O que fazer em Fortaleza em 3 dias

Fortaleza é uma das principais capitais do Nordeste, um dos destinos mais procurados por turistas na região. Convidamos Rafaela Mendes, uma grande amiga e autêntica fortalezense, para escrever esse post com dicas de o que fazer em Fortaleza em 3 dias!

Ninguém melhor do que um local para apresentar uma cidade pra gente, certo?

Aproveite essas dicas de Fortaleza e aproveite para acompanhar o trabalho da Rafa no Instagram @maladespachada, com dicas de Fortaleza e muitos outros lugares do mundo!

O que fazer em Fortaleza em 3 dias

Roteiro Fortaleza: 3 dias na capital do Ceará

A capital cearense, também conhecia como Terra da Luz ou como Capital Alencarina, tem muito a oferecer em 3 dias inteiros na cidade.

E quando digo muito a oferecer, quero dizer, muita comida boa, ótima rede hoteleira e inúmeras praias deliciosas.

Quer saber o que fazer em Fortaleza em 3 dias? Eu te conto! E no final ainda te dou algumas opções para o caso de você ter mais tempo na região.

Reserve hotel em Fortaleza – aproveite os descontos do Booking.com

Como ir do Aeroporto ao centro de Fortaleza?

O principal aeroporto do Ceará atende a cidade de Fortaleza e é o Aeroporto Pinto Martins, que fica um pouco afastado do centro de Fortaleza.

Chegando no aeroporto, você tem algumas opções para chegar no centro da cidade. Recomendo chamar um desses carros por aplicativo, funciona bem e o valor é R$30,00 aproximadamente.

Mas se a ideia for economizar, tem linhas de ônibus urbano que passam dentro do aeroporto mesmo, o que é muito prático. As linhas que podem te levar ao centro são:

– 404 – Aeroporto / Benfica / Rodoviária
– 066 – Paramgaba / Papicu / Aeroporto
– 027 – Siqueira / Papicu / Aeroporto

Você também pode optar por contratar um transfer no aeroporto, que pode te levar do aeroporto até seu hotel, ou do hotel para o aeroporto e funciona 24h todos os dias (incluindo madrugadas e feriados).

Dia 1 – O que fazer em Fortaleza

Para esse dia 1 em Fortaleza, a dica é explorar bem os cantinhos do centro de cidade.

Um bom começo é conhecer a Praça do Passeio Público (ou Praças dos Mártires). Tem um baobá histórico por lá e uma vista da praia. Fica logo em frente ao Museu da Indústria – um casarão recentemente reformado e aberto ao público.

Casarão em Fortaleza - Museu da Indústria

Em seguida, descendo a rua em direção ao Mercado Central, você vai encontrar a Catedral da Sé em seu melhor estilo Gótico, com aqueles vitrais iluminados pelo sol brilhante de Fortaleza.

Nesse momento, a fome pode estar começando a apertar. A dica de ouro é dar uma passadinha no Carneiro do Ordones, que fica no bairro residencial chamado Parquelândia.

Chegando lá, pode pedir um belo Baião de dois, um cuscuz, uma picanha e para acompanhar um suco de Caju – que delícia. O bacana é que esse restaurante é muito conhecido pelos locais e tem um preço super amigo.

E a sobremesa como fica? Calma, que não vou deixar vocês desprevenidos, bem do lado tem um açaí chamado Trevo Açaí, ambiente aconchegante e tem um sabor ótimo.

De lá, peça um Uber e vá caminhar pelo Centro Cultural Dragão do Mar. Não deixe de ver a exposição chamada “Vaqueiros”. Trata-se de uma exposição permanente que explora a cultura do sertão cearense.

Centro Cultural Dragão do Mar - Fortaleza

Ainda no centro cultural, você encontra: teatro, cinema e planetário, bares e um café. Ou seja, se você gosta de tudo isso pode passar a tarde inteira por lá. Para dar só uma olhadinha, uma hora e meia é suficiente. Você decide.

De lá, desça caminhando para a Praia de Iracema e sente no Aterro ou no Espigão para assistir o pôr do sol, maravilhoso por sinal. Ah! Não deixe de comprar uma água de coco por R$2,00 numa das barracas espalhadas pelo aterro.

Leia também: Explore o centro de Recife Pernambuco em 1 dia

O que fazer em Fortaleza à noite: dica para o dia 1!

À noite, que tal sentir a brisa do mar de Fortaleza ao caminhar pela orla da Beira-Mar?

Beira-mar em Fortaleza, Ceará

Você vai passar pela Feirinha da Beira-mar, cheia de roupas, castanha, e biju.

Continuando a caminhada, quando menos esperar vai chegar no novo Mercado do Peixe, com mais de 40 quiosques e muito camarão e peixe fresquinho.

Aí é só sentar e aproveitar as delícias do mar. Muitos quiosques fazem o camarão na hora e o preço é bem convidativo se comparado aos restaurantes da região da orla.

Dia 2 – O que fazer em Fortaleza

Segundo dia é dia de praia, baby! Prepara o protetor solar, a canga e bora aproveitar. Vou te dar duas opções aqui:

  1. Praia do Cumbuco em Fortaleza
  2. Tour 3 praias em 1 dia

1) Praia do Cumbuco

Uma ótima opção é curtir as águas quentes da Praia do Cumbuco. Ela fica a aproximadamente 25 km de distância do centro de Fortaleza, para chegar tem ônibus, transfer ou vans de agências.

Eu geralmente sugiro o Uber pela praticidade. Para quem gosta de dirigir, é possível alugar um carro.

Faça uma cotação com a RentCars, totalmente grátis. É um site que compara o preço das diferentes locadoras de veículos em Fortaleza (e muitas outras cidades do mundo).

O resultado te mostra facilmente o melhor preço disponível na cidade. Aí é só fazer a reserva e aproveitar.

Outra opção é contratar um transfer que vai te levar do seu hotel em Fortaleza até a Praia de Cumbuco, em um passeio que dura aproximadamente 8 horas.

As barracas na Praia do Cumbuco têm uma estrutura gigantesca, comida gostosa e até rede para tirar aquela soneca depois do almoço.

Para os mais aventureiros tem passeios de buggy pelas dunas branquinhas do Cumbuco e aulas de kitesurf, já que os ventos por lá não param um minuto. Dica! Vale chorar um desconto, sempre.

Lá pelas 15:00 horas é hora de voltar para Fortaleza, descansar um pouco e se preparar para jantar em mais uma noite em Fortaleza.

2) Tour 3 praias em 1 dia

Outra opção para o segundo dia em Fortaleza é contratar um tour que é ofertado facilmente no calçadão da beira-mar.

O tour 3 Praias em um dia te leva para conhecer as praias do Morro Branco, Praias das Fontes e Canoa Quebrada, nos arredores de Fortaleza.

E como funciona? Vou contar tudo. A van com ar-condicionado te pega na porta do hotel bem cedo, em torno de 07 horas e depois de pegar todos, parte em direção a Morro Branco, a famosa praia das falésias.

Além de curtir a praia, lá você vai reservar o almoço e, caso queira, pode pagar à parte por um passeio de buggy pelas dunas da Praia das Fontes – que recebe esse nome por causa das fontes que percorrem as dunas de modo natural e viram bicas de água doce.

Veja aqui mais dicas sobre o que fazer na praia de Morro Branco (dicas do blog Vamos por Aí).

Depois do almoço, voltamos para a estrada em direção à Canoa Quebrada, última parada do passeio, badalada e que ficou conhecida como a Broadway do Nordeste. Por volta das 17h ou 17h30min, dependendo da empresa e do grupo, você começa a viagem de volta para Fortaleza.

É bem provável chegar bem cansado, mas para quem tem pouco tempo na cidade e tem disposição para um passeio mais intenso, pode encontrar no “tour 3 praias em 1 dia” uma ótima oportunidade para conhecer as lindas praias do litoral leste do estado do Ceará.

O que fazer em Fortaleza à noite: dia 2

Nossa sugestão é dar uma passadinha no tradicional Restaurante Coco Bambu e pedir a Delícia de Camarão, que serve aproximadamente 3 pessoas.

Outra opção é o tour By Night em Fortaleza, que vai te levar para jantar num restaurante local, para depois embarcar em duas tradições de Fortaleza: um show de humor e um forró.

Fortaleza tem vocação para o humor e é terra de humoristas famosos (como Chico Anysio). Participar de um show de humor é uma das atrações mais populares entre quem procura o que fazer à noite em Fortaleza.

Dia 3 – O que fazer em Fortaleza

Chegamos ao último dia desse roteiro sobre o que fazer em Fortaleza em 3 dias.

Vamos dedicar esse dia para conhecer a Emcetur, uma antiga cadeia da cidade que foi transformada num centro de vendas de artesanato local.

O prédio com sua cor envolvente é de encher os olhos. Saindo de lá caminhando, dá pra chegar ao Mercado Central, ótimo local para comprar castanhas, rapaduras e souvenir, além de roupas para a mulherada.

E para almoçar, tem o combo Praia do Futuro / Por do sol. Ao longo da Avenida Clóvis Arrais Maia as opções de barracas são inúmeras.

Praia do Futuro, Fortaleza

Para quem está chegando, pode ser bem difícil de escolher. As mais conhecidas são a CrocoBeach e Chico do Caranguejo. Você pode inclusive, ficar até a noite para curtir um show de humor no Crocobeach.

Mas quero dividir com vocês outras duas opções, caso queiram conhecer algo diferente e menos turistão.

A primeira é a Sunrise Beach Club, que tem showzinhos no final do dia e é bem jovem o ambiente. A outra é a barraca Tempero do Mar, que tem toda uma proposta que lembra as cores da Grécia – puro charme – e ainda é pet friendly, você vai ver muitos doguinhos lindos por lá.

Tempero do Mar - Fortaleza, Ceará

A Praia do Futuro é uma opção que tranquilamente pode ocupar o dia inteiro para quem tem mais tempo na cidade de Fortaleza.

Para quem está com crianças essa praia é uma maravilha, pois as barras mais conhecidas que citei acima têm uma super estrutura, contando com mini parque-aquático dentro delas.

Então as crianças podem se divertir, com tranquilidade e segurança, o que é um verdadeiro alívio para o pais.

Mais dias em Fortaleza?

Gostou dessas dicas sobre o que fazer em Fortaleza em 3 dias mas pretende ficar mais tempo na cidade?

É hora de partir para explorar algumas atrações famosas do estado do Ceará, que ficam nos arredores da capital!

Uma opção clássica é fazer um bate e volta no famoso Beach Park, o maior parque aquático do Brasil. Você pode fazer por conta própria, alugando um carro (use o site da RentCars).

Se preferir, pode ainda contratar um transfer para ir e voltar do Beach Park com mais comodidade.

Recomendo também pelo menos um dia explorando as praias do Trairi (Flecheiras, Mundaú e Guajiru). Esse é um destino no meio do caminho entre Fortaleza e Jeri, perfeito para quem procura praias paradisíacas mas quer fugir do agito de Jericoacoara.

No blog Nossa! O mundo é nosso você encontra um post completo com dicas do Trairi.

Outra opção interessante é o bate e volta em Jericoacoara, com um guia. Fica um pouco corrido, mas em um dia você vai explorar as principais atrações da região, como o Parque Nacional de Jeri, a Pedra Furada, a Árvore da Preguiça, a Vila de Jericoacoara e a Lagoa do Paraíso.

Para quem tem pouco tempo e sonha em conhecer esse paraíso, o bate e volta em Jeri é uma boa opção.

Leia também: Dicas de passeios em Fortaleza e arredores (dica do blog Viajoteca)

Onde ficar em Fortaleza?

A cidade de Fortaleza é bem grande e opções de boa hospedagem não faltam por lá.

Pensando na logística necessária para facilitar sua estadia, um fator importante a ser considerado na hora de escolher onde ficar em Fortaleza é a localização.

Você pode escolher ficar perto da praia, na região mais badalada da cidade, ou optar pelo centro e pagar um pouco mais barato na hospedagem.

Seja lá qual região da cidade você escolher, há um tipo de hospedagem que cabe no seu bolso em Fortaleza.

Aqui estão nossas principais indicações de hospedagem em Fortaleza:

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Mit Viagem disse:

Oi Klécia, tudo bem? Só quero parabenizar e dizer muito obrigado pelas dicas do post! Gostei da ideia de pedir conselhos a um local, no fim das contas eles sabem aonde ficam os melhores lugares para visitar! Só uma pergunta, quando que é a melhor época para visitar Fortaleza? Um forte abraço!

Rafael Cassemiro disse:

Olá, Você Fortaleza tem encantos que podem ser visitados durante todo o ano, mas se o desejo for de Sol e Praias, o período entre Julho e Dezembro é garantia de bom tempo! Os conselhos do povo local são sempre uma ótima ideia!
Grande Abraço