Melhores praias de Alagoas: o litoral de norte a sul

Melhores praias de Alagoas | Como não amar as praias do Nordeste, não é mesmo? Sonho de consumo de quem das férias de verão, os estados da região são muito bem servidos de litoral, e com Alagoas não seria diferente.

Selecionar as melhores praias de Alagoas não é tarefa fácil, porque na verdade todas elas poderiam entrar na lista.

E falar em cenários paradisíacos é quase uma redundância, já que a descrição de águas verde-azuladas e calminhas se aplica praticamente a todas as praias de Alagoas.

Outra característica muito marcante do litoral de Alagoas é que, seguindo o ritmo das marés, o que vemos em muitos pontos é a formação das famosas e tão desejadas piscinas naturais. Além da areia super branca do litoral de Alagoas, que ajuda a compor o visual.

Leia também: O que fazer em Piranhas, Alagoas – a história do cangaço

Maragogi - praias de Alagoas
Maragogi, Alagoas. Foto: Marco Ankosqui/MTur via Flickr (Public Domain Mark 1.0)

Não à toa que as praias de Alagoas deixaram o estado sendo conhecido como o “Caribe brasileiro”.

E nos mais de 200 quilômetros de extensão, o que não faltam são opções de praias maravilhosas, seja no litoral sul, litoral norte ou na região da capital, Maceió.

As características naturais ajudam a explicar porque as principais praias de Alagoas recebem cada vez mais turistas, tanto brasileiros como estrangeiros, todos encantados com as belezas do estado.

Mas não é só isso: as praias do estado ainda tem muita beleza cultural e delícias da gastronomia típica, que vem completar o passeio.

Como montar um roteiro pelas praias de Alagoas?

Entre praias mais calmas e desertas, onde o destaque fica por conta da natureza, até aquelas outras com boa estrutura de apoio, como quiosques, bares, restaurantes, passeios de barcos e hospedagem, as praias de Alagoas são destinos perfeitos para receber todos os estilos de viajantes.

Como Alagoas é um dos menores estados do Brasil, é possível conhecer várias de suas praias em uma mesma viagem.

Você pode tanto se programar para fazer uma viagem de carro, percorrendo o litoral de norte a sul.

Quer alugar um carro em Alagoas? Faça uma cotação online e gratuita

Outra opção é se hospedar na capital, Maceió, e organizar passeios de bate e volta. Ou mesmo, fazer a viagem num ritmo mais lento: montar uma base em uma cidade litorânea estratégica e explorar as praias próximas, aquelas que tem mais a ver com seu perfil.

Para decidir qual o melhor estilo de viagem pra você, é bom saber de antemão quais são as principais praias de Alagoas, onde elas estão localizadas, e dessa forma escolher quais você pretende conhecer.

Para te ajudar a acabar com as dúvidas e planejar uma viagem incrível pelo litoral do estado, preparamos essa lista com as 10 melhores praias de Alagoas.

As dicas estão organizadas em 3 blocos: litoral norte, litoral sul e praias próximas a Maceió. Vem conferir:

Melhores praias de Alagoas – litoral Norte

Praia de Maragogi (Maragogi)

Localizado a 130 quilômetros de Maceió, Maragogi é um dos destinos mais conhecidos e visitados de Alagoas.

Famosa por suas piscinas naturais, que formam um cenário digno de cartão-postal, a praia mais visitada na cidade de Maragogi é a praia do centro, chamada também de Praia de Maragogi.

A melhor forma de conhecer as galés de Maragogi, como são chamadas, é fazendo um passeio de barco, oferecido por agências locais e diretamente nas hospedagens.

Galés de Maragogi, Alagoas.
Galés de Maragogi. Foto: Marco Ankosqui/MTur via Flickr (Public Domain Mark 1.0)

O mar azul esverdeado de águas tranquilas, quentinhas e transparentes é ideal para mergulhar, seja com cilindro, indo até o fundo do mar (acompanhado de profissionais) ou com um snorkel apenas para ver os muitos peixes coloridos.

Fora da água, a dica é o passeio de bugre pelas areias.

Devido a fama do lugar, aos finais de semana e meses de verão, o passeio é sempre muito concorrido. Nos outros dias do ano, não dá pra dizer que é vazio, mas tem menos gente e você consegue aproveitar mais tranquilo.

Para quem quer se hospedar em Maragogi, a região conta com pousadas mais simples e também grandes resorts.

Veja opções de hospedagem em Maragogi

Praia de Antunes (Maragogi)

Embora a praia de Maragogi e suas galés sejam uma atração super visitada no litoral de Alagoas, tem muita gente que diz que ela não ganha o posto de melhor praia da cidade. Esse lugar quem ocupa é a Praia de Antunes.

Praia de Antunes - melhores praias de Alagoas
Galés de Maragogi. Foto: Marco Ankosqui/MTur via Flickr (Public Domain Mark 1.0)

As águas da Praia de Antunes são daquele azul super transparente, que dá a sensação que você chegou no paraíso. Embora exista alguma estrutura de barracas e restaurantes no local, a praia tem uma pegada mais rústica – que faz toda diferença.

É na Praia de Antunes que você encontra aquele visual das redes na água, que ficou bem famoso no Instagram. Já imaginou você relaxando nesse paraíso?

E se você quer embarcar de vez no clima tranquilo de Antunes, há algumas pousadas na região. Você pode se hospedar na luxuosa Pousada Rangai, ou ainda em pousadas mais econômicas, mas bem estruturadas, como a Pousada Tapitanga ou Village Miramar.

Praia do Toque (São Miguel dos Milagres)

Uma cidadezinha pequena e charmosa, São Miguel dos Milagres é um dos povoados mais antigos de Alagoas, mas não faz muito tempo que foi “descoberto” como destino turístico e virou o queridinho de muitos viajantes.

São Miguel dos Milagres fica a aproximadamente 100 quilômetros de Maceió, e apesar do recente boom turístico, mantém um clima praieiro mais bucólico e reservado.

Vale a pena separar uns dias para ficar pela região e explorar com calma os principais pontos turísticos. Indico o post bem completo do blog Mala de Viagem, com dicas sobre o que fazer em São Miguel dos Milagres.

Você vai ver que a cidade está cheia de praias que valem a pena visitar, mas escolhemos a Praia do Toque para representar São Miguel dos Milagres (mas foi uma escolha difícil, viu?)

Na praia do Toque, o mar tem um tom de verde claro, um pouco diferente das outras praias de Alagoas. O que não muda é a transparência da água, que é maravilhosa como em todo o estado (só não vale visitar em tempos de chuva, que aí a visibilidade fica muito prejudicada).

Na Praia do Toque também se formam as desejadas piscinas naturais, onde você pode mergulhar para encontrar peixes coloridos ou apenas relaxar na água morna.

Na orla, há alguns bares e quiosques que movimentam a região. E perto da praia, é possível visitar a Oficina Artesanal, onde artesãos locais exibem e negociam seus trabalhos.

Praia do Toque, São Miguel dos Milagres
Foto: Marco Ankosqui/MTur via Flickr (Public Domain Mark 1.0)

Outra praia para visitar na cidade é a praia do centro, também chamada de Praia de São Miguel dos Milagres. As piscinas naturais da Praia de São Miguel dos Milagres é uma das mais concorridas entre as praias de Alagoas.

Veja opções de hospedagem em São Miguel dos Milagres

Praia do Patacho (Porto de Pedras)

A Praia do Patacho já esteve várias vezes na lista das praias mais bonitas do Brasil e é muito procurada por quem viaja em busca de sossego ou mesmo com crianças.

Pela proximidade, muita gente confunde os municípios e acha que essa praia pertence a São Miguel dos Milagres. Não é não, viu? A Praia do Patacho é em Porto de Pedras!

O fato de ser pouco visitada garante que o ambiente continue preservado, mantendo a beleza do lugar, com suas piscinas naturais de águas mornas e cristalinas, além de proporcionar mais tranquilidade aos visitantes.

Praia do Patacho, Alagoas
Foto: Marco Ankosqui/MTur via Flickr (Public Domain Mark 1.0)

As hospedagens são no estilo rústico, pé na areia, mas com um toque chique – as chamadas “pousadas de charme”, mais exclusivas. Quem não quer se hospedar por lá pode tranquilamente fazer um bate e volta de Maceió.

Uma dica antes de visitar a Praia do Patacho é levar lanche, água e também uma sacolinha para recolher todo o seu lixo, ajudando a manter o local limpo e bem cuidado.

Veja opções de hospedagem em Porto de Pedras / Praia do Patacho

Praia de Paripueira (Paripueira)

Você já ouviu falar de Paripueira? O nome vem do tupi, e quer dizer águas calmas. Paripueira é um município de Alagoas, e sua praia, que leva o mesmo nome, é uma das mais longas praias do estado.

Uma curiosidade interessante é que em Paripueira começa uma das maiores barreiras de corais do mundo, que vai até a praia de Porto de Galinhas, já no estado de Pernambuco.

Isso faz com que Paripueira tenha belas piscinas naturais. Mas, por não ser uma praia tão conhecida, não fica tão lotada.

Paripueira, praias de Alagoas
Foto: Alexandre Mello via Flickr (CC BY-NC-ND 2.0)

Além das piscinas, cujo acesso é feito em um passeio de lancha, a orla tem areia fina e clarinha, mar azul com água transparente, e também algumas poucas barracas e quiosques.

Fica a apenas 30 quilômetros de Maceió e pode ser visitada em um bate e volta para passar o dia.

Veja onde se hospedar em Paripueira
Veja onde se hospedar em Maceió

Melhores praias de Alagoas – litoral Sul

Praia do Francês (Marechal Deodoro)

Fica na cidade de Marechal Deodoro, apenas 25 quilômetros distante da capital, é mais uma a figurar na lista das praias mais bonitas de Alagoas. A proximidade faz com que seja muito procurada por quem visita Maceió.

A cidade é histórica e muito charmosa, daquelas que te levam para uma viagem no tempo. Para curtir com mais calma, arrisco dizer que vale se hospedar por lá e aproveitar a praia mais vazias antes e depois do horário dos turistas.

Veja onde se hospedar em Marechal Deodoro

A Praia do Francês tem uma característica bem peculiar, com um trecho de ondas fraquinhas e outro com ondas mais fortes.

Por isso, atrai tanto o público surfista como os que querem tranquilidade – menos nos fins de semana, quando a praia costuma ficar lotada, com todo tipo de turista.

Praia do Francês - melhores praias de Alagoas
Foto: Marco Ankosqui/MTur via Flickr (Public Domain Mark 1.0)

Um dos destaques na região é o momento do pôr do sol!

A orla da Praia do Francês é bem estruturada, com vários quiosques. Tem também muitos bares, restaurantes e comércio em geral.

E, além da praia, as construções coloniais da cidade também são um atrativo turístico, especialmente para quem gosta de conhecer lugares históricos, já que Marechal Deodoro foi a primeira capital do estado.

Veja onde se hospedar em Marechal Deodoro

Praia Niquim (Barra de São Miguel)

A Praia Niquim se destaca pelo mar calmo, com água morna e um tom esverdeado na maré baixa, quando se formam as piscina natural, ideais para quem quer relaxar.

Praia do Niquim, Alagoas
Foto: Marco Ankosqui/MTur via Flickr (Public Domain Mark 1.0)

Para quem se hospedar numa localização privilegiada, a praia de Niquim guarda uma boa opção: o Village Barra Hotel, um hotel pé na areia, daqueles que você vai abrir a janela para apreciar a vista do mar da varanda do seu quarto.

Vale dizer que Barra de São Miguel fica a 30 quilômetros de Maceió e, apesar de ser uma cidade pequena e tranquila, tem muitas opções de passeios, incluindo outras praias bacanas na região.

A lista de o que fazer em Barra de São Miguel é bem grande, por isso vale procurar uma hospedagem e ficar alguns dias na região.

Veja onde se hospedar em Barra de São Miguel

Ah, outro detalhe importante: da praia de Niquim saem passeios de barco que cruzam a Lagoa do Roteiro e te levam até a Praia do Gunga, nossa próxima indicação.

Praia do Gunga (Barra de São Miguel)

O encontro das águas da Lagoa do Roteiro com o mar, as falésias coloridas na areia e uma infinidade de coqueiros formam o cenário da Praia do Gunga.

Essa praia de Alagoas ficou muito famosa no Instagram, pela foto clicada em cima do mirante com vista panorâmica sobre seu “mar de coqueiros”.

Os quiosques têm infraestrutura completa, com cadeiras e guarda-sol, muitos com música, alguns oferecem também aluguel de equipamentos náuticos.

Praia do Gunga, Alagoas
Foto: Marco Ankosqui/MTur via Flickr (Public Domain Mark 1.0)

Outras opções são os passeios de barco ou banana-boat pelo mar e de buggy ou quadriciclo pela areia. E a feirinha de artesanato!

Por ser uma praia muito movimentada, pode não agradar aos que estão em busca de sossego. Mas é um lugar que certamente vale conhecer.

Melhores praias de Alagoas – Maceió

A capital também conta com belas praias e é considerada uma das orlas mais bonitas do país.

Praia de Pajuçara

É a praia de Maceió que costuma ficar mais cheia tanto durante o dia como à noite e onde está o maior número de hotéis de frente para o mar. Lá fica a feirinha de artesanato da cidade.

E é ponto de partida de muitos passeios para outras praias da região e das jangadas que vão até as piscinas naturais de Pajuçara.

Praia de Pajuçara, Alagoas
Foto: Marco Ankosqui/MTur via Flickr (Public Domain Mark 1.0)

No calçadão da Praia de Pajuçara há quadras esportivas e pistas para caminhada e ciclismo. E conta com boa estrutura para atender aos turistas.

Reserve sua hospedagem em Maceió

Praia de Ponta Verde

Ao lado de Pajuçara, mas não tão movimentada, fica Ponta Verde, principal praia urbana de Maceió. Com um antigo farol que é cartão-postal da região, acaba sendo muito procurada tanto por locais quanto turistas.

Em Ponta Verde, dá pra perceber bem a alteração da maré. Na maré alta, o mar avança até quase o calçadão. Na maré bem baixa, dá pra caminhar até o farol.

No entanto, em geral o mar é bem calmo e água tem tons esverdeados, que enchem os olhos.

Praia de Ponta Verde, Alagoas
Foto: Tissiana Sousa via Flickr (CC BY-SA 2.0)

Na orla, você encontra diversas barracas, entre elas as duas mais famosas da cidade: Lopana e Kanoa.

Além disso, tem vários restaurantes, comércio em geral e algumas opções hospedagens.

Outro ponto de destaque na orla são os muitos coqueiros. Muitos mesmo, tantos que deixam a região super arborizada e a orla bem bonita.

Reserve sua hospedagem em Maceió

Praia de Jatiúca

Outra opção de praia urbana em Maceió, Jatiúca é uma continuidade das duas anteriores, mas fica em uma área nobre e mais nova.

Durante o dia a praia costuma ser mais tranquila que as demais. Já à noite, a região é o point do agito. Além das barracas, essa praia de Alagoas tem grande oferta de restaurantes e bares.

Praia de Jatiúca, Alagoas
Foto: Paula Cristina via Flickr (CC BY-ND 2.0)

Reserve sua hospedagem em Maceió

Praia de Ipióca

Um pouco mais afastada fica Ipióca, fora da parte urbana e ideal para um bate e volta de carro ou nos passeios de catamarã que saem de Maceió.

Ipióca é pouco visitada e possui quase nenhuma infraestrutura para atender aos turistas que chegam, atraídos pelo mar de água azul e cristalina, com piscinas naturais que se formam na maré baixa. O ideal é levar o que for consumir.

Ipiocá, melhores praias de Alagoas
Foto: Marco Ankosqui/MTur via Flickr (Public Domain Mark 1.0)

O trecho mais movimentado é o da famosa barraca Hibiscus Beach Club, um verdadeiro complexo onde é possível passar o dia usufruindo de mais comodidade, como restaurante, piscina e até shows ao vivo.

Quer ficar em contato com essa natureza reservada? Você pode se hospedar em uma das pousadas que existem em Ipiocá e curtir essa calmaria ao máximo.

Veja opções de hospedagem em Ipiocá

Planeje sua viagem

Quando ir a Alagoas?

Alagoas tem um clima bem tropical e com temperaturas quentes praticamente o ano todo. Dividimos o ano em duas estações: a seca e a chuvosa.

Para aproveitar as melhores praias de Alagoas é mais indicado viajar nos meses de estação seca (de outubro a fevereiro), que tem o clima mais seco e dias de sol são maioria.

Dentro desse período, os meses de dezembro e janeiro, e os dias de carnaval (em fevereiro ou março), correspondem a alta estação em Alagoas, quando os preços sobem, e o número de turistas também.

Se puder viajar nos meses fora desse pico (outubro, novembro), você encontrará melhores preços e tem grandes chances de pegar um tempo bom.

Evite os meses da estação chuvosa, especialmente de março a agosto, quando chove bastante em Alagoas. As precipitações podem atrapalhar os passeios e prejudicar fortemente a visibilidade nas águas.

Outra dica: para visitar as praias com piscinas naturais, o período ideal para é quando a maré está baixa.

Pelo site da Marinha do Brasil, é possível consultar a tábua das marés. Fique de olho nisso na hora de montar o roteiro de viagem!

Reserve sua hospedagem em Alagoas

Foto em destaque: Erika Erika por Pixabay 

Redação FSV
Descomplicando a sua viagem e mostrando que dá pra viajar mais pagando menos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *