Pontos turísticos de Fortaleza: veja os 15 melhores

A lista com os melhores pontos turísticos de Fortaleza vai muito além das belas praias.

A capital do Ceará tem muitos atrativos culturais, lugares históricos, construções com diferentes estilos arquitetônicos e outros passeios para serem incluídos em um roteiro de viagem à cidade.

Com ótima estrutura para o turismo, Fortaleza é uma cidade cosmopolita que conta também com muitos restaurantes, bares e opções para aproveitar tanto durante o dia como à noite.

Leia também: Festa junina no Nordeste: principais destinos e tradições

Se você está planejando conhecer este destino, confira as nossas sugestões do que vale a pena visitar por lá!

Fortaleza Ceará: entenda o destino

Como chegar em Fortaleza

O principal acesso a Fortaleza é de avião. A cidade tem um aeroporto de grande porte (Aeroporto Pinto Martins), que recebe voos vindos de muitas cidades do Brasil e do exterior.

O aeroporto fica a 10km do centro de Fortaleza. Para fazer esse deslocamento, você pode usar o táxi credenciado do aeroporto, carro de aplicativo, ônibus ou até mesmo um carro alugado.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Para quem mora em outros destinos do Nordeste, também há muita facilidade de chegar por via terrestre, seja de ônibus ou de carro.

E preciso te avisar: estar de carro vai te ajudar muito, tanto para fazer os pontos turísticos de Fortaleza, quanto para incluir uns passeios bate e volta no seu roteiro.

Quando ir a Fortaleza

A melhor época para ir a Fortaleza e aproveitar o sol são os meses considerados de “inverno”, é a partir de julho, e essa boa temporada pode se estender até o meio de outubro, ou começo de novembro.

Isso porque, em Fortaleza, faz calor o ano todo. E nesses meses, praticamente não chove em Fortaleza.

Já o verão em Fortaleza costuma ser quente, mas com muitos dias de céu encoberto.

Por isso, quem viaja no verão frequentemente pode pegar dias mais cinzentos, e até alguma chuva em Fortaleza (especialmente entre janeiro e primeiros dias de junho).

Onde ficar em Fortaleza

Na minha opinião, a melhor região de Fortaleza para se hospedar é a Praia de Meireles.

Ela fica no centro da orla turística de Fortaleza, e é um bairro muito seguro e estruturado, com comércio farto, hotéis interessantes, restaurantes, bares e bastante movimento no calçadão.

Outra opção é ficar nas praias de Iracema e Mucuripe, ou até mesmo no centro de Fortaleza, que são regiões com bons hotéis, mas que perdem um pouco em estrutura e segurança (dependendo da região), quando comparados com Meireles.

Veja algumas opções de onde se hospedar em Meireles:

15 pontos turísticos em Fortaleza para colocar no roteiro de viagem

Praia de Iracema

Impossível começar a lista de pontos turísticos de Fortaleza sem falar na principal praia e um dos cartões-postais da cidade.

A Praia de Iracema fica no bairro de mesmo nome e é bastante frequentada por moradores e turistas.

Praia de Iracema: pontos turísticos de Fortaleza
Foto: José Jandson Queiroz por Pixabay

Embora o mar frequentemente não esteja próprio para banho nas praias da orla turística de Fortaleza (consulte o boletim de balneabilidade), sempre tem muita gente na extensa faixa de areia da praia de Iracema, e também no calçadão.

O bairro tem várias atrações importantes para a cidade (como a estátua de Iracema e o Centro Cultural Dragão do Mar) e pontos para foto, como a Ponte dos Ingleses, a estátua de Iracema e o espigão da João Cordeiro.

Um dos melhores horários para ir à Praia de Iracema é durante o pôr do sol, considerado por muitos como o mais bonito de Fortaleza.

Você pode aproveitar para, depois do por do sol, passear na feirinha de artesanato no calçadão da praia de Iracema, onde você pode comprar obras de artistas locais, como pintores e artesãos.

Leia também: Roteiro de 3 dias em Fortaleza

Praia de Meireles

Seguindo a orla turística de Fortaleza, temos a Praia de Meireles. É o meu trecho favorito da Avenida Beira Mar.

Embora geralmente também não esteja própria para banho, a praia de Mucuripe é bem estruturada, segura, tem bastante comércio e opções de bares e restaurantes para a vida noturna.

Meireles também é um bom bairro para se hospedar, com muitas opções de comércio e serviços.

Do Píer Rui Barbosa, saem alguns passeios marítimos para quem quer navegar e apreciar as belezas da cidade vistas de um ângulo diferente.

Viva essa experiência: Passeio de veleiro em Fortaleza

Praia de Mucuripe

Logo depois de Meireles vem a Praia de Mucuripe, que ficou famosa na voz do cantor Fagner, que é cearense. É o trecho da orla que fica mais perto do cais do porto.

Por lá você encontra o Mercado do Peixe, onde você pode comprar frutos do mar ou pedir para preparar, e comer por lá mesmo.

Ah, em Mucuripe você pode apreciar uma das paisagens mais bonitas da cidade: os barquinhos de pescadores balançando no mar dão um charme a mais ao cenário, principalmente ao entardecer.

Praia do Futuro

Fechando a lista das praias de Fortaleza, temos a Praia do Futuro, que definitivamente é uma das preferidas dos moradores e turistas.

Ela fica mais distante da área urbana e tem um belo cenário formado por muitos coqueiros e um mar de águas azuis.

Além disso, conta com uma ótima estrutura, com barracas para todos os gostos, que oferecem serviço completo, algumas até mesmo com piscinas.

Também tem boas ondas e boas condições de vento e é uma das queridinhas de surfistas e praticantes de outros esportes como vela e kitesurf.

Passeio de veleiro em Fortaleza

Uma opção de ver Fortaleza de outro ângulo é fazer um passeio de veleiro, para ver a orla, com seus prédios, desde o mar.

O passeio te leva a conhecer alguns dos pontos turísticos de Fortaleza, como a Praia de Iracema, a estátua do Guardião de Iracema e o espigão João Cordeiro.

O momento do por do sol é o mais indicado, pois você foge do calor e pode apreciar as luzes do dia se apagando, enquanto a cidade se ilumina.

Viva essa experiência: Passeio de veleiro em Fortaleza

Estátuas de Iracema

A personagem Iracema, a virgem dos lábios de mel do romance homônimo do escritor José de Alencar, nascido na cidade, se tornou um dos símbolos locais. E suas estátuas se tornaram pontos turísticos.

Uma das famosas fica na Praia de Iracema. É a Iracema Guardiã, em posição de batalha.

Mas, o que muita gente não sabe, é que há outras quatro estátuas de Iracema espalhadas pela cidade. E cada uma é diferente da outra.

A da Praia do Mucuripe, que foi a primeira, inaugurada na década de 1960, é uma Iracema acompanhada do marido, do filho e do cachorro.

Já a mais recente é uma Iracema feita em resina de acrílico e revestida de cristais, que fica no Palácio Iracema.

As outras são a Iracema acima de um globo terrestre, em frente ao Rotary Club, a Iracema se banhando sobre uma pedra, na Lagoa da Messejana.

Estátua iracema fortaleza -lagoa
Foto: Luiz Henrique por Pixabay

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Um dos pontos turísticos de Fortaleza imperdíveis para quem gosta de espaços culturais é o Centro Dragão do Mar.

A construção com arquitetura moderna já chama a atenção por si só.

E, do lado de dentro, tem o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense, além de galerias de arte, salas de teatro e cinema, biblioteca, auditório, exposições fixas e temporárias.

Centro Cultural Dragão do Mar - Fortaleza

O nome é uma homenagem ao abolicionista Francisco José do Nascimento, que era mais conhecido como Dragão do Mar.

Na entrada há uma área verde, onde fica uma estátua dele. E nos arredores há bares e cafés com mesas ao ar livre.

No blog Existe um lugar no mundo você encontra um post inteiro falando sobre o centro cultural Dragão do Mar, vale a pena conferir.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema.

Feirinha de Artesanato da Beira Mar

Para quem gosta de comprar lembrancinhas das cidades que visita e itens típicos locais, um dos melhores lugares é a feira de artesanato que acontece na Praia de Meireles todas as noites.

São muitas barracas, com os mais diversos produtos, incluindo algumas comidas tradicionais.

Endereço: Calçadão da Avenida Beira-Mar, s/n – Praia de Meireles.

Mercado dos Peixes

Um dos lugares mais agradáveis da Praia de Mucuripe é o Mercado dos Peixes, além de ser uma opção diferente para comer em Fortaleza.

São vários boxes onde funcionam peixarias ajudando a manter viva a tradição da pesca que passa por gerações.

Lá é possível comprar pescados frescos, como peixes, camarão e lagosta. E, se preferir, pedir para que sejam preparados na hora e servidos nas mesinhas com vista para o mar. 

O local fica ainda mais animado nas noites com apresentações de grupos de forró.

Endereço: Avenida Beira-Mar, 3998 – Mucuripe.

Mercado Central

Com mais de 500 lojas, é o maior mercado do Nordeste e um dos pontos mais tradicionais de Fortaleza, além de ser mais uma opção para compras com preços mais em conta.

São cinco pavimentos, onde é possível encontrar uma grande variedade de produtos, como artesanato, bebidas, rendas, calçados, artigos em couro, enfeites e muito mais.

Endereço: Avenida Alberto Nepomuceno, 199 – Centro.

Catedral Metropolitana

Bem ao lado do Mercado fica a Catedral Metropolitana, que pode ser visitada no mesmo passeio.

Embora seja uma construção relativamente recente (inaugurada em 1978, depois de 40 anos em obras), é considerado um monumento histórico e chama a atenção pela imponência, com suas torres de mais de 70 metros.

A Catedral tem estilo gótico romano e é a terceira maior do País. Outro destaque da construção são os belíssimos vitrais, que impressionam ainda mais quando atravessados pela luz do sol.

Endereço: Rua Sobral, 01 – Centro.

Fortaleza Nossa Senhora de Assunção

Também fica perto da Catedral e do Mercado. Por isso, a dica é tirar um dia inteiro para conhecer os pontos turísticos de Fortaleza que ficam no Centro da cidade.

A construção centenária foi palco de batalhas entre portugueses e holandeses e é considerada o marco do surgimento de Fortaleza – dando origem também ao nome da cidade.

Hoje é sede do Comando da 10ª Região Militar, mas é aberta à visitação, com entrada gratuita e opção de visita guiada. Um passeio perfeito para quem gosta de lugares históricos.

Endereço: Avenida Alberto Nepomuceno, s/n – Centro

Theatro José de Alencar

Mais uma opção de passeio histórico entre os pontos turísticos de Fortaleza. O Theatro foi inaugurado em 1910 e é uma das construções mais importantes da cidade.

Tem estilo neoclássico, com muita riqueza de detalhes tanto na parte externa como na parte interna, com destaque para as pinturas no teto e os vitrais coloridos.

E além de verificar a programação para assistir a alguma peça, também é possível fazer visitas guiadas durante o dia.

Endereço: Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar – Centro.

Centro de Turismo do Ceará

Um lugar que mistura história, cultura e compras. O Centro de Turismo do Ceará funciona no local onde funcionou a primeira cadeia do estado.

O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual e teve outras funções até se transformar no atual espaço.

Hoje, cada cela é uma loja, com muitos produtos de artesanato local. Não é tão grande como o Mercado e pode ser uma boa opção para quem prefere lugares mais tranquilos. No Centro de Turismo também funciona o Museu de Arte e Cultura Popular de Fortaleza.

Endereço: Rua Senador Pompeu, 350 – Centro.

Jardim Japonês

Quem passa pela Avenida Beira Mar na Praia de Meireles se surpreende e se encanta com esse jardim, que é bem diferente da maioria dos pontos turísticos de Fortaleza.

O Jardim Japonês foi construído em homenagem ao primeiro morador japonês na cidade. É um local pequeno, mas muito agradável, com muito verde, cerca de 50 espécies de plantas, fontes e elementos orientais.

Ideal para aproveitar momentos tranquilos ou mesmo para tirar fotos em um cenário diferente.

Endereço: Avenida Beira Mar s/n – Meireles (cerca de 300 m depois da Feira de Artesanato)

Museu do Ceará

Primeiro museu oficial do estado, tem um acervo com mais de 10 mil obras, entre pinturas, fotos e objetos, como o punhal que foi usado por Lampião e a bengala de Padre Cícero.

Tem, também, exemplares de literatura de cordel.

O prédio onde o museu funciona é uma construção do século XIX. E o passeio é uma ótima forma de conhecer mais sobre a história da região, o que fica ainda melhor com uma visita guiada. A entrada é gratuita.

Endereço: Rua São Paulo, 51 – Centro.

Passeios bate volta saindo de Fortaleza

Beach Park

Uma das principais opções de passeio saindo de Fortaleza é o Beach Park, o maior parque aquático do Brasil. São apenas 29 km (cerca de 30 a 40 minutos) para chegar lá.

É um dos principais destinos para viagem com criança no Brasil, mas eu tenho certeza que os adultos também vão adorar visitar o parque, é uma diversão perfeita para toda a família.

No Beach Park, você pode se aventurar num dos maiores toboáguas do mundo, o Insano, além de muitos outros brinquedos e piscinas para todas as idades.

Viva essa experiência: transfer ida e volta para o Beach Park

Praia de Cumbuco

Visitar as dunas de Cumbuco é um dos passeios mais tradicionais ofertados pelas agências de turismo em Fortaleza.

Esse paraíso fica a 30 km de Fortaleza.

Inicialmente, Cumbuco era uma vila de pescadores, que aos poucos foi caindo na graça do turismo.

Lá, você pode encontrar as maiores dunas do Ceará, salpicadas de coqueiros e uma praia maravilhosa.

Pela proximidade de Fortaleza, a praia recebe um grande fluxo de turistas. A estrutura é muito boa, com beach clubs, restaurantes, quiosques…

Outro destaque é que, pela boa quantidade de ventos na praia, muitos praticantes de esportes de vela (windsurf, kitesurf, etc) visitam CUmbuco, especialmente na temporada de ventos (de julho a novembro).

Viva essa experiência: Excursão à praia de Cumbuco

Praia de Águas Belas

A praia de Águas Belas fica no município de Cascavel, a pouco mais de 1h de Fortaleza.

Tem uma areia muito branca e águas azuis num tom claro e muito transparentes – é um dos destinos mais paradisíacos do Ceará.

Outro destaque são as faixas de areia, que aparecem no meio do mar, especialmente na maré baixa.

Viva essa experiência: Excursão à praia de Águas Belas

Flecheiras

Flecheiras fica a 140km de Fortaleza, no município de Trairi, no litoral oeste do Ceará.

Esse pedaço de paraíso no Ceará está sendo recentemente descoberto pelos turistas de outros estados do Brasil, mas já é uma grande paixão dos moradores de Fortaleza, que visitam a praia aos finais de semana e feriados.

Eu fiquei completamente apaixonada pela vibe da vila – mais rústica, pé na areia, com praias paradisíacas, especialmente na maré baixa, quando se formam as piscinas naturais.

É um destino perfeito para quem gosta de praias mais tranquilas. Na mesma região, você pode usar Flecheiras como base para conhecer as praias de Mundaú e Guajiru.

Passeio de barco em Mundaú -CE
Foto: Fui Ser Viajante

Jericoacoara

Não poderia deixar de citar a opção de bate e volta de Fortaleza a Jericoacoara, um dos destinos mais badalados do Ceará.

Onde ficar em Jericoacoara : dicas de pousadas em Jeri
Foto: Fui Ser Viajante

Eu tenho algumas considerações: como são 4 horas de viagem, considero essa opção muito cansativa.

Além disso, na minha opinião Jericoacoara é um destino legal demais, que merece mais que um dia, ainda mais na correria de um bate e volta.

Mesmo assim, se você não tiver tempo, ou sonhar muito em conhecer Jeri e só tiver essa opção possível, vale a pena saber que há várias opções de excursões saindo de Fortaleza em direção a Jericoacoara.

Viva essa experiência:
Transfer Fortaleza – Jericoacoara
Excursão de Fortaleza a Jericoacoara

Rota das Emoções: como fazer saindo de Fortaleza?

Fortaleza é uma das principais portas de entrada da um roteiro pela Rota das Emoções, um destino turístico que conecta vários destinos do litoral de três estados: Ceará, Piauí e Maranhão.

O aeroporto de Fortaleza é o maior e mais estruturado das cidades que fazem parte da Rota, por isso a cidade acaba sendo uma das preferidas para receber os turistas que vão entrar nessa aventura.

Nós fizemos a Rota das Emoções de ponta a ponta, e demos todas as dicas aqui no site. Você pode ler nossas dicas da Rota das Emoções e aproveitar sua passagem por Fortaleza para combinar esses destinos.

Viva essa experiência: Tour de 7 dias pela Rota das Emoções

Tem mais dicas de Fortaleza?

Fortaleza é uma cidade vibrante, cheia de novidades o tempo todo. Por isso, a gente tem muita consciência que não dá pra fazer uma lista definitiva sobre os pontos turísticos de Fortaleza.

O que ficou de fora dessa lista?

Se você conhece outros pontos turísticos de Fortaleza que não apareceram por aqui, deixe sua sugestão de passeio na caixinha de comentários.

E, se já tiver visitado algum desses, compartilhe conosco também dizendo o que achou. Assim outras pessoas podem aproveitar as dicas e incluir nos seus roteiros!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *