7 Cidades românticas de São Paulo: para curtir a dois!

7 cidades românticas de SP | A variedade de destinos para fazer uma viagem romântica em São Paulo é grande. O que não falta são opções de lugares para viajar a dois pelo interior de SP!

Você e seu amor podem escolher desde cidades na serra, para quem prefere um clima mais frio, boa gastronomia e vinhos, ao litoral com praias, ideal para casais que preferem calor e passeios com aventura e natureza.

E o melhor é que essas cidades românticas em São Paulo não ficam longe da capital. Então é perfeitamente possível pegar a estrada com tranquilidade para passar um fim de semana, feriado ou até mesmo um bate e volta de São Paulo, já que são viagens curtas para cidades perto de SP.

Leia também:
+ Cidades românticas para curtir a dois no Rio de Janeiro
+ Hotéis perfeitos para lua de mel na cidade do Rio
+ Arturito, o restaurante da Paola Carosella em SP
+ Roteiro de 48 horas em São Paulo

Seja qual for seu estilo, não faltam opções para deixar o agito do dia a dia e aproveitar alguns momentos curtindo a dois. Veja sugestões:

7 cidades românticas em SP para levar seu amor

Campos do Jordão

Distância de São Paulo: 180km (aproximadamente 2h30 de carro).
De ônibus a viagem é feita pela viação Pássaro Marrom.

Destinos para fugir das praias no verão - Campos do Jordão, SP

Campos do Jordão já é praticamente sinônimo de cidade romântica. Mesmo considerado por alguns como um destino clichê, não tinha como ficar fora desta lista.

Afinal, Campos do Jordão ainda é muito procurada por casais, inclusive para passar a lua de mel.

A cidade é uma das mais visitadas do estado durante o inverno, especialmente nos meses de junho e julho.

Mas tem seu charme também durante o verão, pois sua localização nas montanhas deixa a temperatura sempre amena. Pra ser sincera, essa é a nossa época favorita para visitar a cidade.

Pode ser uma boa escolha para quem quer fugir um pouco do calor da capital nos meses mais quentes, com a vantagem de ser um período considerado baixa temporada, o que significa preços mais em conta e menos gente.

Entre os principais atrativos de Campos do Jordão estão os bons restaurantes (especialmente para comer fondue), cervejarias e a vida noturna para casais mais baladeiros.

A arquitetura também é um dos destaques, com o estilo alpino das construções, com inspiração nos Alpes Suíços, além de belos jardins que podem ser visitados, passeios de trem e trilhas.

Sem falar na vista das montanhas, que pode ser ainda melhor dependendo da escolha da hospedagem. Tudo isso faz com que o destino lembre algumas das cidades da Europa durante o inverno.

Nós temos um post completinho com dicas sobre o que fazer em Campos do Jordão. Com certeza vai te ajudar na hora de planejar sua viagem!

Pousadas românticas em Campos do Jordão:
Mouton Blanc Campos do Jordão
Hotel Casa São José
Pousada Villa D’Biagy
Pousada Moderna
Gasthaus Peter

=> Veja outros hotéis, chalés e pousadas em Campos do Jordão

Ilhabela

Distância de São Paulo: 210km (aproximadamente 4 h de carro).
De ônibus a viagem é feita pela viação Litorânea.

Ilhabela - Cidades românticas SP
Foto: anderson dieguez por Pixabay 

Para os casais que preferem destinos litorâneos, Ilhabela é uma das praias mais românticas de São Paulo.

No verão costuma ficar bem cheia, pois recebe muitos moradores da capital, famílias, grupos jovens e até turistas estrangeiros que escolhem como destino de férias.

Para essa época, os chalés e resorts pé na areia, com estilo rústico, são opções mais reservadas e indicadas para viagens a dois.

Mesmo no inverno, Ilhabela pode ser uma boa escolha, pois além da cidade estar mais vazia, é um período de menos chuvas e não tão frio.

Apesar do clima de cidade pequena, tem uma boa infraestrutura, especialmente no centro histórico, com comércio, restaurantes e bares.

Durante o dia os melhores passeios são as trilhas, passeios de lancha, barco, ou apenas aproveitar algumas de suas mais de 30 praias e cachoeiras.

Entre as mais famosas estão:

Praia do Pinto, que tem águas claras e calmas, embora não tenha muita estrutura;
Castelhanos, que tem acesso mais difícil, mas tem quiosques e um mirante que possibilita um dos visuais mais bonitos de Ilhabela;
Praia da Serraria, pequena, com águas cristalinas e menos turistas;
Praia da Pedra do Sino e Praia da Armação, mais movimentadas, com mais quiosques e serviços.

Pousadas românticas em Ilhabela:
Hotel Vila Kebaya
Aqua Marina Suítes
Pousada Ecoilha
Pousada Canoa Caiçara
Suítes Charles Mara

=> Outros hotéis, chalés e pousadas em Ilhabela

São Francisco Xavier

Distância de São Paulo: 140km (aproximadamente 2 h de carro).
De ônibus a viagem é feita pela viação Pássaro Marrom até São José dos Campos e, de lá, de ônibus municipal ou táxi.

Cidades românticas em São Paulo - São Francisco Xavier
Foto: Ticiana Cardoso, Flickr (CC BY 2.0)

Um destino entre as montanhas, com preços mais baixos e menos agito que Campos do Jordão, mas tão romântico quanto, é São Francisco Xavier.

Na verdade, estamos falando de um distrito de São José dos Campos, localizado já quase na divisa com o estado de Minas Gerais – muitas das pousadas já estão em território da mineira Monte Verde.

O charme da pequena cidade está no fato de ter um acesso difícil, em meio à Serra da Mantiqueira, o que faz com que não seja tão procurado e mantenha seu clima bucólico, com chalés com lareira e pousadas mais rústicas, a maioria distante do centro.

Também tem ateliês de arte, muitos restaurantes e culinária típica da região.

Para quem gosta de curtir a natureza, São Francisco Xavier oferece ainda muitas trilhas, atividades rurais, esportes radicais e passeios que levam a cachoeiras, podendo ser um destino interessante também no verão.

Destino ideal para um casal que quer se desligar do resto do mundo por uns dias, curtindo só o amor e a natureza.

Pousadas românticas em São Francisco Xavier:
Pousada Serra do Luar
Pousada Recanto das Pedras
Casa Mozi
Pousada Águia Dourada
Pousada Bramasole

=> Outros hotéis, chalés e pousadas em São Francisco Xavier

Holambra

Distância de São Paulo: 130km (aproximadamente 2 h de carro).
De ônibus a viagem é feita pela viação Cometa até Campinas e, de lá, pela viação Princesa D’ Oeste.

Holambra, cidade romântica em São Paulo
Foto: Tania Parejo Tania por Pixabay 

Conhecida por ser a cidade das flores, tem colonização holandesa e é também chamada de “Holanda Brasileira”, pois seu estilo e seu nome remetem ao país europeu.

Holambra é uma junção das iniciais de Holanda e Brasil. Pelas ruas é possível ver a arquitetura holandesa em muitas construções, com casinhas coloridas, além dos parques, moinhos e bicicletas pelas ruas.

A gastronomia típica também está presente, principalmente os doces.

Tudo isso faz com que tenha um clima que agrada aos apaixonados durante o ano todo.

Mas a época mais procurada é durante a temporada da Expoflora, que acontece em setembro, quando as muitas rosas, tulipas, orquídeas e outras flores cultivadas na cidade dão um toque especial.

Fora desse período é uma cidade pacata, mas bem estruturada para o turismo e com boas opções para quem gosta de tranquilidade.

Tem museu, lojinhas, cafés, passeios com trilhas e, à noite, restaurantes e cervejarias. Além disso, faz com que cada visitante se sinta por alguns momentos como se estivesse mesmo em outro país.

Pousadas românticas em Holambra:
Top Centrum Hotel
Hotel Encanto Primavera
Rancho da Cachaça Pousada e Restaurante
Hotel 1948
Hotel Villa de Holanda

=> Outros hotéis, chalés e pousadas em Holambra

Embu das Artes

Distância de São Paulo: 35km (aproximadamente 40 minutos de carro). De ônibus a viagem é feita pela linha 033 Embu das Artes (Engenho Velho) – São Paulo (Clinicas).

Embu das Artes - cidades românticas SP

Vizinha da capital, mas com um estilo completamente diferente, Embu das Artes tem a tranquilidade típica das cidadezinhas do interior e é a opção certeira para quem tem pouco tempo, mas quer sair do tumulto da cidade grande e aproveitar a dois em um destino mais cultural.

Ideal para um bate e volta ou para passar o fim de semana, quando a feira de artesanato transforma as ruas do centro histórico em um grande ateliê a céu aberto. 

A cidade é famosa por ter muitos artistas – vem daí o complemento do nome, que inicialmente era apenas Embu. Além das galerias, tem monumentos históricos, museus, igreja e diversos bares e restaurantes.

E a feirinha conta com centenas de expositores, muitas pinturas, esculturas, bijuterias, roupas, móveis e objetos de decoração em geral. É famosa, também, pelos doces caseiros e cachaças.

Destino para andar a pé, sem pressa, observando as cores, sentindo o clima agradável e ouvindo os músicos que tocam pelas ruas ou nos estabelecimentos. Fora do centro, tem um parque com grande área verde.

Pousadas românticas em Embu das Artes:
Pousada Maffi Flat
Pousada Nossa Senhora Aparecida
Villa Serena B&B
Pousada O Garimpo
Pousada Du Valle

=> Outros hotéis e pousadas em Embu das Artes

Ubatuba

Distância de São Paulo: 230km (aproximadamente 4h de carro).
De ônibus a viagem é feita pela viação Litorânea.

Ubatuba - cidades românticas SP
Foto: Marion Jeannoel por Pixabay 

Mais uma opção de praia romântica para casais viajantes que gostam desse tipo de destino.

Ubatuba, no litoral norte do estado de São Paulo, tem dezenas de praias, das mais tranquilas e pouco visitadas às mais famosas e procuradas pelos turistas.

Em comum, as águas cristalinas em tons de verde e azul. E muitas pousadas aconchegantes. Escolha ideal para descansar e voltar relaxado!

Os principais atrativos da cidade são as praias, claro, além de passeios de barco, mergulho e trilhas com muito verde para ter acesso a algumas praias mais isoladas e cachoeiras.

Em Ubatuba fica também uma unidade do Projeto Tamar, referência em preservação das tartarugas marinhas.

Alguns dos pontos mais conhecidos são:

Praia da Enseada, próxima ao centro e mais frequentada;
Praia da Almada, com boa estrutura e águas transparentes;
Praia de Domingos Dias e Praia do Lázaro, próximas uma da outra e ambas com muita sombra e mar calmo, com poucas ondas;
Praia de Picinguaba, vila de pescadores que mantém seu estilo original, pois é tombada pelo Patrimônio Histórico;
Cachoeira do Prumirim, com quedas d’água que formam pequenas piscinas naturais, fica em frente à Praia de Prumirim, locais cercados de Mata Atlântica;
Ilha Anchieta, mar mais indicado para quem quer praticar mergulho.

Veja aqui mais dicas sobre o que fazer em Ubatuba.

Pousadas românticas em Ubatuba:
Pousada Nai’a Suítes
Enseada Hotel
Pousada Luz da Lua
Pousada Berço do Mar
Pousada Ubuntu

=> Outros hotéis e pousadas em Ubatuba

São Roque

Distância de São Paulo: 65km (aproximadamente 1h30 de carro).
De ônibus a viagem é feita pela viação Cometa.

São Roque, cidade romântica de São Paulo
Foto: Fabricio Macedo, Pixabay

Para quem gosta de vinhos, São Roque é o destino perfeito.

Seu principal “cartão-postal” é a chamada Estrada do Vinho, um caminho de aproximadamente 10 quilômetros com muitas vinícolas em meio às paisagens da mata atlântica.

No passeio é possível degustar os vinhos que acabaram de ser feitos, provar as uvas, conhecer a história que vem desde a chegada dos primeiros imigrantes europeus, ver de perto o processo de fabricação… E em quase todas as vinícolas há restaurantes.

A Estrada do Vinho em São Roque possui também outras opções para os turistas, como fazenda, pesqueiros e um parque com estação de esqui, arvorismo, tirolesa e mais atividades para os aventureiros.

Além dos muitos hotéis e pousadas para casais que buscam um pouco de sossego.

A cidade pode ser visitada durante qualquer época do ano. O que muda são os estágios da produção do vinho.

Para quem quer ver as plantações floridas, a primavera é o período ideal. Para a colheita das uvas, o verão. No outono as temperaturas começam a baixar e o inverno é quando há mais turistas, que gostam de curtir o clima mais frio.

Pousadas românticas em São Roque:
– Hotel Recanto das Borboletas 
– Pousada Vegas 
– Spazio di Garda 
– Stefano Hotel 
– Hotel Cordialle 

=> Outros hotéis e pousadas em São Roque

Cidades românticas de SP que ficam pertinho da capital!

Todas essas cidades apaixonantes proporcionam viagens românticas em São Paulo e cabem num bate e volta, pra você viajar num final de semana ou feriado prolongado!

Não espere as próximas férias ou dia dos namorados para surpreender seu amor com uma escapada a dois! Esses destinos românticos de SP cabem em um final de semana saindo da capital!

Comece desde já a programar sua viagem para um desses destinos muito charmosos e com clima ideal para celebrar o amor!

Entre tantas opções de serra, praia, gastronomia, aventura, cultura, basta escolher o que tem mais a ver com o estilo ou o momento de cada casal!

Foto em destaque: pixel2013 por Pixabay 

Redação FSV
Descomplicando a sua viagem e mostrando que dá pra viajar mais pagando menos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *