How I met your mother em Nova York: Lugares para visitar se você é fã

Roteiro em Nova York para fãs de How I met your mother | Em setembro de 2020, How I met your mother completa 15 anos desde sua estréia.

O último episódio foi ao ar em março de 2014, e deixou saudades em todos os fãs da série, que adoravam caminhar pelas ruas de Nova York com Barney, Ted, Robin, Lily e Marshal.

Assim como em outras séries, muitas cenas de How I Met Your Mother foram gravadas em estúdio.

No entanto, há muitos lugares na cidade de Nova York que também serviram de cenário para momentos marcantes em HIMYM e podem ser visitados pelos fãs da série.

Lugares em Nova York para visitar se você é fã de HIMYM

MacLaren’s

Não poderíamos começar uma lista de locais em Nova York relacionados a How I met your mother por outro lugar que não fosse o MacLaren’s.

Afinal, os amigos protagonistas estavam por lá em praticamente todos episódios.

É bem verdade que o bar, com esse nome, não existe oficialmente. Porém, existe um bar que foi usado como base para o da série, o McGee’s Restaurant & Pub.

McGee's Restaurant & Pub em Nova York - roteiro para fãs de How I met your mother
Foto: vagueonthehow via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Diz-se que os roteiristas costumavam se encontrar no McGee’s Restaurant antes da criação da série e, por isso, acabou servindo de inspiração para o MacLaren’s.

Na primeira temporada, no episódio 14 intitulado “Zip, Zip, Zip”, Ted pede a um taxista que o leve para casa na 75ª com Amsterdã, indicando, assim, que tanto seu apartamento como o MacLaren’s ficavam no Upper West Side.

Contudo, na vida real, o McGee’s fica em Hell’s Kitchen, bem próximo da Times Square e do Central Park, bem acessível e ao lado dos teatros da Broadway.

O restaurante e pub resolveu abraçar a fama que a série lhe proporcionou e acabou virando roteiro de muitos turistas.

Por lá, todas as segundas-feiras há um cardápio especial, com opções de refeições inspiradas na série How I met your mother.

O mais legal são os nomes: drinks como o Robin Sparkles, Slutty Pumpkin, the Pineapple Incident e até mesmo pratos como o wrap TedMosbyIsAJerk.com.

Empire State Building

O Empire State Building não só é um dos principais pontos turísticos da cidade, mas também um dos lugares favoritos do Ted. Por essa razão, é frequentemente citado na série e é quase um personagem secundário da trama.

No episódio 12 da segunda temporada, a irmã mais nova de Robin, Katie, chega para uma visita de fim de semana e os amigos decidem levá-la ao Empire State Building.

Enquanto esperam no lobby pelo elevador, Ted, Robin, Marshall e Lily compartilham as histórias de como perderam a virgindade.

Empire State Building, ponto turístico EUA
Foto: Free-Photos por Pixabay 

Localizado na quinta avenida, o arranha-céu tem 102 andares e oferece uma vista incrível da Big Apple. A média de espera para chegar ao deck de observação do 86º andar é de 15 a 30 minutos.

Leia também: Melhores observatórios para ver Nova York do alto

Uma boa dica para quem decidir por visitá-lo, é deixar para subir no finalzinho da tarde, antes do pôr do sol, dessa forma, você terá a chance de aproveitar a paisagem tanto de dia quanto de noite.

Central Park

Outro cartão postal clássico que serviu como cenário em How I met your mother em Nova York é o Central Park. Caminhando por lá, dá para ver alguns lugares favoritos dos personagens.

Central Park em Nova York
Foto: David Mark por Pixabay 

Mas se você perguntasse ao Marshall, por exemplo, ele te diria para não ficar muito perto da exposição de macacos da neve no zoológico do Central Park, onde ele jura ter sido assaltado por um macaco.

Um pouco mais a oeste, você encontrará o Carrossel do Central Park, onde Robin volta para procurar seu medalhão enterrado no final da oitava temporada.

Alerta de spoiler: não perca seu tempo cavando. Não está lá.

Corner Bistro

Apesar de curtirem muito o cardápio do MacLaren’s, na opinião de Marshall, o melhor hambúrguer de NYC não era o do bar favorito da gangue.

Durante sua primeira noite em Nova York (antes mesmo de encontrar seus amigos de série), Marshall come o melhor hambúrguer de Nova York em um pequeno local, desconhecido, e que ele nunca mais conseguiu encontrar.

Um dia, querendo sentir como se tivesse 22 anos novamente, ele embarca em uma missão para encontrá-lo.

Essa história é contada no episódio 4 da segunda temporada e depois de uma intensa busca ele descobre o Corner Bistro, o qual merece, segundo ele, o título de “The Best Burger in New York”.

Coner Bistro, lugares para visitar em Nova York se você é fã de How I met your mother
Foto: LabyrinthX via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Quando o episódio foi ao ar em 2008, o Corner Bistro tinha o hambúrguer com a classificação mais alta no Zagat, que é o principal guia de restaurantes e entretenimento de Nova York.

Você pode conferir se Marshall tinha razão (como quase sempre tem) a respeito do melhor hamburger de NYC, visitando o Corner Bistro que fica em Greenwich Village, em 331 W 4th St.

Gray’s Papaya

Triste por achar que o Réveillon parece ótimo na TV, mas que na realidade é sempre apenas uma grande decepção, Ted planeja a noite perfeita para a turma aproveitar a noite de Ano Novo: cinco festas em três horas.

Isso acontece no episódio 11 da primeira temporada.

Entre as festas, eles fazem uma parada no Gray’s Papaya Upper no West Side (2090 Broadway, 72nd Street) para comer cachorros-quentes.

Gray's Papaya em Nova York
Foto: Steven Damron via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

O Gray’s Papaya funciona 24 horas por dia e é famoso em Nova York desde 1973, já tendo aparecido em alguns filmes e séries como Mens@agem pra você (com Tom Hanks e Meg Ryan), Sex and the City e Glee.

Um dos principais atrativos é o ‘Recession Special’: dois cachorros-quentes e uma bebida de quase 500 ml por cerca de 5 Dólares.

No seu auge, a rede possuía três restaurantes por toda Manhattan. Hoje, apenas um permanece aberto, no Upper West Side.

Shinjitsu / Benihana

Quando Barney zomba do chef do Shinjitsu, Marshall aposta que Barney não seria capaz de fazer melhor.

Porém, o que Marshall não sabia, era que Barney já havia feito um curso de seis meses de Teppanyaki, estilo da culinária japonesa que usa uma chapa de ferro para cozinhar alimentos.

Se ele perdesse a aposta, Barney teria que usar uma gravata de pato por um ano. Quando ele está prestes a ganhar a aposta, Lily usa seus ‘dotes’ e ‘distrai’ Barney, e o empate permanece pelo resto da temporada.

Esse é o terceiro episódio da temporada 7.

O restaurante mais conhecido em estilo Teppanyaki de Nova York é o Benihana (47 W. 56th St) em Midtown, e o episódio foi realmente gravado dentro de um dos restaurantes da rede.

Benihana, restaurante cenário da série How I met your mother
Foto: kennejima via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Metrô & Trem

Saindo um pouco desses rolês mais ‘gastronômicos’ por assim dizer, vamos pegar o metrô junto com os personagens de How I met your mother em Nova York.

Depois de correr a Maratona de Nova York para ganhar uma aposta com Marshall, as pernas de Barney cederam enquanto ele andava no trem 6 e ele pede ajuda a Ted.

Quando o trem entra nesta estação antes de Ted pegar seu MetroCard, ele pula a catraca e é apanhado por um policial.

Metrô Nova York - catracas
Foto: Corey Ryan Hanson por Pixabay 

Para comparecer a audiência por conta da infração, ele perde uma entrevista de emprego em Chicago, o que faz ele continuar morando em Nova York (para nossa alegria).

Isso acontece no episódio 15 da segunda temporada, e a cena se passa na estação da Rua 86 com a Lex.

Além disso, os personagens também encaram a LIRR, Long Island Rail Road, o sistema de trens urbanos na parte sudeste do estado americano de Nova York, que se estende de Manhattan até a ponta leste do Condado de Suffolk, em Long Island.

No episódio 16 da sétima temporada, chamado The Drunk Train, Ted e Barney embarcam no último trem da noite de volta a Long Island, conhecido como “o trem bêbado”.

long island train em Nova York
Foto: Marc Flores via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Ele está cheio de, nas palavras de Lily, “um bando de idiotas bêbados e desleixados que acabam de sair de uma noite de festa na cidade, desesperados para curtir com qualquer coisa que se mexa”.

Prato cheio para Barney e Ted, que pulam a bordo na esperança de pegar mulheres intoxicadas.

O Drunk Train é real, geralmente saindo por volta de 2:40 da manhã para Wantagh – o último trem que sai da Estação Penn.

A galera de Long Island jura que uma noite no bar Joshua Tree (513 Third Ave.), seguida de um passeio devidamente alcoolizado nesse trem, é um rito de passagem…

Cabe a você decidir se esse é um passeio que vale ou não a pena conhecer.

Além disso, nosso primeiro encontro com “a mãe” que dá nome ao seriado acontece no balcão do trem da LIRR para Farhampton.

Bom, Farhampton não é um lugar real, e essa cena foi filmada em um set, mas se existisse, você teria que conseguir um ingresso LIRR na Penn Station.

Penn Station em Nova York
Foto: Daisuke FUJII via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Mas esteja avisado: a estação não é exatamente fascinante e deve ser evitada se você não estiver viajando para algum lugar.

Portanto, exceto se você amar a mãe dos filhos de Ted tanto quanto ele, pode nem valer tanto a pena a viagem.

Museu Americano de História Natural

Passando da esbórnia para a cultura, temos o famoso museu que já apareceu em outras diversas produções cinematográficas.

Inclusive, até naquela outra série de AMIGOS que também se passa em Nova York, e muitos insistem em dizer que HIMYM é uma cópia.

Leia também: Cenários de Friends para visitar em Nova York

No oitavo episódio da temporada 6, a gangue participa de um evento de arrecadação de fundos no Museu de História Natural (Central Park West, 79th St) em nome do Goliath National Bank, onde Barney e Marshall trabalham.

Museu Americano de História Natural
Foto: WikimediaImages por Pixabay 

Na ocasião, Barney se vangloria de ter derrubado a enorme baleia azul que está exposta no hall do museu, quando ele tinha 6 anos de idade, enquanto Ted se diverte com a acústica do museu, na qual um sussurro em uma extremidade da sala soa claro na outra.

O modelo de baleia azul do Atlântico, exposta no museu, tem cerca de 28 metros de comprimento e mais de 9 toneladas.

Nenhuma criança jamais o derrubou, embora a baleia tenha sido removida em 2003 para uma reforma de US $ 21,5 milhões.

Baleia azul do museu americano de história natural
Foto: InSapphoWeTrust via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Universidade Columbia

Quando Ted aceita um emprego como professor de arquitetura na Universidade Columbia ele fica durante sete minutos dando sua palestra inicial de Arquitetura 101.

É então que ele descobre que está na Economia 305, localizado no prédio 14, sala 7. Quatro temporadas depois, descobrimos que a mãe misteriosa no título da sitcom estava naquela sala de aula.

Embora não haja prédio 14 no campus de Columbia, os estudantes de graduação podem cursar a Arquitetura 101, “Design Futures: New York City”, no Diana Center, no campus vizinho de Barnard College.

Quanto ao curso de economia, Columbia não oferece essa classe.

Laser Tag

Se no fim de todos esses passeios etílicos, gastronômicos e culturais você só quiser se divertir e relaxar um pouco, um partida do jogo favorito do Barney pode ser o que você procura.

Começando pelo episódio piloto e passando por diversos outros ao longo da série How I met your mother em Nova York, Barney sempre disputa partidas de laser tag e as vezes até consegue arrastar um ou outro membro da turma.

Ele usa o jogo principalmente como uma forma de se conectar, estreitar laços, tendo levado o então noivo de Robin e sua namorada (à época) Nora para lá em ocasiões separadas.

Barney até usou o jogo como uma oportunidade de se aproximar do pai de Robin antes do casamento.

Infelizmente, não existem muitos lugares para se disputar uma partida de laser tag em NYC. O Area53 na 53 Bridge St, Brooklyn, pode ser a única opção atualmente.

Se você estiver com muita vontade mesmo de disputar uma partida, você pode ir até a vizinha Long Island e visitar o Indoor Extreme Sports (47-11 Van Dam St). Lá você também pode jogar paintball e outros esportes radicais.

Outros lugares

É claro que existem muitos outros lugares que os personagens da série visitam ao longo das 9 temporadas em que o sitcom esteve no ar.

Talvez alguns deles até tenham alguma relevância para a história, mas a maioria certamente não.

Marshall por exemplo, é de Minnesota, e já apareceu por lá mais de uma vez. Da mesma forma que Robin vem do Canadá, e além de já ter retornado ao seu país na série, vez ou outra foi a um pub canadense em NYC.

Há o episódio em que Barney convence Ted a ir até a Filadélfia, onde eles, supostamente, lambem o Sino da Liberdade.

Os personagens foram a jogos e concertos em vários lugares diferentes na série…

Enfim, sempre haverá um lugar que você ache legal ou que acredite que valha menção mas que não foi citada em nossa lista. Pois então, nos diga!

Qual lugar aparece em How I met your mother, em Nova York ou não, que você acha que deveria estar na lista?

E dos locais citados, quais você já visitou? Como foi? Conta aí pra gente!

Planeje sua viagem para Nova York

Dicas de cidades e atrações

Quer mais dicas para planejar sua viagem para os Estados Unidos? Temos posts publicados com dicas de vários estados e cidades no país, incluindo muitas dicas de Nova York.

Consulte nosso índice de posts dos Estados Unidos e veja todos os posts que já publicamos aqui no blog.

Seguro viagem para Estados Unidos

Diferente da Europa, seguro viagem não é obrigatório para quem viaja para os Estados Unidos.

No entanto, o que a gente recomenda SEMPRE é que vale a pena fazer o investimento e viajar com cobertura do seguro viagem, mesmo sem a obrigatoriedade.

E por quê? Principalmente porque a saúde nos Estados Unidos é completamente privada, e você pode desembolsar muito dinheiro para qualquer atendimento ou procedimento médico, por mais simples que seja.

Além disso, tem todas as vantagens que vem junto com o seguro viagem, como assistência odontológica, indenização contra extravio de bagagem e muito mais.

Na hora de fazer a compra do seguro viagem, eu uso o site da Real Seguros. Ele funciona como um comparador de preços entre as seguradoras. 

Basta colocar o destino e as datas da sua viagem que o site mostra as opções de seguro viagem com melhor custo-benefício para você.

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Se você não entende muito bem como funciona o seguro viagem, pode ler mais sobre Seguro Viagem aqui no site.

Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *