Pousadas na Ilha do Mel: dicas de hospedagem

Pousadas na Ilha do Mel | A Ilha do Mel, no litoral do estado do Paraná, é um destino muito procurado por quem gosta de lugares mais bucólicos e pacatos, longe do agito urbano e perto da natureza.

Já contamos aqui no blog como foi nossa viagem pra lá (principais trilhas e pontos turísticos na Ilha do Mel). Também já escrevemos sobre nossas dicas de planejamento, para você viajar mais tranquilo e aproveitar mais o destino.

Agora é hora de indicar algumas opções de pousadas da Ilha do Mel, para te ajudar a escolher onde se hospedar na Ilha do Mel.

Então vamos nessa?

Entenda a Ilha do Mel: o básico

Eu realmente recomendo que você leia os outros posts que citei acima, para entender direitinho e planejar sua viagem para a Ilha do Mel do seu jeito.

Mas para adiantar o rolé de quem chegou por aqui agora, vou dar uma introdução bem básica sobre a ilha – que é um dos meus destinos favoritos no Brasil, por sinal.

A Ilha do Mel está localizada na Baía de Paranaguá, no Paraná. É um destino ideal para quem quer curtir alguns dias bem tranquilos em meio à natureza.

Vista da Praia de Fora a partir do Farol das Conchas, Ilha do Mel
Foto: Fui Ser Viajante

A ilha tem ruas de areia, sem carros circulando. As paisagens são paradisíacas, e como você já deve imaginar, as trilhas e mirantes oferecem vistas panorâmicas da baía e da ilha.

Por lá, os deslocamentos são feitos a pé, em caminhadas à beira-mar ou por dentro da ilha. Por isso, se prepare para caminhar nos diversos terrenos: praia, mata, algumas pedras e subidas leves a moderadas.

As praias são praticamente desertas ou pouco urbanizadas e cercadas de mata selvagem. Daqueles lugares onde parece que o tempo até passa mais devagar, sabe?

Além disso, a Ilha do Mel tem acesso limitado de turistas. Ela pode receber no máximo cinco mil pessoas por dia. E alguns lugares, que ficam em áreas de preservação, não podem ser visitados. Tudo para proteger o meio ambiente.

Onde ficar na Ilha do Mel? Dicas de pousadas Ilha do Mel

As hospedagens na Ilha do Mel seguem o estilo do local. São, em sua maioria, simples.

Mas isso não significa que não haja boas opções de pousadas, algumas mais rústicas e outras com mais estrutura, espalhadas pelas quatro regiões / povoados principais da Ilha: Encantadas, Nova Brasília, Fortaleza e Farol.

Por isso, um ponto importante antes de escolher onde ficar na Ilha do Mel é entender a geografia local. Conferir o mapa da Ilha do Mel ajuda bastante: as principais vilas são Nova Brasília e Encantadas, que oferecem mais estrutura.

Fortaleza e Farol ficam um pouco mais afastadas, sendo uma opção para quem quer ficar (ainda) mais afastado do movimento.

Saiba um pouco mais das características e particularidades de cada região e veja sugestões para se hospedar!

Mapa Ilha do Mel
Mapa da Ilha do Mel

Pousadas Ilha do Mel: Nova Brasília

O povoado de Nova Brasília é o maior da Ilha do Mel em questão de infraestrutura, com mercados, restaurantes, lojinhas e pousadas. E é onde a maioria dos turistas fica hospedada.

Nova Brasília é, também, o principal ponto de embarque e desembarque dos barcos que chegam na ilha.

E se você conferir no mapa, Nova Brasília fica no centro do território da Ilha do Mel, próxima das principais praias e atrações turísticas. A localização estratégica é ideal para facilitar os deslocamentos.

No entanto, exatamente devido à sua localização estratégica, as praias nas proximidades de Nova Brasília são mais cheias e podem não agradar quem está em busca de mais tranquilidade, além de não serem tão bonitas quanto nas outras regiões.

Onde ficar na Vila Nova Brasília?

– Pousada Treze Luas

É uma pousada bem charmosa, e pertinho do mar e com wi-fi que funciona! Yay!

Pousada Treze Luas - pousadas na Ilha do Mel
Foto: Booking.com

Tem quartos que podem hospedar até quatro pessoas e todos são equipados com TV, DVD Player e frigobar. Alguns têm ventilador e outros têm ar-condicionado.

Fica localizada em uma área cercada de Mata Atlântica e conta com um bar e restaurante.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada Treze Luas

– Pousada Astral da Ilha

Eu acho a estrutura dessa pousada bem bonita. Uma pegada meio oriental, lembra os templos asiáticos, sabe?

Pousada Astral da Ilha
Foto: Booking.com

Os quartos são duplos, triplos e quádruplos, com decoração inspirada nas culturas africana e asiática. A varanda tem vista para o jardim.

Outra opção oferecida pela pousada são os chalés com capacidade para até seis pessoas. Tem, também, bar e restaurante com comida japonesa.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada Astral da Ilha

– Grajagan Surf Resort 

Uma hospedagem na Ilha do Mel que é bem procurada pela galera jovem e surfista, sendo sempre bem recomendada na ilha. Fica realmente muito perto da praia, praticamente uma hospedagem pé na areia.

Os quartos possuem ar-condicionado, TV, frigobar e banheiros privativos. Todos são duplos e alguns têm vista para o jardim. Já os chalés comportam até seis pessoas e têm vista para o mar.

A pousada tem ainda um restaurante que serve almoço e jantar.

Veja mais e reserve sua hospedagem no Grajagan Surf Resort

– Pousada das Meninas

O estilo da Pousadas das Meninas é bem rústico. Nos quartos, para duas ou três pessoas, há TV, frigobar, ar-condicionado e varanda com redes. Tem também alguns chalés equipados com cozinha.

Pousada das Meninas - llha do Mel
Foto: Booking.com

A Pousada das Meninas tem um estilo mais rústico, fica em meio a muito verde e conta com bar, restaurante e café da manhã incluído.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada das Meninas

– Pousada Villa Verde 

Com localização central, bem pertinho da praia, a Pousada Villa Verde tem quartos para até quatro pessoas com terraço e vista para o jardim ou para o mar, todos com TV, frigobar, armário e ar-condicionado.

Tem também um restaurante com comida brasileira.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada Villa Verde

Pousadas Ilha do Mel: Encantadas

A Vila das Encantadas fica no sul da Ilha do Mel e é uma das preferidas dos turistas, especialmente do público mais jovem.

Além das praias, que são muito bonitas, tem boa estrutura e movimento à noite nos quiosques e restaurantes, vários com música ao vivo. Durante o dia a calmaria prevalece.

É em Encantadas que fica o outro píer de desembarque para as embarcações que chegam à ilha.

Lá fica também um dos principais atrativos turísticos: a Gruta das Encantadas, um cenário digno de cartão-postal e que é tombada pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná.

Onde ficar na Vila de Encantadas?

– Pousada Canto da Galheta

Quartos com TV de tela plana, ventilador e frigobar. O café da manhã, incluído na diária, tem itens tradicionais, como pães, frios e sucos, além de especialidades da região. A pousada conta ainda com um restaurante.

Pousada Canto da Galheta - Ilha do Mel
Foto: Booking.com

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada Canto da Galheta

– Caraguata Pousada

Essa pousada fica bem próxima do trapiche de Encantadas, o que significa que você não vai precisar andar muito carregando as malas – além de estar bem perto de todo o movimento da vila à noite.

Os quartos da Caraguata Pousada são cercados por jardins e decorados com detalhes em madeira. Todos possuem TV, ar-condicionado e frigobar.

O café da manhã é servido em um espaço aberto, com vegetação nativa.

Caraguatá Pousada, Ilha do Mel
Foto: Booking.com

Veja mais e reserve sua hospedagem na Caraguata Pousada

– Recanto do sol 

É um espaço familiar, uma casa transformada em hospedagem, com quartos equipados com TV e ventilador. Ótimo para quem quer pegar dicas locais direto com o proprietário.

Pousada Recanto do Sol - Ilha do Mel
Foto: Booking.com

Há opções de suítes ou de banheiros compartilhados. Os hóspedes podem também usar a cozinha.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada Recanto do Sol

– Pousada e Camping Paraíso dos Golfinhos 

Possui quartos triplos, quádruplos ou família, para até cinco pessoas. Todos têm TV, banheiro privativo e varanda. O café da manhã é incluído na diária. Fica a poucos passos da praia.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada Paraíso dos Golfinhos

– Pousada Bob Pai Bob Filho 

Os quartos têm estilo rústico, todos com TV, ar-condicionado, frigobar e banheiro privativo. Essa pousada fica próxima de restaurantes e comércio em geral da vila, e ela própria tem uma lojinha de souvenirs.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada Bob Pai Bob Filho

Pousadas Ilha do Mel: Vila do Farol

É uma região com uma estrutura mais simples e menos movimento. Mas fica bem próxima de Nova Brasília, com fácil acesso ao comércio.

As praias são bonitas, limpas e com muitas ondas, o que atrai um grande número de surfistas, especialmente na Praia Grande e na Praia de Fora.

Para os turistas o ponto de destaque é o Farol das Conchas, que fica no alto do Morro das Conchas. O acesso é feito por uma escadaria de mais de 100 degraus e, de lá, se tem uma vista panorâmica de praticamente toda a Ilha do Mel.

Onde ficar na Vila do Farol?

– Pousada Favo De Mel

Os quartos acomodam até duas pessoas e possuem TV de tela plana, ar-condicionado e armário. Alguns têm cozinha com forno e fogão.

Pousada Favo de Mel - Ilha do Mel
Foto: Booking.com

A pousada conta também com um jardim e tem restaurante.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada Favo de Mel

– Hotel Pousada Praia do Farol 

Fica à beira mar, tem quartos para até quatro pessoas, com uma vista para o jardim que é de tirar o fôlego.

Pousada Praia do Farol - Ilha do Mel
Foto: Booking.com

Há opções com banheiros privativos ou compartilhados. E chalés com dois quartos que acomodam até seis pessoas. Tem também um restaurante.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada Praia do Farol

– Pousada das Gêmeas

Com uma localização muito privilegiada, a Pousada das Gêmeas é bem acolhedora. Os quartos são duplos ou triplos, com opção de cama extra.

Pousada das Gêmeas, Ilha do Mel
Foto: Booking.com

Todos os quartos tem TV, frigobar, ventilador e ar-condicionado e uma decoração rústica.

Na área de estar há espreguiçadeiras ao ar livre.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada das Gêmeas

– Pousada Enseada das Conchas

Os quartos têm TV, frigobar e ar-condicionado. São duplos, mas com opção de cama extra. Café da manhã incluído e fácil acesso às praias.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada Enseada das Conchas

– Pousada Rancho

No estilo cama e café, é uma hospedagem simples e tem quartos para até cinco pessoas, todos com ventilador e banheiro privativo. A área externa tem um jardim.

Veja mais e reserve sua hospedagem na Pousada Rancho

Pousadas Ilha do Mel: Vila de Fortaleza

Localizada entra a parte povoada e uma grande área de preservação ambiental, é a parte mais isolada da ilha, tem as praias mais desertas e mais paradisíacas.

Por outro lado, tem menos pousadas e fica mais distante do comércio, das opções de alimentação e da área mais estruturada da Ilha do Mel.

Para chegar à Vila de Fortaleza é preciso pegar um táxi-náutico depois de desembarcar em Nova Brasília. Ou andar quatro quilômetros pela praia.

Um dos destaques da região é a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, construção do século XVIII que funcionava como base de proteção e hoje é um grande atrativo turístico da Ilha do Mel.

Onde ficar na Vila de Fortaleza?

– Pousada dos Prazeres

Quartos duplos, triplos e quádruplos, alguns com vista para o mar. Oferece aluguel de equipamentos de praia e marítimos, como prancha de stand-up, caiaque, lancha, entre outros. O café da manhã é incluído. Tem, ainda, um bar e restaurante.

– Pousada Recanto da Fortaleza

Localizada à beira mar, é toda feita em madeira, tem quartos com ventilador e banheiro privativo e também uma lanchonete, além do café da manhã incluído.

– Pousada Dona Quinota

Fica entre Fortaleza e Nova Brasília, tem quartos com camas de casal e de solteiro, alguns com vista para o mar, todos com ventilador e banheiro privativo.

Planeje sua viagem

Como chegar à Ilha do Mel

travessia para a Ilha do Mel é feita apenas de barco. Há opções saindo de Paranaguá (cerca de 1h30) e de Pontal do Paraná – Praia Pontal do Sul (cerca de 40 minutos).

Existem saídas regulares durante o dia e há, também, a opção de fretar uma embarcação, o que pode ser feito inclusive à noite.

As embarcações chegam no píer de Nova Brasília ou de Encantadas. Para quem vai se hospedar em uma delas, basta caminhar até a pousada escolhida.

Para quem vai ficar nas vilas de Fortaleza ou do Farol, é preciso pegar uma nova embarcação ou andar um trajeto um pouco maior.

Alguns moradores costumam oferecer para carregar as malas, com preços que variam dependendo da distância.

O que fazer na Ilha do Mel?

Agora que você já tem boas dicas de hospedagem na Ilha do Mel, pode escolher onde ficar na Ilha do Mel com mais tranquilidade.

Mas antes de ir, não esqueça de aproveitar as dicas dos outros posts que temos publicados aqui no blog sobre a Ilha do Mel:

– O que fazer na Ilha do Mel (pontos turísticos, roteiro e trilhas)

– Dicas de planejamento: o que saber antes de ir a Ilha do Mel

Avatar for Redação FSV
Redação FSV
Descomplicando a sua viagem e mostrando que dá pra viajar mais pagando menos.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Viviane Simoni disse:

Estive na ilha dia 13/06 e 14/06 amo cada vez mais, já é a terceira vez, e com certeza voltarei outras.
Fiz caminha de Encantadas pra Brasília, simplesmente amei, muita paz e tranquilidade.

Klécia disse:

Oi Viviane! também estou morrendo de vontade de voltar! Ilha do Mel é um lugar maravilhoso!