Passaporte da Estrada Real: como emitir, onde carimbar e ganhar o certificado

A colonização portuguesa veio avançando do litoral para o interior do Brasil, construindo trilhas e estradas na busca das riquezas e ocupação dos territórios do nosso país.

E assim, entre várias outras rotas, surgiram os caminhos da Estrada Real.

Hoje, a Estrada Real se destaca como uma das rotas históricas mais interessantes do Brasil, sendo procurada por cada vez mais turistas.

Viajando pelos caminhos da Estrada Real, você vai encontrar cidades encantadoras, e também uma verdadeira aula de história do Brasil.

Com tanta gente se aventurando pelos caminhos da estrada real, surgiu o Passaporte da Estrada Real.

Neste post, vamos falar sobre como emitir o passaporte da estrada real, e como você pode aproveitar ainda mais a viagem por esses caminhos da história do Brasil.

O que é a Estrada Real?

Hoje, a Estrada Real é a maior rota turística do Brasil.

A Estrada Real começou a ser construída no início no século 17. Tinha cerca de 1.600 km, ligando a cidade de Diamantina MG, até Paraty RJ, passando por cidades de importância histórica como as famosas Ouro Preto e Tiradentes.

Essa estrada serviu como espinha dorsal para o transporte de ouro e diamantes, que eram extraídos nas Minas Gerais, e trazidos para os portos do Rio de Janeiro, de onde as riquezas seguiram sua viagem até Portugal.

A riqueza que circulou nesse caminho impulsionou a economia colonial e trouxe para o mesmo convívio comunidades e culturas que antes viviam afastadas.

Cada pedra no caminho da Estrada Real conta uma história, cada cidade ao longo da rota respira um passado rico e vibrante.

Ao longo do tempo, a estrada sofreu diversas intervenções para deixar a rota do interior do país até o litoral cada vez mais rápida, o que acabou gerando os quatro caminhos da Estrada Real que existem até hoje.

Passaporte Estrada Real
Foto: Site Instituto Estrada Real

O que é o Passaporte da Estrada Real

O Passaporte Estrada Real é parte de um projeto que busca valorizar o turismo ao longo das cidades que fazem parte dos 4 caminhos da Estrada Real.

Com ele, o portador pode acompanhar e registrar suas experiências na Estrada Real.

Seu formato lembra o documento de passaporte para viagens internacionais, e a ideia é que a pessoa realmente viaje coletando carimbos nos destinos que passar.


Precisa alugar um carro 4×4 para fazer seu roteiro pela Estrada Real?

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Como emitir o Passaporte da Estrada Real?

Para emitir o seu passaporte da Estrada Real, basta fazer o cadastro no site do Instituto Estrada Real. É muito simples, você só precisa escolher entre as modalidades virtual ou física.

A emissão do passaporte Estrada Real é gratuita e o documento é individual.

Passaporte Estrada Real – Modalidade Virtual

Caso opte pelo passaporte virtual, basta baixar o aplicativo Estrada Real na Google Play ou na App Store, preencher seu cadastro e colecionar os carimbos pelas cidades em que passar!

Passaporte Estrada Real – Modalidade Física

Se você prefere ter o passaporte físico, precisará preencher um cadastro do passaporte pelo site ou aplicativo. Você vai receber um email com as informações da sua solicitação.

Como emitir certificado estrada real
Foto: Fui Ser Viajante

Com isso em mãos, basta retirar o seu passaporte da Estrada Real em um dos locais cadastrados.

Ao chegar no local de retirada do passaporte, você deve apresentar seu e-mail de confirmação com o número gerado pelo sistema, levando 1 kg de alimento não perecível. 

Onde retirar o seu Passaporte físico da Estrada Real

Em Minas Gerais, você pode retirar o seu passaporte nessas seis destinos, listados abaixo:

  • Diamantina
  • Ouro Preto
  • Cocais
  • Glaura
  • Tiradentes
  • Bichinho
  • Tiradentes

No Rio de Janeiro são apenas duas cidades onde você pode retirar seu passaporte estrada real:

  • Paraty
  • Petrópolis

Veja aqui os respectivos endereços para retirar o passaporte da Estrada Real em cada cidade.


Precisa reservar um hotel para sua viagem?
Veja as ofertas da semana no Booking.com


Onde carimbar seu passaporte da Estrada Real

Agora, o que adianta um passaporte sem carimbos, não é mesmo?!

Os carimbos são a prova de que você passou por determinada cidade, e coletar carimbos é o propósito maior para quem decidiu emitir o passaporte estrada real.

Para conseguir os seus carimbos da estrada real, ao chegar em cada destino, você deve passar pelo ponto para Check-in (no caso de Passaporte Virtual) ou comparecer ao Ponto de Carimbo (modalidade física do passaporte).

Nem todas as cidades do caminho possuem ponto de carimbo, mas algumas cidades tem mais de um ponto de carimbo.

Você pode consultar aqui as cidades onde é possível carimbar seu passaporte da Estrada Real.

Como conseguir o certificado da Estrada Real?

E o mais legal é que, ao completar um dos caminhos da estrada real, você tem direito a um Certificado de Conclusão de cada Caminho. O certificado de conclusão dos caminhos da Estrada Real é emitido de forma digital.

A emissão é um pouco diferente, se você tem a modalidade física ou virtual do Passaporte Estrada Real:

Passaporte Virtual: Ao conseguir todos os carimbos em um determinado caminho, você receberá automaticamente o certificado no seu aplicativo. É emitido um certificado por caminho completado.

Passaporte Físico: Você precisa enviar um e-mail para passaporteestradareal@fiemg.com.br, com imagens da página inicial do passaporte e páginas com carimbos, para conferência.

Com isso, o Instituto Estrada Real encaminha para seu email o respectivo certificado, que você pode imprimir por conta própria.

No caso de passaporte físico, é preciso completar uma quantidade mínima de carimbos para solicitar o certificado:

  • Caminho velho – 14 carimbos;
  • Caminho dos Diamantes – 10 carimbos;
  • Caminho novo – 8 carimbos;
  • Caminho do Sabarabuçu – 4 carimbos.

Fique atento: só será aceito um carimbo por cidade, e somente os carimbos oficialmente cadastrados pelo Instituto Estrada Real são válidos.

Portanto, se você carimbou seu passaporte duas vezes em Ouro Preto, por exemplo, somente um será aceito para a emissão do certificado.

Certificado Especial

Aqueles viajantes que conseguirem certificados dos 4 caminhos da Estrada Real tem direito a emitir um Certificado Especial, que mostra que você explorou ao máximo e completou sua jornada pela Estrada Real.

Conheça os 4 caminhos da Estrada Real

Quem tem espírito explorador, a essa altura já está certamente se perguntando quais são os 4 caminhos da estrada real, quais cidades fazem parte de cada um e qual é o caminho mais interessante para visitar.

Vamos falar um pouco de cada um deles agora:

Caminho Velho (Estrada real velha – Ouro Preto – Paraty)

Originalmente traçado pelos bandeirantes, o Caminho Velho foi o primeiro caminho aberto pela Colônia Portuguesa, conectando Paraty, no litoral do estado do Rio até a zona do Ouro, em Ouro Preto, em Minas Gerais.

O que fazer em Paraty, Rio de Janeiro
Foto: Fui Ser Viajante

É um dos caminhos mais bonitos, tendo a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica se misturando com a grandiosidade da Serra do Mar, e muita história pelas cidades do caminho.

No total, esse caminho da estrada real tem 710 km de extensão, passa por mais de 80 cidades como São Lourenço e São Tomé das Letras, em MG até chegar no destino final, Paraty.

Caminho dos Diamantes (Estrada Real Diamantina – Ouro Preto)

Este caminho leva os viajante para o interior do estado de Minas Gerais, onde a aconteceu uma forte atividade de busca por diamantes.

A jornada começa em Diamantina, um tesouro de arquitetura colonial que abriga a memória de personalidades, como Juscelino Kubitschek.

Diamantina - cidades históricas de Minas Gerais

Você vai passar por mais de 60 cidades dentro do estado de Minas Gerais, num percurso que tem, no total, 395 km de extensão. A maioria é estrada de terra, mas também existem trechos de asfalto e pequenas trilhas.

Ao longo desse caminho, a beleza natural das serras e dos rios oferece um pano de fundo deslumbrante para a exploração.

De todos os pontos para visitar, destacamos três: Casa Chica da Silva e Mercado Municipal, ambos em Diamantina, e a Mina do Chico Rei, em Ouro Preto. 

Caminho do Sabarabuçu

Com mais de 160 km de extensão, sendo a maior parte em estrada de terra, esse caminho está localizado 100% em território mineiro, e é o menor trecho dos quatro caminhos da Estrada Real.

Sua história remete aos primeiros movimentos de entrada dos colonizadores no interior. Ao caminhar pelas serras íngremes, cortadas por rios, perceberam que ali seria possível achar ouro e pedras preciosas.

Uma crença se espalhou pela região, envolvendo a Serra da Piedade (antigo Pico de Sabarabuçu). De longe, se via a serra bilhando ao sol, o que os bandeirantes acreditaram que fosse ouro.

Na verdade, o brilho vinha de um minério de ferro que revestia a montanha, e refletia a luz do sol.

Mas todos queriam chegar na pedra que reluzia, por isso abriram uma rota alternativa entre Ouro Preto, no Caminho Velho, e Barão de Cocais, no Caminho dos Diamantes. 

E foi assim que surgiu o Caminho do Sabarabuçu, margeando o rio das Velhas. A Serra da Piedade, com seus 1.762 metros, é um dos atrativos.

Outro ponto de destaque é a Serra do Cipó, perto de Belo Horizonte, onde você pode aproveitar as Cachoeiras Congonhas e da Capivara. 

Como está principalmente em região de estrada de terras, há muitas trilhas nesse caminho. Entre elas, está a trilha que liga Morro Vermelho a Sabará.

Caminho Novo (Ouro Preto – Rio de Janeiro)

Este caminho é o mais recente de todos, sendo construído entre 1722 e 1725. O caminho novo foi concebido como uma alternativa mais rápida e segura ao Caminho do Ouro.

Com seus 515 km de extensão, saindo de Ouro Preto até Porto Estrela, no Rio de Janeiro, nos arredores de Petrópolis e bem perto da capital Fluminense.

Avenida Koeler. O que fazer em Petrópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

O Caminho Novo foi criado como uma alternativa, uma rota mais rápida e segura do que o caminho velho para que o ouro pudesse chegar ao litoral.

É também um símbolo da engenharia, pois foram criados túneis, além de cidades para oferecer hospedagem.

São 515 km do Caminho Novo, com cerca de 30% em rotas asfaltadas. Ao longo do caminho, muitos atrativos naturais e culturais aguardam os viajantes.

Preparado para explorar as belezas da Estrada Real?

Aposto que ficou com vontade de colocar o pé na Estrada Real, né!?

Conta pra gente nos comentários se você já conseguiu emitir seu passaporte da Estrada Real, e qual o caminho que você quer percorrer para conseguir o certificado!

Somos apaixonados por essa rota turística e vai ser muito bacana conversar com mais pessoas que também são encantados com esse pedacinho de Brasil!

Curta bastante a viagem e, a cada ponto, não esqueça de fazer uma foto e nos marcar nas redes sociais do @fuiserviajante!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Redação Fui Ser Viajante
Descomplicando a sua viagem e mostrando que dá pra viajar mais pagando menos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *