25 pratos da comida típica de Minas Gerais para conhecer e provar

O Brasil inteiro sabe: a comida mineira é boa demais da conta!

Eu sou suspeita para falar (já que sou uma belo-horizontina muito orgulhosa), mas a comida típica de Minas Gerais é uma das melhores culinárias do nosso país (e por que não dizer, do mundo?!) 

Ainda que esse estado brasileiro seja rico de belas paisagens e de uma cultura única, sua culinária traduz o que de fato é: recheado de tradição, simplicidade, fartura e muito afeto. 

Não à toa que, quem frequenta qualquer casa mineira, não sai de lá sem experimentar o famoso cafezinho acompanhado de algum quitute delicioso, como o bolo de fubá ou pão de queijo.

Então, pensando em você que nunca visitou as terras mineiras ou tenha provado da sua deliciosa gastronomia, vamos apresentar aqui neste artigo um pouco da história dessa culinária tão extensa.

E, claro, uma lista com os 25 melhores pratos da culinária mineira, os principais pratos e receitas do estado! Vem comigo?

As origens da comida mineira

A comida típica mineira tem suas raízes na colonização do Brasil, sendo uma mistura das influências indígenas, africanas e europeias. 

A topografia montanhosa do estado e a falta de acesso ao litoral teve influência na forma de preparar os alimentos. 

Uma parte importante da culinária mineira tem origem da cultura dos bandeirantes e tropeiros, grupos que se aventuravam pelos sertões em busca de ouro e prata. 

Durante as longas viagens carregavam consigo alimentos simples e fáceis de preparar, como feijão, arroz, queijo e carne. 

Os povos indígenas que viviam na região também ensinaram os bandeirantes a usar os ingredientes naturais locais, como a mandioca e a couve. Dessas viagens, surgiu o famoso feijão-tropeiro.

Além disso, os viajantes preparavam os alimentos em panelas de barro no fogo à lenha, o que dava a eles um sabor único. E, para a nossa felicidade, esse costume se perpetuou!

Os principais pratos da comida típica de Minas Gerais

Com o passar do tempo, essa culinária foi sendo incrementada e resulta no que, hoje, é uma infinidade de sabores que remetem a cultura e a história de Minas Gerais.  

Se você está curioso para saber quais são os principais pratos da comida mineira, segue uma lista com 25 pratos da comida típica de Minas Gerais.

1- Tutu de Feijão

Um receita de comida típica de Minas Gerais é o Tutu de Feijão. 

Ele é um prato feito com feijão cozido, refogado com temperos e alho, e engrossado com farinha de mandioca. Também pode ser acompanhado por arroz, couve e carne.

2- Torresmo

O torresmo é uma comida mineira bem típica. Ele nada mais é que pedacinhos crocantes de pele de porco fritos até ficarem dourados e crocantes.

É uma iguaria popular, muitas vezes servida como aperitivo, mas também é parte de várias receitas, como feijão-tropeiro, feijoada e caldos quentes diversos.

Torresmo, comida tradicional mineira
Imagem de Richárd Makrai por Pixabay

3- Caldos (mandioca, feijão e abóbora)

Caldos de feijão, de mandioca e de abóbora são pratos típicos mineiros, muito nutritivos e saborosos. Os três caldos ficam uma delícia, misturado a folha de cebolinha e torresmo. 

Todos podem ser servidos como sopa ou como acompanhamento para outros pratos, como arroz, carne e legumes. Além disso, são uma comida típica de Festa Junina em Minas Gerais. 

4- Feijão tropeiro

Receita originada dos tropeiros (condutores de tropas de mulas) durante suas viagens, é também uma comida típica do norte de Minas. 

O feijão-tropeiro combina farinha, carne e ovos ao feijão, resultando em uma iguaria de sabor distinto. 

Experimente essa iguaria em um dos milhares de restaurantes da cidade de Tiradentes, um dos maiores redutos gastronômicos do estado!

5- Farofa de Feijão de Andu

A farofa de feijão-andu é uma comida mineira que combina a textura crocante da farinha de mandioca com o sabor suave do feijão-andu seco. 

Quando verde, pode ser consumido como um tipo de ervilha em saladas.

6- Leitão a pururuca

O leitão à pururuca é um prato típico da culinária mineira, feito com um leitão inteiro assado no forno até que a pele fique crocante e dourada. É geralmente servido com arroz, feijão e farofa.

7- Fígado com Jiló

O fígado com jiló é uma comida típica de Minas Gerais feita com fígado de boi, jiló, cebola, alho, sal, pimenta e outros temperos. Ele é geralmente servido com arroz e feijão.

Caso queira experimentar um delicioso e tradicional fígado com jiló mineiro, vá até o Mercado Central, localizado em Belo Horizonte, e se delicie!

8- Vaca Atolada

A Vaca Atolada é uma receita de comida típica de Minas Gerais feita com costelas bovinas cozidas com mandioca, resultando em um prato saboroso e reconfortante.

9- Ora pro Nobis

O Ora pro Nobis é outro prato característico de Minas Gerais que envolve o uso de uma planta de mesmo nome.

Ela é bem mais utilizada no interior do estado, na culinária tradicional. É pouco conhecida em outras partes do Brasil, e até mesmo na capital Belo Horizonte nem todo mundo já provou.

Mas a Ora-pro-nobis vem sendo cada vez mais utilizada na cozinha de todo Brasil, ganhando mais espaço como uma PANC (planta alimentícia não-convencional). 

No preparo, as folhas dessa planta são refogadas com alho, cebola e outros temperos, resultando em um prato hiper saboroso. 

10- Frango ao Molho Pardo

Imagina só: você está em Minas Gerais e quer provar algo bem autêntico, certo? Logo de cara vão te dizer: frango ao molho pardo!

Essa receita nada mais é que um frango cozido em um molho super escuro e denso, feito com sangue de galinha, vinagre, alho e vários temperinhos deliciosos. 

O molho pardo é bem encorpado e gruda na carne, o que dá um sabor bem único. Geralmente ele é servido com arroz branco para combinar. 

Uma dica de restaurante para provar dessa iguaria mineira é o Maria das Tranças, em Belo Horizonte.

11- Frango com Quiabo

O frango com quiabo é outra receita tipicamente mineira. Ela é uma combinação clássica de frango cozido com quiabo, temperos e acompanhamentos como arroz e angu.

12- Pão de Queijo

O pão de queijo é, definitivamente, o queridinho do estado!

Imagina um bolinho dourado por fora e macio por dentro, cuja massa é elaborada com polvilho e queijo, resultando em um sabor único e irresistível. E, claro, muito queijo!

Pão de queijo Minas Gerais
Imagem de marcioshaffer por Pixabay

A história por trás dessa iguaria começou no período colonial, na mistura do queijo trazido pelos colonizadores com o polvilho, derivado da mandioca (apresentada pelos povos indígenas).

E assim, com o tempo, nasceu essa maravilha que hoje conquista todo mundo! 

13- Canjiquinha

A Canjiquinha é um prato típico que faz parte da rica tradição culinária mineira. 

A canjiquinha é feita de farinha de milho quebrado. Durante seu preparo, é cozida com carne de porco, temperos (como pimenta) e, muitas vezes, acompanhada de couve refogada.

É uma combinação de sabores que remete à autenticidade e ao calor da cozinha mineira. 

14- Queijo Canastra

Produzido na Serra da Canastra, o Queijo Canastra é, definitivamente, um tesouro gastronômico de Minas Gerais. 

Esse queijo artesanal é famoso por sua personalidade única e sabor marcante. Sua textura rústica e aroma pronunciado são resultados do cuidadoso processo de fabricação, que envolve leite cru e uma técnica tradicional de cura. 

O queijo canastra é um reflexo autêntico da tradição mineira. Tanto que em maio de 2008, recebeu o título de patrimônio cultural imaterial brasileiro.

15- Queijo Minas

Se você está se preparando para explorar Minas Gerais, não deixe de experimentar o Queijo Minas, uma verdadeira joia da gastronomia local. 

Este queijo fresco e suave é uma tradição profundamente enraizada na região. Feito a partir de leite fresco, o Queijo Minas tem uma textura delicada e um sabor levemente adocicado. 

É incrivelmente versátil, podendo ser saboreado puro, com goiabada (na famosa combinação Romeu e Julieta) ou utilizado em pratos salgados.

16- Pastel de Angu

O pastel de angul é outro dos pratos de comida típica de Minas Gerais. São pasteizinhos recheados, onde a massa é feita de angu (farinha de milho) e o recheio pode variar, sendo o mais comum, com carne. Ele é similar a uma polenta frita, crocante e bem sequinha. Muito gostoso!

17- Pão com Linguiça

Nas estradas de Minas, é um prato que está sempre presente nos restaurantes de beira de estrada. É um sanduíche simples, mas saboroso, feito com linguiça grelhada dentro do pão.

18- Pastel de Umbigo de Banana

O Pastel de Umbigo de Banana é uma receita de comida típica de Minas Gerais, muito comum na região do Morro do Pilar, na região turística da Serra do Cipó. 

Para fazer o recheio da pastel são utilizados o umbigo de banana-verde, aquela parte vermelha, carne moída, meia cebola grande picada e alho. O umbigo é cortado em rodelas e colocado para ferver. Seu gosto é similar ao palmito, é uma delícia!

19- Paçoca de Carne

A Paçoca de Carne é uma comida típica do norte de Minas e é originada da época dos tropeiros. 

O prato reúne a farinha de mandioca do índio com a carne seca aprendida a ser preparada com os portugueses. É possível incrementá-la com banana-da-terra fatiada e frita na manteiga.

20- Doce de Figo

O doce de figo em Minas Gerais é uma tradição culinária artesanal e é presença constante nas sobremesas dos mineiros

O doce de figo é feito com figos maduros, cozidos a fogo baixo junto ao açúcar. É comum adicionar raspas de limão para ficar mais saboroso e melhorar a conservação.

21- Doce de Casca de Laranja

O doce de casca de laranja em Minas Gerais é uma tradição culinária e presença constante nas sobremesas dos mineiros. 

Feito a partir das cascas de laranja, o processo envolve cortar, ferver e caramelizar as cascas para obter um equilíbrio entre doçura e citricidade. 

22- Doce de Leite

O doce de leite é uma sobremesa feita a partir do leite, apresentando uma textura cremosa e um sabor característico. Pode ser apreciado puro, usado como cobertura e recheio de doces. 

Em Minas Gerais, existem marcas bastante famosas, como o tradicional Doce de Leite Viçosa, marca eleita 10 vezes como o melhor doce de leite do Brasil.

23- Goiabada Cascão

Outra comida típica mineira é a Goiabada Cascão. Ela tem uma textura densa e consistente, que a torna uma opção incrível tanto para ser degustada pura quanto em combinações de sabores (Romeu e Julieta, com queijo). 

A casca da goiaba é deixada na preparação, o que dá à goiabada um sabor mais intenso e uma cor mais escura. 

24- Cachaça de Minas

A cachaça (aguardente de cana-de-açúcar) produzida em Minas Gerais é famosa por sua qualidade e variedade, sendo utilizada em diversos coquetéis e na preparação de pratos. 

A cachaça mineira é Patrimônio Histórico e Cultural e tem até data comemorativa: domingo, dia 21 de maio.

Entre as mais famosas eu posso citar a Seleta Antônio Rodrigues, Anísio Santiago, Canarinha Salinas e Indaiazinha.

25- Cervejas Artesanais Mineiras

Cervejas artesanais são produzidas em menor escala por cervejeiros independentes, usando ingredientes de qualidade e fermentação prolongada para sabores mais ricos. 

Minas Gerais é líder nesse mercado, com mais de 200 cervejarias, oferecendo estilos tradicionais e inovadores.

Nos arredores da capital, você pode visitar as fábricas da Krug Bier, Läut, Verace e Lagoon Beer. No interior do estado, também há diversas marcas, como a Cervejaria 3 Orelhas, que provamos em Gonçalves MG.

Cervejaria 3 Orelhas em Gonçalves MG
Cervejaria 3 Orelhas em Gonçalves MG. Foto: Fui Ser Viajante

Comida típica de Minas Gerais: qual seu prato favorito?

Depois de ler (e babar) por estes 25 pratos de comida típica de Minas Gerais, eu quero saber: qual é seu prato favorito da comida mineira?

É difícil escolher um, não é mesmo? Mas quero que você compartilhe comigo o seu favorito na caixinha de comentários. Valendo!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Marcella Oliveira
Marcella Oliveira é uma publicitária e jornalista belohorizontina que tem verdadeira paixão por ouvir e contar histórias. Tem síndrome de wanderlust e quer, cada vez mais, descobrir e redescobrir destinos no Brasil e no Mundo!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *