Bordeaux, França: o que fazer e onde comer e beber por lá

Se você está planejando uma viagem para essa que é uma das principais regiões vinícolas da França, esse post está carregado de informações sobre o que fazer em Bordeaux, onde comer e beber vinhos na cidade.

Claro que quando pensamos em Bordeaux, pensamos em vinhos. A cidade tem essa atmosfera, por ser a “capital” de uma das principais regiões produtoras de vinho do mundo.

Por isso, talvez você esteja se perguntando se sou uma expert em vinhos, ou se só um bom entendedor de vinhos vai ser capaz de aproveitar uma viagem a Bordeaux.

Mas não é nada disso. Já vou te explicar direitinho essa história. Bordeaux não é apenas um destino para especialistas em vinho. É um lugar perfeito para os apaixonados por essa bebida, assim como eu!

Vale a pena visitar Bordeaux? Um relato de quem não entende muito de vinhos

Eu adoro tomar vinho. No frio ele quase se torna o meu melhor amigo, mas eu não entendo muito (ou diria, quase nada) sobre o assunto de forma técnica.

Eu só sei dizer: Esse eu gosto, esse eu não gosto!

Meus sentidos não são nada apurados e a maioria dos conhecimentos que tenho sobre os vinhos de Bordeaux, eu conquistei nessa viagem.

Antes, eu não fazia ideia que um autêntico vinho Merlot francês, tradicional da região de Bordeaux, é reconhecido pelos seus aromas de carvalho, café e frutas vermelhas.

Por isso, se você assim como eu é mais um amante dos vinhos que um entendedor do assunto, seja bem vindo a esse post.

Fico feliz em dizer que você pode provavelmente vai amar muito essa viagem a Bordeaux (assim como eu amei!).

Sirva-se de uma taça de vinho para acompanhar a leitura e vamos juntos descobrir o que fazer em Bordeaux em 3 dias!

Bordeaux França: planejamento de viagem

Onde ficar em Bordeaux?

Na hora de definir nossa hospedagem, escolhemos um hotel fora da cidade de Bordeaux, afinal o objetivo era conhecer a região e não somente a cidade de Bordeaux. 

Pegamos um hotel sem café da manhã, para ter a oportunidade de começar o dia nas tradicionais boulangeries (padarias francesas), uma experiência que amamos e faz muito nosso estilo de viagem.

Todos os dias, nossos cafés foram acompanhados de um belo croque monsieur e croissants de chocolate! Tem como ser melhor que isso?

Para se hospedar nos arredores de Bordeaux, recomendo alugar um dos apartamentos no Hôtel Particulier – Bordeaux St Jean, que fica a apenas 2 km do centro, mas já numa área com muito verde e até trilhas.

A propriedade tem um bar, estacionamento privativo, terraço com vista e recepção 24 horas.

Hôtel Particulier – Bordeaux St Jean: veja disponibilidade e valores.

Mas se você prefere a comodidade de acordar e já ter o café da manhã esperando por você, recomendo o Le Clos des Queyries, um Bed and Breakfast também nos arredores de Bordeaux.

Ele funciona num casarão incrível, decorado com muito bom gosto e cercado por jardins lindos, perfeitos para apreciar um vinho.

Le Clos des Queyries: veja disponibilidade e valores.

Já no centro da cidade, há algumas opções interessantes também, que podem ser uma melhor alternativa para quem viaja sem carro. Vale conferir:

Hotéis no centro de Bordeaux:

Apartamentos para alugar no centro de Bordeaux:

Ainda não encontrou sua hospedagem?
Veja outros lugares para ficar em Bordeaux

Seguro viagem França

Seguro viagem é um documento que você paga antes de viajar e que garante assistência médica sem custos em casos emergenciais de doenças ou acidentes que possam ocorrer durante a sua viagem.

Ou seja, você precisa contratar o seguro viagem ainda aqui no Brasil, antes da data de embarque. Na hora da compra, você define o destino e as datas da sua viagem para emitir a apólice de cobertura.

Contar com a cobertura de um seguro viagem pode evitar muita dor de cabeça e complicações!

E no caso de viagem para a Europa, o seguro viagem é obrigatório.

Para entrar na “área de Schengen“, que envolve boa parte dos países da Europa, os viajantes precisam comprovar que estão cobertos por seguro internacional com cobertura mínima de 30 mil euros por pessoa em assistência médica.

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

O que fazer em Bordeaux: principais pontos turísticos

A cidade de Bordeaux ganhou o prêmio de melhor destino turístico europeu em 2015.

Segundo o The New York Times, Bordeaux é a nova Paris! Ulalá, quanta responsabilidade, hein?

Reservamos 3 dias inteiros para explorar a região de Bordeaux, incluindo a cidade e bate e volta nos arredores.

Ao final desse tempo, ainda tínhamos uma manhã na cidade antes de iniciarmos nossa viagem de retorno.

Nesse tempinho, conseguimos encaixar mais um destino próximo, que fica para você com mais uma opção de bate e volta saindo de Bordeaux.

Por isso, as atrações que você vai ver listadas aqui são suficientes para montar um roteiro de 3 dias em Bordeaux, mais um bônus de meio período.

Passeio de bicicleta em Bordeaux

Você consegue explorar o centro de Bordeaux em um dia, com bastante folga. E a partir daí, você já vai entender porque o destino está sendo tão citado como um dos principais destinos franceses.

Se o dia estiver bonito, não pense 2 vezes: alugue uma vélo (bicicleta) e faça um primeiro passeio pedalando por Bordeaux.

Passeio de bicicleta em Bordeaux
Foto: Mayte Scaravelli

Paguei € 1,70 pelo aluguel da bicicleta por 24 horas (com periodos de uso de 30 minutos ilimitados), mais informações no site https://portail.cykleo.fr/V3?l=en, com a facilidade de poder pegar e largar a hora que quiser.

Fiz um passeio de bicicleta pelas margens do rio Garonne, no centro de Bordeaux. Foi uma pedalada deliciosa, curtindo a paisagem, o momento e a brisa batendo no rosto.

Toda a cidade de Bordeaux tem ciclovia e o trânsito respeita muito os ciclistas.

Para quem quer um passeio mais cultural, existem rotas de bicicleta passando pelos monumentos da cidade. Nós optamos apenas por andar com elas na beira do rio e foi incrível.

Tour a pé pelo centro de Bordeaux

Já o tour pela cidade nós optamos por fazer caminhando. Foi um passeio bem tranquilo.

Com este mapinha que eu peguei do site da cidade, é possível ter ideia dos principais pontos turísticos de Bordeaux (boa parte reconhecido pela UNESCO como Patrimônio) e montar seu roteiro a pé pelo centro.

Você também pode pegar esse mesmo mapa na oficina de turismo de Bordeaux).

Bordeaux - Mapa retirado do site da cidade
Bordeaux – Mapa retirado do site da cidade

Além dos pontos turísticos destacados no mapa, adicionei mais uma parada na Porte D’Aquitaine, um portal bem bacana repleto de lojinhas legais em sua chegada. 

A ideia inicial era ter feito esse passeio logo pela manhã, em um tour guiado pela cidade de Bordeaux.

Porém, eu deixei para comprar na hora, e adivinha? Tinha esgotado! Por isso recomendo que compre qualquer ingresso antecipado para não ficar frustrado no dia da sua viagem.

Nesse tour em Bordeaux a pé e por conta própria, visitamos:

O que fazer em Bordeaux, França
Foto: Mayte Scaravelli

Grand Teatro de Bordeaux

Aqui você pode fazer um tour guiado que dura 1 hora e me pareceu super completo.

Você deve estar se perguntando porque pareceu, né? Por que eu comprei um tour em francês!

Claro, eu queria testar o meu francês e percebi que ele não está nada bom, pois a única palavra que entendi foi Lumiere! Risos.

Mentira, eu comprei errado mesmo (foi mal aê marido), mas já que estava pago, nós fomos nesse mesmo, junto com outros espanhóis perdidos.

Pelo menos, iríamos conhecer o interior do teatro. Eu comprei pelo próprio site do teatro, mas recomendo comprar pela oficina de turismo.

Grand Teatro de Bordeaux
Foto: Mayte Scaravelli
Grand Teatro de Bordeaux
Foto: Mayte Scaravelli

Mirroir d’Eau (o espelho d’água de Bordeaux)

Saindo do teatro, seguimos para conhecer o lendário Espelho D’água de Bordeaux, o maior espelho d’água do mundo.

Mas eu não gosto de falar muito disso, porque aqui tive mais uma frustração nessa viagem a Bordeaux.

Como nós viajamos fora da temporada, encontramos um espelho d’água sem água. Só mesmo as minhas lágrimas de decepção!

Eu não sabia disso. Depois de passar 15 vezes em frente ao local, resolvi perguntar que horas iriam ligar a água. Afinal, a esperança é a última que morre.

E lá veio a facada no meu peito: o Espelho D’água só funciona a partir de 9 de Abril! Oi?

Espelho d'água de Bordeaux
Foto: Mayte Scaravelli

Vou ter que voltar em Bordeaux para ver o espelho d’água e fazer o tour no teatro em espanhol. 

Quem chorou comigo levanta a mão? Ok, ele é lindo de qualquer jeito, mas…#chateada

Demais pontos turísticos do centro

Em seguida continuamos nosso roteiro seguindo o mapa. O ideal é dar uma olhada e escolher quais você prefere visitar, porque há muitos monumentos e não dá tempo de, em um dia, visitar todos.

No máximo, você consegue passar em frente apenas. Mas para entrar e conhecer detalhes, o melhor é eleger seus favoritos.

Alguns destaques desses pontos turísticos do centro de Bordeaux são a Catedral de Santo-André e Torre de Pey-Berland, a Igreja barroca de Notre Dame, o Palácio Rohan e a Praça da Bolsa.

O que fazer em Bordeaux, França
Foto: Mayte Scaravelli

Vale também mencionar que muitos desses lugares cobram ingresso para visitação.

E que Bordeaux tem um city card (Bordeaux CityPass), um cartão de descontos e benefícios, que reúne algumas das principais atrações da cidade.

Se você pretende fazer visitas a esses pontos turísticos de Bordeaux, vale conferir o que está incluído no Bordeaux CityPass. Pode ser uma boa economia!

Rota dos Châteaux

Na lista das coisas que os franceses sabem fazer muito bem, temos: baguete, croissant, vinho, champagne, crepe, cassoulet e, é claro, os châteaux, os famosos castelos da França!

Muitos desses castelos em Bordeaux ou foram, ou ainda são, propriedades de famílias produtoras de vinhos, quase sempre abrigando a própria vinícola nos seus domínios. 

Existe uma estrada em Bordeaux, conhecida como a rota dos castelos.

Rota dos castelos em Bordeaux
Foto: Mayte Scaravelli

Vale a pena seguir a rota traçada, mas anote essa dica. No caminho de volta, permita-se flanar sem rumo pelas estradinhas menores e descobrir alguns tesouros.

É lindo ver os vinhedos com os castelos ao fundo! Nem todos são próximos da estrada, então nem sempre é possível ver direito assim de longe.

Mas a boa notícia: você pode espiar bem mais de perto!

A grande maioria dos castelos de Bordeaux estão abertos para visitação. Durante a semana, muitos deles tem visitas guiadas de graça. Aos finais de semana, as visitas são pagas e o ideal é reservar (os preços variam muito).

Se você não quer fazer uma visita guiada, ainda pode ir até o castelo apenas para conhecer a loja ou comprar um vinho.

Essa rota dos castelos em Bordeaux pode ser explorada em um dia inteiro, mas nós fizemos em meio período, em uma manhã, porque estava chovendo e porque estávamos fora da temporada.

Ou seja, nem todos os castelos estavam abertos para visitação.

Veja abaixo alguns castelos de Bordeaux que você pode conhecer. Todos ficam na região de Médoc, que foi a mesma região que eu visitei:

Château Loudenne

Idioma: Inglês, Espanhol e Alemão | visite o site

De abril a outubro, visitas todos os dias. De novembro a março, mediante reserva. A visita e a degustação são gratuitas.

O local também oferece passeio à cavalo, de bicicleta e barco para conhecer as vinícolas.

Château du Taillan

Idioma: Inglês, Espanhol e Alemão | visite o site

De abril a outubro, as visitas acontecem de segunda a sábado, pelo valor de €6 por pessoa. Aos domingos e feriados, custa €8 por pessoa.

É possível também fazer uma degustação gourmet, com vinhos e queijos pelo valor de €15 (no mínimo 4 pessoas e mediante a reserva).

Château Larose Trintaudon

Idioma: Inglês | visite o site

Aberto o ano todo, com horários de abertura e degustação diferentes (confira no site). A visita e a degustação são gratuitas.

Château du Tertre

Idioma: Inglês e Espanhol | visite o site

De abril a setembro, visita aberta todos os dias. De outubro a março, as visitas acontecem apenas de segunda a sexta. É necessário fazer reserva e tem um custo de €8.

Château Giscours – Melhor vinho turistico de 2015

Idioma: Inglês e Espanhol | visite o site

De abril a outubro, visita todos os dias. De novembro a março, visitas de segunda a sábado. É necessário fazer reserva e tem um custo de €8.

Château Kirwan

Idioma: Português, inglês, espanhol, alemão e italiano | visite o site

De maio a outubro, as visitas ocorrem de segunda a sábado. D novembro a abril, de segunda a sexta. É necessário fazer reserva e tem um custo de €14 por pessoa.

Almoço em um castelo de Bordeaux

Outra coisa muito legal que fizemos foi almoçar em um dos castelos tradicionais de Bordeaux.

Fizemos uma reserva para almoço no Château D’Agassac em Bordeaux. Na alta temporada, o castelo também recebe turistas para tour guiado e degustação, fora de temporada apenas o restaurante funciona.

Chateau d'agassac em Bordeaux, França
Foto: Maute Scaravelli

Agendamos o almoço para 13h, para encaixar com o horário que estávamos terminando o passeio pela rota dos castelos de Bordeaux.

Eu considero esse restaurante um dos melhores que eu já comi. Não preciso dizer que o atendimento foi excelente e o ambiente é super agradável.

Outra coisa que achei bem legal é que esse restaurante é para todos os bolsos. Eles oferecem 4 tipos de menus fechados (não tem a la carte) que variam de €25,00 a €150,00.

E o mais bacana é que a comida é exatamente a mesma para quem paga mais caro ou mais barato. A diferença está na quantidade de pratos e no acompanhamento dos vinhos.

Após provar 5 tipos de vinhos e comer muito bem, nos restou tirar uma boa soneca na parte da tarde.

Bate e volta em Saint-Émilion

Reservamos um dia em Bordeaux para fazer um bate e volta até Saint-Émilion, um pitoresco vilarejo medieval, a apenas 40km de viagem de Bordeaux.

O que fazer em Saint-Émilion, França
Foto: Mayte Scaravelli

Saint-Émilion foi fundada por um monge beneditino, que dá nome a cidade. Há uma tradicional cultura de vinhos e várias vinícolas para visitar em Saint-Émilion, umas muito tradicionais e algumas mais modernas.

Mas nem só de vinhos vive a cidade. No centro, é possível visitar vários monumentos históricos e uma extensa galeria de túneis subterrâneos escavados nas pedras.

Foi um passeio muito interessante, e inclusive escrevi um post repleto de informações para quem quer saber o que fazer em Saint-Émilion na França.

Bate e volta em Arcachon

No dia de voltar para casa, tínhamos mais uma manhã inteira para aproveitar nessa região de Bordeaux.

Eu tinha lido na internet sobre Arcachon, uma cidade praiana que fica a 65 Km de Bordeaux e é conhecida por produzir as melhores ostras da França.

O que fazer em Arcachon, França
Foto: Mayte Scaravelli

Como o meu marido gosta, resolvemos incluir na rota e para a minha grata surpresa a cidadezinha era uma graça, super bucólica, recheada de cafés e locais que servem as famosas ostras.

A cidade parece cenográfica, de tão bonitinha e bem conservada. Fica mais uma dica de bate e volta saindo de Bordeaux, se você prefere curtir uma cidade refrescada pela brisa do mar.

Para fechar a nossa escapada do feriado, ao lado de Arcachon tem as Dunas d’Arcachon Dune du Pyla que são consideradas as maiores dunas da Europa.

Nada de buggy ou esqui bunda. Lá tem uma escada para subir até o topo, a 110 metros acima do nível do mar. De um lado tem a vista para o mar e do outro para uma floresta. Se estiver de passagem, vale a pena!

O que fazer em Arcachon, França
Foto: Mayte Scaravelli
O que fazer em Arcachon, França
Foto: Mayte Scaravelli

Onde comer em Bordeaux

Em um lugar onde tem os melhores vinhos do mundo, a gastronomia não pode ser nada menos do que excelente, não é mesmo?

Tivemos algumas excelentes experiências gastronômicas em Bordeaux, que eu vou indicar abaixo.

Infelizmente, apenas 3 dias não foram suficientes para provar tudo o que gostaríamos! Estou indicando aqui também algumas dicas que eu não conheço, mas são resultados de pesquisas que eu havia feito antes de ir.

Lugares que vi durante a viagem e fiquei interessada, bem como algumas dicas de amigos. Como o tempo foi curto, não foi possível conhecer tudo, mas as dicas estão aqui e quero dividi-las com vocês.

Tá tudo aqui embaixo:

Almoço no Château D’Agassac

Com certeza, o almoço no Château D’Agassac foi um dos pontos altos da viagem, como comentei acima.

Nom d’une crêpe

Outro destaque aconteceu na nossa última noite na França. Eu queria provar o famoso crepe francês.

Encontramos o Nom d’une crêpe, restaurante muito bem localizado, próximo ao Espelho d’água. Chegamos lá por volta das 21h e estava cheio, precisamos esperar um pouco até liberar uma mesa.

Em seguida já sentados, aguardamos bastante para fazer o pedido (vá com tranquilidade). Feito o pedido, o seu crepe chega rapidinho.

Como somos fãs de um menu (comuns nos restaurantes da Europa, parecidos com os combos no cardápio dos restaurantes no Brasil), optamos por um menu que custou €13,00 e incluía um crepe salgado e um doce.

Foi mais do que o suficiente. Os crepes são bem servidos, acredito que apenas um é uma bela refeição.

Mercado Municipal (Oysters bar)

Também visitamos o mercado municipal, onde aproveitamos para comprar algumas coisinhas: patês, azeitonas e afins.

Por lá encontramos o Oysters Bar, um local bem legal para provar ostras. Você pede pelo tamanho: o número 1 é a maior e a mais tradicional.

Doces típicos de Bordeaux

E para finalizar, não pode ir embora dessa região sem comer dois docinhos típicos de Bordeaux: o macaron (já bem famoso em outras partes do mundo) e o canelé.

O canelé é um doce super típico de Saint-Émilion, que hoje pode ser devorado em todas as cidades da região de Bordeaux.

Canelé, doce típico de Bordeaux
Foto: Mayte Scaravelli

O doce tem uma história super legal, antigamente para tirar as impurezas do vinho, jogava-se clara de ovo no processo de filtragem e com a gema, os padres de Saint-Émilion faziam bolinhos para distribuir aos pobres da cidade.

Hoje chamam de canelé e, como tudo na gastronomia, os bolinhos foram gourmetizados e são vendidos a preços exorbitantes. Confesso que o bolinho não me agradou muito, mas é super válido provar.

Agora começa a lista dos restaurantes em Bordeaux que eu gostaria muito de ter conhecido:

Pizzaria Peppone – Quem me indicou foi uma prima, mas com tanta coisa boa para comer na França nós fomos deixando para o dia seguinte e acabou que não conseguimos ir.

A localização é ótima, bem perto do centro. Minha prima contou que é um lugar bem agitado, com muitos jovens e que a pizza é maravilhosa!

Mama Shelter – Esse restaurante também está bem localizado, e conta com um ambiente super diferente!

Ele fica dentro de um hotel (Mama Shelter Bordeaux Centre), que pelo site me pareceu uma boa opção de hospedagem também.

A dica desse local é subir até o terraço e apreciar a vista. É recomendável fazer reserva, que pode ser feita pelo próprio site. Só preencher um formulário bem simples.

Bistror L’exploit – Eu peguei a dica pelo bom e velho Trip Advisor, na época da viagem esse lugar o segundo colocado entre os lugares para comer em Bordeaux.

Mas sabemos que esse ranking não é totalmente confiável, temos que sempre ficar bem atentos com isso.

O que me chamou mesmo a atenção foram os reviews falando que o atendimento é feito pelo próprio dono do estabelecimento, gosto desse cuidado.

Foi isso me fez acreditar que ali havia um carinho diferenciado com a comida e com os clientes! A localização dele também é ótima, no coração de Bordeaux. Acredito também que seja bom fazer reserva.

Miles – Eu já havia lido em um blog sobre esse restaurante. O post era de 2014. Depois achei uma matéria de 2016, que falava dos 10 melhores restaurantes de Bordeuax, e lá estava ele novamente.

Pensei comigo – esse é bom! E pelo preço, não me pareceu nada muito absurdo! Tentei reservar e sem sucesso.

Com a lista dos 10 melhores em mãos, tentei reserva em mais dois deles que aparentemente tinham um preço justo, mas novamente sem sucesso!

A cidade estava muito cheia, então vale se atentar a isso. Reserve com antecedência!

Café Lavina – Esse bistrot fica na rota dos castelos, e quem indicou foi a Isabelle, funcionária da oficina de Turismo.

Ela nos indicou dois lugares: o restaurante Château D’Agassac e esse. Fomos apenas no primeiro, e como foi tão bom, acredito que esse não fique muito atrás.

Se você conhecer algum desses restaurantes em Bordeaux, por favor comenta na caixinha como foi sua experiência. Vou adorar sabe, e com certeza vai ajudar outros viajantes.

E se você tem mais algum restaurante de Bordeaux para nos indicar, comenta aqui embaixo também. 😉

Próxima parada: Bordeaux!

A França me encantou e me serviu para quebrar aquela visão de que os franceses são todos mal educados. Eu fui muito bem recebida nessa viagem!

Já estou querendo voltar e, se tudo der certo, ainda esse ano estarei por lá novamente! As opções de restaurantes e castelos nessa região são tantas, que vale mais uma visita!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Mayte Scaravelli
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
CRIS disse:

Bom dia!

Amei as dicas e gostaria de saber como vocês fizeram a rota dos castelos?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Cris, Nós percorremos a rota dos castelos de carro.
Foi a forma mais fácil para se deslocar e conseguir visitar mais lugares durante a viagem!
Grande Abraço.

Louise Mascolo disse:

24h de vélo por 1,50? Tem alguma info que não está bem…
Onde vocês alugaram?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Louise, no site https://portail.cykleo.fr/V3?l=en você consegue mais informações sobre os planos.
O valor atualizado (vou corrigir no post) é de 1,70 validos por 24hs (mas precisa devolver a bicicleta a cada 30 minutos) podendo retirar uma nova quantas vezes quiser (na mesma estação ou em outra).
Grande Abraço e boa viagem!

Carla disse:

Olá, Mayte. Eu amei todas as dicas sobre a cidade Bordeaux, tenho uma viagem em julho, porém não sei falar nada em francês mesmo assim irei conhecer essa cidade que me parece un encanto. Minha pergunta é: terei problemas em não saber falar em francês?
Obrigada pelas dicas me ajudou muito a planejar os lugares para visitar.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Carla, nós viajamos pela França apenas com algumas frases decoradas de francês e não tivemos problema nenhum por lá!
Grande Abraço e aproveite sua viagem!