Certificado internacional de vacinação online: como emitir

Como emitir o certificado internacional de vacinação online | Bem no comecinho do blog, a gente escreveu um post bem detalhado sobre saúde do viajante, para contar detalhes sobre o que é e como funciona o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Isso porque a gente precisou emitir o documento em uma de nossas primeiras viagens internacionais, lá atrás quando “tudo aqui na internet era mato” e não era tão fácil assim encontrar informações sobre onde e como emitir o certificado de vacinação.

Todo o processo precisava ser feito de forma presencial, o que gerava alguns contratempos.

Por exemplo, em algumas cidades do Brasil era preciso tomar vacina em um posto de saúde e depois ir em outro lugar – por vezes até em outra cidade – para para emitir o documento em um posto credenciado pela ANVISA. Tudo porque a emissão do CIVP era vinculada à assinatura.

A boa notícia é que o tempo passou trazendo modernidade. Agora é possível emitir o Certificado Internacional de Vacinação online, de maneira rápida, fácil e segura.

Olha que bacana: Nosso Brasil é o primeiro país a oferecer um serviço online, gratuito e descentralizado de emissão do Certificado Internacional de Vacinação.

E claro que a gente veio aqui contar tudo sobre como emitir o seu certificado internacional de vacinação online nesse post.

Leia também:
+ O que é o Certificado Internacional de Vacinação – CIVP
+ Seguro viagem Europa: é obrigatório pra todo mundo?
+ 12 dicas para viajar mesmo com o dólar caro
+ Seguro viagem para grávidas: como funciona?

Certificado Internacional de Vacinação online: o que muda

A digitalização da emissão do certificado internacional de vacinação aconteceu em janeiro de 2019. Desde então, todas as etapas do processo (solicitação, acompanhamento e recebimento do CIVP) são realizados de forma digital.

Isso diminui os custos tanto para o governo quanto para o viajante, já que não é preciso mais tantos deslocamentos e burocracia para ter seu CIVP em mãos.

O certificado internacional de vacinação online continua sendo um documento gratuito. Só que agora ele pode ser impresso até aí, na sua casa. Ou em qualquer lugar do mundo. Maravilha, né?

Como solicitar seu certificado internacional de vacinação online

1) Tome a vacina

A primeira etapa do processo, claro, é a vacinação contra febre amarela.

Certifique-se que está tomando a dose INTEGRAL da vacina. Em 2018, houve um surto de febre amarela no Brasil e estava sendo ofertada a vacina fracionada. A dose fracionada não serve para quem vai emitir CIVP!

A vacina é oferecida de forma totalmente gratuita nas unidades de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde), em todo território nacional.

Não esqueça de guardar o comprovante de vacinação do posto de saúde. Nele, deve constar o lote da dose de vacina que você recebeu. Essa informação é essencial para pedir o Certificado Internacional.

Você também pode tomar a vacina numa clínica privada – mas primeiro, confirme que o serviço está devidamente credenciado na ANVISA e guarde o comprovante de vacinação com você.

2) Cadastre-se no site e solicite o CIVP online

Depois da vacinado, chegou a hora de emitir o seu certificado internacional de vacinação online.

No site do Portal de Serviços do Governo Federal, há uma sessão específica para solicitar o certificado de vacinação online. Para usar o serviço, é preciso se cadastrar, criando uma conta de acesso única do Governo, além de concordar com os termos de uso do site.

Certificado Internacional de Vacinação Online - como emitir

Faça o seu cadastro preenchendo o formulário com seus dados pessoais:

Cadastro para solicitar CIVP online

Em seguida, você vai precisar anexar um documento de identidade com foto – pode ser o RG ou carteira de motorista. Faça o upload de uma foto ou do arquivo digitalizado do documento.

Cadastro para solicitar CIVP online

Depois de clicar em Avançar, você vai ser direcionado para a última etapa do processo, onde você vai anexar o seu comprovante de vacinação (da mesma forma, pode ser uma foto ou arquivo digitalizado.

Além disso, é preciso preencher as informações específicas da sua vacinação, que devem constar nesse comprovante:

– data de aplicação da vacina,
– nome do fabricante da vacina e lote da vacina,
– identificação da unidade de saúde onde você foi vacinado.

Menores de 18 anos que ainda não possuam RG podem apresentar a certidão de nascimento na hora de solicitar o CIVP online.

Lembrando que crianças a partir de 9 meses já podem tomar a vacina de febre amarela e também precisam apresentar o CIVP durante as viagens. Bebês menores de 9 meses não podem receber a vacina de febre amarela, por isso não podem (nem precisam) emitir o Certificado Internacional de Vacinação Online.

3) Acompanhamento

Depois de enviado por você, o formulário do CIVP online será avaliado pela ANVISA. Caso aprovado, você receberá uma mensagem em até 10 dias úteis, de acordo com os dados informados no cadastro.

3) Imprima o seu certificado de vacinação online

Para imprimir seu certificado internacional de vacinação online, basta entrar no site do Portal de Serviços, imprimir o documento e assinar o cartão no local indicado.

O arquivo fica disponível para você dentro da sua página de usuário no Portal de Serviços. Se precisar imprimir uma segunda via (ou terceira, quarta), é só entrar no site novamente e imprimir.

Dúvidas frequentes sobre o CIVP online

Todo mundo pode emitir o Certificado de vacinação online?

Brasileiros e estrangeiros vacinados no Brasil e que irão viajar para fora do país podem emitir o CIVP online.

Mas existem algumas restrições. Estrangeiros que não possuem CPF não conseguem fazer login no Portal de Serviços – por isso precisam comparecer a um local credenciado pela ANVISA para emitir o certificado de vacinação presencial.

O mesmo acontece com analfabetos e população indígena que não possui documentação. É preciso solicitar o CIVP de forma presencial.

Ainda é possível emitir o CIVP de forma presencial?

Sim!

Caso você tenha algum problema com o site do Portal de Serviços ou com o processo para emitir o certificado de vacinação online, você pode comparecer a uma das unidades cadastradas pela ANVISA no seu estado para emitir o CIVP.

Faça o pré-cadastro no site da Anvisa. Compareça a uma unidade de emissão do CIVP (aqui tem a lista completa), levando:

– CPF,
– documento de identidade com foto (ou certidão de nascimento para menores de 18 anos);
– comprovante de vacinação ou carteira de vacinação preenchido corretamente com a data de aplicação da vacina, nome do fabricante da vacina e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde você foi vacinado.

Atenção: certifique-se de que seu comprovante de vacinação está devidamente preenchido. Em caso de extravio ou preenchimento incompleto, volte ao posto de saúde onde tomou a vacina para solicitar uma segunda via.

A vantagem de fazer o processo presencial é que o CIVP sai na hora, sem prazo de espera.

Isso pode ser bem útil para quem viaja de emergência para um país que exige o CIVP, ou para quem se atrasou no planejamento e precisa correr para adiantar o processo.

Tenho um CIVP antigo. Preciso emitir um novo certificado de vacinação online?

Não! O documento tem validade vitalícia. Com isso, tanto o cartão emitido de forma presencial quanto o certificado internacional de vacinação online são válidos pela vida toda.

Não precisa emitir um novo. Só solicitar segunda via no caso de perda ou roubo.

Que países exigem o CIVP?

Mais de 100 países no mundo exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação.

A lista completa por ser encontrada no site da ANVISA ou você pode ler nosso post completo sobre o que é o certificado internacional de vacinação, onde colocamos os países por ordem alfabética, para facilitar sua pesquisa.

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *