Alsácia, França: principais vilarejos e roteiro de 3 dias

A Alsácia é uma das regiões mais bonitas da França. Fica no nordeste do país, na fronteira entre França e Alemanha. E embora hoje seja um território francês, por muitos séculos as belezas da Alsácia foram motivo de disputa entre esses dois países.

Por isso, viajando pela região da Alsácia você vai perceber a presença das duas influências, tanto a francesa quanto a germânica, e isso vai desde a gastronomia até a arquitetura.  

Para explorar a Alsácia na França, a dica é chegar de carro ou de trem até Estrasburgo, a maior cidade da região, que está apenas 500 km de Paris.

De lá, você pode alugar um carro e explorar os vilarejos da Alsácia com calma, descobrindo tudo de mágico que essa região pode oferecer.  

O que fazer na Alsácia, França? O que tem por lá

Na Alsácia você vai encontrar mais de 100 encantadoras aldeias, uma renomada rota dos vinhos, paisagens bucólicas e castelos.

No final do ano, uma tradição são os lindos mercados de natal nos vilarejos. Visitar a Alsácia no Natal é certeza de conhecer alguns dos melhores mercados de Natal da Europa. 

Além disso, principalmente por conta da influência alemã, a Alsácia é uma tradicional região produtora de cervejas. Hoje a Alsácia produz 60% das cervejas francesas, sendo um ótimo destino para fazer turismo cervejeiro.

Outra curiosidade é que a Alsácia serviu como inspiração para a Walt Disney World criar a charmosa vila do filme Bela e a Feira.

Sendo assim, podemos afirmar que a Alsácia é um verdadeiro cenário de conto de fadas

Planejando uma viagem para Alsácia

Nesse post, vamos falar sobre o que fazer na Alsácia. Confira as dicas de viagem para passar lindos dias nesta região e explorar os melhores vilarejos da Alsácia.

Como chegar na Alsácia e como se locomover

Para chegar na Alsácia de avião, as melhores opções são os aeroportos de Estrasburgo ou Basileia (Suíça), que está apenas a 50 km de Colmar.

Colmar é a cidade mais estruturada e mais bem localizada para quem deseja estabelecer uma base para explorar os vilarejos da Alsácia. Por isso, vou dar algumas dicas de hospedagem em Colmar mais na frente nesse post.

Se você está em Paris, a melhor opção é seguir de trem até a estação de Estrasburgo (2 horas de deslocamento).

Chegando na Alsácia, a melhor dica é seguir a viagem de carro.

Você vai pode se deslocar com facilidade entre os vilarejos, e também fazer paradas fora do roteiro em lugares que chamarem sua atenção (e isso vai acontecer muito!).

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Além disso, dirigir nessa região da França não tem nada de complicado. As estradas da Alsácia são excelentes. E ao chegar em uma aldeia é só estacionar o carro em qualquer estacionamento público e curtir o seu dia.

As vilas ficam próximas umas das outras, e ter liberdade para ir e vir é tudo o que você vai desejar enquanto estiver viajando pela Alsácia na França.

Como opção, caso você não queira alugar um carro para explorar a Alsácia, recomendo que chegue (de trem ou avião) por Estrasburgo e siga para Colmar de trem.

De lá opte por excursões pela região. Veja algumas opções:

Saindo de Colmar: Excursão de 1 dia pela Alsácia

Saindo de Estrasburgo: Excursão pela rota do Vinho da Alsácia

Quando visitar a Alsácia

A Alsácia é uma região belíssima para se visitar durante a primavera na Europa (entre março e junho). Quase todo ano, a Alsácia aparece no topo da lista dos vilarejos mais floridos da França.

Mas visitar a região no final do ano e conhecer os mercados de Natal da Alsácia pode ser um verdadeiro sonho (foi o que eu fiz).

Mercados de Natal na Alsácia, Colmar
Mercado de Natal em Colmar. Foto: Maytê Scaravelli

Com certeza não tem temporada errada para visitar este lugar.

Lembre-se que no verão as temperaturas estão bem altas e no inverno bem baixas, se não curte os extremos opte pelas meias estações (março a junho ou setembro a novembro).

Quanto tempo ficar na Alsácia

A Alsácia tem muitos os vilarejos. Embora um seja diferente do outro, confesso que chega uma hora que tudo começa a parecer meio igual.

Recomendo visitar algo como 5 aldeias em uma viagem. Se tiver tempo e interesse, intercale com a rota do vinho da Alsácia, que atravessa a principal região produtora dos vinhos brancos e de sobremesa da França. 

Ou quem sabe você prefira uma viagem cervejeira? Daí a dica é fazer uma vigem para explorar as microcervejarias da região da Alsácia, como a Brasserie du Vignoble em Riquewihr e a Sainte Cru em Colmar.

Nós ficamos três dias na Alsácia e separamos nosso roteiro pelos vilarejos da seguinte maneira:

Dia 1 na Alsácia: Colmar e Eguisheim

Dia 2 na Alsácia: Ribeauvillé, Riquewihr, Kaysersberg

Dia 3 na Alsácia: Estrasburgo

Onde ficar na Alsácia

Como comentei acima, recomendo que fique em Colmar, ou próximo da cidade. É a base com melhor infraestrutura e mais próximo da grande maioria dos vilarejos da Alsácia que visitamos nesse roteiro.

Se chegou por Estrasburgo, que é a cidade mais distante de todas, use o dia da chegada ou da partida para conhecer e explorar a capital da Alsácia. 

Colmar é uma cidade um pouco maior que os demais vilarejos da Alsácia. Opte por ficar no centro da cidade, local mais charmoso e com mais estrutura de restaurantes.

Mas saiba que possivelmente terá que deixar o carro um pouco mais distante, pois muitas ruas do centro não permitem a entrada de carros. 

Para quem prefere apartamento

Colmarappart Rue Des Clefs – são vários apartamentos de luxo para alugar no centro de Colmar, de diferentes tamanhos. Atende desde pequenos grupos de 4 pessoas até mais de 10 viajantes. Veja unidades disponíveis e valores.

La Chambre de Bartholdi – mais uma versão de apartamento compacto, para um casal. Está localizado no centro histórico de Colmar, com estacionamentos públicos ao redor. Veja valores.

Para quem prefere hotel

James Boutique Hôtel Colmar centre – uma opção de hotel boutique para quem quer se hospedar com elegância, em um hotel moderno e bem no centro de Colmar. O hotel tem bar e estacionamento privativo. Veja valores.

Colmar Hotel – uma das hospedagens mais bem avaliadas da cidade, fica a apenas 1km do centrinho e do mercado de Natal de Colmar. O café da manhã é muito bem avaliado e tem estacionamento gratuito e pago no local. Veja valores.

Mercure Colmar Center – o Mercure Colmar está localizado no centro da Cidade, com opção de  estacionamento privativo e toda a infraestrutura da rede Mercure. Veja valores.

Hotel Le Colombier – o Hotel Le Colombier também é uma opção central, localizado no bairro de La Petit Venice. Os quartos são reformados e amplos, mas o hotel não oferece estacionamento. Veja valores.

Para quem prefere fora de Colmar / cidades vizinhas

Brithotel Restaurant & Spa – essa foi a minha opção da primeira vez que eu visitei Colmar, ficamos fora da cidade pela comodidade do estacionamento (sem custo).

Nada longe de Colmar, o Brithotel pode ser uma boa opção por estar próximo da estrada e facilitar o deslocamento para as outras vilas da região. Veja valores.

Le Menestrel – o Le Menestrel está localizado na rota do vinho em Ribeauvillé, a 500 m do centro histórico. Dispõe de centro de spa e jardim com terraço com vista para os vinhedos e um estacionamento privativo gratuito. Veja valores.

Hôtel Barrière Ribeauvillé – também localizado na rota do vinho e com vista para os vinhedos, o Hotel Barrière é excelente opção para aqueles que querem aproveitar a viagem para descansar em um hotel spa. Veja valores

Hotel des Berges, Restaurant Gastronomique & Spa – mais uma opção para aqueles que buscam tranquilidade e uma excelente vista.

O hotel oferece piscinas com vista, além de um agradável espaço para as refeições com vista para um canal e um belo jardim. Veja valores.

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Vilarejos da Alsácia para conhecer

Colmar

Colmar está intitulada como “a mais alsaciana das cidades da Alsácia”.

Reserve um dia completo para flanar pelas suas ruelas de pedra. É a cidade perfeita para entrar no mundo da fantasia.

Colmar, Alsácia na França
Foto: Mayte Scaravelli

Saint-Martin, a igreja da cidade, se destaca entre os prédios baixos. O passeio mais sedutor por lá é andar e descobrir cada uma das ruazinhas de Colmar.

Como eu sempre digo: permita-se se perder. E como define o dicionário: passeie devagar – de maneira lenta, sem pressa, vagarosamente. Vale a pena entrar no ritmo do vilarejo.

As águas calmas do rio Lauch servem de espelho para esta cidade cinematográfica.

Sob as pontes da La Petit Venice vemos as coloridas casas refletidas no rio. Para cada ponte, uma imagem diferente.

Casas, barquinhos, floreiras e até a própria ponte refletida na água, formam uma verdadeira obra de arte, um verdadeiro museu de arte a céu aberto para você admirar.

Vilarejos da Alsácia: Colmar
Foto: Mayte Scaravelli

Eguisheim

Eguisheim faz parte da rota dos vinhos da Alsácia.

É uma pequena aldeia, conhecida por ter sido da família Eguisheim, uma família que foi exterminada na fogueira durante a Idade Média por disputas de terras com outras famílias da região. 

A charmosa praça da cidade se transforma em uma verdadeira floreira na primavera.

O vilarejo fica bem ao lado de Colmar (8 Km), o que transforma Eguisheim em uma cidade perfeita para dar uma passeada após o almoço.

Um aviso aos viajantes: no inverno sofremos e não encontramos uma única cafeteria aberta em Eguisheim. Acabamos fazendo só com um passeio pelas poucas ruas da vila.

Riquewihr

Sem querer “caímos” em Riquewihr, e foi lá que tive a certeza que a Alsácia era muito mais que Colmar e Estrasburgo. 

Localizada a 15 Km de Colmar e 70 Km de Estrasburgo, essa aldeia é uma joia.

Não são mais que 3 pequenas ruelas no vilarejo. E as casas são praticamente abraçado pelos vinhedos, deixando a paisagem ainda mais bucólica e romântica.

Riquewihr, Alsácia na França
Riquewihr. Foto: Maytê Scaravelli

Ao atravessar o portal de entrada da cidade já senti que mesmo em poucas ruas, aquele local iria me proporcionar uma experiência que valeria por uma cidade do tamanho de Paris.

O charme e o colorido das casas, separadas por uma ruela de pedra, nós faz acreditar que tudo aquilo faz parte de um cenário de filme.

Se equilibrar entre uma pedra e outra e adentrar a aldeia francesa será uma descoberta a cada passo e as construções não tão alinhadas deixam que a adorável Riquewihr vá se revelando pouco a pouco. 

Procure pela Cave d’Affinage de Riquewihr (na rua principal), uma entradinha um tanto quanto escondida e uma escadaria para baixo vão te levar para o mundo paralelo dos queijos.

Deguste as inúmeras opções, aprenda um pouco sobre cada tipo de queijo e compre um pedaço para acompanhar uma taça de vinho à noite no seu hotel.

Riquewihr também faz parte da rota do vinho na Alsácia francesa.

Riquewihr, rota dos vinhos na Alsácia francesa
Foto: Mayte Scaravelli

Ribeauvillé 

Não muito diferente das anteriores, Ribeuvillé, é linda, sedutora e pititica.

Uma antiga cidade fortificada, ainda hoje é possível ver os restos da antiga muralha de proteção do vilarejo.

Conhecida por ser uma das mais importantes vilas da Rota dos vinhos alsacianos, aqui é possível encontrar inúmeras tavernas para realizar uma degustação dos melhores vinhos brancos da região. 

Além de vinho e muito charme, Ribeauvillé está cercado por ruínas de três castelos: Saint-Ulrich, Haut-Ribeaupierre y Girsberg.

Kaysersberg

Kaysersberg foi escolhido como o vilarejo preferido dos franceses, eleito pelos próprios em 2017.

A graça do lugar fica por conta do rio Wiess que separa a vila em dois bairros que são unidos por uma ponte fortificada, além claro das casinhas coloridas que encontramos em toda a margem do rio e também ao longo da aldeia.

No final do passeio não nos resta dúvidas dos motivos que levaram os franceses a escolherem tal lugar como favorito.   

Kaysersberg, vilarejo da Alsácia na França
Foto: Maytê Scaravelli

Estrasburgo

Estrasburgo é a capital da Alsácia. Devo dizer que é essa é uma cidade obrigatória para aqueles que estão de passagem por essa região.

Além de todo o charme alsaciano, Estrasburgo é quem irá revelar boa parte da história desse povo, seja caminhando pelas ruas da cidade ou navegando pelo rio que corta toda a cidade. 

Após tantos conflitos nessa terra, no passeio de batorama compreende-se o motivo de receberem o título “A Capital da Europa”.

Para saber mais sobre a cidade, recomendo que leia o post completo sobre Estrasburgo.

Estrasburgo, Alsácia na França
Foto: Maytê Scaravelli

Passeios na Alsácia

Caso você não esteja de carro e opte por se hospedar em Colmar ou Estrasburgo, você ainda pode explorar a região fazendo passeios e excursões.

E mais, se você quer aproveitar a rota do vinho fazer um passeio guiado é a melhor opção para curtir sem se preocupar em ter que dirigir depois!

Confira nossas dicas de passeios pela região da Alsácia:

3 vinícolas na Alsácia – partindo de Colmar, um tour de dia inteiro que vai te levar para 3 vinícolas típicas da rota do vinho alsaciana. Confira aqui o passeio.

Degustação de vinho (meio período)  – muito mais do que degustar os vinhos da região, aprenda sobre a produção de vinho e desfrute das belas estradas da rota do vinho. Passeio de meio período, conheça duas vinícolas. Confira aqui o passeio.

Tour pelos mercados de Natal saindo de Estrasburgo – descubra um mundo de perfumes, sabores artesanais e luzes nesse tour privativa de 7h pelos principais mercados de Natal na Alsácia. Confira aqui o passeio.

Veja outros passeios na Alsácia

A Alsácia é especial

Eu sempre tive o sonho de conhecer a região da Alsácia! Logo que me mudei para a Europa tratei de planejar e organizar essa viagem. Longe da família, Chris e eu optamos por passar o Natal por lá. 

Foi amor à primeira vista! Fiquei completamente encantada e rendida com a região e a decoração natalina, como minha mãe é a-p-a-i-x-o-n-a-d-a pelo Natal desejei bem forte um dia voltar com ela para esse lugar mágico.

Em questão de dois anos, lá estava eu novamente, no Natal, apresentando a Alsácia para a minha mãe e toda a família. 

Se você visitar a região da Alsácia com minhas dicas, vou ficar muito feliz de ler seu comentário contando como foi a viagem e o que mais te encantou por lá. A caixinha de comentários fica logo aqui embaixo 😉

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Mayte Scaravelli
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Misia disse:

Estou planejando uma viagem à Europa, incluindo alguns dias pela Alsácia na época natalina, estou salvando suas dicas.

Flavia Miranda disse:

Oi Mayte.
Estou na Alsácia e farei seu roteiro amanhã. Agradeço as informações. Acho que será ótimo !

ROSELI APARECIDA JAIME CASTANHERA disse:

Olá!

Adorei suas dicas. Pretendemos ir em abril partindo de SP. Qual seria a melhor forma de chegar a Alsacia?

Muito obrigada!

Roseli

Rafael Cassemiro disse:

Oi Roseli, A melhor maneira de chegar na Alsacia é a partir de Estrasburgo (2hs de trem a partir de Paris) ou a partir da Basileia na Suíça!
Grande Abraço e boa viagem!

Renata Falcäo disse:

Obrigada pelas dicas. Muito boas!!
Estamos pensando em passar o natal de 2022 na Alsácia e visitar essas cidadezinhas. A nossa dúvida é se por conta da “racionalização de energia” acordada pelos países da UE (Guerra entre Rússia x Ucrânia) as cidadezinhas estarão iluminadas e se o marcado de natal será prejudicado.
Saberia me dizer algo? Ou onde encontrar essa informação?
Obrigada!!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Renata, é dificil saber com antecedencia, tendo tantas variáveis fora do nosso controle.
Encontrei 2 sites que podem dar alguma ajuda, que tem publicado as informações a respeito.
um é o https://www.noel.alsace/ o outro é o https://www.visit.alsace/en.
Aparentemente está tudo confirmado sobre os mercados e as cidades, incluindo a divulgação.
Grande Abraço e boa viagem!

Cássia disse:

Mayte estarei chegando na Alsacia em julho e adoreiiiiiiii as dicas Super Obrigada