Pôr do sol no Rio de Janeiro: 12 lugares para apreciar o fim do dia

O Rio de Janeiro é uma cidade de encantos. Isso ninguém pode negar. E entre todas as belezas, o pôr do sol no Rio de Janeiro é uma das experiência mais bonitas que a cidade tem para oferecer.

Dependendo da época do ano, as cores mudam mas a beleza segue nos encantando. O entardecer carioca é realmente especial, um espetáculo inesquecível tanto para moradores e turistas.

Leia também: Onde se hospedar no Rio: melhores bairros

Neste artigo, vamos te falar sobre os melhores lugares para contemplar esse espetáculo da natureza. Lugares clássicos e cantinhos mais fora do óbvio, que só os moradores conhecem. Vem comigo?

Melhores lugares para ver o por do sol no Rio de Janeiro: nossa lista de favoritos

Veja aqui uma lista dos lugares mais legais para se contemplar essa maravilha da natureza. 

1- Pôr do sol no Rio de Janeiro: Arpoador

A pedra do Arpoador, que divide as praias de Copacabana e Ipanema, é um dos lugares mais famosos da cidade quando o assunto é pôr do sol no Rio de Janeiro

Por do sol no arpoador - Rio de Janeiro
Por do sol no arpoador – Rio de Janeiro. Foto: Fui Ser Viajante

Quando a tarde está acabando, as pessoas começam a se reunir nas pedras, sentadas e olhando para o horizonte, com o oceano e o Morro dois Irmãos ao fundo.

Vai se criando uma expectativa pelo momento que o sol se põe por completo. E aí começam manifestações espontâneas, como aplausos, beijos e um clima bom toma conta de todos.

Cada um a sua maneira, agradece por mais um dia.

A vista é uma das melhores para quem procura onde ver o por do sol no Rio de Janeiro.

Aproveite para contemplar toda a orla da praia de Ipanema, ladeada pelos prédios e montanhas da cidade maravilhosa. 

Além disso, procure no horizonte mais duas famosas atrações turísticas da cidade: a Pedra da Gávea e o Cristo Redentor no Corcovado.

Ainda não tem hotel no Rio de Janeiro? Veja as ofertas no Booking.com

2- Pôr do sol em Rio de Janeiro: Mureta da Urca

O bairro da Urca também é outro lugar queridinho dos cariocas para ver o pôr do sol.

A atmosfera tranquila e charmosa do bairro são um diferencial e tem a cara de um passeio de domingo no Rio de Janeiro. A Urca é um bairro muito gostoso, e terminar um dia vendo o por do sol é a cerveja do bolo.

A Mureta da Urca é o lugar perfeito para quem quer vivenciar o entardecer como um autêntico carioca, tomando cerveja e comendo pastel olhando o mar e com vista para o Cristo Redentor.

Por do sol na mureta da Urca Rio de janeiro
Por do sol na mureta da Urca Rio de janeiro. Foto: Fui Ser Viajante

Um detalhe curioso é que a Mureta da Urca tem uma região específica, apelidada pelos cariocas de “pobreta da Urca”, onde você consegue comprar cerveja mais em conta, ou levar seu cooler, e curtir com sua turma.

Nessa região da “pobreta”, você consegue ter a melhor vista para o por do sol, já que dá pra ver o Cristo Redentor bem de frente. É lindo – mas costuma ficar lotado aos finais de semana. Chegue cedo para garantir seu lugar na mureta!

E não se esqueça de entrar no clima do carioca e tomar aquela cerveja gelada com pastel para acompanhar esse espetáculo diário da melhor forma!

3- Pôr do sol no Rio de Janeiro: Pão de Açúcar

Agora vamos de clássico. Que tal fazer o passeio de bondinho para ver o por do sol lá de cima do Morro Pão de Açúcar ou do Morro da Urca?

Essa é, definitivamente, uma experiência única que todo turista que visita o Rio de Janeiro deve ter. E todo morador também, viu?

No complexo dos morros, que formam o Parque Bondinho Pão de Açúcar, é possível apreciar uma vista espetacular em 360º da cidade maravilhosa, Oceano Atlântico e de outras pedras e morros ao redor. 

Por do Sol visto no Pão de Açúcar
Por do Sol visto no Pão de Açúcar.

A atmosfera é envolvente. Sempre muita gente, animação, e a paisagem deslumbrante. Esse é um dos passeios que mais gosto no Rio de Janeiro, sinceramente.

Especialmente no topo do Morro da Urca, há vários mirantes estrategicamente posicionados. Se você gosta de fotografias, o resultado sempre é de tirar o fôlego! 

Para desfrutar melhor da experiência, sugiro que você confira qual o horário certinho do por do sol na data da sua viagem, pois o horário do pôr do sol varia de acordo a época do ano. 

E, se possível, se programe para chegar com duas horas de antecedência, porque pode ter fila.

Então, para não perder o por do sol por chegar em cima da hora, chegue cedo para subir no bondinho com folga, passear lá em cima ainda com dia claro e, por fim, apreciar o por do sol.

Você pode comprar os ingressos por conta própria ou agendar um passeio com agência. Essa opção de passeio + por do sol no Morro da Urca inclui os ingressos do Bondinho, Cristo, transporte e seu dia termina com o por do sol!

4- Pôr do sol no Rio de Janeiro: Cristo Redentor

Outro lugar imperdível para ver o pôr do sol no Rio de Janeiro é no mirante do Cristo Redentor!

Além de ser um dos ícones mais famosos da cidade, o Cristo Redentor oferece uma vista privilegiada e deslumbrante da paisagem carioca. 

Como visitar o Cristo Redentor

O Cristo Redentor não é uma das 7maravillhas do mundo moderno a toa, não é memso? O lugar realmente é um clássico da cidade, um ícone. A vista fala por si só.

Confesso que eu prefiro ver o por do sol com o Cristo ao fundo, que ver o por do sol estando no Cristo, sabe? Mas de toda forma, se você é um apaixonado pelo por do sol, pode experimentar os dois.

Um dia, veja o por do sol no mirante do Cristo, e em outro escolha um lugar para ver o por do sol de outro ponto, tendo o Cristo compondo a paisagem.

Para saber como conseguir ingressos e chegar até lá, preparamos esse conteúdo sobre como visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro para te ajudar! 

5- Pôr do sol do Rio de Janeiro num passeio a barco

Para fechar com chave de ouro nossa seleção, que tal admirar o pôr do sol em alto mar?

Você pode fazer um passeio em um barco veleiro. O barco sai da Marina da Glória e navega pela baía do Rio de Janeiro – geralmente navega ali perto do Morro da Urca e Enseada de Botafogo.

Por do sol no veleiro - rio de janeiro
Por do sol no veleiro – rio de janeiro. Foto: Fui Ser Viajante

Ver o por do sol de um barco é uma das experiências mais inesqucíveis que você pode viver na cidade.

O passeio inclui aperitivos e bebidas (caipirinha, champanhe, vinho branco, cerveja, suco e água). O passeio termina no mesmo local de partida e eu garanto: será maravilhoso!

Reserve seu passeio de barco no por do sol

6- Pôr do sol no Rio de Janeiro: praia da Barra

Esse por do sol não é tão famoso quanto o do Arpoador, mas o fim do dia na praia Barra da Tijuca também rende imagens sensacionais. 

A ampla extensão de praia proporciona uma visão desobstruída do horizonte, permitindo que você aprecie cada momento desse espetáculo natural.

Um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol na Praia da Barra é o “Posto 6,5”, entre o 6 e o 7.

Além dos quiosques, a presença animada de praticantes de kitesurf adicionam um toque especial à paisagem e tornam as fotos ainda mais bonitas!

7- Por do sol na Vista Chinesa

Agora vamos para o Alto da Boa Vista. Na área do Parque Nacional da Tijuca, o mirante Vista Chinesa também rende um lindo espetáculo no por do sol.

Ele é mais uma opção de vista panorâmica deslumbrante da cidade do Rio de Janeiro e um local diferente para ver o entardecer. 

Para chegar até lá, é possível utilizar táxi, carro particular ou transporte público.

Os visitantes que vêm pela zona sul de ônibus devem seguir pela rua Pacheco Leão no ônibus da linha 409 e saltar no ponto final, no Horto. Depois vem a subida a pé, de cerca de 2km, até chegar na Vista Chinesa.

Para os que vêm da Tijuca ou da Barra da Tijuca, o caminho é um pouco mais cansativo.

É preciso chegar no Alto da Boa Vista e de lá, seguir pela Estrada Dona Castorina (estrada da Vista Chinesa) sentido Horto, num total de 6,5km de percurso até chegar no mirante.

8- Pôr do sol no Rio de Janeiro: Forte de Copacabana

Você já visitou o Forte de Copacabana? Esse ponto turístico oferece uma vista privilegiada do litoral e é um local bem bacana para apreciar o pôr do sol do Rio de Janeiro. 

Além de desfrutar do entardecer na Praia de Copacabana e fazer fotos lindas, o forte proporciona uma experiência histórica também – tem um pequeno museu aberto a visitação.

Para ver o por do sol, o melhor lugar é o campo de marte, uma plataforma na parte superior do forte, que dá vista para a Praia do Diabo e o Morro dois Irmãos.

Ah! No forte de Copacabana há dois restaurantes com mesas ao livre, para você curtir ainda mais o passeio. Um é o Café do Forte, e o outro é uma unidade da renomada Confeitaria Colombo.

9- Pôr do sol no Rio de Janeiro: Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas pode ser considerada um cartão postal do Rio. Com seus quase 8km de perímetro, dá pra dizer que a lagoa rende “diferentes cenários de por do sol”, dependendo de qual lado você está.

Um verdadeiro espetáculo!

Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro
Foto: Fui Ser Viajante

Para os mais ativos, há a opção de aproveitar a ciclovia que contorna a lagoa para pedalar, correr ou, até mesmo, explorar a água através dos pedalinhos.

Com tantas atividades e uma paisagem de tirar o fôlego, você não vai deixar essa experiência de fora do seu roteiro no Rio de Janeiro, certo?

10- Pôr do sol no Rio de Janeiro: Mirante Dona Marta

Localizado em uma das várias colinas da cidade, o mirante Dona Marta (do alto dos seus 360 metros), oferece uma vista panorâmica deslumbrante, que tem ficado cada vez mais famosa na cidade.

Embora seja um local mais procurado para ver o sol nascer no Rio de Janeiro, o Mirante Dona Marta também rende um bonito pôr do sol, enquanto o céu se transforma em um espetáculo de cores. 

É o lugar perfeito para relaxar, tirar fotos incríveis e desfrutar de um momento de pura paz.

11- Pôr do sol no Rio de Janeiro: rooftop do Belmonte Ipanema

Se você está em busca de uma experiência incrível para apreciar o pôr do sol no Rio de Janeiro, não deixe de visitar o belíssimo rooftop do Belmonte Ipanema

Com um ambiente amplo, moderno e charmoso, este local oferece uma vista privilegiada para um dos mais lindos entardeceres da cidade. 

Além disso, você poderá desfrutar de uma ótima seleção de cervejas geladas e as famosas empadas abertas que são marca registrada da casa. É o programa perfeito para aproveitar esse momento mágico.

O local fica na Avenida Vieira Souto, 236 em Ipanema e abre de segunda a sexta, e aos domingos, das 11h às 02h. Aos sábados, de 11h às 01h.

12- Terraço do Museu do Amanhã

Um lugar ainda pouco divulgado para ver o por do sol na Cidade Maravilhosa é o terraço que circunda o Museu do Amanhã. O espetáculo é de cair o queixo, e o cenário moderno do entorno do museu completa ainda mais.

Dá pra visitar o Museu do Amanhã, aproveitar bastante o passeio, e se programar para acabar a visita perto do horário do por do sol. Juro que vale completamente o passeio.

Pier Mauá Rio de Janeiro
Pier Mauá Rio de Janeiro. Foto: Fui Ser Viajante

Qual o por do sol mais bonito do Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro tem vários pores do sol espetaculares, por isso fica difícil escolher um só. De toda forma, um clássico é um clássico, então vamos eleger o por do sol no Arpoador como o mais bonito e imperdível da cidade.

Também sugerimos o por do sol na Mureta da Urca, pela experiência carioquíssima de ver o sol se por em frente ao mar, com cerveja gelada na mão e curtindo a energia da cidade.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Marcella Oliveira
Marcella Oliveira é uma publicitária e jornalista belohorizontina que tem verdadeira paixão por ouvir e contar histórias. Tem síndrome de wanderlust e quer, cada vez mais, descobrir e redescobrir destinos no Brasil e no Mundo!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *