Conheça as 6 melhores praias de Jericoacoara – com fotos!

O número de turistas que viajam para conhecer as melhores praias de Jericoacoara cresce cada vez mais.

Os cenários espetaculares entre dunas, lagoas e o mar fizeram com que esta pequena vila no litoral do Ceará se tornasse um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Mais conhecida como “Jeri”, a vila pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara e é um lugar simples, com ruas de areia e estilo rústico.

Com o crescimento no número de viajantes brasileiros e até mesmo internacionais, o local foi ganhando um pouco mais de estrutura, como pousadas, hotéis e restaurantes.

Mas as praias de Jericoacoara continuam sendo seu maior atrativo.

Leia também:
+ 20 pousadas que valem a pena em Jericoacoara
+ Rota das Emoções: dos Lençóis Maranhenses até Jeri

Quais as melhores praias de Jericoacoara?

Jeri é um destino para quem gosta de ter contato com a natureza.

Há as tradicionais praias de água salgada com mar e extensas faixas de areia, e também algumas de água doce, formadas por lagoas entre as dunas, que ficam ainda mais bonitas durante o período mais chuvoso do ano.

Jericoacoara não tem muitas praias, e cada uma possui características diferentes – mais tranquilas ou mais movimentadas, desertas ou mais conhecida, com mar calmo ou mais agitado.

Algumas pedem um passeio de dia todo, enquanto outras são mais simples e podem ser visitadas de forma mais rápida.

Tudo isso pode fazer com que você tenha mais interesse em conhecer algumas praias de Jericoacoara, enquanto decide deixar outras de fora do roteiro.

Nesse post, queremos te ajudar a decidir, com essa lista falando das 6 melhores praias de Jeri, na nossa opinião.

Praia Principal, Praia de Jeri ou praia da Duna

É a praia central da vila e a mais frequentada pelos turistas, principalmente pela facilidade de acesso e por estar próxima de tudo.

Além disso, tem uma orla bem estruturada, com quiosques e aluguel de cadeiras e guarda-sóis.

O mar tem águas clarinhas e a extensa faixa de areia pode ficar mais longa ou mais curta, dependendo da maré.

O vento nessa região faz com que seja também uma área propícia para a prática de esportes como kitesurf e windsurf (a temporada dos ventos acontece no segundo semestre do ano, e atrai muitos europeus para a região).

De todas as praias de Jeri, esta é a que conta com o maior número de bares, restaurantes e de hospedagens, com opções para todos os gostos e bolsos.

Desde as pousadas mais simples e com preços mais baixos, até opções mais luxuosas. Muitas ficam de frente para o mar.

Um dos grandes destaques da Praia Principal é a Duna do Pôr do Sol, que fica do lado esquerdo, a aproximadamente 10 minutos de caminhada, e de onde se tem um dos visuais mais fantásticos do fim de tarde em Jericoacoara.

No final do dia, você vai ver um fenômeno curioso: parece que todo mundo na vila está “migrando” pra lá.

Vai muita gente mesmo, até a duna ficar lotada de gente, cada um procurando seu espaço no melhor lugar pra ver o por do sol em Jeri.

O pôr do sol pode ser visto também de outros pontos da praia, mas nada que se compare ao cenário do alto da duna.

Melhores praias de Jericoacoara: fotos da Praia Principal

Praia Principal Jericoacoara
Foto: Fui Ser Viajante
Essenza Jericoacoara
Foto: Fui Ser Viajante

Praia Malhada

Para quem não gosta de praias muito cheias e prefere lugares com menos movimento, mas sem se distanciar muito do centro, a Praia Malhada é uma das melhores praias de Jericoacoara.

Ela fica no lado direito da Praia Principal e é possível chegar a pé, com uma breve caminhada.

Se a maré estiver baixa, o acesso pode ser feito por uma trilha a partir da Praia Principal, sem precisar passar pelas ruas da vila.

Por outro lado, é uma praia que não possui quiosques nem bares e é preciso levar o que pretende consumir ou utilizar.

Em alguns pontos, o mar forma piscinas naturais entre as pedras, o que deixa a praia ainda mais agradável, principalmente para crianças, que podem aproveitar com mais tranquilidade.

É também muito procurada pelos praticantes surf, pois tem boas ondas.

Praia das Conchas ou Praia da Pedra Furada

É onde fica um dos cartões-postais de Jeri, a famosa Pedra Furada.

Este é o principal atrativo da Praia das Conchas, que não é tão frequentada, especialmente por ter um mar com ondas mais fortes e pela falta de infraestrutura da região.

Mas a beleza do lugar, com os tons de azul do mar, vale uma visita. Além da própria Pedra Furada, que atrai sempre muitos turistas – muitas vezes o lugar chega a ter fila de espera, principalmente no fim do dia.

O acesso à Praia das Conchas não é muito fácil se comparado às outras praias de Jericoacoara. Ela fica a cerca de 40 minutos de caminhada a partir do centrinho da vila.

Melhores praias de Jericoacoara: fotos da Praia das Conchas

Jericoacoara - Rota das Emoções

Praia da Lagoa do Paraíso

Outro cartão-postal famoso da vila é a imagem de redes coloridas dentro d’água, onde é possível deixar e relaxar em um cenário paradisíaco, como o próprio nome já indica.

O que muita gente não sabe é que isso não acontece no mar, mas sim nesta lagoa.

A melhor época para aproveitar é no período que vai de junho até novembro, quando a lagoa costuma estar mais cheia devido às chuvas no primeiro semestre.

A Lagoa do Paraíso tem águas calmas e transparentes, boa para quem viaja com crianças e, para muitos a melhor praia de Jeri.

Tem alguns quiosques e bares no entorno, alguns com mesas na beira da água.

E também um beach clube (The Alchymist Beach Club) para quem quer passar o dia com um pouco mais de conforto e agito – mas é preciso pagar day use para usar a estrutura.

A melhor forma de chegar até lá é contratando um dos passeios para as praias do lado leste. Há também jardineiras que saem do centro da vila.

Ou você pode contratar um transfer que vai te levar direto de Jeri para o The Alchymist Beach Club (melhor opção para quem vai fazer day use).

Melhores praias de Jericoacoara: fotos da Praia da Lagoa do Paraíso

Lagoa do Paraíso Jericoacoara
Foto: Fui Ser Viajante
Alchymist Beach Club
Foto: Fui Ser Viajante

Praia da Lagoa da Tatajuba

Outra praia de água doce, é também uma das mais visitadas em Jeri – embora, geograficamente, já seja parte do território da cidade vizinha, Tatajuba.

Cercada por dunas, esta lagoa tem uma paisagem incrível e boa estrutura de quiosques.

Nela também há redes para relaxar na água. Para quem quer movimento, os melhores atrativos são a tirolesa que sai do alto das dunas e vai até a água. É possível descer também em tobogãs pela areia.

A Lagoa da Tatajuba fica no lado oeste e é parada certa dos passeios para a região. E também é possível ir nas jardineiras que saem do centrinho.

Melhores praias de Jericoacoara: fotos da Praia da Lagoa de Tatajuba

Praia do Preá

A Árvore da Preguiça, um dos principais pontos turísticos de Jeri, fica nesta praia, que está localizada no caminho entre a Vila de Jericoacoara e a Praia do Preá, já no município de Cruz.

É uma árvore que cresceu curvada e parece estar “deitada”, com os galhos se esparramando sobre a areia. Virou ponto turístico e não é raro ter fila pra tirar foto com a árvore.

Além dela, não há outros grandes atrativos na Praia do Preá. É uma praia bonita e tranquila, com dunas, coqueiros, lagoas e alguns quiosques e restaurantes à beira mar.

Mas, mesmo com a infraestrutura e os preços mais acessíveis, costuma ser apenas um ponto de parada para fotografar na volta do passeio à Lagoa do Paraíso.

Os bons ventos da região também atraem muitos velejadores.

Melhores praias de Jericoacoara: fotos da Praia do Preá

Árvore Penteada - Piauí
Foto: Fui Ser Viajante

Planeje sua viagem para Jericoacoara

Como chegar em Jericoacoara?

O município de Jijoca de Jericoacoara fica localizado a cerca de 300 km de Fortaleza, capital do Ceará. É a cidade mais ao norte do estado, já bem próximo da divisa com o Piauí. 

A grande maioria dos turistas que viaja para Jeri chega por Fortaleza, pelo Aeroporto Internacional de Pinto Martins, que recebe voos diários das principais empresas aéreas, partindo de diferentes lugares do Brasil.

Do aeroporto, é preciso contratar um transfer 4×4 para fazer o trajeto até Jericoacoara, que leva em torno de 5 horas.

Ou pegar um ônibus, que pode levar até 7 horas.

Não é recomendado fazer esse percurso de carro, especialmente se for um veículo pequeno. Até porque a área de Jericoacoara é um parque nacional, onde não é permitido entrar com veículo próprio.

Você vai precisar estacionar fora e pegar um carro para chegar no centrinho da vila.

Desde 2017 há também um aeroporto mais próximo, o Aeroporto Regional de Jericoacoara, no município vizinho de Cruz, o que facilita bastante, pois deixa o deslocamento mais rápido.

Mas não há muitos voos e os preços costumam ser bem mais altos.

Ao chegar a Jeri, é preciso pagar a Taxa de Turismo Sustentável, cujo valor varia de acordo com o período de permanência. Isso pode ser feito com antecedência pela internet ou presencialmente na entrada da vila.

Quando ir?

O verão é o período mais procurado pelos turistas que viajam a Jericoacoara. É a alta temporada e a época mais quente. Mas, por ser também a época mais seca, as lagoas possivelmente não estarão tão bonitas.

Assim, a época mais indicada para visitar Jericoacoara é no segundo semestre, durante o inverno ou na primavera, com a vantagem de ser um lugar onde as temperaturas são altas praticamente o ano todo.

E o ideal é ficar pelo menos três dias. Assim você poderá conhecer as melhores praias de Jericoacoara e curtir tudo o que este destino paradisíaco tem a oferecer!

O que fazer na vila de Jericoacoara e passeios

Seja qual for o período escolhido para a sua viagem, a melhor forma de aproveitar a vila de Jeri é andando a pé pelas ruas de areia e sentindo a atmosfera local.

À noite, se divirta dançando muito nos shows de forró, há vários endereços super recomendados, como o forró da Dona Amália (restaurante com show).

Esqueça o salto e o sapato fechado para caminhar por Jeri – chinelos e sandálias são suficientes e vão facilitar seu deslocamento pelas ruas de areia.

Para os passeios, existem dois principais:

Além disso, há outros passeios como o passeio de quadriciclo ou de buggy, que também servem como opção de transporte para visitar algumas das melhores praias de Jericoacoara.

Outro detalhe importante: para as praias mais próximas, como a praia principal e a Praia Malhada, é fácil chegar caminhando.

Para quem gosta de caminhar, dá pra ir andando até a praia das Conchas (se você tiver disposição para andar 40 minutos, em média).

O transporte é mais necessário para visitar as lagoas, que ficam mais distantes.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *