Fui Ser Viajante

Vamos conhecer Cunha!

Compartilhar

O Brasil tem lugares maravilhosos que nem sempre são muito divulgados. A cidade de Cunha, no interior do estado de São Paulo, é um deles. A charmosa cidade de Cunha fica bem na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Recentemente, a cidade ganhou fama por causa do bonito lavandário de Cunha (isso mesmo, campos de lavanda no Brasil!). Mas quando for pesquisar o que fazer em Cunha, você vai encontrar vários outros lugares pra conhecer e se deliciar, mostrando que a cidade vai bem além do Lavandário.

E o bom é que é tudo pertinho, em um roteiro de 3 dias na cidade você consegue conhecer lugares maravilhosos e comer em deliciosos restaurantes.

Reserve sua hospedagem em Cunha! Aproveite os descontos do Booking!

O que fazer em Cunha: um roteiro de três dias

Como esse é um blog de viagem, vou falar primeiro dos passeios e depois dos restaurantes. Vamos lá:

Pedra da Macela

Uma das vistas mais bonitas que já vi em uma trilha, e olha que já fiz muitas. O legal desse trilha é a surpresa, pois você está em São Paulo e começa a fazer a trilha sem noção do que vai ver.

Quando chega lá em cima, você simplesmente vê o mar, isso mesmo, você vê toda cidade de Paraty. É muito lindo!

As fotos não fazem jus ao lugar. É um mirante bem distante, mas acreditem em mim quando digo que vale a pena.

Deve dar 1 hora de subida, o caminho é quase todo asfaltado e aberto, então bastante protetor solar e água. No topo tem uma antena, você precisa entrar na mata da direita pra poder ver Paraty.

Cervejaria Wolkenburg

Sei que ia falar dos restaurantes no final, mas vale muito após descer a trilha da Pedra da Macela e já passar por essa cervejaria pra matar a sede. Fica bem no caminho de volta.

Não sei se há como visitar a fábrica, mas você pode descansar, apreciar a vista enquanto bebe uma cerveja artesanal gelada e gostosa. Além disso pode bater um papo com os donos que estão sempre lá são muito bacanas.

O Lavandário de Cunha

Esse deve ser um dos lugares mais conhecidos da cidade, a atração que não pode faltar em um planejamento sobre o que fazer em Cunha.

Vale muito passar por lá e se perder entre entre os mais de 40 mil pés de lavandas plantados.

A vista é linda além das plantações de lavanda a área é cercada por montanhas, então você fica em contato o tempo inteiro com a natureza.

Há também um espaço café com uma lojinha onde é possível comprar produtos fabricados lá.

As receitas são todas da casa e você pode comer biscoitos, tomar chá e sorvete de lavanda. É uma saudável e gostosa experiência.

Opa! Crédito dessa foto linda pra minha amiga Marcela Rodrigues do A Naturalíssima.

O Contemplário

Bem pertinho do Lavandário você pode conhecer o Contemplário, outro lugar incrível.

Lá há além de lavandas outras espécies de plantas. Há vários espaços para se fazer picnic e admirar a paisagem. também há um café com produtos fabricados lá e lembrancinhas pra levar pra casa.

O melhor é ficar pra admirar o pôr do sol em um dos mirantes. É incrível!

Cachoeiras em Cunha

Há 4 cachoeiras na cidade, infelizmente eu não pude ir em todas pois havia uma competição na cidade que fechava uma parte da estrada. Meu marido estava na competição e tirou a foto da Cachoeira da Serra do Mar.

Essa é uma das pequenas, a melhor mesmo é a Cachoeira do Pimenta, que fica um pouco mais afastada. Mas também há a cachoeira do Desterro que não cheguei a visitar.

Cerâmica e antiguidades

Cunha é conhecida como cidade das cerâmicas. Há vários ateliês com peças dos artistas locais.

Seguem os sites/fanpages para você ver o que mais gosta e marcar na sua rota: Carvalho CerâmicaAtelier Suenaga & Jardineiro, Oficina de Cerâmica e Cerâmica Flávia Santoro.

Mas há outros, no centro mesmo há perto do Mercado Municipal muito atêlies e no Mercado também é possível encontrar mais peças de artistas locais.

Leia também: + O que fazer em Campos do Jordão: as principais atrações 

Onde comer em Cunha?

Quando a gente pensa sobre o que fazer em Cunha, não podem faltar as dicas gastronômicas!

Minha visita por Cunha foi rápida mas 2 lugares me marcaram muito pela qualidade e sabor da comida. Recomendo muito a todos esses dois:

Fazenda Aracatu

Eu nunca havia conhecido um lugar assim. Todo lado que você vira dá uma foto e tudo que você come é muito gostoso. É demais!

O lugar é um antiquário com café e restaurante dentro. Tirei muitas fotos e comi muito. Pena ter perdido boa parte das fotos mas dá pra ter uma noção com essas.

E esse fogão a lenha com pães e queijos?! É de salivar só de olhar.

Comam, gente, comam muito lá. Eles oferecem degustação dos queijos e não vale a pena ter vergonha. Pode aceitar pois eles oferecem com prazer.

Restaurante Drão

Esse arrebenta não só no sabor como na decoração. O Drão começou começou como uma ateliê e em alguns anos também abriu um bistrô, que logo depois virou restaurante.

O lugar é muito aconchegante e você não vai querer sair. Por isso é importante ligar ou passar lá antes pra ver se é necessário fazer reserva.

Como visitei em época de competição, o cardápio era especial e pensado nos atletas. Mas eles estão sempre mudando, então de tempos em tempos terá coisa nova e deliciosa te esperando.

Não deixem de visitar Cunha além do Lavandário!

Bem é isso, pessoal. Quando for planejar sua viagem com o que fazer em Cunha, separe cerca de 3 dias você para conhecer esses lugares encantadores, e volte pra casa já cheio de saudades dessa cidade linda!  <3

Comece a planejar sua viagem!

Escolhemos parceiros caprichados para te ajudar a transformar a sua viagem em realidade! E quando você faz suas reservas usando os links aqui do site, você apoia nosso conteúdo e faz o blog crescer cada vez mais! 😀

  Reserve sua hospedagem no Bookingsão milhares de hotéis e pousadas, para todos os gostos e bolsos. Sem taxa de reserva, com programa de fidelidade (ganhe descontos a partir da 10a reserva) e com muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito!
  Aluguel de carro com a Rentcars: Para viajar no Brasil ou no exterior, sempre fazemos a cotação do aluguel de carro no site da RentCars, que compara o valor das locadoras locais e mostra rapidinho qual o melhor preço para nossas datas. Dá pra parcelar em 12 vezes e o pagamento é sempre em reais (sem IOF!)
  Seguro Viagem com a Real Seguros:  O site compara os diferentes planos e preços oferecidos pelas seguradoras, para você escolher facilmente qual o seguro viagem com melhor custo-beneficio. E clicando por esse link você ainda ganha 10% de desconto em qualquer seguro do site!
 Economize e pule a fila: Compre ingressos antecipados para as principais atrações do seu destino. Não perca tempo na fila. Se a atração é muito concorrida, vale garantir seu lugar antecipado! Compare e encontre os melhores preços de ingressos e tours: TicketbarGet Your Guide

Sair da versão mobile