Parque Tanguá, o parque mais lindo de Curitiba

Curitiba é uma capital verde! Quem monta um roteiro na cidade sempre visita pelo menos um dos parques da capital paranaense. Na hora de escolher, sempre bate aquela dúvida: qual o parque mais bonito de Curitiba?

A gente vai te dar uma ajudinha, falando um pouco sobre nosso parque favorito em Curitiba: o Parque Tanguá!

Quando a gente pensa em parques de Curitiba, lembramos logo no Jardim Botânico. É uma escolha óbvia, já que esse é o parque mais famoso da cidade, com a bonita estufa que já é um cartão-postal de Curitiba.

O Parque Tanguá não é tão famoso, mas posso te garantir que é igualmente lindo e merece uma visita.

As curiosidades sobre o Tanguá começam com a história da sua construção: Era uma vez duas pedreiras que foram desativadas, passaram por uma grande reforma e foram transformados em um parque lindo. Dá pra imaginar isso?

Inaugurado em 1996 na zona norte de Curitiba, o Parque Tanguá é uma ótima opção para uma curtir um dia ao ar livre. Quer curtir Curitiba como um local? Então você precisa visitar o Parque Tanguá!

Aproveite os 235 mil m² do parque para dar uma corrida, fazer uma caminhada romântica, estender uma toalha para um pique-nique ou curtir um domingo na área de churrasqueiras! Um passeio típico de curitibano!

Parque Tanguá: o mais bonito de Curitiba

O Parque Tanguá ganhou meu coração desde a primeira visita. Agora, toda vez que volto a Curitiba sempre dou um jeito de voltar ao meu parque favorito.

O lugar onde assisti o por do sol mais bonito de Curitiba também guarda boas memórias de passeios ao ar livre, que fiz de mãos dadas com Rafa sem pressa nenhuma de ver o dia acabar. Lembranças de viagem que guardo com carinho e que me fizeram eleger o Parque Tanguá como um dos lugares mais românticos de Curitiba!

A enorme área verde do Parque Tanguá se divide em duas: a parte superior, de fácil acesso e mais frequentada pelos turistas, e a parte inferior, com uma enorme área verde que funciona como área de proteção ambiental para as águas do Rio Barigui.

E não tem como escolher a parte mais bonita: é o conjunto dessas belezas que faz do Tanguá o parque mais bonito de Curitiba!

Leia também:
+ De Curitiba a Morretes: um passeio de trem pela Serra do Mar
+ Morretes: um passeio na história e gastronomia do Paraná

O que fazer no Parque Tanguá: parte superior

Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba

A visita à parte superior do Parque Tanguá é uma ótima opção para quem não quer curtir uma caminhada, mas ainda quer aproveitar a vista linda do parque mais bonito de Curitiba.

Para acessar a parte superior do Parque Tanguá, basta deixar o carro no estacionamento principal do parque e caminhar poucos metros para já avistar o lindo Jardim Poty Lazzarotto, onde está o fotogênico espelho d’água do Parque Tanguá, além dos jardins em estilo francês e o mirante em forma de castelinho.

Aproveite para visitar o castelinho. Lá tem uma pequena cascatinha, lojinha de lembranças, banheiros, um bistrô/lanchonete e o melhor: o mirante do Parque Tanguá!

Lá de cima, dá pra ver a panorâmica de toda parte inferior do Parque Tanguá – e que vista! É uma enorme área verde preservada, com muitas araucárias, a árvore símbolo da região de Curitiba, um enorme lago artificial e toda beleza do Tanguá!

Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba
Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba
Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba

Outra dica imperdível é aproveitar o por do sol na frente do espelho d’água, experimentado as cores para fazer bonitas fotos do Parque Tanguá.

Tenho um amigo que fala que é impossível tirar uma foto feia no Tanguá. Quando lembro desse fim de dia e revejo essas fotos, sou capaz de acreditar.

Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba

Como a vista do mirante na parte superior do Parque Tanguá é fenomenal, muita gente se contenta e acaba a visita por aqui. Mas acredite em mim: vale muito a pena visitar a parte inferior do Parque Tanguá! Vou te contar o porquê!

+ Veja dicas de restaurantes em Curitiba com o blog Tire a Bunda do Sofá!

O que fazer no Parque Tanguá: parte inferior

Para acessar a parte inferior do parque, você pode descer as escadarias do mirante. Outra opção é ir de carro até o estacionamento da parte inferior do parque.
Essa região do Tanguá te convida para uma caminhada.

Pegue sua disposição e aproveite para visitar as principais atrações. Descendo pelas escadarias do mirante (1), dê uma volta ao redor do lago artificial (19), seguindo pela pista de caminhada no sentido anti-horário.

A área é bem grande, mas o percurso é plano e sombreado. No meio do caminho, você pode relaxar com um lanche e uma cerveja na lanchonete do lago (11), enquanto aproveita a vista do deck.


Parque Tanguá

E aqui vem a melhor surpresa do Parque Tanguá: Dali, você pode ver a imensa cascata do Parque Tanguá, que começa no mirante e desce longos 65 metros de altura, até desaguar no lago.

Essa cascata não é visível do mirante, é preciso descer para a parte inferior do Tanguá pra contemplar mais essa joia do parque.

Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba

Agora é a hora de se perder pelos caminhos do Tanguá. Você não precisa de roteiro, apenas aproveite a caminhada!

Por um lado, você pode encontrar a área das churrasqueiras (6). Do outro, você encontra o paredão de pedra (7) e o túnel artificial (8) do Parque Tanguá.

É possível atravessar o túnel a pé por uma passarela e seguir por ela até bem perto do paredão, o que dá uma vista fenomenal da cascata do mirante.

O percurso pra chegar até ali foi um pouco longo, mas essa vista com certeza compensou o esforço!

Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba
Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba
Cachoeira no Parque Tanguá em Curitiba

Li na internet que é possível também fazer a travessia do túnel artificial de barco, mas no dia que fomos não havia nenhum barco por lá.

Como visitar o Parque Tanguá em Curitiba

O Parque Tanguá é uma das paradas da Linha Turismo de Curitiba. Esse sistema de ônibus circula entre as atrações da cidade e permite múltiplas entradas e saídas. Incluir o Parque Tanguá no seu roteiro com esse ônibus é o jeito mais fácil de visitar o parque mais bonito de Curitiba! O acesso é feito pela parte superior do parque.

Nossas dicas te ajudaram? Clique aqui para pesquisar e reservar sua hospedagem em Curitiba com o Booking.com. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o nosso blog!

Se você vai de carro, tem a opção de acessar tanto a parte inferior quanto a parte superior com o veículo.

As duas áreas têm estacionamento, então você pode conhecer a parte inferior, voltar para o carro, ir até a parte superior e acabar o passeio com um lanchinho no bistrô.

E não esqueça: apreciar o pôr-do-sol no Parque Tanguá é outra atração imperdível em Curitiba.

Sei que a disputa na capital paranaense é acirrada… Mas e aí, concorda comigo que o Parque Tanguá é o parque mais bonito de Curitiba? Fala comigo nos comentários 😀

Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba
Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba

Serviço: Parque Tanguá

Rua Oswaldo Maciel, s/nº – Taboão – Curitiba
Tel. (41) 3352-7607 ou (41) 3352-5404
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 18h
Entrada franca

Post publicado em: 28 de dezembro de 2016.
Atualizado em: 03 de julho de 2018.

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Esse parque é realmente lindo, Klécia! Nós fomos na parte da manhã, mas não descemos ao bistrô, pois as crianças estavam impacientes rs. Mas a vista é espetacular mesmo!! Foi meu parque preferido, mas ainda quero conhecer todos!!
Curitiba é uma cidade linda, gostei muito da forma em que ela se preserva como se fosse uma cidade do interior e a poucos metros você já encontra uma metrópole. Quero voltar logo!
Beijos.

Klécia disse:

Muito legal isso, né Paula? Curitiba também é uma das minhas cidades favoritas, exatamente por todo esse verde e qualidade de vida, apesar de ser uma capital. 🙂

oi Klécia… para mim, estes é um dos parques mais bonitos de Curitiba. E olhe que fiquei só na parte da cima! Acho que se tivesse feito o passeio até a parte inferior, teria ficado ainda mais encantada com tudo.

Vocês pegaram um lindo por do sol. Eu fui na parte da manhã. Uma única crítica ao lugar: poderia ter uma lanchonete/cafeteria/restaurante com melhor estrutura. beijocas

P.S. – Participei de uma prova de corrida de revezamento cuja transição foi bem aí. Prova massa, mas bem dura pela quantidade de ladeiras dessa cidade. rsrs

Klécia disse:

Eu também senti falta de uma lanchonete melhor na parte de cima. Mas a da parte de baixo parecia ter uma melhor estrutura, Ana.
O por do sol lá é mesmo maravilhoso, já vi duas vezes e sempre foi incrível!

Eu imagino que correr em Curitiba não deve ser nada fácil! É mesmo um sobe e desce sem fim! hehe Beijinhos

Maria disse:

Suas fotos tão de babar, Klécia! Nunca tinha dado muita bola pro parque/prestado atenção e agora deu muita vontade de ir!

Marlise Vidal disse:

Oi Klécia,
Muito legal este parque. Quando fui aí nem existia câmera digital ainda…kkkk…preciso voltar!
Abs, Marlise

Cris disse:

Amo esse parque!! Uma pena queda última vez, em que levei meus pais, a pontinha pra atravessar o túnel estava desativada

Que legal saber!! Estivemos ai, fizemos vários passeios e não sabíamos desse. Próxima vez, ctz!

Luan Perez disse:

Lindo lugar, as fotos ficaram excelente, parabéns!

Klécia disse:

É um lugar fantástico mesmo, Luan!

Caren Sales disse:

Que bacana !!!!!
Já vou colocar na minha lista para a viagem a Curitiba!!!

Um beijo

Klécia disse:

<3