Atualizado em 25/07/2020 by Klécia
Todo turista que chega ao Rio de Janeiro tem pelo menos dois sonhos: visitar o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. O famoso bondinho do Pão do Açúcar é um dos passeios mais tradicionais – e mais caros! – para fazer no Rio de Janeiro.
Anota essa super dica de economia: é possível fazer a trilha Morro da Urca, para chegar ao primeiro morro do complexo Pão de Açúcar, que também é a primeira parada do Bondinho do Pão de Açúcar, que já oferece uma vista inacreditável do Rio de Janeiro!
Durante todo o passeio da trilha Morro da Urca, você vai aproveitar uma paisagem linda, ter contato com a natureza e ainda economizar no passeio ao bondinho, já que a trilha é completamente gratuita.
Depois de chegar no Morro da Urca por meio da trilha, você tem a opção de comprar o ticket para subir para o Morro do Pão de Açúcar de bondinho (esse não dá pra acessar via trilha, só escalada), ou voltar para a Praia Vermelha, ponto de partida do bondinho.
Ou você pode economizar ainda mais, fazendo o caminho de ida e volta via trilha Morro da Urca – com o bônus de uma vista incrível, totalmente gratuita!
Reserve seu hotel no Rio de Janeiro pelo melhor preço!
Uma trilha de intensidade leve a moderada, numa região de fácil acesso no Rio de Janeiro, que oferece ao mesmo tempo segurança e paisagens espetaculares. Essa introdução resume bem a trilha Morro da Urca!
ATENÇÃO: essa trilha não leva até o Pão de Açúcar, o morro mais alto e mais famoso do complexo. Lá, só é possível chegar com o bondinho ou com escalada. A trilha vai até o Morro da Urca, onde fica a primeira parada do bondinho.
Mas não se engane: não é porque é menor que o Pão de Açúcar que o Morro da Urca não impressiona: a vista é tão espetacular quanto!
A trilha Morro da Urca é uma das mais fáceis do Rio de Janeiro. Mas se aventurar na subida do Morro da Urca é uma boa pedida pra qualquer roteiro, seja você um iniciante ou iniciado no mundo das trilhas.
Não espere muitos desafios da subida. Na verdade, é bem comum ver famílias com crianças encarando o percurso. Eu confesso que sofro um pouco por causa do joelho, já que há um bom trecho de subida com degraus, logo no início da trilha.
Mas depois desse primeiro “aperto”, é só caminhar e curtir a natureza, a beleza da baía que aparece aqui e ali entre as árvores, dar a sorte de encontrar algum pássaro bonito ou até pequenos macaquinhos.
O acesso à trilha é totalmente gratuito e a entrada acontece bem no meio da pista Cláudio Coutinho, trecho pavimentado que circunda o morro da Urca e possibilita mais algumas paisagens incríveis para o visitante.
Em geral, a subida leva cerca de 40 minutos, um pouco mais ou menos dependendo do seu ritmo.
Lá em cima, você vai ter acesso ao complexo turístico do Morro da Urca, que além de abrigar uma das estações do bondinho do Pão de Açúcar, conta com restaurantes, um espaço de exposição, heliponto com saídas para passeios e uma das melhores vistas do Rio de Janeiro.
Tudo isso, de graça.
Isso mesmo, nem precisa desembolsar a fortuna do ingresso do bondinho para curtir o Morro da Urca, que pra mim é a melhor parada do passeio!
Mas se você quiser ainda viver a experiência do bondinho, pode subir até o Morro da Urca de graça com a trilha, e de lá pegar o bondinho, seja para ir e voltar até a próxima parada, no morro mais alto (Pão de Açúcar), ou pra voltar do Morro da Urca para a Praia Vermelha.
Mas eu garanto: nem precisa ir até o morro do Pão de Açúcar para apreciar uma bela vista do Rio. A vista do Morro da Urca não fica devendo em absolutamente nada! É maravilhosa!
Ou seja, a trilha do Morro da Urca te proporciona uma baita experiência e ainda te ajuda a economizar no Rio de Janeiro! Quer coisa melhor?
O Rio de Janeiro tem algumas trilhas que ficaram bem famosas. E a trilha do morro da Urca é uma das mais fáceis dentro desse circuito de trilhas do Rio de Janeiro que é tão desejado por moradores e turistas.
Primeiro, porque nem precisa de muito deslocamento. Ela fica dentro da zona urbana, e ainda melhor, na zona sul da cidade, a mais frequentada pelos turistas que vêm ao Rio.
Segundo, porque o trajeto é pouco íngreme e completamente coberto por copa das árvores, ou seja, nada de sol. Só um pouco de calor e suor em dias com mais umidade.
A sua aventura pela trilha Morro da Urca começa pela Praia Vermelha, uma das menores e mais bonitas praias do Rio de Janeiro.
A Praia Vermelha fica bem ao lado da Praça General Tibúrcio, onde está localizada a estação de embarque dos bondinhos do Pão de Açúcar. Não tem como errar.
Aproveite a praia e quando quiser começar a trilha, siga para o canto esquerdo de quem olha o mar, procurando pelo começo da pista Cláudio Coutinho.
A pista Cláudio Coutinho é outra maravilha da cidade do Rio, mas que é pouco explorada, até mesmo por cariocas.
Um trajeto curto que vai circundando o Morro da Urca, com a melhor vista do mar. Metade do caminho é asfaltado, a outra metade é pavimentado, em um total de 2,5km ida e volta.
A Pista Cláudio Coutinho é explorada principalmente por quem quer fazer uma caminhada ou dar uma corridinha apreciando a vista. Ah, e tem também os pescadores, que se encontram lá no final da pista, onde montam suas linhas de pesca.
Eu mesma passei correndo pela Cláudio Coutinho, como parte dos treinos imensos para a maratona do Rio. A pista é pequena, mas compensa em beleza. Você vai encher o trajeto com suspiros pela bela vista da Praia Vermelha, do Pão de Açúcar e do mar.
O portão da Pista Cláudio Coutinho abre de 6 da manhã e fica aberto até 18h, todos os dias. Você vai encontrar o acesso para a trilha Morro da Urca um pouco antes da metade do percurso, mas pela vista, vale a pena ir até o final da Cláudio Coutinho, seja antes ou depois de encarar a trilha.
Quando saímos da Pista Cláudio Coutinho e começamos a trilha Morro da Urca em si, a caminhada pela mata vai levando a gente cada vez mais pra cima.
Logo no começo da trilha, encontramos algumas escadarias de troncos, e essa é a parte mais sofrida do percurso porque é uma subida com uma boa inclinação.
O ideal é evitar fazer a trilha em dias de chuva, ou logo após um dia de chuva, porque esse trecho molhado escorrega muito, tanto pra subir quanto pra descer. Já escorreguei uma vez aqui e adivinhem? Isso mesmo, dei com a bunda no chão! hahaha
Depois dos degraus, a caminhada se mantém com uma inclinação bem leve.
É impossível se perder se você se mantiver na trilha demarcada, porque a trilha Morro da Urca é muito bem sinalizada e praticamente não existem bifurcações.
A única bifurcação realmente marcante vai te levar, à direita, até um mirante. Lá você vai curtir uma linda vista da Praia da Urca e do bairro que leva o mesmo nome.
Depois é só voltar e seguir pelo outro caminho, à esquerda. Você já está quase chegando no portão que dá acesso ao complexo turístico do bondinho no Morro da Urca.
ATENÇÃO: esse portão abre às 8h, que é quando o bondinho do Pão de Açúcar começa a funcionar. Por isso, não adianta chegar muito cedo, você vai ter que esperar.
Pela tarde, o portão fecha às 18h, por isso quem pretende voltar de trilha tem que se programar para passar do portão antes disso. De preferência, o ideal é contar o tempo para chegar lá embaixo antes do por do sol, ok?
Lembre que são 40 minutos de caminhada e ninguém quer fazer isso no escuro.
Depois que você chegar lá em cima, pode curtir todas as atrações do Morro da Urca, igual a quem comprou o bilhete do bondinho.
A vantagem é que você pode fazer isso, totalmente de graça!
E o que fazer no Morro da Urca?
Tem a vista, claro. Preciso nem elogiar muito, você vai se apaixonar, tenho certeza.
Também tem um exemplar do primeiro bondinho que andou pelos cabos do Pão de Açúcar, ali esperando você pra tirar uma foto. Tem o heliponto com sua bilheteria, onde você pode comprar o passeio para sobrevoar a cidade do Rio.
Ainda tem um pequeno centro de exposições, com uma mostra contando a história do complexo turístico Pão de Açúcar, e a relação dos cariocas com o espaço.
Pra completar, toda estrutura de apoio com banheiros, lojas, lanchonetes e restaurantes. Só se prepare para o preço: as coisas não costumam ser nada baratinhas lá em cima.
Se quer economizar, a dica é levar seu próprio lanche na mochila.
Apesar de ser uma trilha bem fácil de fazer, é bom ir preparado com o básico.
-repelente para insetos
-protetor solar
-roupa leve e confortável (ideal para prática de exercícios)
-tênis
-água e lanche
-máquina fotográfica
O ideal também é nunca entrar na mata sozinho, por questões de segurança. Se você torcer o pé, por exemplo, precisa de um amigo pra ajudar, certo?
Dá pra fazer a trilha Morro da Urca de chinelo? Dá. Mas a gente indica? Não. Entrar na mata sempre de tênis, por segurança também.
Outra coisa importante é levar uma sacolinha para recolher seu lixo. Nada de poluir o meio ambiente!
Dá pra dizer que essa é uma trilha para todas as idades.
Só é preciso ter uma boa disposição para caminhar e contar com força extra nos joelhos para encarar os degraus da subida mais íngreme, no comecinho da trilha. Depois é correr pro abraço.
É bom evitar subir a trilha Morro da Urca em dias de chuva, ou logo depois de um dia de chuva. Evite acabar como eu, escorregando pela trilha.
No Rio de Janeiro, a temporada de chuvas ocorre geralmente no verão, de janeiro a março. A partir daí, a chuva fica mais rara.
Nos meses mais frios do inverno, quase nunca chove no Rio de Janeiro. O clima fica perfeito para trilha!
A pista Cláudio Coutinho abre das 6h às 18h, mas o portão de acesso ao complexo turístico do Morro da Urca abre das 8h às 18h.
Eu sempre prefiro fazer trilhas de manhã, o mais cedo possível para escapar do sol. No caso da trilha Morro da Urca, ir mais cedo também vai te salvar do fluxo de pessoas, que vai aumentando ao longo da manhã.
Se programe para começar a trilha por volta das 7h, para ir subindo devagar e chegar no portão por volta das 8h, já perto do horário de abertura.
E na hora de voltar, se preferir voltar de trilha, o ideal é sair antes das 17h, para conseguir descer toda a trilha Morro da Urca antes de ser surpreendido pelo por do sol.
Temos uma boa notícia se você quer economizar, mas não abre mão de andar de bondinho.
O passeio do trajeto completo no bondinho (Praia Vermelha – Morro da Urca – Morro do Pão de Açúcar) custa uma pequena fortuna. Para tentar economizar um pouco, pode comprar online antecipado para garantir um desconto de 10%.
Mas você pode optar por subir a trilha Morro da Urca, de graça. Lá no morro, você encontra uma bilheteria que funciona das 8:30h às 19:30h, vendendo ingressos do bondinho:
-Ingresso Morro da Urca – Morro do Pão de Açúcar (ida e volta): custa R$59,00. Com esse ticket, você vai conhecer a vista do Morro do Pão de Açúcar e desembarca no Morro da Urca, para fazer a trilha de volta até lá embaixo.
-Ingresso Morro da Urca – Praia Vermelha (só volta): custa R$39,00. Oferece trecho de descida de bondinho para quem subiu de trilha.
Essa bilheteria fica bem ao lado do heliponto do Morro da Urca. Fique atento porque o atendimento faz uma parada para almoço, das 12h-13h.
Atenção: antigamente, depois de determinado horário, era possível pegar o bondinho para descer de graça. Isso acabou, tá? Agora pra descer de bondinho, só pagando mesmo.
Saiba mais no site oficial do Bondinho do Pão de Açúcar
Quer deixar esse passeio ainda melhor? Você pode combinar a trilha Morro da Urca com mais algumas atividades bacanas no bairro da Urca, Rio de Janeiro:
Contam que esse é um dos melhores lugares do Rio de Janeiro para ver o sol nascer, e eu tenho que concordar.
Ver o sol nascendo na Praia Vermelha é uma experiência única, tanto que tem tanta gente que monta lual e decide passar a noite por lá, somente para esperar esse espetáculo.
A gente não dormiu na praia, mas saiu de casa bem cedinho e conseguimos aproveitar o momento antes de fazer a trilha Morro da Urca.
Só se programe direitinho: confira o horário do nascer do sol antes de sair de casa, e lembre-se que o portão do complexo turístico Morro da Urca só abre às 8h, por isso só vale a pena começar a trilha perto das 7h da manhã.
Que tal aproveitar o tempo que sobra entre uma coisa e outra para um banho de mar?
Depois da trilha, que tal uma cerveja? A mureta da Urca fica ali pertinho, basta andar algumas quadras e você já vai curtir mais um cenário de cartão-postal no Rio de Janeiro.
O Bar Urca é uma instituição do Rio de Janeiro, e você pode aproveitar os quitutes e a cerveja de 600mL bem gelada, tudo à moda carioca: compra no bar, leva pra mureta e curte por lá.
Outra opção, para quem quer pagar mais barato na cerveja, é caminhar mais um pouco até a “pobreta da Urca”, onde ficam os bares com preços mais populares.
Deixa eu te contar um segredo: além do preço, a vista da pobreta é também mais bonita, com Cristo Redentor e tudo!
Para chegar na trilha Morro da Urca, basta fazer o mesmo caminho que todo mundo no Rio indica para chegar nos famosos bondinhos.
Dá pra ir de metrô + ônibus.
Você pode
1) descer do metrô na estação Botafogo e de lá pegar o ônibus 513SP. Peça ao motorista para descer na Unirio, e de lá caminhe 5 minutos até a Praia Vermelha e estação de embarque do bondinho.
2) descer na estação Cardeal Arcoverde ou Siqueira Campos e então pegar o ônibus circular 581. Você vai desembarcar direto na estação do bondinho.
Para quem vai de carro, o mais fácil é estacionar nos arredores da Praça General Tibúrcio na Praia Vermelha (zona de estacionamento pago, controlado pela prefeitura).
Mas é preciso chegar cedo: depois que o bondinho começa a funcionar, encontrar uma vaga ali é missão bem difícil. Nesse caso de quem planeja chegar mais tarde, vale mais a pena pegar um táxi / Uber.
Gosta mesmo de trilhas? Uma boa dica é a Trilha do Mirante da Cascatinha, na Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro. Mais uma paisagem espetacular!
Também tem a trilha até o Corcovado, que começa nos jardins do Parque Lage no Jardim Botânico.
Que outra trilha você gosta e indica aqui no Rio de Janeiro? Coloca aqui nos comentários que a gente quer ir lá conferir!
Escolhemos parceiros caprichados para te ajudar a transformar a sua viagem em realidade! E quando você faz suas reservas usando os links aqui do site, você apoia nosso conteúdo e faz o blog crescer cada vez mais! 😀
Reserve sua hospedagem no Booking: são milhares de hotéis e pousadas, para todos os gostos e bolsos. Sem taxa de reserva, com programa de fidelidade (ganhe descontos a partir da 10a reserva) e com muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito!
Aluguel de carro com a Rentcars:Para viajar no Brasil ou no exterior, sempre fazemos a cotação do aluguel de carro no site da RentCars, que compara o valor das locadoras locais e mostra rapidinho qual o melhor preço para nossas datas. Dá pra parcelar em 12 vezes e o pagamento é sempre em reais (sem IOF!)
Seguro Viagem com a Real Seguros: O site compara os diferentes planos e preços oferecidos pelas seguradoras, para você escolher facilmente qual o seguro viagem com melhor custo-beneficio. E clicando por esse link você ainda ganha 10% de desconto em qualquer seguro do site!
Economize e pule a fila: Compre ingressos antecipados para as principais atrações do seu destino. Não perca tempo na fila. Se a atração é muito concorrida, vale garantir seu lugar antecipado! Compare e encontre os melhores preços de ingressos e tours: Tiqets e Get Your Guide
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
a trilha irá funcionar no dia 12 de outubro, feriado?
Amei o post, parabéns! Dar até vontade de voltar lá, pela trilha.
Lugar lindo!
Pessoal, sem dúvidas, o melhor conteúdo sobre o morro da urca. Parabéns!!!!
O Rio de Janeiro continua lindo né Klécia? Adorei todos os detalhes nesse artigo super completo sobre a Trilha Morro da Urca. Moro em Niterói e ainda não fiz essa trilha, mas as fotos estão tão lindas que já quero um dia de sol para aproveitar bastante!
Yay! Tomara que seja em breve então! Beijos