade. É algo realmente impressionante.

A essa hora, a fome já vai estar batendo, então voltamos para a sede da fazenda, onde você pode ser fartar com um almoço típico da fazenda, e tem toda a tarde para curtir a estrutura do lugar.

Tem piscina (abastecida com água do rio), um lindo lago onde você pode fazer stand up paddle e caiaque, espaço para caminhadas, decks para sentar e relaxar, lugares para tirar fotos e muito espaço para as crianças brincarem.

Tem até um momento para cavalgadas: eles trazem vários cavalos da propriedade, e ajudam todos que quiserem a montar e dar uma volta. Os animais são bem mansos e bem cuidados, uma coisa linda.

Passeio de cavalo na Fazenda Ceita Corê
Passeio de cavalo na Fazenda Ceita Corê. Foto: Fui Ser Viajante

A fazenda Ceita Corê é um lugar muito especial. A gente ficou muito impressionado com a beleza do lugar e com a simpatia de todos. Ao final da tarde, nem dava vontade de ir embora!

Qual o valor do ingresso? (2022)

A Fazenda Ceita Corê assim como os outros atrativos de Bonito pratica 2 tabelas de preço, de acordo com a época do ano.

Se você já leu nosso post sobre o que fazer em Bonito, já deve saber a coisa mais importante sobre o preço dos passeios em Bonito: os preços são tabelados, e iguais em todas as agências.

Existe uma tabela para alta estação, e outra para baixa estação. E ambas são reajustadas anualmente, também.

E qual a importância da agência?

Primeiro, os passeios são vendidos somente pelas agências. Você não consegue comprar direto na portaria dos atrativos, por exemplo. E tem também a importância do atendimento e do suporte.

Escolher uma agência que ofereça um atendimento personalizado ao cliente, ajude na hora de pensar o roteiro, com base nos seus gostos, prioridades e orçamento, é essencial.

Em Bonito, nós usamos os serviços da Acqua Studio de Viagens, e foi tudo ótimo. Desde a montagem do roteiro, até as reservas dos passeios e transfers.

Confira o valor dos ingressos para visitar a Fazenda Ceita Corê em Bonito MS. E anote essa dica importante: crianças até 5 anos não pagam pelo passeio!

Baixa Temporada

• Adultos: R$ 264,00
  • Crianças de 06 a 12 anos: R$ 186,00
  • Melhor Idade: R$ 220,00

Alta Temporada

• Adultos: R$ 295,00
  • Crianças de 06 a 12 anos: R$ 232,00
  • Melhor Idade: R$ 232,00

Onde fica a Fazenda Ceita Corê? Como chegar?

A Fazenda Ceita Corê fica em Bonito, a cerca de 36 km do centro da cidade.

O acesso é bem fácil: primeiro por uma estrada asfaltada (MS 178, que liga Bonito a Bodoquena), e depois um curto trecho de estrada de terra batida, em ótimas condições).

A gente fez o deslocamento até a fazenda Ceita Corê na van do próprio atrativo, que nos pegou no hotel às 8h, levou para a fazenda, e nos trouxe de volta no final do dia (saímos da fazenda às 16:30h), e chegamos de volta a Bonito em uns 40 minutos.

Van da Fazenda Ceita Corê
Van da Fazenda Ceita Corê. Foto: Fui Ser Viajante

Se preferir a comodidade de ir e vir quando quiser, você também pode ir até a Fazenda Ceita Corê com seu próprio carro.

Horários

A Fazenda Ceita Corê funciona todos os dias, das 8h às 17h.

Como foi nossa experiência visitando a Fazenda Ceita Corê

O transporte com a van foi super tranquilo e bem pontual. A van era confortável, tinha bastante espaço para todos, tinha cerca de 10 pessoas viajando com a gente. O deslocamento leva cerca de 40 minutos.

A gente já fica encantado na chegada do atrativo. Que lugar lindo, gente. Sério!

A casa-sede da fazenda Ceita Corê

No terraço da casa sede da fazenda, fomos divididos em grupos, e cada grupo foi atribuído a um guia.

Terraço da Fazenda Ceita Corê
Terraço da Fazenda Ceita Corê. Foto: Fui Ser Viajante

Preenchemos um formulário simples, com dados de identificação e contatos de emergência.

E depois fomos convidados a entrar na casa, para tomar um cafezinho com pão de queijo. Tem recepção mais gostosa?

Fazenda Ceita Corê - café com pão de queijo
Van da Fazenda Ceita Corê. Foto: Fui Ser Viajante

Dentro da casa sede da Fazenda Ceita Corê, outra surpresa.

Uma casa de fazenda bem tradicional, que foi construída em 1972 usando madeiras retiradas do próprio terreno, aroeira, peroba e bálsamo.

A fazenda pertence a essa família há anos (desde 1966). Os detalhes históricos e afetivos da família estão por toda parte. Eles tem tradição em criação de gado nelore, e vários prêmios e troféus expostos na sala.

Fazenda Ceita Corê em Bonito - casa da fazenda
Foto: Fui Ser Viajante

Além das salas e da varanda aconchegante, você ainda pode aproveitar da piscina (de água da nascente), e a estrutura de apoio com banheiros, vestiário, ducha, redário e mesas de jogos.

Trilha ecológica das 7 cachoeiras

Eles organizam as saídas dos grupos, de forma a dar um espaço entre eles, para a gente curtir as cachoeiras sempre um grupo por vez.

Por isso, ficamos esperando um tempinho na casa sede, até chegar a nossa vez de pegar a van que leva a gente por 5km, até o ponto de início da trilha.

Chegando na entrada da trilha, uma grande placa mostra todas as atrações que vamos passar. Nosso guia, seu Amândio, era realmente muito divertido e falava com muito amor sobre a fazenda e toda a natureza da região.

Foi ele que nos apresentou o percurso, a ser percorrido em cerca de 3h:

Uma trilha de dificuldade leve, com 4000 m de distância que vai passando por 7 cachoeiras ao longo do percurso (6 para banho e 1 de contemplação), e mais 4 pontes suspensas, 1 trampolim e 1 tirolesa.

trilha da fazenda ceita corê
Foto: Fui Ser Viajante

A trilha toda é muito tranquila, e a gente foi fazendo várias parada para aprender sobre os animais e as plantas, a história da fazenda e, claro, os banhos de cachoeira!

Fazenda Ceita Corê - cachoeiras

A passagem nas pontes suspensas é, com certeza, algo que merece ser destacado! hahahaha

Dá um medinho, uma adrenalina, e uma vontade de rir sem parar enquanto a gente vai atravessando e sentindo o balanço.

Ponte suspensa na Fazenda Ceita Corê
Ponte suspensa na Fazenda Ceita Corê. Foto: Fui Ser Viajante

E tem as cachoeiras ao longo do rio Chapena. Difícil escolher a mais linda.

Cada uma com sua beleza, a gente foi escolhendo na hora qual a gente entrava e qual não – e só por um motivo – a gente foi pra trilha de bota!

Tinham avisado que precisava de sapato fechado pra trilha, e levamos a sério. Fomos com a bota de trekking, mas foi completamente desnecessário!

A trilha é bem leve, realmente um tênis ou uma papete teria sido mais que suficiente! E teria facilitado nossa vida na hora de entrar e sair das cachus para seguir a trilha.

trilha Fazenda Ceita Corê
Foto: Fui Ser Viajante

A trilha funciona quase de maneira circular, então ao final voltamos para o ponto de partida, para pegar a van de volta para a sede. Mas antes, uma parada:

Nascente do rio Chapeninha

A van nos deixou na entrada da nascente do rio Chapeninha. Metade do grupo já estava com fome e querendo o almoço, mas vai por mim: essa parada valeu muito a pena!

Foto: Fui Ser Viajante

A gente teve a oportunidade incrível de conhecer – flutuar, e para os com mais fôlego, até mergulhar – na caverna da nascente do rio Chapeninha.

Uma água incrivelmente transparente, peixinhos curiosos, e uma caverna de mais de 250m de profundidade, de onde a água jorra para dar vida a esse rio que começa ali.

Rafa tentou mergulhar, mas a força da água saindo da caverna jogava ele pra fora. eu fiquei flutuando, aproveitando o momento de imersão naquela natureza tão pura.

Nascente do rio Chapeninha
Foto: Fui Ser Viajante

Foram alguns minutos ali, mas que momento mágico. Que lugar incrível!

Ver um rio nascendo, a vida começando, tudo flutua em um azul absurdamente cristalino.

Um lugar pra nunca mais esquecer.

Almoço na Fazenda Ceita Corê

Depois de nos encantar com a nascente do rio Chapeninha, fomos andando até a sede da fazenda, coisa de 5 minutos caminhando.

Hora do almoço (incluído no valor do passeio)! Comida típica, com gosto de fogão a lenha, comida feita em casa, tudo aquilo que a gente ama. Pode comer e repetir a vontade, e claro que foi o que nós fizemos!

Almoço na Fazenda Ceita Corê. Foto: Fui Ser Viajante

Tem também doces e café, pra fechar o banquete. Com a fome que eu estava, não podia querer nada mais da vida!

Receptivo: atrativos da tarde

Agora vem a escolha do que você quer fazer durante a tarde.

Nós estávamos bem cansados dos dias corridos que a gente tinha tido até então em Bonito.

Por isso escolhemos descansar no deck do lago, bem preguiçosos estirados nas cadeiras, acompanhados de um café depois do almoço.

Fazenda Bonita Ceita Corê
Foto: Fui Ser Viajante

Teve gente que escolheu ficar conversando no terraço, gente que foi caminhar pela propriedade, e gente que foi tirar um cochilo no redário. Aqui, fica realmente difícil escolher qual a melhor opção.

Depois que a “preguicinha” da tarde tinha passado, todo mundo começou a se ocupar das outras atividades na fazenda:

Nós fomos cavalgar, teve gente que foi pro caiaque, pro standup paddle e gente que continuou esticado nas cadeiras, só relaxando. Tem atividade pra todo gosto na Fazenda Ceita Corê, mesmo!

Fazenda Ceita Corê. Foto: Fui Ser Viajante

Mas uma coisa que recomendo a todos: no fim de tarde, fique perto do lago, pra ver as cores do céu mudando e apreciar a beleza que é ver as aves passando, acompanhando o fim do dia.

Araras, tucanos, uma belezura.

Exatamente às 16:30h, a van da Fazenda Ceita Corê chegou para nos levar de volta pra Bonito, e foi assim que acabou um dos dias mais gostosos, em um dos lugares mais lindos para conhecer em Bonito MS.

O que levar para o passeio

Bastante gente também me perguntou o que levar no passeio, por isso organizei aqui uma listinha do que considero mais importante:

• tênis ou papete
  • roupa de banho
  • toalha (de preferência de microfibra)
  • Protetor Solar
  • Repelente
  • Câmera fotográfica / celular
  • Dinheiro ou cartão para comprar água e etc…
  • Roupa extra para trocar (faz muita diferença!! Se quiser, depois do passeio da trilha pelas cachoeiras, você pode se trocar, almoçar sequinho e não se molhar mais).

Durante a tarde, você tem tanto a opção de fazer passeios “secos”, como caminhada e cavalgada, ou “atividades molhadas”, como piscina, caiaque e stand up paddle.

Se preferir se molhar, você pode levar mais uma roupa de banho para usar a tarde, ou pode usar a roupa da manhã, o que for mais confortável pra você.

piscina da fazenda Ceita Corê
Foto: Fui Ser Viajante

Vale a pena visitar a Fazenda Ceita Corê?

Uma coisa que achei bem legal sobre a Fazenda Ceita Corê é que esse é um atrativo em Bonito que não tem restrição de idade, sendo perfeito para levar crianças e pessoas na melhor idade.

Foto: Fui Ser Viajante

Alguns atrativos em Bonito apresentam alguma restrição de idade em suas atividades, por questões de segurança. Essas restrições são relacionadas principalmente a idade e altura de crianças.

Mas na Fazenda Ceita Corê, você tem um atrativo perfeito para levar os pequenos, e tenho certeza que eles vão aproveitar bastante!

Quando visitar a fazenda Ceita Corê

Ah, e tem a dica que eu prometi sobre como organizar seu roteiro em Bonito.

Viajar para Bonito pode ser bem cansativo, porque geralmente colocamos um atrativo pela manhã e um pela tarde. Acabamos nos deslocando bastante, almoçando rápido para não perder o próximo passeio e tal.

Com isso, sugiro que você coloque o passeio na Fazenda Ceita Corê bem no meio do seu cronograma. Você já vai ter visitado várias coisas, o cansaço já vai começar a chegar – especialmente se estiver viajando com crianças.

Todo mundo vai estar precisando de um dia mais relaxado, e é aí que a Fazenda Ceita Corê entra em cheio para preencher essa necessidade.

Fazenda Ceita Corê - passeio em Bonito
Foto: Fui Ser Viajante

Lá, você vai curtir um dia inteiro sem correria de deslocamentos, aproveitando atividades legais, comida super gostosa, num lugar que oferece opções pra todo mundo.

Quem tiver na vibe, pode partir para as atividades de banho na cachoeira, cavalgada, caiaque entre outras.

Fazenda Ceita Corê - cachoeiras
Foto: Fui Ser Viajante

E quem quer apenas relaxar e curtir, pode se esticar numa espreguiçadeira na beira do lago, e ficar apreciando as araras e tucanos que passam voando, especialmente ao final da tarde.

Tem passeios pra todos os gostos, e é um dos lugares mais lindos que conhecemos em Bonito. Por isso, recomendo muito que você também coloque a Fazenda Ceita Corê no seu roteiro em Bonito.

Foto: Fui Ser Viajante

Outras cachoeiras para visitar em Bonito

Se você está em dúvida sobre qual é o melhor passeio de cachoeira em Bonito, recomendo também que você leia o post sobre o Parque das Cachoeiras.

Esse lugar também tem uma super estrutura, com balneário bem gostoso na beira do rio, piscina de borda infinita, redário, restaurante próprio, tudo que você precisa, até pra passar o dia inteiro por lá, se quiser.

Além desses dois, que foram os que a gente fez, tem mais alguns passeios de cachoeira em Bonito que você pode considerar: Boca da Onça Ecotur, Estância Mimosa, Rio do Peixe, Cachoeiras Serra da Bodoquena, Recanto das Águas.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Declaração: O blog Fui Ser Viajante viajou para Bonito a convite da Agência Acqua Viagens. Em respeito aos nossos leitores, queremos deixar claro que apesar da visita aos atrativos, hospedagem e deslocamentos serem fruto dessa parceria, o relato que trazemos aqui retrata nossa experiência e impressões reais que tivemos no passeio.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.