Atualizado em 19/05/2020 by Rafael Cassemiro
Onde acampar em São Paulo | Seja no litoral ou no interior, com praias ou cachoeiras, o que não faltam são lugares para acampar em São Paulo.
Uma ótima pedida para quem quer fugir do agito da capital e aproveitar um pouco mais a natureza, ou mesmo para quem mora em outras localidades e deseja conhecer as belezas do estado.
São destinos diferentes e ideais para fugir da rotina e descansar em família, com crianças ou com amigos, para um fim de semana ou um feriadão.
E os campings em São Paulo atendem a todos os gostos: dos mais simples e baratos, com um estilo mais rústico, aos mais estruturados com diversas opções de lazer.
Um ponto positivo das viagens para acampamentos é o custo mais baixo de um camping em relação a pousadas ou hotéis.
Além disso, é um tipo de turismo que possibilita descobrir lugares novos e geralmente paradisíacos, fora dos destinos mais convencionais e mais conhecidos.
Já imaginou poder acordar já na praia ou de frente para a cachoeira, assistir ao nascer ou pôr do sol, observar as estrelas à noite? São apenas algumas das vantagens aproveitadas pelos viajantes que gostam de acampar.
Mas, para evitar perrengues, é importante ter uma boa barraca que ofereça o mínimo de conforto que você precisa. Dê preferência também a investir numa marca confiável para comprar um produto durável.
Veja aqui alguns modelos interessantes de barracas de acampamento:
– Barraca Cherokee Gt, Nautika
– Barraca de Camping Zeus (com varanda), Nautika
E, antes da viagem, é necessário pesquisar bastante para saber o que o acampamento oferece. Os pontos principais são a segurança e a infraestrutura adequada, com banheiros, tomada e energia elétrica.
Alguns acampamentos em São Paulo podem ser mais modernos, com piscinas, lanchonetes e área para churrasco, enquanto outros são mais rústicos e têm apenas o espaço para que a barraca seja montada.
A escolha varia de acordo com o perfil de cada um. Mas é preciso ir acampar sabendo qual infraestrutura que te espera, para planejar certinho o que levar na mochila de camping.
Para quem procura lugares para acampar perto de São Paulo (ou mesmo lugares mais distantes da capital), vamos dar algumas dicas nesse post.
A lista inclui destinos de aventura, parques fechados, fazendas no interior, cachoeiras e praias – tem um pouco de tudo no estado de São Paulo.
Veja o que vale a pena conhecer, para onde viajar para acampar em São Paulo!
A menos de 40 km da capital, Mairiporã é uma das cidades englobadas pelo Parque Estadual Itaberaba.
Fica cercada por natureza e próxima de algumas cachoeiras, por isso é um dos destinos mais procurados por quem procura lugares para acampar perto da capital de São Paulo.
Camping e Pousada 5 Lagos
Esse camping está a aproximadamente 10 minutos do centro de Mairiporã.
Tem uma área gramada para barracas, com banheiros, chuveiros, churrasqueiras, piscina, restaurante e um pequeno mercado, além de chalés e espaço para motorhomes.
A vila histórica de Paranapiacaba é distrito de Santo André e fica a 55 km da capital de São Paulo.
Taí uma boa pedida de lugar para camping em SP para quem não quer se distanciar muito da capital.
Paranapiacaba é um lugar ideal para acampar perto de São Paulo, para quem quer fazer uma viagem curtinha, no final de semana, e ainda assim aproveitar um lugar lindo.
E melhor: saindo de São Paulo, dá para ir até Paranapiacaba de ônibus ou trem.
Simplão de Tudo Rock Bar e Camping
Esse camping em São Paulo fica a menos de 10 km do centrinho da vila de Paranapiacaba, bem no meio da mata.
Tem lago, duas nascentes, corredeiras e cachoeiras. Conta com banheiros com chuveiro quente, cozinha comunitária e, como o próprio nome indica, um bar, além de opção de quartos.
Localizada a 220 km da capital, entre o mar e a serra, a encantadora cidade de Ubatuba tem várias praias e é considerada um dos destinos mais bonitos e mais bem preservados do litoral norte do estado de São Paulo.
Temos um post aqui no blog só com dicas de o que fazer em Ubatuba!
Camping Prumirim
Fica na praia de mesmo nome, que conta com vários bares pé na areia e de onde se tem um belo pôr do sol e trilhas que levam à Cachoeira de Prumirim.
Esse camping de São Paulo tem cozinha comunitária, banheiros com chuveiros, lanchonete, churrasqueira, e também oferece chalés e suítes para alugar.
Ypê Camping
Lugar para acampar em SP simples e pé na areia, fica na pequena praia de Camburi das Pedras, já na divisa com Paraty (RJ), onde além do mar tem também a Cachoeira da Escada.
Conta com banheiros, chuveiros e energia elétrica. E vários quiosques próximos.
Padang Surf Camping
Localizado dentro de um condomínio a poucos metros da Praia de Itamambuca e da Cachoeira de Prumirim, perto de mercados e restaurantes.
Possui estacionamento, chuveiros quentes, área com televisão para uso comum, área para churrasco, cozinha comunitária, internet e uma lanchonete.
A cidade de São Sebastião fica na região norte do estado de São Paulo, onde estão algumas das praias mais paradisíacas do estado, em uma área cercada de mata atlântica e a pouco mais de 200 km da capital.
É um dos destinos litorâneos mais badalados de SP, super procurado por quem quer encontrar os melhores lugares para acampar em São Paulo.
Camping do Cacau
Mais um camping pé na areia em São Paulo, com muitas árvores, fica na Praia de Santiago e perto também da Praia da Paúba, ambas pouco movimentadas e com mar tranquilo.
Tem banheiros com chuveiros, estacionamento, tomadas, tanques onde é possível lavar roupas e um quiosque/lanchonete.
Camping do Mazinho
Camping pé na areia também, mas que fica na Praia de Paúba. Esse camping de São Paulo está a apenas 1 km da Praia de Maresias, que é mais agitada e pode ser acessada por uma trilha em meio a natureza.
A estrutura do camping em si conta com banheiros, chuveiros, tanque e pia comunitárias, energia elétrica e fica perto do centro, onde há muitas opções de restaurantes e comércio em geral.
A 210 km da capital de São Paulo, Ilhabela é outro destino bem procurado pela galera do camping que viaja mais para o norte de São Paulo.
O destino mistura praias badaladas, bons restaurantes e muito movimento com praias mais rústicas e lugares com natureza preservada.
Camping do Eugênio
Fica na Praia do Bonete, uma das mais bonitas da região, e tem acesso ao Parque Estadual de Ilhabela por meio de uma trilha de 12 km, com várias cachoeiras pelo caminho.
Tem banheiros, chuveiros, energia elétrica, restaurante. E está localizado nos fundos de uma casa, o que torna o ambiente bem familiar.
Velling Camping
Pertence a uma pousada, mas fica em um espaço independente, perto da Praia do Perequê, da Cachoeira da Toca e do centro comercial da cidade.
Tem energia elétrica, banheiros, churrasqueiras, cozinha compartilhada, parquinho, piscina e um quiosque. E oferece barracas para aluguel.
A cidade de Itu fica a aproximadamente 1 hora da capital, é considerada uma das estâncias turísticas do estado e tem diversos atrativos naturais nos arredores.
Ficou famosa como “a cidade dos exageros” ou “a cidade onde tudo é grande”, por conta de Simplício, humorista que interpretava o personagem Osório de Itu em programas de TV.
De fato, a cidade acabou incorporando o personagem, e é possível encontrar algumas coisas “gigantes” passeando pelo centro de Itu.
Camping do Alemão
Um espaço amplo, perto de rio e cachoeiras, conta com banheiros, chuveiros, tanques para lavar roupas, área para prática de esportes, piscinas com toboágua, sauna e lanchonete.
Tem ainda apartamentos e chalés equipados.
Camping Chapéu de Sol
Fica em uma grande área verde e conta com piscinas, toboáguas, churrasqueira, sauna, quadras esportivas, salão de jogos e até uma cachoeira artificial, além de lanchonete, restaurante e pesqueiro para pesca esportiva.
Tem também a opção de chalés e quartos.
Conhecido por ser um destino de aventura, fica a aproximadamente 140 km da capital e perto do Parque Vale das Pedras, um lugar cheio de cachoeiras e matas preservadas.
BM Adventure
Localizado dentro do Parque Vale das Pedras, tem banheiros, chuveiros, estacionamento, tomadas individuais, internet, pia comunitária, parquinho, tirolesa, arvorismo e restaurante. Eles também oferecem barracas para aluguel.
Camping Valle das Águas
Ficaa 5 km do centro da cidade, em uma área com várias nascentes de água mineral e algumas trilhas, possui lagos de pesca (oferece barco de cortesia), piscinas, cozinha comunitária, churrasqueira, salão de jogos, banheiros, chuveiros elétricos, tomadas e tanques para lavar roupas.
Uma pequena cidade quase na divisa de São Paulo com Minas Gerais, no Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, que tem várias quedas-d’água, mirantes e trilhas.
Estância Alto Boa Vista
O Camping é cercada por mata atlântica e tem vista para o Rio Grande, onde fica a Cascata Grande.
Conta com piscinas de água natural, área com churrasqueiras, mesas com guarda-sol, energia elétrica e um restaurante nos fins de semana.
Localizado entre os entre os municípios de Apiaí e Iporanga, a cerca de 350 km da capital de São Paulo, o PETAR é um lugar repleto de montanhas, cavernas, grutas, rios, cachoeiras, além de uma grande diversidade de fauna e flora.
É a maior porção de mata atlântica do Brasil e considerado Sítio de Patrimônio Natural da Humanidade.
Camping do Benjamin
Conta com estacionamento, banheiros, internet, espaço para churrasco, cozinha comunitária, ambulatório e restaurante que serve café da manhã e refeições.
É considerado o camping de melhor localização do PETAR, com acesso fácil às cavernas.
Camping Moria
Esse camping em SP fica em um local amplo, cercado por montanhas, com um rio que passa ao fundo, tem estacionamento, banheiros com chuveiro quente, iluminação, tomadas, churrasqueiras, bar e lanchonete.
Tem a opção de chalés ou suítes e oferece passeios guiados.
Camping do Dema
Um pouco mais distante da entrada do parque, mas próximo do comércio local.
Também muito estruturado, com banheiros, cozinha coletiva, internet, quiosques com churrasqueira e fogão, pontos de iluminação, além de algumas árvores frutíferas.
Quem faz uma viagem para acampar não pode se esquecer de alguns itens básicos e emergenciais, como repelente, lanterna, canivete, cobertores, kit de primeiros socorros, isqueiro, bolsa térmica, sacos para lixo, entre outros.
Para o dia a dia, coloque na mochila peças confortáveis de vestuário, calçados adequados para o camping e para a trilha, quando for o caso.
E o mais importante: viaje leve. Coloque na mochila apenas o essencial. Lembre que você ainda tem o peso da barraca para carregar!
Mochila pronta, é só escolher um desses destinos para acampar em São Paulo e pegar a estrada!
Além de serem ótimas opções para renovar as energias e curtir um pouco de tranquilidade, muitos desses lugares para acampar em São Paulo estão entre os mais bonitos do Brasil.
Já conhece algum deles? Quer recomendar seu lugar preferido para acampar em SP? Conta pra gente nos comentários que podemos adicionar sua dica ao post!
Foto em destaque: Fabricio Macedo FGMsp por Pixabay
Descomplicando a sua viagem e mostrando que dá pra viajar mais pagando menos.
Não tem comentário!
Você pode ser o primeiro a deixar um comentário