Palau de la Música Catalana: como é a visita ao Palácio da Música Catalã em Barcelona

Barcelona está repleta de tesouros arquitetônicos. Sagrada Família, casas de Gaudí, e mais. E entre os pontos turísticos de Barcelona, quero hoje falar sobre um dos que mais me impressionou: o Palau de la Musica Catalana.

Em português, seria Palácio da Música Catalã. Esse é um lugar nem tão visitado em Barcelona, especialmente se compararmos com os outros prédios mais famosos da cidade.

Mas o Palau de la Musica merece muito um lugar dentro do seu roteiro em Barcelona.

Palau de la Música Catalana
Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante

Construído no início do século XX, este magnífico edifício modernista é uma verdadeira obra-prima. Trata-se de uma das casas de espetáculo mais impressionantes do mundo.

Quer saber tudo sobre o Palau de la Música Catalana: como é a visita, o que você vai ver por lá, e mais dicas?

Então vem comigo nesse post:

História do Palácio da Música Catalã

A história do Palau de la Musica Catalana nos leva de volta ao início do século XX. Esse foi um período de grande efervescência cultural em Barcelona.

A cidade passou por uma grande renovação arquitetônica, que ficou historicamente conhecida como o Modernismo Catalão.

Foi nessa época que o Palau de La Música Catalana foi idealizado. Suas obras iniciaram em 1905, e ele foi inaugurado 3 anos depois, em 1908.

Palau de la Música Catalana
Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante
Palau de la Música Catalana
Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante

O Palau foi concebido como funcionar como sede para as apresentações do Orfeó Català, um coral fundado em 1891 por Lluís Millet e Amadeu Vives, com o objetivo de promover a música coral catalã.

Arquitetura do Palau de la Música Catalana

Para o projeto de arquitetura do Palau, foi contratado o arquiteto catalão Lluís Domènech i Montaner. Grave esse nome: esse foi outro importante arquiteto dentro do modernismo da Cataluña.

Para conseguir executar o projeto, Montaner teve que superar alguns obstáculos.

Pra começar, o espaço reduzido. As ruas estreitas da Ciutat Vella de Barcelona dificultavam o acesso e a construção de um grande edifício.

Entre as soluções criativas que Montaner arrumou, ele utilizou por exemplo uma estrutura de ferro, o que lhe permitiu instalar paredes de vidro, permitindo a entrada de muita luz natural dentro dos salões.

O que Montaner alcançou com esse projeto foi algo impressionante: inovador, combinou elementos arquitetônicos modernistas com influências góticas e renascentistas.

Palau de la Música Catalana
Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante

Para cada parte do projeto, foram contratados os melhores artistas de cada especialidade.

Essa prática era comum no modernismo catalão – e o objetivo era garantir que cada detalhe, cada traço e cada mosaico fosse executado em sua perfeição.

Palau de la Música Catalana
Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante

E foi assim que o Palau de la Música Catalana se transformou nesse lugar impressionante. E depois de abrir suas portas, rapidamente se tornou um ponto de encontro essencial dentro da vida cultural de Barcelona.

Além de sediar os concertos do Orfeó Català, o Palau começou a ganhar destaque mundial, pois passou a receber performances de alguns dos maiores nomes da música clássica e contemporânea.

Palau de la Música Catalana
Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante
Palau de la Música Catalana
Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante

Em 1997, o Palácio da Música Catalã foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, e é reconhecido como verdadeiro símbolo da identidade catalã.

E um lugar imperdível para você que vai visitar Barcelona e é amante da música, da arquitetura e quer visitar lugares fora do óbvio em Barcelona.

Ingressos e visita ao Palau de la Música Catalana

O Palau de la Música Catalana abre todos os dias, das 9h às 15:30h. O horário pode ser alterado no caso de alguma apresentação.

Para visitar o interior do prédio, você deve comprar um dos tipos de ingresso disponíveis:

  • visita autoguiada (com auxílio de um folheto): a partir de 18 euros
  • visita com áudio guia: 22 euros
  • visita guiada com guia especializado: 22 euros
  • Ingresso combinado: Palau + Recinto modernista de Sant Pau: 30 euros
Palau de la Música Catalana
Palácio de Música Catalã. Foto: Fui ser viajante

Crianças menores de 10 anos não pagam ingresso para o Palau de la Música Catalana, e estudantes e maiores de 65 anos tem direito a comprar ingresso com desconto.

Grupos também tem direito a desconto. Mas qualquer tipo de ingresso com desconto só pode ser adquirido na bilheteria do local. Inclusive se você quiser comprar o ingresso combinado com o Recinto Modernista de Sant Pau.

O folheto que eles entregam para a visita mais básica está disponível em português. Já o áudio-guia não, somente em catalão, espanhol, inglês, francês, italiano, coreano, alemão e chinês.

No caso da visita com guia, ela é realizada em grupos reduzidos, por isso o melhor é reservar com antecedência.

Há grupos com saídas em diferentes horários do dia, dependendo do idioma do tour – há opção de fazer a visita guiada em espanhol, inglês, francês, catalão, italiano ou chinês.

De uma forma ou de outra, reserve cerca de uma hora para visitar o Palau de la Música Catalana, e conhecer os principais espaços do edifício.

Você pode comprar o ingresso no local, bem como na internet, seja no site oficial da atração ou nas agências especializadas na venda de ingressos.

Como foi a nossa visita ao Palau de la Música Catalana

Fizemos uma visita com áudio guia ao Palácio da Música Catalã. Pegamos o áudio guia em inglês.

É preciso levar o fone de ouvido pessoal, e acessar um site via QrCode para ter acesso ao áudio guia da atração diretamente no celular.

Quem não tem internet no celular pode usar o wi-fi do Palau para se conectar.

Palau de la Música Catalana
Palácio de Música Catalã. Foto: Fui ser viajante

Eu confesso que tive problemas para conectar tanto com a minha internet quanto com a internet da atração – o que me fez pensar que na verdade o problema era o site do áudio guia.

Acabei não aproveitando muito a experiência do áudio guia, pois estava sempre desconectando e eu acabei preferindo, depois de algum tempo, seguir somente caminhando, sem tentar mais usar o áudio guia.

Por isso, hoje eu recomendaria que você ou fizesse a visita autoguiada mesmo, ou contratasse um guia especializado, para segui-lo pelo edifício ao invés de passar tanto tempo tentando conectar o áudio guia no celular.

De toda forma, fiquei absolutamente encantada com tudo que vi no Palau de la Música Catalana. O lugar é impressionante, e definitivamente um dos lugares mais bonitos de Barcelona.

Não dá pra entender porque é tão pouco divulgado entre os principais pontos turísticos de Barcelona.

A maior parte das pessoas se concentra em visitar as Casas de Gaudí, o Parque Güell e a Sagrada Família, mas nem sabem da existência do Palau de la Música Catalana.

Com base na minha visita, quero deixar algumas dicas do que você precisa vai encontrar na sua visita ao Palau de la Música Catalana:

Fachada

Mesmo antes de entrar no Palácio da Música Catalã, a gente começa a se impressionar.

A fachada é cheia de detalhes, como mosaicos e elementos decorativos.

As colunas se destacam no piso superior. Também vale prestar atenção ao grupo de esculturas na esquina do prédio, que se assemelha à proa de um navio, e é uma representação alegórica da música popular.

Palau de la Música Catalana
Vista da fachada do palau. Foto: Fui ser viajante
Palau de la Música Catalana
Detalhe da fachada. Foto: Fui ser viajante

Hall de entrada

Ao entrar, o encantamento aumenta.

Você pode ver as antigas bilheterias no canto direito, escadarias e um teto repleto de detalhes. Você olha pra todo lado e continua se impressionando!

Hall de entrada Palau de la Musica Catalana
Hall de entrada. Foto: Fui ser viajante
Hall de entrada Palau de la Musica Catalana
Hall de entrada. Foto: Fui ser viajante

Salão principal – sala de concerto

No momento que entrei no salão de concertos do Palau de la Música Catalana, eu juro que perdi um pouco o ar, a visão é mágica: um misto de beleza e sofisticação.

O salão principal é o ponto alto da visita. Com tantos vitrais coloridos e mosaicos, a luz também é parte do espetáculo. Cada painel de vidro é uma obra de arte em si.

Palau de la Musica Catalana
Foto: Fui ser viajante
Palau de la Musica Catalana
Foto: Fui ser viajante

O cenário é deslumbrante. Por mais que você imagine a partir das fotos, nada faz jus ao que é ver tudo isso ao vivo. Não chega aos pés da realidade.

E é difícil tirar os olhos da incrível claraboia – que pesa cerca de 1 tonelada e é uma obra de arte em cada detalhe. Ela também deixa a luz entrar, o que faz o espaço ganhar cores incríveis e uma atmosfera encantadora.

Claraboia do palau de la musica catalana
Claraboia do palau de la musica catalana. Foto: Fui ser viajante

Além disso, há esculturas ornamentadas retratando figuras mitológicas e músicos.

Observe as esculturas no entorno do palco, pois eles representam os espíritos da música.

Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante
Foto: Fui ser viajante

Também há diversos motivos florais, presentes por toda a parte e incrivelmente bem feitos e realistas. Um órgão de tubos gigantesco sobre o palco, e mais uma infinidade de detalhes por toda a parte!

Palau de la Música Catalana
Foto: Fui ser viajante
Palau de la Musica Catalana
Foto: Fui ser viajante

Minha dica aqui é para você não se deixar intimidar por toda essa imponência!

Ative o modo explorador e vá em todos os cantos, olhe todos os ângulos!

Há muito para ver, mesmo que a sala pareça “pequena” numa primeira impressão, esse é realmente um tesouro da arquitetura, então aproveite cada segundo lá dentro, e observe todas as perspectivas!

Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante
Sala de concerto. Foto: Fui ser viajante

Outras partes do Palau de la Música Catalana

A maior parte da visita é mesmo dedicada a magnífica sala de concertos do Palácio da Música Catalã.

No entanto, não deixe de percorrer os demais corredores, salões menores e a varanda do Palau. Cada um com seu conjunto de detalhes, são lugares muito bonitos, que rendem belas fotos também.

Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante
Foto: Fui ser viajante
Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante
Foto: Fui ser viajante

Cafè Palau

Em um hall no piso térreo do Palácio de Música Catalã, conhecido como Foyer del Palau, está instalado o Cafè Palau.

Essa cafeteria / restaurante abre todos os dias, a partir das 9h e funciona até meia-noite.

Lá você pode desfrutar de um café da manhã, além de comidas e bebidas ao longo do dia, além de um serviço especial antes e depois dos concertos e durante os intervalos das apresentações.

Ah, e o Cafè Palau também possui um terraço, onde você pode escolher uma mesa ao ar livre e desfrutar de um lanche agradável num lugar super agradável, bem no coração da cidade antiga de Barcelona.

Caso não possa visitar o Palácio da Música por inteiro, vale pelo menos ir ao café, pedir alguma comida e bebida e aproveitar esse tempo para desfrutar seu lanche e a vista do interior do Palau.

Não vai dar pra ver tudo, mas você vai ter um gostinho de toda aquela beleza!

Como assistir a um espetáculo e conhecer o interior do Palácio da Música Catalã

A acústica da sala de concertos do Palau de la Música Catalana é considerada uma das melhores do mundo, por isso se você deseja assistir a um espetáculo por lá, pode ter certeza que é um jeito especial de visitar o interior do Palácio.

A gente não chegou a ir a um espetáculo no Palácio de Música Catalã, mas durante nossa visita estava acontecendo um ensaio e teste de som, e ouvimos um piano e um toque do órgão, e só isso já foi muito impactante!

Palau de la Música Catalana
Sala de concertos. Foto: Fui ser viajante

Há apresentações de clássicos da música catalã, e também apresentações de outros gêneros musicais, como o flamenco. Um exemplo é essa apresentacão de trio de violões e dança flamenca no Palau de la Música.

Caso deseje, confira a agenda completa de apresentações no Palau de la Música Catalana e escolha uma apresentação que mais te agrade.

Encontramos ingressos a partir de 10 euros!

Palau de la Música Catalana. Foto: Fui ser viajante
Plateia do Palácio de Música Catalã. Foto: Fui ser viajante

No caso de uma apresentação, você vai poder conhecer o salão principal de concertos, e ter acesso a algumas áreas do prédio.

Não é uma experiência tão completa dentro do universo arquitetônico do Palácio de Música Catalã, mas por outro lado você vai ver a sala no seu auge, durante uma apresentação, e sentir esse arrepio na pele!

Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?

Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional! Faça uma cotação gratuita agora e aproveite o desconto com o cupom FUISERVIAJANTE!

>> Clique para fazer uma COTAÇÃO GRATUITA <<

Como chegar ao Palau de la Música Catalana?

O Palau de la Música Catalana está localizado no coração de Barcelona, a 5 minutos de caminhada da Praça Catalunha.

Anote o endereço certinho. É fácil de lembrar pois a rua que leva o mesmo nome da atração: Carrer del Palau de la Música, 4-6, Ciutat Vella, 08003 Barcelona.

Para chegar, você pode usar:

Metrô (Metro)

A estação de metrô mais próxima é a estação “Urquinaona”, servida pelas linhas L1 (Vermelha) e L4 (Amarela) do metrô de Barcelona.

Ao desembarcar, são cerca de 5 minutos de caminhada até o Palau.

Ônibus

As linhas de ônibus com ponto de parada mais próximos são: V15, V17 e 47.

Carro

Para visitantes que optam por chegar de carro, há algumas opções de estacionamento nas proximidades do Palau de la Música Catalana:

  • SABA BAMSA Plaça Urquinaona (7 minutos de caminhada até o Palau)
  • SABA BAMSA Plaça Catalunya (10 minutos de caminhada até o Palau)

Vale a pena verificar as tarifas de estacionamento com antecedência, bem como ficar atento à disponibilidade de vagas durante os horários de pico e em dias de eventos no Palau.

Onde ficar em Barcelona: hotéis que valem a pena

Vale a pena visitar o Palácio da Música Catalã?

O Palácio da Música Catalana é um testemunho da capacidade da arquitetura de inspirar, emocionar e elevar o espírito humano.

Na minha opinião, vale muito a pena a visita! Esse foi definitivamente um dos lugares mais impressionantes que tive a chance de conhecer em Barcelona.

Quando estiver planejando sua viagem, não deixe de inclui-lo no seu roteiro em Barcelona.

Fotos do Palau de la Música Catalana Barcelona

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *