Escadaria Selarón no Rio de Janeiro: como visitar, história e curiosidades

Entre as várias atrações turísticas do Rio de Janeiro, a mais visitada é o Cristo Redentor, claro. Mas sabe quem ocupa, hoje em dia, a segunda posição? A escadaria Selarón, a escada colorida que conecta a Lapa a Santa Teresa.

A escadaria Selarón está localizada no bairro da Lapa, e ficou tão famosa por conta dos clipes de música da banda U2 e do Snoop Dogg, que apontaram câmeras e holofotes do mundo para essa atração carioca.

Esta obra de arte única se tornou um símbolo da cidade e passou a receber uma quantidade imensa de turistas, todo dia. Neste artigo, vamos explorar a história, detalhes e dicas para visitar a Escadaria Selarón.

Índice do post: clique para expandir

O que é a Escadaria Selarón Rio de Janeiro?

Localizada no coração do Rio de Janeiro, a Escadaria Selarón é uma obra de arte, fruto da criatividade e trabalho incansável de um artista: o chileno Jorge Selarón.

A escadaria é cheia de cores e de curiosidades. Tem 215 degraus e liga o bairro da Lapa ao bairro de Santa Teresa.

Escadaria Selarón Rio de Janeiro
Escadaria Selarón Rio de Janeiro, Foto: Fui ser viajante

O nome oficial da rua onde está a escadaria é Rua Manuel Carneiro, mas ela ficou popularmente conhecido como Escadaria Selarón, como uma forma de homenagem ao artista que a criou.

Quem foi Jorge Selarón?

Jorge Selarón era um chileno apaixonado pelo Brasil. Esse era o seu nome artístico, seu nome de batismo era Jorge Morales.

Ele nasceu em Limache, uma pequena cidade a uma hora de viagem de Viña del Mar e Valparaíso.

Aos 10 anos, Jorge conheceu Buenos Aires, e a partir daí, decidiu que queria conhecer o mundo inteiro. Viajou para a Europa aos 17 anos, a bordo de um navio.


.
Ainda não tem hotel no Rio de Janeiro?
Veja as ofertas no Booking.com
.


Passou por 57 países antes de chegar ao Rio de Janeiro, onde decidiu morar em meados da década de 1980, tendo se mudado para a rua da escadaria em 1990, e começado a revitalização da área.

Quando se mudou para o Rio de Janeiro, passou a morar em uma das casas que ladeiam a escadaria da Rua Manuel Carneiro, também chamada chamada escadaria do convento de Santa Teresa.

A escadaria de 215 degraus, que conecta os bairros de Santa Teresa e Lapa, estava em um estado de abandono. E Jorge nunca se conformou com isso, e decidiu mudar essa realidade.

Em 1990, Jorge Selarón começou a renovar a escadaria. Dedicou seu tempo e talento para transformá-la em uma verdadeira obra de arte.

Jorge sempre disse que aquela era uma forma que encontrou para homenagear o povo brasileiro e a Cidade Maravilhosa, que ele adotou como lar.

Qual a história da Escadaria Selarón?

O trabalho de Selarón na Escadaria Selarón começou em 1990.

Primeiro, ele colocou as banheiras ajardinadas nas calçadas da escadaria. Você pode encontrar essas banheiras lá até hoje.

Depois, ele começou a fazer a ornamentação das banheiras com azulejos, em um trabalho que muitos afirmam ter sido inspirado no Parque Guell de Barcelona.

Em 1994, por conta da Copa do Mundo, outros moradores da rua da escadaria se juntaram para decorar a escadaria com a bandeira do Brasil.

Com base nesse desenho, Selarón começou a azulejar os degraus, mantendo as cores verde e amarelo.

Nos anos 2000, Selarón começou a introduzir o vermelho na Escadaria, uma das cores que se tornou mais predominante na obra.

Escadaria Selarón, centro do Rio de Janeiro

Muitos falaram que era uma referência ao Chile, mas Selarón dizia que vermelho era a cor da “Ferrari, a cor mais bonita do mundo”.

A partir daí, o artista começou a cobrir os degraus com azulejos cada vez mais coloridos, criando um mosaico impressionante.

A escada foi se transformando em uma obra de arte, a maior obra da vida de Jorge Selarón.

E de onde vinham os azulejos? Alguns foram coletados pelo próprio Selarón em viagens que ele fez ao redor do mundo. Outros, começaram a ser doados por visitantes e moradores locais, que começaram a se envolver no projeto.

E os azulejos eram decorados com o mais diversos temas, emblemas de países, frases, poemas e desenhos.

Escadaria Selarón - Santa Teresa

Jorge Selarón recebeu azulejos de mais de 60 países, e assim a Escadaria Selarón se transformou numa obra de arte em constante transformação.

Ele frequentemente retirava azulejos antigos e substituia por novos, que iam chegando do mundo todo.

Veja também: Tour gratuito pela Lapa e centro histórico do Rio

Estima-se que a escadaria Selarón conte com mais de 5 mil azulejos e outros elementos cerâmicos com diversas estampas, sendo um verdadeiro mosaico global, representando a diversidade e união de pessoas de diferentes origens.

O trabalho e dedicação de Jorge Selarón à escadaria e à comunidade ao redor ajudou a revitalizar a área, e levou a escadaria selarón a ser o que vemos hoje: uma galeria ao ar livre, um dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Reserve um passeio na região: Tour pelo bairro de Santa Teresa e Rio Antigo

No ano de 2003, os diretores José Roberto Mesquita e Renata Brito lançaram um filme média-metragem sobre sua vida, o primeiro de outros que vieram depois.

O filme foi chamado “Selarón – A Grande Loucura”, e retrata momentos da vida do artista. A repercurssão foi tão grande que Selarón foi parar na TV, dando entrevista no “Programa do Jô”.

.

Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura do Rio de Janeiro, e Selarón recebeu o título de cidadão honorário da cidade.

Selarón viveu e morreu por sua escadaria. Em 10 de janeiro de 2013, uma tragedia aconteceu: Selarón foi encontrado morto na escadaria, com seu corpo queimado ao uma lata de thinner.

Um antigo colaborador do ateliê de Selarón se tornou suspeito do crime, e a motivação seria que o mesmo queria uma parte do dinheiro que Selarón conseguia com a venda de quadros com cerâmicas.

Foi justamente essa renda da venda dos quadros que possibilitou que Selarón pudesse se sustentar financeiramente para seguir trabalhando na escadaria por toda sua vida.

Há um depoimento de Selarón, gravado em 2010 pelo cineasta Stephano Loyo, no qual ele afirmava que a obra da escadaria só ficaria pronta no dia de sua morte, quando ele se tornaria a própria escadaria.

E, de certo modo, assim foi. Jorge Selarón vive eternizado nessa escadaria, que foi com certeza a maior obra de sua vida.

Hoje em dia, quem passa pela escadaria Selarón pode conhecer a antiga casa onde morou Jorge Selarón, que foi transformada em um bar.

Interior da Casa de Jorge Selarón
Interior da Casa de Jorge Selarón. Foto: Fui ser viajante

O grande mistério da Escadaria Selarón

Sabia que há um grande mistério na Escadaria Selarón, que envolve a vida pessoal de Jorge Selarón?

Se você caminhar pela escadaria, vai ver por diversas vezes a representação de uma mulher negra grávida.

Azulejos da Escadaria Selarón
Azulejos da Escadaria Selarón. Foto: Fui ser viajante

O artista nunca explicou essa questão, apenas deixava a entender que havia algo mal resolvido em seu passado.

Em um desses azulejos, inclusive, Selarón colocou seu próprio rosto no lugar do rosto da mulher.

Escadaria Selarón Rio de Janeiro
Escadaria Selarón Rio de Janeiro. Foto: Fui ser viajante

Há quem afirme que foi por causa desse grande segredo que Selarón escolheu morar na cidade do Rio: porque aqui havia várias mulheres negras grávidas.

Ele queria frequentemente lembrar do seu passado, seja lá o que tenha acontecido.

Outras curiosidades sobre a escadaria Selarón

  • A escadaria Selarón tem 125 metros e 215 degraus
  • Há uma teoria que fala que o nome Selarón (adotado por Jorge como nome artístico e usado para batizar a escadaria, seria uma brincadeira com seu nome de batismo, Morales. Ao contrário, você pode ler SE-LA-ROM.
  • A mulher negra grávida que é repetidamente retratada em vários azulejos da escadaria é o maior mistério e obcessão da vida de Jorge Selarón
  • Um dos aspectos mais interessantes da escadaria é o fato de que os azulejos foram doados por visitantes de todo o mundo. Há mais de 60 países retratados nos azulejos
  • A escadaria selarón já foi utilizada como tema principal de reportagens de revistas e programas de televisão do mundo todo,
  • Também já foi cenário de videoclipes (U2, “Walk On”; Snoop Dogg, “Beautiful”) e em cenas do filme Hulk e da série de televisão CSI Miami

Como visitar a Escadaria Selarón?

Se você está planejando visitar a Escadaria Selarón, aqui estão algumas dicas úteis:

Qual melhor horário para visitar a escadaria Selarón?

A escadaria está aberta ao público durante todo o dia, mas a gente recomenda evitar os horários de pico, como fins de semana e feriados, para aproveitar melhor o passeio.

Vai ser difícil encontrar a escadaria vazia para tirar uma foto. Para isso, você precisa estar disposto a acordar cedo e chegar lá antes do maior movimento de turistas, que começa por volta das 8h.

Lembre-se que você está indo para o centro do Rio de Janeiro, por isso o ideal nesse caso é ir de Uber / táxi, para evitar caminhar sozinho por ruas que você não conhece muito bem, e vão estar meio vazias a essa hora.

Mas quem visita a escadaria Selarón em horário comercial também quer garantir um belo registro, e nesse caso a dica é sair da parte baixa da escadaria, onde a maioria das pessoas se concentra.

Como chegar à Escadaria Selarón?

A escadaria está localizada no endereço: R. Manuel Carneiro – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ. Ela conectga o bairro da Lapa, na parte baixa, ao bairro de Santa Teresa, na parte alta.

A Escadaria Selarón fica a poucos minutos de caminhada dos Arcos da Lapa, e você pode acessá-la pela rua Teotônio Regadas, que fica entre a Sala Cecília Meireles e o Restaurante Ernesto.

Você pode chegar lá de metrô (a estação mais próxima é a Estação Cinelândia) ou de ônibus (desça na rua Mem de Sá próximo aos Arcos da Lapa e caminhe até a atração).

Se preferir, táxis e Uber também são opções viáveis.

Cuidados e recomendações ao visitar a Escadaria Selarón

Como em qualquer lugar turístico movimentado, é importante estar atento à segurança pessoal enquanto caminha em meio a aglomerações, especialmente relacionado a pequenos furtos e batedores de carteira.

Evite exibir objetos de valor, coloque a carteira no bolso da frente e mantenha-se vigilante em relação aos seus pertences.

Como fazer fotos com a escadaria Selarón vazia?

Vá subindo os degraus, que você logo vai perceber que a escadaria vai ficando mais vazia e é mais fácil encontrar um cantinho legal para fotos.

Tente também ângulos diferentes, como fotos das laterais e calçadas ao longo da escadaria.

Escadaria Selarón Rio de Janeiro
Escadaria Selarón Rio de Janeiro. Foto: Fui ser viajante
Escadaria Selarón Rio de Janeiro
Escadaria Selarón Rio de Janeiro. Foto: Fui ser viajante

Vale a pena soltar a criatividade, ir subindo a escadaria e explorando outros ângulos, poses e registrando a Escadaria Selarón do seu jeito!

Fotos na escadaria Selarón

Rua Teotônio Regadas: outro ponto para fotos

Uma curiosidade interessante é que a rua que dá acesso à escadaria Selarón também se tornou um ponto de fotos.

A rua Teotônio Regadas vem recebendo o trabalho de muitos artistas, que encheram a rua de murais multi-coloridos e que rendem ótimas fotos.

Eu gosto muito do mural do mapa-mundi, que inclusive é um mural interativo. Se você chegar perto, vai ver que há centenas de nomes de visitantes, que passaram por lá e deixaram um registro.

Lapa, Rio de Janeiro
Lapa, Rio de Janeiro. Foto: Fui Ser Viajante

Onde se hospedar perto da Escadaria Selarón?

Há alguns hotéis nessa região da Lapa, próximos à Escadaria Selarón. É uma região onde você costuma encontrar preços bem mais em conta que em bairros de praia, como Copacabana e e Ipanema.

Um dos hotéis mais bacanas nessa região é o Hotel Vila Galé, que é bem charmoso, funciona num prédio histórico.

Outra opção é o Selina Lapa, que fica literalmente na rua ao lado da Escadaria Selarón, e oferece opções de quartos privativos e compartilhados.

Veja outros bairros para se hospedar no Rio de Janeiro

O que fazer perto da Escadaria Selarón?

Aproveite a visita à Escadaria Selarón para explorar outros pontos turísticos próximos, como o Arcos da Lapa e a Catedral Metropolitana.

Também vale a pena fazer um roteiro pelo charmoso bairro de Santa Teresa, no alto da escadaria Selarón.

Esses locais estão a uma curta distância a pé e oferecem uma experiência completa de imersão na cultura carioca.

Onde ficar no Rio de Janeiro: hotéis que valem a pena

Vale a pena visitar a Escadaria Selarón?

A Escadaria Selarón é muito mais do que apenas uma atração turística. É uma obra de arte que representa a diversidade, criatividade e a paixão de um artista.

Ao visitar a escadaria, você mergulha em um mundo de cores, histórias e cultura.

Se você está planejando visitar o Rio de Janeiro, não deixe de conhecer pessoalmente essa incrível obra de arte.

Depois, volta aqui e conta nos comentários como foi a sua experiência visitando a Escadaria Selarón no Rio de Janeiro.

Outros pontos turísticos do Rio de Janeiro

Continue planejando sua viagem com os posts aqui do site:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *