O que fazer em São Lourenço MG: principais atrações + dicas de viagem

São Lourenço em Minas Gerais ganhou fama por ser um balneário de águas minerais com as mais diversas propriedades curativas. Mas quem viaja pra lá descobre que há muito mais o que fazer em São Lourenço MG.

E e é sobre isso que vamos falar nesse post. Além de visitar o famoso Parque das Águas em São Lourenço, você pode fazer um passeio de trem, passeio de balão, visitar cervejarias locais, e até conhecer a Rota do Café Especial.

Opções de passeios não faltam. Então acompanhe o post até o final, porque aqui tem todas as dicas que você precisa para planejar sua viagem para São Lourenço em minas Gerais.

Preparado para conhecer São Lourenço com a gente? Então, bora:

São Lourenço Minas Gerais: dicas básicas

A cidade de São Lourenço é uma das estâncias de águas minerais mais famosas do Brasil.

A sua principal atração é o Parque das Águas – um gigante com 440m2 e diversas fontes de água mineral, com sabores e propriedades curativas diferentes. Simplesmente o maior parque do gênero no Brasil.

O Parque das Águas fica bem no centro de São Lourenço e não é exagero dizer que a cidade se desenvolveu em seu entorno.

Para atender a grande quantidade de visitantes que vinham em buscas das propriedades das águas de São Lourenço, foram surgindo as pousadas, os restaurantes e toda estrutura que a cidade oferece para os visitantes.

A cidade sempre recebeu um grande número de visitantes, mas não é por conta desse fluxo de pessoas que São Lourenço perde sua carinha de cidade pacata do interior.

O que fazer em São Lourenço MG
Foto: Fui Ser Viajante

Passear por lá, seja no centrinho ou nos arredores, cercado pelas belezas da Serra da Mantiqueira, é um passeio para quem busca desacelerar e curtir um destino charmoso, provando quitutes mineiros e cervejas locais.

Para ilustrar ainda melhor tudo isso que estou falando, fizemos um vídeo com várias dicas e lugares para conhecer em São Lourenço, você pode assistir no nosso canal do Youtube:

Onde fica São Lourenço MG?

A cidade de São Lourenço fica em Minas Gerais, na parte sul do estado, próximo a outros destinos de interesse, como Caxambu e Aiuruoca MG.

São Lourenço faz parte da região turística do Circuito das Águas de Minas Gerais, que compreende 13 municípios, todos famosos por suas águas com propriedades curativas, além do turismo rural, histórico e ecoturismo.

Fazem parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, além de São Lourenço, as cidades de Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Dom Viçoso, Jesuânia, Lambari, Três Corações e Soledade de Minas.

Quando ir a São Lourenço?

Se a sua intenção é visitar o Parque das Águas em São Lourenço, saiba que ele funciona o ano inteiro.

Por outro lado, o mais indicado é programar sua viagem entre os meses de abril a setembro, quando chove menos na região.

Nessa época, a temperatura também fica perfeita para quem busca o aconchego do clima de serra (vale lembrar que você estará no coração da Serra da Mantiqueira).

Especialmente nos meses mais frios do ano (junho a agosto), a temperatura a noite pode chegar abaixo dos 10ºC).

A cidade de São Lourenço também sedia alguns eventos tradicionais, que podem ser interessantes de acompanhar se você visita a cidade nessas datas:

  • Encontro de Fuscas e Carros Antigos,
  • São Lourenço Jazz & Blues,
  • Festa de Agosto,
  • Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço.
O que fazer em São Lourenço MG
Foto: Fui Ser Viajante

Quanto tempo ficar em São Lourenço?

Para conhecer as principais atrações de São Lourenço, um final de semana é suficiente.

Em 2 dias, você pode visitar o Parque das Águas, conhecer mais um punhado de atrações no centro e ainda fazer o passeio de trem ou o voo de balão em São Lourenço MG – além de comer muito bem e provar as cervejas locais.

Se tiver mais dias na cidade, pode incluir facilmente as atrações nos arredores de São Lourenço. Um ótimo exemplo é a Rota do café especial, que vai te levar até a vizinha Carmo de Minas.

Nós ficamos 2 dias e meio na cidade e foi tempo suficiente para explorar bastante coisa.

Mais abaixo, conto em detalhes todas as atrações de São Lourenço que conseguimos visitar – e também o que não deu tempo de conhecer.

Onde ficar em São Lourenço?

Como a cidade tem um longo histórico como destino turístico, a rede hoteleira de São Lourenço oferece várias opções de hospedagem, tanto no centro quanto nos arredores, para quem prefere uma pousada com mais contato com a natureza.

Confira algumas opções de hotéis e pousadas para ficar em São Lourenço MG:

  • Hotel Central Parque: na melhor localização da cidade, bem em frente ao Parque das Águas e cercado pelo comércio e restaurantes do centro.

Tem café da manhã e estacionamento incluído, e uma piscina na cobertura. Veja valores e reserve.

  • Grand Ville Hotel: também fica no centro de São Lourenço, a 650m do Parque das Águas.

É um hotel 4 estrelas piscina, sauna, salão de jogos, restaurante, bar e uma área para mães, com comodidades para bebês. Veja valores e reserve.

  • Pousada Le Sapê: para quem prefere uma pousada com mais contato com a natureza, e um pouco afastada do centro.

Essa pousada tem piscina com toboáguas, piscina térmica, sauna e salão de jogos. Veja valores e reserve.

  • Pousada Vila Chico: também fica um pouco afastada do centro, mas a estrutura compensa o deslocamento.

A pousada tem uma piscina ao ar livre com deck, churrasqueira e restaurante próprio. Você pode escolher se hospedar em um quarto ou chalé privativo, com varanda, rede, lareira e cozinha completa. Veja valores e reserve.

  • Pousada das Alamedas: é uma das pousadas mais tradicionais de São Lourenço. Fica afastada do centro, mas a uma curta distância de carro.

O atendimento é todo feito pela família proprietária, e eles ajudam com muita simpatia a reservar todos os passeios. O café da manhã é simples mas satisfatório. Veja valores e reserve.

O que fazer em São Lourenço MG: principais pontos turísticos

Pronto para montar o seu roteiro? Agora vou falar sobre o que fazer em São Lourenço MG.

Essa lista inclui as atrações que conseguimos visitar nos dias que ficamos na cidade (foi muita coisa, a cidade é pequena e dá pra otimizar o roteiro), e também as atrações que pesquisamos, mas não conseguimos, ou escolhemos não visitar.

Como decidimos viajar de última hora, pegamos a cidade num final de semana cheio. O passeio de balão, por exemplo, tentamos fazer mas não tinha vaga.

A boa notícia é que, se você está aqui lendo esse post, é sinal que está se programando com mais antecedência que a gente, hahaha.

Vou explicar sobre cada um dos passeios em São Lourenço MG e também deixar os contatos das reservas, quando for o caso.

1 – Trem das Águas

O Trem das Águas em São Lourenço MG é uma maria fumaça que faz o roteiro turístico conectando as cidades de São Lourenço e Soledade de Minas, pela antiga Estrada de Ferro Minas & Rio, construída em 1884.

O trem funciona aos finais de semana e feriados. Aos sábados são dois horários: 10h e 14:30h. Aos domingos, uma saída às 10:00h. Nos feriados, o horário de funcionamento precisa ser consultado diretamente com a ferrovia.

O passeio dura cerca de 2:30h (40 minutos para ir, mais uma parada de 40 minutos em Soledade de Minas, e mais 30-40 minutos para voltar).

Trem das Águas São Lourenço MG
Foto: Fui Ser Viajante

Para garantir nossos bilhetes, passamos na estação de trem de São Lourenço logo que chegamos na cidade, e compramos o bilhete para o trem das 10h no dia seguinte.

A estação de trem é super histórica e conservada, já ambientando esse passeio que é como uma volta ao passado.

Na estação ainda funciona uma loja de produtos mineiros (o bilhete do trem dá 10% de desconto em compras) e uma empresa de fotografia, que tira fotos dos turistas na estação, usando roupas de época.

Você também pode fazer a compra do bilhete online (com acréscimo da taxa de conveniência).

São dois preços: a viagem no vagão da primeira classe custa R$95 por pessoa, e o ingresso no vagão de segunda classe custa R$80.

A diferença entre os vagões é o tipo de assento. Na primeira classe os bancos são estofados, e na segunda classe, são de madeira. Escolhemos viajar na primeira classe, já que a diferença de valor não era tão grande.

O trajeto entre as cidades é curto. No caminho eles vendem bebidas, como água, refrigerante e cervejas. Do meio pro final do percurso, dois violeiros entram no vagão para tocar umas modas e descontrair os viajantes.

Minha única ressalva nesse passeio é pra que você não vá com muitas expectativas quanto às paisagens. Elas são modestas, sem grandes cenários para fotos como acontece, por exemplo, no trem de Curitiba a Morretes.

Todo bilhete é vendido com lugar marcado. Se conseguir escolher, tente sentar no lado esquerdo do trem, que tem umas paisagens mais bonitas.

Lá em Soledade de Minas, a parada é rapidinha mesmo. Dá tempo só de visitar o Museu do Trem, que é bem pequeno, com peças antigas da ferrovia, e tirar fotos com a maria fumaça e a “cachoeira” na entrada da cidade.

Uma curiosidade é que a cachoeira tem um sistema de liga desliga, hahaha. Quando fomos embora, ela já estava desligada e foi aí que entendi que era uma atração montada para que os turistas pudessem tirar fotos.

Leia também: Passeios de trem que você pode fazer no Brasil

Além disso, em Soledade você tem as lojas da antiga estação, onde você pode fazer compras de artesanato e lanchinhos típicos de Minas Gerais, como o torresmo, queijos e doces, e pastel frito na hora.

Apesar da ressalva quanto à vista da janela do trem, o passeio pode ser bem interessante se você nunca andou de trem, ou se está viajando com crianças.

Endereço: R. Heitor Modesto, 615 – Estação, São Lourenço – MG

2 – Teleférico de São Lourenço

A estação de embarque do teleférico de São Lourenço fica nas proximidades da estação de trem.

O teleférico em si é bem simples. Foi fundado em 1993, para levar os visitantes por 908 metros, até o topo do Morro do Mirante.

Esse foi um dos passeios que escolhemos não fazer em São em São Lourenço. Primeiro, porque não sou muito fã de andar nesses teleféricos com cadeiras abertas (acho as estruturas frágeis e fico com medo, sempre).

E segundo porque li sobre a estrutura do mirante – que na verdade não existe. É só desembarcar lá em cima pra ver a vista, mas não tem nenhuma estrutura de apoio como banheiros ou mesmo bancos no mirante.

Endereço: Av. Dom Pedro II, 35 – Centro – São Lourenço MG

3 – Laticínios Miramar

Esse é outro lugar que fica bem perto da estação de trem de São Lourenço, mas aqui eu recomendo muito que você visite!

A loja Laticínios Miramar é tipo um paraíso de gostosuras mineiras. Tem desde cafés até cocada cremosa, queijos, cachaças, uma variedade incrível.

Vale muito a pena passar por lá quando terminar seu passeio de trem. Difícil vai ser sair sem comprar nada!

Endereço: Av. Daniel de Carvalho, 18, São Lourenço – MG

4 – Igreja São Lourenço Mártir

Agora vamos para o centro de São Lourenço, e vamos fazer logo a primeira parada na Igreja de São Lourenço Mártir, também chamada de Basílica Menor de São Lourenço Mártir.

A pedra fundamental foi colocada em 1935, e o presidente da época, Getúlio Vargas, esteve presente na cerimônia.

Igreja São Lourenço Martir Minas Gerais
Foto: Fui Ser Viajante

Nessa época, São Lourenço era uma cidade de apenas 1500 habitantes, e só tinha uma pequena capela, a Ermida de Bom Jesus do Monte (hoje acessada por dentro do Parque das Águas).

A primeira Festa de Agosto, uma festa tradicional até hoje em São Lourenço, aconteceu nessa época, para arrecadar fundos para construir a igreja.

A igreja tem estilo barroco e apenas uma torre (diferente do projeto inicial, que previa duas). Dentro, há bonitos vitrais e pinturas de santos no teto do altar.

Endereço: Praça Frei Egídio de Assis, 2, São Lourenço – MG

5 – Calçadão da rua Wenceslau Braz e Avenida Comendador Costa

O centro de São Lourenço é bem movimentado, tanto de lojas comerciais quanto restaurantes. Um dos points é o calçadão da rua Wenceslau Braz, uma rua só para pedestres repleta de lojas e lugares para comer.

Especialmente à noite, os restaurantes ocupam o calçadão com mesas na área externa, e alguns tem apresentação de música ao vivo.

Lá também funciona uma loja da Unique Cafés, a torrefação que já ganhou o prêmio com o melhor café do mundo (vamos falar mais sobre ela quando chegarmos na Rota dos Cafés Especiais).

Sempre tem muita gente indo e vindo no Calçadão, e passear por lá é uma boa dica do que fazer em São Lourenço à noite.

Outra rua que merece destaque no centro de São Lourenço é a Avenida Comendador Costa. Ela fica bem em frente ao rio São Lourenço, que cruza a cidade, e à Praça João Lage, em frente ao Parque das Águas.

Essa rua também tem vários restaurantes legais, como o Circuito das Cervejas (vamos falar mais dele nesse post), e lojas de produtos tipicamente mineiros, como a Loja de Doces Vovó de São Lourenço, que funciona desde 1942.

6 – Parque das Águas

Com certeza, o Parque das Águas é a atração mais famosa e mais visitada de São Lourenço. A visita é paga (R$20 por pessoa, sem direito a reentrada, ou R$24 por pessoa, com reentrada).

O parque foi fundado em 1936 e é enorme, com área verde de Mata Atlântica preservada, lagos, e as fontes de águas com propriedades curativas.

O parque conta com 9 fontes naturais (fonte ferruginosa, alcalina, sulfurosa, gaseificada e mais). O ideal é levar sua garrafinha ou caneca, para ir provando todas as águas.

O gosto pode assustar um pouco, porque as águas são realmente bem diferentes do que estamos acostumados.

Mas seja pela curiosidade, ou por crer nas propriedades medicinais das águas de São Lourenço, provar das águas terapêuticas direto na fonte é uma experiência imperdível na cidade.

Mas atenção: não é pra ingerir muita água de uma vez. No parque, avisam que o consumo deve ser moderado porque muitas águas podem causar cólicas.

Quem viaja para São Lourenço com crianças pode aproveitar o espaço verde para deixar os pequenos correrem livres, ou engajar em alguma brincadeira, como as bicicletas tamanho família, ou o pedalinho no lago.

Parque das Águas São Lourenço MG
Foto: Fui Ser Viajante

Dá pra passar o dia todo por lá, se quiser. Tem várias lanchonetes, e um restaurante grande (Casa Branca), com vista para o lago.

O Parque conta ainda com um spa, que funciona no prédio do Balneário. Muitos tratamentos estão disponíveis , desde banho de banheira ou massagens.

Os preços não são exorbitantes, se você tiver curiosidade, pode ser interessante contratar algum dos serviços.

É um lugar muito bonito e agradável para passar em São Lourenço. Com certeza vale a pena visitar. Tem um post inteiro aqui no blog contando mais detalhes sobre o Parque das Águas em São Lourenço, vale a pena conferir.

Endereço: Praça João Lage, S/N – Centro, São Lourenço – MG

7 – Feirart e Aldeia Vila Verde

Ao lado do Parque das Águas, na rua Dr. Saturnino da Veiga, funcionam duas feirinhas.

A Feirart é uma feira de artesanato com os mais variados tipos de materiais (madeira, barbante, linha de crochê, etc). Funciona nas barraquinhas vermelhas.

Logo ao lado funciona a Aldeia Vila Verde, que são pequenos chalés verdes, e em cada um funciona uma lojinha. O forte de lá são as vendas de roupas e produtos de malha, mas também tem artesanatos e quitutes mineiros.

A entrada é gratuita, e a feirinha funciona todo dia, das 9h às 18h.

Endereço: R. Dr. Saturnino da Veiga, 313, São Lourenço – MG

8 – Circuito das Cervejas

Se você é um apaixonado por cerveja artesanal, pode aproveitar para visitar uma loja especializada, bem no centro de São Lourenço MG.

Na verdade, o Circuito das Cervejas não é apenas uma loja, mas sim um bar / restaurante também. Tem petiscos, hambúrgueres e até refeições para acompanhar a seleção de cervejas deles, que é incrível.

Nas prateleiras, você encontra tanto marcas nacionais quanto importadas.

Circuito das Cervejas São Lourenço MG
Foto: Fui Ser Viajante

E o pessoal que atende é super especializado e prestativo, ajuda a escolher, harmonizar, e a cerveja é sempre servida no seu coto apropriado, de acordo com o estilo.

Além das prateleiras, também há alguns bicos para bebidas tiradas na pressão (são 5 bicos de cerveja e um 1 de gin).

Circuito das Cervejas São Lourenço MG
Foto: Fui Ser Viajante

O Circuito das Cervejas é um ótimo lugar para provar cervejas mineiras e das cidades vizinhas a São Lourenço. Visitamos ele duas vezes na nossa curta estada em São Lourenço, de tanto que gostamos.

Duvido que, se você também ama cerveja, vai passar por esse lugar sem uma boa história pra contar.

Endereço: Av. Comendador Costa, 603 – Centro, São Lourenço – MG

9 – Cervejaria Mantibier

Um pouquinho mais afastado do centro, mas não muito longe, você pode visitar a primeira cervejaria de São Lourenço, a Cervejaria Mantibier.

O slogan da cervejaria destaca que eles estão produzindo cervejas com as águas da Mantiqueira.

O espaço é uma delícia. Pé direito alto, mesas no primeiro e segundo piso, de onde a gente tem uma vista privilegiada para os tanques de fermentação.

São 12 torneiras de chope, com as cervejas da casa plugadas (sendo uma torneira de gin). Ele a opção de régua de degustação. No cardápio, tem vários petiscos para acompanhar as bebidas.

Endereço: R. Pedro Ribeiro Arantes, 1555 – Vale dos pinheiros, São Lourenço – MG

10 – Rota do café especial (Carmo de Minas)

Sabia que a região nos arredores de São Lourenço MG ficou muito famosa no mundo todo, por causa do café? Tudo isso cercado pela beleza da Serra da Mantiqueira.

Rota dos Cafés Especiais Unique Cafés
Foto: Fui Ser Viajante

Para entender como isso funciona, é preciso saber que, nos concursos, os cafés são avaliados por pontos, numa escala de 0 a 100. Cada vez que um “defeito” é detectado no café, ele perde pontos.

Em 2005, o café plantado na Fazenda Santa Inês, que pertence ao grupo de fornecedores da torrefação Unique Cafés em São Lourenço, ganhou o concurso Cup of Excelence com a pontuação de 95.85pts.

Esse é, até hoje, o recorde mundial. Nenhum café no mundo já atingiu essa marca, e por isso dizemos que a região de São Lourenço produziu o melhor café do mundo.

Isso atraiu os olhos do mundo todo para essa região, e incentivou o turismo. Hoje existe a Rota do Café Especial.

Rota dos Cafés Especiais Unique Cafés
Foto: Fui Ser Viajante

O passeio é promovido pela Unique Cafés e leva você para conhecer todo o processo de produção do café, do pé até a xícara.

Visitamos uma fazenda produtora (Sítio da Torre em Carmo de Minas), e depois a torrefação da Unique Cafés em São Lourenço. O passeio termina com degustação de cafés especiais e coffee break com produtos locais.

Rota dos Cafés Especiais Unique Cafés
Foto: Fui Ser Viajante

Tem um post aqui no blog contando a experiência inteira da Rota do Café especial, vale a pena conferir!

11- Passeio de balão

A partir de agora, as atrações de São Lourenço que vou citar entraram na minha pesquisa, mas a gente não visitou de fato.

Ou porque não conseguimos ingresso, como foi o caso do balão, ou porque não tivemos tempo de visitar de fato. Se você deseja voar de balão em São Lourenço, aqui estão as informações importantes que apurei:

Há duas empresas que fazem o voo de balão em São Lourenço de forma regular, e com saída todos os dias (contanto que tenha público e os ventos estejam favoráveis).

Nós ligamos na sexta e tentamos vagas para as duas, sem sucesso. Não tinha disponibilidade nem para o sábado, nem para o domingo. Só teria vaga para o domingo da semana seguinte.

Por isso, se você tem interesse de fazer o voo de balão, a principal diga é reservar com antecedência. O passeio custa R$550 por pessoa, e as saídas são sempre de manhã bem cedo (por volta das 6h).

O voo dura cerca de 50 minutos, e depois tem um café da manhã incluído. No total, separe cerca de 3h para o passeio.

É recomendado ir com roupas leves e calçado de caminhada, além de boné e protetor solar, porque o pouso muitas vezes é nas fazendas da região.

Para mais informações, o contato é o seguinte: Ventura Balonismo: (35) 99148-7376.

12 – Capela Nhá Chica

A religiosidade é muito forte no interior de Minas Gerais. Entre as devoção da população do sul de Minas, temos a história da beata Nhá Chica.

Francisca de Paula de Jesus (Nhá Chica) nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del Rei (MG), mas veio para Baependi ainda criança, junto com mãe e irmão.

Nhá Chica perdeu a mãe com 10 anos. Seu irmão tinha 12 anos. Eles cresceram sozinhos, e sempre muito devotos de Nossa Senhora da Conceição. Ela nunca se casou, e ajudava toda a gente na redondeza.

Muitos milagres são atribuídos a ela. Sua fama de santa foi se espalhando, e isso só cresceu após sua morte. Hoje seus restos mortais descansam no interior de sua igreja, em Baependi.

Na vizinha São Lourenço, também existe uma capelinha em sua homenagem, toda feita com caquinhos de azulejo, uma verdadeira obra de arte.

Dentro da capela, você pode encontrar várias obras que contam a história de Nhá Chica, desde seu nascimento até sua beatificação, em 2013.

Quando visitamos São Lourenço, a capela estava fechada para reformas, mas quando você visitar a cidade, vale a pena descobrir se já reabriram e passar por lá para conhecer.

Endereço: R. João Paulino, 220, São Lourenço – MG

13 – Hotel Fazenda Sítio Lagoa Seca

Essa é mais uma atração interessante para quem visita São Lourenço com crianças. Esse hotel fazenda em São Lourenço oferece uma experiência que vai muito além da hospedagem rural.

A propriedade tem uma linda vista para a cidade e para as montanhas, e oferece um passeio chamado vivência rural – uma visita guiada para interagir com os animais, tirar leite de vaca, beber o leite fresquinho e até alimentar os cabritinhos com mamadeira.

O passeio termina com um café bem servido, com produtos da roça, produzidos no próprio sítio. Ainda tem uma lojinha para vender esses produtos. Doce de leite, bananada, geleia de jabuticaba e muito mais.

O Sítio Lagoa Seca fica a 1800m do centro de São Lourenço, e o acesso é por via pavimentada. Você pode fazer o passeio sempre aos sábados, mas é ligar para confirmar o horário e agendar: (35) 99210 9505.

Ou se preferir, você pode viver a experiência completa, ficando hospedado no Sítio Lagoa Seca. Veja mais informações e reserve sua hospedagem

14 – Parque Fazendinha & Praia de Minas

Quem disse que Minas não tem praia? Outro hotel fazenda muito interessante em São Lourenço é o Parque Fazendinha & Praia de Minas.

Na verdade, é injusto dizer que é apenas uma hospedagem. Além dos chalés que você pode alugar, na mesma propriedade também funciona um parque aquático, que funciona aos sábados, domingos e feriados.

A venda dos ingressos é online, com antecedência (só vende na hora se sobrar ingresso do online). Não é permitido entrar com alimentos e bebidas.

Outros atrativos são os animais da fazendinha (pôneis, avestruzes, coelhos, mini vaca, galinha, pato, etc), um atelier de pintura e os quitutes (a família tem descendência portuguesa e tradição na produção de embutidos).

Veja mais informações e reserve um chalé.

Onde comer em São Lourenço?

Além do Circuito das Cervejas e da Cervejaria Mantibier, que já comentei acima, tem outros lugares interessantes onde você pode comer em São Lourenço MG.

Vou deixar a dica de dois restaurantes:

  • o Empório Gastronômico (Avenida Getúlio Vargas, 284), especializado em cortes especiais de carnes, mas que também serve sushi. O atendimento foi cortês e os preços eram bons.
  • St. Laurent Bistrô E Gastronomia (Avenida Dom Pedro II nº 538 Loja 8, 9 E 20), um pequeno bistrô especializado em vinhos e culinária francesa. O atendimento é super simpático e a comida espetacular.

Mais dicas de São Lourenço?

Essas foram nossas dicas de o que fazer em São Lourenço. Espero que elas te ajudam a planejar uma viagem incrível para essa cidade que é um verdadeiro paraíso no sul de Minas Gerais.

Se ficou com qualquer dúvida, escreve pra gente aqui na caixinha de comentários que vamos ficar felizes em ajudar!

E para você que já conhece São Lourenço MG, e acredita que deixamos uma atração importante de fora dessa lista, escreve para a gente aqui embaixo, na caixinha de comentários. Sua dica pode ajudar outros viajantes!

E aproveita e conta pra gente: o que você mais gosta em São Lourenço? O que não pode ficar fora do roteiro de quem planeja uma viagem pra lá?

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Benedita de Souza da Cunha disse:

Gostei da cidade, porém achei muito caro andar na Maria Fumaça!!!
Também não gostei de ver tantas charretes com Cavalos que dá para contar as costelas dos coitados e o povo subindo nas charretes como se o animal fosse um objeto!!!
Pena que em São Lourenço não existe essa preocupação com o bem estar animal!!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Benedita, realmente o turismo com animais ainda é bem complexo de ser debatido em diversas cidades.
Grande Abraço e boas viagens!

ELVINO VIEIRA MOTA disse:

Olá, fiquei encantado com todo o conteúdo! Parabéns!! Moro em São Paulo, é estou de mudança para sao Lourenço. Conheço pouco de lá mas depois de tanta informação, já me sinto ambientado!!

Lila Cassemiro disse:

Ah que legal, Elvino! Esperamos que goste da cidade!

Simone disse:

Boa noite! Li seu post e fiquei interessada. Poderia me tirar uma dúvida? Pretendo ir de ônibus, sendo assim o tour será a pé ou uber. Quais pontos que vc q dá pra fazer?
Aguardo retorno e desde já obrigada.

Lila Cassemiro disse:

Oi simone, você poderá conhecer todo o centrinho, e ainda fazer passeios que já incluem o transporte, como a rota do café especial!

Roberto disse:

Gostaria de saber se em Julho é frio em São Lourenço e se tem rua com bares estilo, Monte Verde e Campos de Jordão.
Quero ficar uns 04 dias !!! Tem programação de inverno lá ?
Grato !

Lila Cassemiro disse:

Oi Roberto, faz um frio gostosinho em São Lourenço sim! E tem bastante bares no centrinho!

Irene Sibon disse:

Parabéns pelas dicas, espero em breve conhecer Sao Lourenco e poder aproveitar todas as dicas de passeio.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Irene,
Quando puder, vá sim a Sao Lourenço, a cidade merece muito uma visita!
Grande Abraço e Boas viagens!

Simone S. Almeida Silva disse:

Ola.Segui quase todas as dicas de vcs. Foi ótimo! Gostaria de sugerir um bar que descobri por acaso e gostei mto. “Bistro, por Thadeu Junqueira”. Rua XV, novembro, número, 96.Centro. Restaurante mto bom,merece ser conhecido! Drinks deliciosos, boa comida e atendimento excelente

Rafael Cassemiro disse:

Opa, amamos a dica e vamos aproveitar pra conhecer na próxima ida a cidade! Obrigado

Gilmar Barreto disse:

Foi muito legal essas dicas, estarei lá no final desse mês e com certeza irei conferir essas dicas.

Sílvia disse:

Boa tarde!
Amei a reportagem. Simples, singela,de bom gosto e sem perguntas,pois,é completa.
Parabéns!s

Maria José Gonçalves Barbosa disse:

Qual valor do passeio de trem em São Lourenço e a duração?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Maria José.
O passeio dura cerca de 2:30h (40 minutos para ir, mais uma parada de 40 minutos em Soledade de Minas, e mais 30-40 minutos para voltar).
São dois preços: a viagem no vagão da primeira classe custa R$95 por pessoa, e o ingresso no vagão de segunda classe custa R$80.
Grande Abraço e Boa viagem!

Tadeu Saude disse:

Olá, otima postagem!! Precisa de carro para essa cidade ou da pra ir a pé?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Tadeu, da pra conhecer bem São Lourenço sem carro sim.
Grande parte das atrações está pelo centro, ou nos arredores.
Grande abraço

Vitor da Costa Rezende Junior disse:

Em São Lourenço tem o Center Kart que é um complexo com Kart , boliche , Pentball , jogos eletrônicos (arcades) . Lugar excelente para passar o dia com a família . Também excelentes Pizzarias.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Vitor, obrigado pela dica, já vamos colocar aqui na lista pra próxima visita!
Grande Abraço!

Aidee Miranda Souza disse:

Maravilha! Quero conhecer as cervejarias,!parque das águas com SPA! Fazer umas massagens!!tomar umas cervejas artesanais e saborear nos cafés!