Friends: Lugares em Nova York para visitar se você é fã da série

Cenários de Friends em Nova York | Friends foi um dos seriados mais aclamados dos últimos tempos, e tem uma legião de fãs espalhados pelo mundo.

Se você está planejando uma viagem para Nova York, tenho uma boa notícia: apesar da série ter sido filmada quase integralmente nos estúdios Warner na Califórnia, o seriado se passava em Nova York, onde os amigos viviam.

Por isso, muitos cenários de Friends em Nova York (especialmente as locações externas) estão espalhadas pela cidade, e você pode visitá-los!

Outra boa notícia é que, recentemente, foi anunciado que Friends vai ganhar um reunioun com o elenco original. Que vai acontecer em breve!

Já no esquenta desse momento tão esperado, preparamos esse post para falar dos lugares para visitar em Nova York se você é do seriado Friends.

Aposto que você vai lembrar de vários deles da época do seriado – e quem sabe você inclui um, ou vários, no seu roteiro em Nova York?

Cenários de Friends para visitar em Nova York

O apartamento

A lista de lugares que remetam à série não poderia começar por outro lugar que não fosse a icônica fachada do prédio onde os Amigos moravam.

Como comentamos, a série Friends foi, em grande parte, filmada na Califórnia. Isso inclui as cenas de dentro do apartamento.

Por isso, não pense que vai conseguir fazer uma visita ao apartamento onde todos os personagens moraram em algum momento da série.

Contudo, algumas cenas externas e nas transições entre uma cena e outras, muitos cenários de Nova York foram inseridos. Dá, por exemplo, pra saber onde ficava o prédio de Friends em Nova York e ir até lá tirar uma foto na fachada!

O apartamento de Friends fica localizado no bairro de Greenwich Village em Nova York, na esquina das ruas Bedford e Grove.

Prédio de Friends em Nova York
Foto: Fernando González por Pixabay 

É claro que, em se tratando de Nova York, dá pra aproveitar pra fazer muita coisa nos arredores além de só parar na esquina do edifício pra tirar uma foto… Portanto, aproveite para dar uma voltinha pelo bairro.

As ruas são arborizadas e contam com aquelas casas que sempre nos lembram cenários de filmes e séries em Nova York.

Além disso, o bairro conta com outras atrações, dentre elas, estão o Washington Square Park e a Union Square.

Inclusive o Night Owl, o café de porta vermelha que fica no andar térreo do prédio do apartamento de Friends, costuma ser frequentemente confundido com o Central Perk, o café onde os personagens protagonizaram tantas outras cenas do seriado.

Infelizmente, não se engane. Não tem nada a ver. Infelizmente a famosa cafeteria onde os amigos passavam a maior parte de seu tempo livre não existe de verdade…

Museu Americano de História Natural

Pra quem curte passeios culturais, o Museu Americano de História Natural é um destino quase obrigatório por si só.

Mas se você é fã de Friends, este é o museu que serviu de referência para criar o ambiente onde Ross trabalhava. Então o passeio ganha um gosto ainda mais interessante!

Museu Americano de História Natural
Foto: WikimediaImages por Pixabay

Na verdade, o local de trabalho de Ross não existe de fato em Nova York, mas todas as cenas em que ele aparece no trabalho foram baseadas no prédio do Museu Americano de História Natural.

Por exemplo, há várias referências no episódio The One Where Ross and Rachel… You Know (Temporada 2, Episódio 15).

Além disso, o Museu Americano de História Natural já foi cenário de outros filmes em Nova York, e até mesmo de outros seriados, como How I Met Your Mother.

Além de toda a parte relacionada aos filmes e programas de TV, o American Museum of Natural History (AMNH) é, por si só, uma grande atração em Nova York, considerada por muitos como um dos museus mais populares do mundo.

Ele possui o acervo considerado o mais amplo do mundo, com cerca de 35 milhões de itens, entre eles, exemplares de fósseis, plantas, rochas, meteoritos e artefatos humanos.

É tanta coisa, que falta espaço (e tempo dos visitantes pra ver tanta coisa), por isso, nem tudo fica exposto ao mesmo tempo.

Se você é do tipo que curte dinossauros, como Ross, vai se deliciar com o que vai encontrar por lá.

Normalmente as crianças costumam ser fascinadas por dinossauros, então esse pode ser um dos passeios mais legais de se fazer com os pequenos em Nova York.

O museu fica bem pertinho do Central Park, então dá pra ir de um para o outro a pé.

Para chegar lá mais facilmente, a dica é pegar o metrô, que tem uma estação com o nome do museu.

The Pulitzer Fountain

Sabe aquela fonte onde os amigos dançam e até mesmo entram, mergulham e se banham na abertura da série?

As cenas que aparecem no seriado não foram filmadas em Nova York, mas no Warner Bros Studios, na Califórnia. Pois é…

Mas a boa notícia é que os produtores reproduziram no estúdio, de forma bem fiel, uma fonte que existe de verdade em Nova York!

Portanto, quem visita a cidade pode visitar e fotografar a fonte que serviu de inspiração para as cenas de Friends: a Fonte Pulitzer, localizada na Grand Army Plaza, em Manhattan.

The Pulitzer Fountain, cenário de Friends em Nova York
Foto: Michael via Flickr [Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)]

Aproveite para fazer uma selfie por lá, ou quem sabe fazer um stories para o Instagram, dançando ao redor. Só não vale mergulhar!

Edifício Solow

Mesmo assistindo todos os episódios de todas as temporadas, você provavelmente não conseguiria dizer o quê, exatamente, Chandler faz, qual sua ocupação.

Não vale dizer que ele ‘processa dados’. Porém, você certamente reconheceria o prédio onde ele trabalha, uma vez que ele apareceu algumas vezes ao longo da série.

Solow Building Nova York - cenários de Friends em Nova York
Foto: Peter Zoon via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Ele está localizado entre a loja de departamentos Bergdorf Goodman e o Plaza Hotel, na West 57th Street.

O edifício se chama Solow Building e sua incrível fachada oferece uma bela contribuição visual para a paisagem urbana de Manhattan.

Uma torre de vidro reluzente é, sem dúvida, um espetáculo à parte e vale um pouquinho da sua atenção durante a uma visita a New York.

Um cenário de Friends em Nova York que vale muito a visita para amantes de arquitetura!

Bloomingdale’s

Esta é a loja de departamentos em que Rachel trabalhou antes de entrar para a Ralph Lauren, e onde iniciou sua carreira na moda.

Ela deixa de ‘servir café’ no Central Perk e passa a trabalhar como assistente de compras na Bloomingdale’s.

O bom é que você pode aproveitar para comprar umas coisinhas por lá também, mas saiba que aos produtos por ali são bem caros…

Bloomingdale's, cenário de Friends em Nova York
Foto: Phil Whitehouse via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Se mesmo assim você quiser uma ‘experiência Friends’ completa e pretende pelo menos tirar umas fotos em todos os pontos possíveis, a Bloomingdale’s fica em East Midtown, Manhattan na esquina da 3rd Avenue com a 59th Street.

Lucille Lortel Theatre

Quem gosta de passeios culturais e está viajando em Nova York, não pode deixar de curtir um espetáculo de teatro ou uma apresentação na Broadway.

Aqui no blog já falamos de alguns espetáculos, como O Rei Leão, Aladdim e outros clássicos da Broadway que você pode assistir por lá.

Bom, o friend mais próximo desse tipo de atividade foi Joey, e mesmo assim ele não chegou a se apresentar na Broadway.

Porém, ele se apresentou algumas vezes no Lucille Lortel Theatre. O teatro está localizado na 121 Christopher Street, Greenwich Village.

Ele chega a aparecer três vezes na terceira temporada da série.

Lucille Lortel Theatre, cenário de friends em Nova York
Foto: Rev Stan via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Madison Square Garden

Como a maioria dos adultos em seus 20 e poucos anos, os personagens de Friends costumam se interessar por algum tipo de esporte.

Nesse caso, apesar de até tentarem jogar futebol americano em um episódio, provavelmente o favorito da turma seja o basquete. E eles são torcedores dos Knicks, time da cidade de Nova York.

Os Knicks são mencionados em vários momentos de Friends, incluindo quando Monica e Rachel apostam assentos para assistir a temporada com Chandler e Joey.

Ou quando Rachel usa um par de ingressos para marcar um encontro com um cliente que ela conhece na Bloomingdale’s.

A casa do time nos jogos como mandante é o famoso Madison Square Garden. E os personagens já apareceram por lá.

Madison Square Garden, cenários de Friends em Nova York
Foto: schliff por Pixabay

Curiosamente, no episódio mais icônico que menciona a arena, os rapazes tinham ido assistir a uma partida de hóquei dos Rangers, time profissional de hockey de Nova York, quando Ross é atingido pelo disco do jogo.

Além da possibilidade de ir ao The Garden assistir a um evento esportivo como os personagens da série, também é possível assistir a shows (Ivete Sangalo até já gravou um show ao vivo lá).

Os visitantes também podem conhecer mais a fundo o local através de uma visita guiada ao complexo, conhecida como All Access Tour.

Esse tour é bem completo e é realizado por guias que contam curiosidades e informações interessantes sobre o local.

Plaza Hotel

No primeiro episódio da sétima temporada de Friends, Monica e Chandler levam o restante da galera para um hotel chique para tomar champanhe e comemorar seu noivado.

O hotel em questão é o Plaza, que é espetacular. O Plaza Hotel é um dos, talvez ‘o’ edifício mais filmado na cidade e aparece como cenário de vários filmes em Nova York.

Além disso, esse é certamente um dos hotéis mais famosos do mundo e um dos hotéis preferidos das celebridades em Nova York.

Veja mais sobre o Plaza Hotel e quanto custa se hospedar por lá

Plaza Hotel em Nova York. Locações de filmes em Nova York
Foto: jrmrt por Pixabay

Nem precisa dizer que se hospedar nele é bem caro, portanto apenas uma fotinho na frente, mostrando a fachada já vai ser o suficiente para a maioria de nós, meros mortais.

Dica bônus: New York Pass

O New York Pass é como se fosse um cartão de descontos que te permite ‘entrada gratuita’ para mais de 100 das atrações de Nova York, além de descontos em restaurantes e lojas.

As aspas no ‘entrada gratuita’, é porque você paga pelo passe, mas não individualmente por atração, e pode acabar saindo muito mais barato no final, especialmente se você for a muitos lugares.

Veja como funciona e como comprar seu New York City Pass

O passe é ativado assim que você visita a primeira atração. Existem passes para 1, 2, 3, 5, 7 e 10 dias. Você pode visitar quantas atrações conseguir dentro do período de duração do passe.

Ao comprá-lo, você recebe um guia com todas as atrações que ele permite entrada, e todas outras informações necessárias a respeito dele.

Entre os locais que você pode visitar com o passe, está, por exemplo, o Museu de História Natural, citado aqui nessa lista.

Cenários de Friends em Nova York: faltou algum?

Sentiu falta de algum lugar importante para o seriado Friends que fica em Nova York e nós não citamos nessa lista?

Fala pra gente nos comentários e nos ajude a ampliar as indicações de cenários de Friends para visitar em Nova York!

E será que você já visitou algum desses lugares em Nova York? Comenta aí pra gente nos comentários!

Planeje sua viagem para Nova York

Dicas de cidades e atrações

Quer mais dicas para planejar sua viagem para os Estados Unidos? Temos posts publicados com dicas de vários estados e cidades no país, incluindo muitas dicas de Nova York.

Consulte nosso índice de posts dos Estados Unidos e veja todos os posts que já publicamos aqui no blog.

Também temos dicas de outros lugares para visitar se você é amante de filmes e séries: confira nossa sessão Nerd & Geek e descubra lugares incríveis para visitar em Nova York e pelo mundo.

Seguro viagem para Estados Unidos

Diferente da Europa, seguro viagem não é obrigatório para quem viaja para os Estados Unidos.

No entanto, o que a gente recomenda SEMPRE é que vale a pena fazer o investimento e viajar com cobertura do seguro viagem, mesmo sem a obrigatoriedade.

E por quê? Principalmente porque a saúde nos Estados Unidos é completamente privada, e você pode desembolsar muito dinheiro para qualquer atendimento ou procedimento médico, por mais simples que seja.

Além disso, tem todas as vantagens que vem junto com o seguro viagem, como assistência odontológica, indenização contra extravio de bagagem e muito mais.

Na hora de fazer a compra do seguro viagem, eu uso o site da Seguros Promo. Ele funciona como um comparador de preços entre as seguradoras. 

Basta colocar o destino e as datas da sua viagem que o site mostra as opções de seguro viagem com melhor custo-benefício para você.

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Se você não entende muito bem como funciona o seguro viagem, pode ler mais sobre Seguro Viagem aqui no site.

Ingressos e atrações em Nova York

Foto em destaque: William Warby via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Avatar for Thiago Amaral
Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *