O que fazer em Santa Teresa RJ: 15 atrações e restaurantes imperdíveis
O que fazer em Santa Teresa RJ? Se você está em busca de um passeio diferente no Rio de Janeiro, Santa Teresa é um dos bairros mais charmosos da cidade, cheio de cultura, arte de rua, boa comida e boemia carioca.
Casinhas históricas, murais coloridos, bondinho deslizando pelas ladeiras, centros culturais, bares e restaurantes: Santa Teresa RJ é um prato cheio para quem curte um roteiro alternativo, sem abrir mão da beleza e da história.
Nós moramos no Rio e somos fãs do bairro, já fomos muitas vezes, de dia e de noite.
Neste post, reunimos nossas melhores dicas para você descobrir o que fazer em Santa Teresa RJ, incluindo atrações, restaurantes e cantinhos que só quem conhece bem o bairro pode indicar.
Preparado pra explorar esse pedacinho tão especial do Rio com a gente? Então vamos nessa!
Neste post, você vai ler sobre:
– Onde fica Santa Teresa
– Como chegar em Santa Teresa
– O que fazer em Santa Teresa: 15 atrações imperdíveis
– Bares e restaurantes em Santa Teresa
– Bônus: lojas legais e onde fazer compras em Santa Teresa RJ
– Roteiro de 1 dia em Santa Teresa
– Melhores hotéis em Santa Teresa
– Breve história do bairro de Santa Teresa RJ
– Combine Santa Teresa com outros bairros do Rio
Onde fica Santa Teresa RJ e por que visitar?
Santa Teresa é um bairro do Rio de Janeiro, localizado na região central da cidade, perto da Lapa e do bairro da Glória.
Como fica numa colina, o bairro oferece vários mirantes com vistas deslumbrantes da cidade.
A região também é bem servida de restaurantes e bares, para todos os gostos e bolsos. Desde o tradicional Bar do Mineiro e sua feijoada, até o famoso Aprazível, que atrai muitos estrangeiros em busca de sabores brasileiros.
» Clique aqui para ver ofertas de hotéis no Rio de Janeiro
Outro destaque de Santa são os hotéis de alto padrão. Muitos estrangeiros escolhem se hospedar no bairro, para desfrutar do clima tranquilo e hospedagens luxuosas, com vistas de tirar o fôlego.
Para os moradores, o dia a dia de Santa Teresa lembra o clima de “interior“, com uma vida tranquila para os moradores (um grande contraste com o burburinho do centro, que fica logo ali).
Mas aos finais de semana, o bairro se transforma, recebendo grande quantidade de moradores do Rio e de turistas, em busca da boemia, gastronomia e cultura do bairro.
Como chegar em Santa Teresa RJ?
Apesar do charme, Santa Teresa não é o bairro mais acessível do Rio. Como o bairro fica no alto de uma colina, e o metrô do Rio não passa por lá, para chegar em Santa Teresa, você pode escolher entre:
Bondinho de Santa Teresa
É o jeito mais clássico e turístico para chegar em Santa Teresa.
O bondinho de Santa Teresa é histórico, e funciona desde 1896. Ele parte da Estação Carioca (Endereço: R. Lélio Gama, 2, centro do Rio) e atravessa os Arcos da Lapa rumo ao bairro de Santa Teresa.
Funciona todos os dias, e o valor da passagem custa R$20 (só paga na ida, a volta está incluída).
Só é preciso ficar atento, pois aos finais de semana costuma formar fila. Recomendo que chegue cedo: às 8h quando a estação abre.
Táxi ou app de transporte
É a forma mais prática e recomendada, especialmente se você for à noite ou quiser evitar a caminhada nas ladeiras.
Coloque no GPS algum ponto central como o Largo dos Guimarães, como o restaurante Portela, ou o Cine Santa.
E aqui também vale um aviso: especialmente aos finais de semana, alguns motoristas de táxis e carros de app não aceitam corrida de/para Santa Teresa.
Alguns não conseguem subir as ladeiras com seus carros, outros querem evitar o trânsito confuso aos finais de semana, quando o bairro costuma receber muitos visitantes.
Infelizmente, especialmente aos finais de semana, às vezes é preciso insistir até conseguir uma corrida (e torcer para não cair na chamada tarifa dinâmica).
A pé (subindo as ladeiras ou escadarias)
Outra opção para chegar em Santa Teresa é subir por uma das escadarias que dão acesso ao bairro. Há algumas, e a maioria delas é usada pelos moradores e pouco conhecida de pessoas que moram fora de Santa Teresa.
Mas existe uma que é bem famosa, e vale o passeio se você é turista: a Escadaria Selarón, que liga a Lapa a Santa Teresa, também é uma forma de chegar a Santa Teresa e ainda conhecer um ponto turístico, tudo de uma vez.
Aproveite que a maioria dos turistas se concentra nos degraus de baixo da escadaria. Quem sobe consegue aproveitar a escadaria mais vazia, com mais cantos para fotos.
Ônibus
Não recomendo para os turistas. Poucas linhas sobem até o bairro, então é uma opção bem limitada se você não conhece a cidade. Talvez só valha a pena se você estiver hospedado em Santa Teresa, e olhe lá.
Mapa de atrações de Santa Teresa RJ
Aqui colocamos um mapa, para indicar onde ficam as principais atrações de Santa Teresa, e a localização de alguns dos nossos restaurantes favoritos no bairro também.
O que fazer em Santa Teresa RJ: 15 atrações que valem o passeio
Com suas ruas de paralelepípedos e casinhas antigas, Santa Teresa é um bairro perfeito para quem gosta de caminhar, observar detalhes e descobrir lugares cheios de história e personalidade.
Você pode explorar tudo por conta própria ou, se preferir, fazer um passeio guiado.
Há opções de passeios no estilo free walking tour em Santa Teresa (aquele passeio a pé, que você retribui ao guia com uma gorjeta voluntária), ou um passeio guiado que combine Santa Teresa e Rio Antigo (com a comodidade do guia buscar você em seu hotel).
A seguir, vou te contar quais são as nossas atrações favoritas em Santa Teresa, para você já ir ficando com muita vontade de conhecer esse bairro delicioso do Rio de Janeiro!
1. Andar no Bondinho de Santa Teresa
O bondinho de Santa Teresa RJ é um dos maiores símbolos do bairro e um dos passeios mais clássicos do Rio.
O trajeto atual começa no Largo da Carioca, no Centro, passa sobre os famosos Arcos da Lapa, e segue subindo as ladeiras de Santa, parando em algumas estações no bairro.
O cenário rende fotos lindas, com muitas ruas charmosas ecasinhas coloridas. Recomendo sentar no canto, e ir apreciando a vista.
É como fazer uma viagem no tempo, com o som da buzina do bonde completando a experiência nostálgica (lembre que o Bondinho de Santa Teresa funciona desde o século XIX).
A estação de embarque fica no Centro, na Rua Lélio Gama, 2, próximo à Estação Carioca do metrô, atrás do prédio da Petrobras e perto da Catedral Metropolitana.
A frequência de bondes é boa (uma partida a cada 20 minutos), e a capacidade máxima de cada bondinho é de 32 passageiros.
Aos finais de semana, o bonde costuma lotar, especialmente nos horários mais próximos do almoço. Chegue cedo para evitar filas e garantir seu lugar. Por medidas de segurança não são permitidos passageiros viajando em pé.
- Onde fica: Estação Carioca, Rua Lélio Gama, 2, centro do Rio
- Horário: Segunda a sexta, das 8h às 18h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Partidas a cada 20 minutos, e sujeito à lotação.
- Valor: R$20 (ida e volta). Moradores, estudantes e idosos cadastrados são isentos
2. Tirar fotos e tomar café da manhã no Largo do Curvelo
Se você subiu até Santa Teresa de bondinho, desembarque na primeira estação: o Largo do Curvelo.
Essa é uma das esquinas mais charmosas de Santa Teresa, e uma parada perfeita para fotos com o bondinho e os casarões do entorno.
Você já vai entrar no clima do bairro, e apreciar o primeiro mirante de Santa Teresa, que fica coladinho com o largo e oferece uma vista parcial para a Baía de Guanabara.
Se ainda não tomou café da manhã, aproveite para provar os pães deliciosos da Zola Zita Rio, padaria artesanal instalada na garagem de um dos casarões em frente ao Largo do Curvelo.
Na vitrine, pães sourdough feitos na hora, pretzels preparados seguindo a tradicional receita alemã, e cafés especiais.
- Onde fica: Encontro das ruas Almirante Alexandrino, Murtinho Nobre e Dias de Barros, em frente à estação do bondinho
- Horário: Praça livre o dia todo; a padaria funciona de segunda a quinta, das 8h às 15h, sexta, sábado e domingo, das 8h até 16h.
- Valor: o Largo tem visitação gratuita. Você pode ver o cardápio da padaria no Instagram
3. Conhecer a famosa Escadaria Selarón
A partir do Largo do Curvelo, você vai caminhar de 10-15 minutos para conferir a próxima atração de Santa Teresa: a colorida Escadaria Selarón!
Esse é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio. A famosa escadaria conecta os bairros da Lapa a Santa Teresa, então é uma atração que pode ser incluída no roteiro de quem visita qualquer um desses bairros.
Criada pelo artista chileno Jorge Selarón, a escada tem 215 degraus cobertos com azulejos de mais de 60 países, numa explosão de cores e símbolos culturais.
O local vive cheio de turistas e fotógrafos. Para conseguir fotos mais tranquilas, o ideal é ir bem cedo, principalmente nos fins de semana.
Ou aproveitar a parte alta da escadaria (perto de Santa Teresa), que costuma ter menos gente (a maior parte dos turistas fica nos degraus de baixo, perto da Lapa).
Recomendo visitar de dia, porque à noite o entorno da Escadaria Selarón fica mais deserto, o que pode trazer problemas de segurança.
- Onde fica: Rua Manoel Carneiro, s/n – Lapa / Santa Teresa
- Horário: Acesso livre, 24h por dia (mas recomendo evitar visitar à noite)
- Entrada: Gratuita
4. Conhecer o Convento de Santa Teresa
No final da escadaria Selarón, você encontra a Ladeira de Santa Teresa, endereço de um outro local histórico para o bairro: o Convento de Santa Teresa.
A origem do bairro de Santa Teresa está ligada à construção desse convento. O nome oficial é Convento e Igreja de Nossa Senhora do Desterro, foi fundado em meados do século XVIII por freiras da ordem das Carmelitas Descalças.
O local preserva sua arquitetura arquitetônica original em estilo rococó, com azulejos portugueses brancos e azuis na entrada e altares de talha. Até hoje, as religiosas vivem enclausuradas e assistem às missas através de grades.
Diante de tanto mistério envolvendo a vida das freiras enclausuradas, uma das maiores lendas do carnaval carioca nasceu bem aqui.
Conta-se que uma freira teria pulado o muro do convento para curtir o Carnaval nas ladeiras de Santa Teresa, e daí nasceu o famoso Bloco das Carmelitas, ativo desde 1990.
O bloco desfila duas vezes: na sexta-feira, quando a “irmã fujona” escapa; e na terça-feira de Carnaval, quando ela retorna sem ser descoberta.
Embora o convento em si seja fechado ao público (pela clausura das religiosas), há uma missa diária aberta aos visitantes. Se você tem interesse em ver a igreja do convento por dentro, essa é sua oportunidade.
Horário de Missa: Domingo: 8h, segunda a sábado: 7h. Mas recomendo sempre ligar no convento e confirmar o horário e abertura para o público.
- Onde fica: Ladeira de Santa Teresa, 52, Santa Teresa
- Horário de missas abertas: Consulte antes de ir. Telefone: (21)2224-1040
- Entrada: Gratuita para missas; visita ao exterior e jardins também é livre
5. Visitar o Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas)
Perto da Escadaria Selarón (cerca de 650m de caminhada), você encontra uma das minhas atrações favoritas em Santa Teresa.
O Parque das Ruínas mudou de nome em homenagem à jornalista Glória Maria, mas a essência do atrativo continua igual. E, na minha opinião, é um dos lugares mais interessantes (e fotogênicos) de Santa Teresa.
Trata-se de um centro cultural com entrada gratuita, mas no passado este lugar era um palacete, que pertencia à mecenas Laurinda Santos Lobo.
O casarão em ruínas mistura arte, história e uma das melhores vistas do Rio de Janeiro (incluindo Pão de Açúcar, Baía de Guanabara e centro da cidade). Vale curtir no pátio, e também subir até o mirante, no topo do edifício.
Além da arquitetura e da vista, o Parque das Ruínas também atrai visitantes porque abriga exposições, apresentações culturais, e um café com mesas ao ar livre. E, em alguns finais de semana, também acontecem feirinhas no pátio.
É uma parada obrigatória para quem quer curtir o clima artístico e boêmio de Santa Teresa RJ.
- Onde fica: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa
- Horário: Terça a domingo, das 8h às 17h
- Entrada: Gratuita
6. Visitar o Museu Chácara do Céu
Na mesma rua do Parque das Ruínas, você pode conhecer outra atração de Santa Teresa, o Museu Chácara do Céu.
Instalado em um casarão histórico, oferece coleções de arte brasileira, europeia e oriental aliadas a uma vista deslumbrante da cidade.
O museu pertence à Fundaçao Castro Maya (a mesma que gerencia outro museu incrível no Rio, o Museu do Açude, na Floresta da Tijuca).
O casarão que hoje abriga o museu foi, anteriormente, a residência do próprio Castro Maya. O empresário tinha duas grandes paixões na vida: colecionar e incentivar a arte, especialmente arte brasileira.
O acervo em exposição permanente inclui obras de artistas famosos, como Di Cavalcanti, Cândido Portinari e Auguste Rodin, além de livros antigos e peças decorativas. Também há mostras temporárias, que você pode conferir no site.
Além disso, os ambientes da antiga Biblioteca e Sala de Jantar estão preservados, e podemos ver peças de mobiliário, peças decorativas e livros raros.
É um passeio que combina cultura, arquitetura e contemplação em um só lugar.
- Onde fica: Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa
- Horário: Quarta a segunda, das 12h às 17h (o jardim abre às 9h). Fecha às terças.
- Valor: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (estudantes). Entrada gratuita às quartas-feiras.
7. Explorar o Largo dos Guimarães
O Largo dos Guimarães é o coração boêmio e cultural de Santa Teresa. Saindo dos museus, você pode vir caminhando pelo bairro, e em menos de 15 minutos vai ter chegado aqui, onde tudo acontece em Santa Teresa.
Bares com música ao vivo, restaurantes charmosos, ateliês e lojinhas dividem espaço com casarões históricos e o vai e vem de moradores e turistas.
Há mais uma estação do bondinho nesse largo, então se quiser pular a visita aos museus, pode desembarcar direto aqui. E ao sentar em um dos restaurantes, procure uma mesa com vista para a rua, para ver o vai-vém do bonde.
Durante o dia, você pode visitar galerias, tomar um café ou simplesmente observar o movimento. Na hora do almoço, a maioria dos restaurantes aqui fica lotada, então para comer recomendo chegar cedo.
Entre os mais famosos, estão o Café do Alto (opção de comida nordestina, para café da manhã ou almoço), Bar do Mineiro, Espírito Santa e Portela.
- Onde fica: No cruzamento das ruas Paschoal Carlos Magno, Almirante Alexandrino e Monte Alegre – Santa Teresa
- Horário: Livre, mas o movimento maior acontece das 10h às 22h
- Valor: Gratuito
8. Assistir a um filme no Cine Santa
Ali mesmo no Largo dos Guimarães, você pode conhecer outra joia do Rio Antigo: o Cine Santa, um dos últimos cinemas de bairro no Rio de Janeiro, que segue em funcionamento.
Para quem procura um programa cultural em Santa Teresa, esse é imperdível.
Reinaugurado em junho de 2024 após uma grande reforma, o espaço ficou mais confortável, com cadeiras maiores e tecnologia moderna de áudio e projeção para exibição dos filmes com alta qualidade.
E juro a você: a sala é um deslumbre, com parede de tijolos aparentes e poucos lugares (são apenas 51 poltronas), garantindo uma experiência inesquecível.
A programação é variada e inclui filmes nacionais, independentes e clássicos.
- Onde fica: Largo dos Guimarães
- Horário: Exibições diárias
- Valor: Ingressos a preços populares. Consulte no Instagram Cine Santa
9. Curtir a roda no Samba dos Guimarães
O Samba dos Guimarães é uma das rodas de samba mais tradicionais do Rio, realizada aos sábados à noite no Mercado das Pulgas, no Largo dos Guimarães, em Santa Teresa.
É uma experiência que mistura moradores e turistas, sempre com muita animação.
Os grupos que tocam variam a cada semana, e o repertório vai do samba de raiz a sambas contemporâneos. A roda começa por volta de 19h30 e pode durar até 1h30 da madrugada.
- Onde fica: Mercado das Pulgas – Rua Almirante Alexandrino, 501, Largo dos Guimarães, Santa Teresa
- Horário: Sábados, das 19h30 às 01h30
- Ingresso: O preço do ingresso depende da atração. Consulte no Instagram Samba dos Guimarães.
10. Visitar o Museu Casa de Benjamin Constant
O Museu Casa de Benjamin Constant é outro programa cultural para fazer em Santa Teresa. Trata-se da antiga residência do militar, professor e estadista Benjamin Constant, considerado o “Fundador da República”.
Benjamin viveu nesta casa até sua morte, em 1891. O local foi transformado em museu em 1982. Passou por reformas recentes, tendo reaberto ao público no final de 2023.
Você pode conhecer os jardins e a residência em si, que mantém traços originais do século XIX, com mobiliário, livros raros, documentos manuscritos, biblioteca e itens pessoais de Benjamin Constant e sua família.
- Onde fica: Rua Monte Alegre, 255, Santa Teresa
- Horário: o parque abre diariamente, das 8h às 17h. A casa histórica funciona de terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
- Entrada: Gratuita
11. Visitar a Academia Brasileira de Literatura de Cordel
Escondida em uma portinha charmosa do bairro, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) é um dos lugares que mais me surpreendeu de descobrir em Santa Teresa. É pouco conhecido até mesmo pelos cariocas.
A casa guarda um acervo impressionante: cerca de 13 mil títulos e 150 mil folhetos ilustrados por xilogravuras, de autores de todo o país. Quem visita pode mergulhar nessa cultura tão rica, original do Nordeste do Brasil.
Além do acervo, a Academia promove oficinas literárias, palestras, concursos de literatura de cordel e encontros regulares com poetas e artistas.
- Onde fica: Rua Leopoldo Fróes, 37, Santa Teresa
- Horário: Segunda domingo, das 9h até 17h
- Entrada: Gratuita
12. Ver a Santa Teresa de antigamente no Largo das Neves
Já falamos do Largo do Curvelo e do Largo dos Guimarães, que são famosos em Santa Teresa. Mas sabia que existe um outro largo, pouco visitado por turistas, e que guarda a alma de Santa Teresa fora de tanto burburinho?
O Largo das Neves tem esse nome porque estas terras antigamente faziam parte de uma chácara de Francisco Ferreira das Neves, que foi também o responsável por construir a igreja que hoje vemos no local.
Por ficar mais afastado e ser menos turístico que os largos mais centrais, o espaço tem uma atmosfera totalmente diferente, bem tranquila.
Aquele clima de interior, sabe? Com muitos casarios históricos, e destaque para a Igreja de Nossa Senhora das Neves em estilo neogótico (iniciada em 1854).
A praça também marca o ponto final da antiga linha do bonde do ramal Paula Mattos.
Longe de ser um ponto turístico badalado, recomendo a visita ao Largo das Neves se você tem curiosidade histórica, e quer espiar mais de perto como era a Santa Teresa de antigamente.
- Onde fica: Largo das Neves, Santa Teresa
- Horário: Livre, dia e noite
- Valor: Gratuito
13. Conhecer a Bonzolândia
A Bonzolândia, criada pelo artista Getúlio Damado, morador de Santa Teresa há mais de 25 anos, é uma intervenção artística que você pode conhecer ao visitar Santa Teresa.
Instalada na Rua Leopoldo Fróes, a oficina-do-artista chama atenção por transformar latinhas, garrafas PET e materiais recicláveis em esculturas e objetos repletos de criatividade.
A obra-prima do artista, uma réplica em madeira de um bondinho, sempre chama atenção de quem passa. Getúlio também vende peças no local, com obras a partir de R$ 10.
- Onde fica: Rua Leopoldo Fróes, 15 (padrão: logo após o número 31), Santa Teresa
- Horário: Segunda a sábado, das 8h às 16h (em geral)
- Valor: Gratuito para ver; peças à venda a partir de R$ 10
14. Contemplar o Mirante do Rato Molhado
Santa Teresa tem muitos mirantes. Um dos que acho mais legais tem um nome peculiar: Mirante do Rato Molhado.
O lugar é pouco conhecido mesmo pelos cariocas, mas fica bem perto de um dos restaurantes mais famosos de Santa Teresa, o Aprazível, então é fácil de visitar se você estiver indo comer por lá.
Você pode curtir uma vista linda da cidade e da Baía de Guanabara, ponte Rio-Niterói e várias partes do centro da cidade. Recomendo ir de carro (é uma rua bem íngreme) e evitar ir à noite, pois é uma área mais isolada e deserta.
- Onde fica: Rua Francisca de Andrade / Praça Napoleão Muniz Freire, Santa Teresa
- Horário: Livre (evite ir à noite)
- Valor: Gratuito
15. Conhecer o Castelo Valentim (de fora)
O Castelo Valentim, erguido em 1879 por Antônio Valentim e remodelado em estilo eclético/gótico por seu filho Fernando nos anos 1930, é um dos destaques da arquitetura de Santa Teresa.
O castelo tem torres, mirantes e uma fachada imponente. É tombado como patrimônio municipal desde 1990.
Atualmente o castelo funciona como um condomínio residencial com oito apartamentos, o que significa que não é possível visitar seu interior.
Contudo, a frente do prédio rende belas fotos e pode ser incluída como parada no seu passeio em Santa Teresa.
- Onde fica: Rua Almirante Alexandrino, 1405 – Santa Teresa
- Visitação ao interior: Não permitida (residencial e privada)
- Entrada: Gratuita, apenas no exterior
Onde comer em Santa Teresa: bares e restaurantes imperdíveis
Santa Teresa é um prato cheio pra quem curte boa gastronomia, cervejas e drinks. O bairro combina o charme das construções antigas com cozinhas criativas, pratos típicos e muita brasilidade!
Dá pra montar um tour gastronômico só com os bares e restaurantes clássicos! Alguns dos lugares que mais gosto para comer em Santa Teresa são:
- Café do Alto: a culinária nordestina muito bem representada, em versão café da manhã, petiscos e almoço.
- Bar do Mineiro: um ícone do bairro, famoso pela feijoada, pelos pastéis e pela parede cheia de fotos. É quase parada obrigatória pra quem visita Santa.
- Armazém São Thiago (antigo Bar do Gomes): outro patrimônio afetivo do bairro, com móveis e documentos expostos da época que era um armazém de secos e molhados. Uma seleção caprichada de cachaças e petiscos clássicos.
- Explorer Bar: ótima pedida para drinks autorais e um cardápio contemporâneo com toque brasileiro. O ambiente é lindo.
- Alda Maria Doces – viralizou no TikTok por conta de uma menina que viajou para o Rio, lanchou por lá e depois que voltou pra casa, disse que nunca mais encontrou outro bolo de chocolate tão perfeito. Ficou famosa como “o melhor bolo de chocolate do mundo”, e juro que o bolo é bom mesmo!
- Adega do Pimenta: cozinha alemã, com pratos como joelho de porco, salsichões e cervejas nacionais e importadas. Dá pra pedir o tradicional chopp claro ou escuro!
- Bar dos Descasados: dentro do Hotel Santa Teresa, é sofisticado e ideal pra quem busca um drink num ambiente mais reservado, para uma noite romântica.
- Aprazível: restaurante premiado e muito procurado por turistas, com vista incrível para o centro do Rio e pratos brasileiros elaborados. Ideal para ocasiões especiais.
Esses são só alguns dos muitos sabores do bairro. Pra uma lista mais completa, com dicas de o que pedir em cada lugar, confira o post completo aqui no blog: Onde comer em Santa Teresa: bares e restaurantes
Compras em Santa Teresa RJ: arte, brechós e achadinhos
Se você gosta de garimpar peças ou levar pra casa uma lembrança cheia de história, Santa Teresa tem muitas opções.
O bairro respira arte, e isso se reflete nos ateliês, brechós e lojinhas criativas que foram se instalando nos casarões de Santa.
Um dos lugares que sempre visito é o Brechó Santa Tênis, que mistura moda retrô, peças raras e muita personalidade. É o tipo de lugar onde dá vontade de passar horas experimentando tênis e conversando com os donos.
Além disso, Santa Teresa tem muitas galerias e ateliês de arte que você pode visitar, ver as obras, conversar com artistas e até assistir ao processo de criação. Bote na lista:
- Modernistas Galeria
- Ateliê Nelson Crisóstomo
- Atelie Fernando Viana
- Ateliê Domingos Cardoso
- Zimbro Atelier
- La Vereda (loja de artesanato brasileiro)
Roteiro de 1 dia em Santa Teresa
Se você tem apenas um dia para conhecer Santa Teresa, dá para montar um roteiro redondinho que mistura história, arte, vistas incríveis e boa comida.
O bairro é compacto, mas cheio de charme em cada esquina. E também cheio de ladeiras. Então coloque uma roupa confortável e sapatos confortáveis para caminhar bastante.
- Manhã: Bondinho, Largo do Curvelo, Parque das Ruínas e/ou Museu Chácara do Céu
- Almoço: Vá para o Largo dos Guimarães e escolha uma entre as várias opções da região (Bar do Mineiro, Portella, Café do Alto, etc)
- Tarde: caminhe por Santa Teresa, visite ateliês, lojas, ruas e mirantes
- Happy Hour: termine o dia em um bar histórico (como Adega do Pimenta ou Armazém São Thiago, ou em um bar moderno e descolado (Bar dos Descasados ou Explorer Bar).
- Noite: Se for um sábado, Samba dos Guimarães, claro!
Dica extra: Se quiser curtir um samba, mas não for sábado, você pode esticar para a Lapa e curtir a noite por lá. O bairro é vizinho e tem bares, casas de samba e vida noturna animada praticamente todos os dias da semana.
Veja a programação de casas como Rio Scenarium e Carioca da Gema.
Onde ficar em Santa Teresa
Santa Teresa oferece muitas opções de hospedagem, de pousadas aconchegantes a hotéis boutique, o bairro é ideal para quem quer estar perto da cultura, dos bares e das atrações sem abrir mão de uma estadia agradável.
Entre os destaques, precisamos citar o luxuoso Santa Teresa Rio de Janeiro – MGallery Colection, com vista panorâmica e piscina.
Entre os descolados, outro que conta com uma vista espetacular é o Gerthrudes Bed & Breakfast, que tem suítes confortáveis e com vista para o mar.
Santa Teresa também conta com pousadas intimistas que valorizam a atmosfera artística da região, como a Modernistas Arte, com apenas 5 quartos dentro do prédio que também é galeria de arte.
Para quem busca algo mais econômico, há também hostels com boa localização e estrutura, como o Hostel Sunrise.
Quer saber onde ficar em Santa Teresa com dicas detalhadas, faixas de preço e localização? Confira nosso guia completo: Onde ficar em Santa Teresa RJ
História do bairro de Santa Teresa
A história de Santa Teresa começa com a criação de um convento dedicado a Santa Teresinha, no século XVIII, num morro no centro da cidade.
Ao redor da construção religiosa, as pessoas foram chegando e desde então o bairro já foi área nobre, passou um tempo meio abandonado, para depois ser revitalizado e hoje virar um dos destinos mais legais do Rio de Janeiro.
O charmoso bondinho, inaugurado em 1872, permanece circulando pelas ruas como um símbolo de um passado que insiste em ficar.
Os casarões históricos testemunham gente de todo tipo, subindo e descendo as ruas de paralelepípedo, e abrem espaço vez ou outra para que a gente possa admirar a beleza da cidade do Rio vista lá de cima pelos mirantes de Santa Teresa.
Acho que é exatamente essa mistura do nostálgico com o burburinho que me atrai. Santa Teresa parece pertencer a um Rio que não conheci pessoalmente, o Rio que li nos livros.
Mas isso tudo parece sair da literatura e vibrar nas ruas, nas ladeiras. Pelo menos uma vez, Santa Teresa merece uma visita de todo mundo que vem ao Rio.
Outros bairros para conhecer no Rio de Janeiro
Ao explorar Santa Teresa, vale muito a pena aproveitar para conhecer também outros bairros incríveis e cheios de personalidade no Rio de Janeiro.
Cada um tem seu charme e atrações únicas que complementam o seu roteiro:
- Lapa: vizinha direta de Santa Teresa, famosa pela vida noturna vibrante, bares tradicionais, a icônica Escadaria Selarón e o clima boêmio que conquista turistas e cariocas.
- Centro: repleto de história, arquitetura antiga e museus, o Centro do Rio é perfeito para quem gosta de cultura e passeios a pé, com opções que vão do Theatro Municipal ao Museu do Amanhã. Veja o que fazer no centro do Rio
- Glória e Flamengo: bairros com belas praias urbanas, parques amplos como o Aterro do Flamengo, e ótimas opções de restaurantes à beira-mar.
- Botafogo: com sua vista espetacular para o Pão de Açúcar, Botafogo oferece bons bares, cafés e o shopping que é ponto de encontro local. Veja o que fazer em Botafogo
Incluir esses bairros no seu roteiro garante uma experiência mais completa e diversificada pela Cidade Maravilhosa.
Quer mais dicas para continuar planejando sua viagem ao Rio de Janeiro com segurança e praticidade? Confira nossos posts:
- O que fazer no Rio de Janeiro à noite
- Roteiro Rio de Janeiro – 3, 5 e 7 dias
- Jardim Botânico no Rio de Janeiro
- Tour Maracanã
- Onde tomar café da manhã no Rio de Janeiro
- Bondinho do Pão de Açúcar
- Grafites do Rio de Janeiro: conheça a street art do Rio
- Trilha do Morro da Urca
- Tour Pequena África
- Parque Nacional da Floresta da Tijuca
- O que fazer no Rio de Janeiro com chuva
Perguntas frequentes sobre Santa Teresa RJ (FAQ)
Sim, especialmente durante o dia e nos pontos turísticos mais movimentados. Como em qualquer grande cidade, evite ruas muito desertas, use transporte confiável e fique atento aos seus pertences.
Você pode subir de bondinho, que sai da Estação Carioca no Centro do Rio. Também é possível chegar de carro ou transporte por aplicativom, ou subindo a escadaria Selarón.
Sim! Segunda a sexta, das 8h às 18h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Partidas a cada 20 minutos. O trajeto é pago (R$20 ida e volta) e costuma lotar nos fins de semana, chegue cedo!
Dá para ver os principais pontos, como o Parque das Ruínas, Escadaria Selarón, Largo dos Guimarães e algum restaurante. O ideal é separar pelo menos um dia inteiro para aproveitar o clima do bairro com calma.
O bairro é cheio de bons restaurantes. Entre os mais famosos estão o Bar do Mineiro, Armazém São Thiago, Café do Alto e o sofisticado Aprazível. Veja aqui nosso guia completo de onde comer em Santa Teresa.
Sim! É possível se hospedar em hotéis e pousadas charmosas, com vistas incríveis da cidade. Veja nossas recomendações no post completo sobre onde ficar em Santa Teresa RJ.
Sim, principalmente durante o dia. O bondinho costuma encantar os pequenos, e há espaços culturais e mirantes com visual aberto. Apenas atente-se à acessibilidade, pois muitas ruas são de paralelepípedo e com subidas.
Tem, e dos bons! O Samba dos Guimarães é um exemplo de roda tradicional, com clima acolhedor e música de qualidade. Sempre vale checar os dias e horários atualizados.
Sim! Você vai precisar usar um carro para se deslocar, mas dá para incluir no mesmo roteiro bairros como a Lapa, Centro, Glória e até Botafogo, dependendo do tempo disponível.
Sim, e essa é uma das graças do bairro. Há brechós, galerias e ateliês abertos ao público onde você pode ver artistas trabalhando e comprar arte e lembranças autorais.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
bah, que maravilha a maneira como você escreve. Sou gaúcho e estou indo pela primeira vez ao Rio. Depois desta agradável leitura, impossível não querer passar um tempo por lá. Eu e minha esposa vamos a um show do Nei Mato Grosso e vamos passar 6 noites no Rio. O shows é no sábado 1 abril. Vamos sair de Porto Alegre quarta-feira e voltar na terça-feira. Se tiver alguma sugestão de hospedagem. Estamos na dúvida de qual bairro nós hospedamos. Obrigado pelo passeio.
Bom dia gostaria de levar minha sétima de 12 para conhecer o parque das ruínas e o museu da chácara do céu, você acha que as crianças aguentam a subida ou é melhor eu subir de bondinho?!
Oi Angineli, A subida de bondinho acaba sendo um “evento”, principalmente pras crianças, mas é possível subir/descer também de Uber.
Se o dia estiver muito quente a subida fica bem cansativa, mesmo que as crianças sejam super ativas.
Grande Abraço e bom passeio!
Sou um carioca que praticamente não conhece Santa Teresa. Vou seguir seu roteiro. Valeu pela dica!
Oi amei. Tudo roteiro sem vê. Pretendo conhecer. Vamos esperar a pandemia passar. Maria
Oi Maria! Você vai amar Santa Teresa 🙂
Esse passeio começando pela escada e voltando pelo bondinho leva em torno de quantas horas
Oi Jurema, depende do quanto você vai passear por Santa Teresa. Quando fomos, nos programamos pra ir pela manhã, passear pelo bairro, almoçar por lá, passear mais um pouco pelo bairro e voltamos pra casa no meio da tarde.
Oh! Que delícia voltar a Santa Teresa através desse texto! Me senti lá, andando novamente de bondinho e perambulando por todos esses lugares que considero os mais interessantes do Rio… Justamente essa sensação de volta a um passado que não vivi, essa atmosfera boêmia antiga é o que eu acho que tanto me atrai nessa região. Um prazer esse post e ver as fotos!beijos Ana. P.S. Obrigada pela referência. Quero muito ver o Bar do Mineiro aqui no Fui Ser Viajante. 🙂
Ana, sempre bom encontrar seus comentários por aqui! Santa Teresa é mesmo um amor que temos em comum! Quem sabe um dia você passe pelo Rio e a gente se encontre por lá? Qualquer dia desses vou lá no Bar do Mineiro provar aquela feijuca! 😀