Lagunas Escondidas de Baltinache + Valle del Bus

Já ouviu falar das Lagunas escondidas de Baltinache? É um dos cenários mais espetaculares do Deserto do Atacama – arrisco dizer do mundo! Nós não conseguimos visitar na nossa viagem ao Atacama – era final do inverno e a estrada ainda estava bloqueada pela neve.

Pois é, tem neve no deserto do Atacama! Que lugar, não é mesmo?

A Sabrina Alves, que colaboradora aqui no site com relatos de viagem sempre que descobre um lugar incrível desse mundo, agora vem contar pra gente como foi o tour até as lagunas escondidas de Baltinache, que ela fez em novembro de 2018.

Você também pode ler aqui o relato da Sabrina sobre San Andrés, na Colômbia.


O passeio para as Lagunas Escondidas no Deserto do Atacama ainda não é um dos passeios mais procurados pelos turistas, e nem todas as agências fazem. Porém, se estiver com um período livre em seu roteiro, vale muito a pena conhecer o local!

Lagunas escondidas de Baltinache, San Pedro de Atacama

Estivemos no Atacama em Novembro de 2018, época de calor durante o dia e friozinho a noite. Fizemos todos os passeios essenciais – seguindo as super dicas aqui do Fui Ser Viajante – e conseguimos incluir em nosso roteiro dois tours que a Klécia e o Rafael não fizeram:

– Lagunas Escondidas + Valle del Bus (Vallecito)
– Petroglifos + Valle del Arcoiris, que também não é muito procurado pelos visitantes mas que super vale conhecer se puderem.

Decidi que as Lagunas Escondidas precisariam estar no nosso roteiro depois de eu me apaixonar vendo as fotos do local! Darei minha opinião bem pessoal sobre nossa experiência, fazendo algumas críticas mas deixando claro que não há como se arrepender de visitar.

>Aproveite as ofertas e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama 

Lagunas escondidas de Baltinache, San Pedro de Atacama

Nossa experiência no tour pelas lagunas escondidas de Baltinache

A agência nos buscou no hostel em São Pedro por volta das 8:30 da manhã, e chegamos no local depois de mais ou menos 1:20 hora de viagem.

Nosso tour foi de meio período, com horário de volta combinado para as 13 horas em San Pedro de Atacama.

Chegando no local do tour, caminhamos por uma pequena trilha que nos leva às lagoas, com solo formado pela mistura de sal e terra.

Lagunas escondidas de Baltinache, San Pedro de Atacama

São 7 lagoas, com apenas 2 permitidas para banho. As lagunas onde o banho é permitido são artificiais, decorrentes da extração de lítio na região. As outras, proibidas para banho, são formadas naturalmente no salar.

As lagoas para banho possuem concentração de sal maior que a da laguna Cejar – não sei dizer se é só papo de guia -, e possuem o mesmo efeito de fazer o corpo flutuar.

Assim como na Cejar, não é recomendado ficar muito tempo na água por ser muito salgada e é preciso tomar cuidado com a água nos olhos!

Leia também: Tour pela Laguna Cejar e o por do sol inesquecível do Atacama

Lagunas escondidas de baltinache, deserto do Atacama


Dica: A lagoa maior é a mais bonita para entrar e tirar fotos! Dependendo de onde começar a trilha, ela será a primeira ou a última lagoa.

Ela é a que fica mais longe da estrutura com banheiros. Foi minha primeira lagoa no caminho que seguimos e não entrei pois ainda estava friozinho e acabei me arrependendo de não ter entrado pois quando cheguei na última, vi que ela não era tão bonita quanto a outra!

Lagunas escondidas de baltinache, deserto do Atacama

O guia da agência caminhou com a gente durante todo o percurso e ainda nos ajudava tirando as fotos! Ao chegarmos na última lagoa, já haviam preparado uma mesa com lanche e bebidas (vinho, água, suco), incluso no pacote.

Não esqueça do Seguro Viagem antes de embarcar para o Chile. Nossos leitores ganham 5% de desconto em todos os seguros da Seguros Promo. Use o cupom FUISERVIAJANTE5.

Depois seguimos para um banho rápido de água doce no chuveiro para continuar o passeio visitando o Vallecito, local no meio do deserto onde há um ônibus abandonado que se torna super charmoso para fotos.

A viagem até o local do ônibus é bem demorada, o que acaba tornando um pouco cansativo de chegar.

Lagunas escondidas de baltinache, deserto do Atacama
Lagunas escondidas de baltinache, deserto do Atacama

Lagunas escondidas: Detalhes e agendamento do passeio

Todos os outros passeios essenciais no Atacama nós fechamos com um pacote na agência Boralá Chile desde o Brasil, tudo combinado por Whatsapp com a Bárbara – super recomendo, inclusive – que vende os passeios que são feitos pela agência Flamingo no Atacama.

No entanto esta agência não fazia as Lagunas Escondidas, então tive que pesquisar outra que fosse bem recomendada e que coubesse no nosso orçamento.

Descobri que são poucas as agências que conseguimos contratar desde o Brasil que fazem esse passeio (e nenhuma delas tinha um preço camarada).

Pelas recomendações e boa atenção ao cliente resolvi fechar com a agência Araya Atacama. O passeio saiu no valor de 40.000 pesos chilenos, fora a entrada no local, com valor de 5.000 pesos chilenos (a soma dá algo em torno de 250 reais).

Além disso eu fazia questão de visitar o ônibus abandonado, então quis contratar uma agência que fizesse parada neste ponto. Também não são todas que vão até lá.

Vale del bus e Lagunas escondidas de baltinache, deserto do Atacama
Vale del bus e Lagunas escondidas de baltinache, deserto do Atacama

Algumas críticas (construtivas) sobre o tour

Minha primeira consideração sobre esse passeio é o preço.

Super recomendo a visita às Lagunas Escondidas, no entanto recomendo que pesquisem valores mais em conta em agências físicas em São Pedro.

Infelizmente não são todas as agências que vão até o Vallecito do ônibus. Honestamente, a parada lá acaba sendo dispensável pelo longo caminho e tempo que se leva até chegar nele.

O passeio não exige nenhum tipo de especialidade pois é super simples e rápido, inclusive dá para visitar alugando um carro por conta própria.

Pagar agência com lanche e mimos é dispensável. Não acho que valha a pena um tour de dia inteiro neste local também.

As lagoas nas fotos são paradisíacas, mas particularmente criei muita expectativa (principalmente em relação ao ônibus abandonado e porque as lagoas parecem grandiosas nas fotos, mas na verdade são pequenas rs) e me frustrei pela relação valor pago/serviço prestado.

Acredito que por ser um passeio mais restrito, as agências acabam fazendo preços muito acima do necessário. O cenário é lindo, como tudo no Atacama, porém relativamente simples.

Acaba que pagamos pelo transfer e pelo lanche somente, em um local restrito onde não há necessidade de guias. Há agências com valores ainda maiores, e a diferença é dar um mimo a mais como roupões para depois do banho e coquetéis mais elaborados. Vale planejar bem e com economia!

Vale del bus e Lagunas escondidas de baltinache, deserto do Atacama
Vale del bus e Lagunas escondidas de baltinache, deserto do Atacama

Críticas à parte, o local é maravilhoso e é mais um passeio no Atacama que te deixa chocado em como a natureza pode ser tão perfeita… Só vendo pessoalmente para entender!

 Nossas dicas te ajudaram?

 Você pode retribuir sem gastar nenhum centavo a mais!

Somos parceiros do Booking.com! Se você reservar o seu hotel com os links aqui do site, o valor é o mesmo e nós recebemos uma comissão do Booking!

Em San Pedro do Atacana, nos hospedamos no Restaurante e Residencial Chiloé). Em Santiago do Chile, nossa dica é o Chili Pepper Hostel.

Se quiser dar uma olhada em outros hotéis nas cidades que nos hospedamos pelo Chile, pesquise e reserve por esses links. A gente agradece! 🙂

 Hotéis em San Pedro de Atacama | Hotéis em Santiago do Chile

Quer saber mais sobre nosso mochilão pela América do Sul?

Veja aqui todos os posts do Fui Ser Viajante no Chile!

Sabrina
Bióloga, cientista e amante de fotografia! Começando a explorar as belezas do mundo...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *