Carcassonne França: principais atrações para conhecer em 1 dia

Carcassonne França é uma cidade amuralhada, cuja história remete aos tempos do Império Romano, quando a fortaleza foi construída no topo de um monte, para fins de estratégia militar.

A cidadela fica ao sul da França, próxima a Toulosse (94km) e a Barcelona na Espanha (300km). É considerada a maior fortaleza da Europa, e desde 1997, é reconhecida Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Leia também: Mapa turístico da França

Um dia em Carcassonne pode te parecer uma viagem no tempo, ou um verdadeiro conto de fadas. A cidade está entre as mais visitadas da França, e pode ser a ótima opção perfeita para um passeio de 1 dia.

Quer saber o que fazer em Carcassone em 1 dia? Vou te contar meu roteiro, junto com mais dicas para visitar a cidade. Confira:

Carcassonne França: Entenda o destino

A cidade de Carcassonne é dividida pelo rio Aude. Devido à sua localização estratégica, a cidade foi alvo de inúmeras batalhas e conquistas.

Há registros da ocupação dessa região desde 800 a.C, embora os trabalhos de fortificação tenham sido executados pelos romanos. 

A história de Carcassonne, como a conhecemos hoje, está intimamente relacionada à construção da sua muralha, na Idade Média.

A cidadela foi construída no topo de uma colina, e cercada por muralhas. Ao redor dela, começou a se desenvolver outro povoamento, conhecido como cidade baixa ou La Bastide Saint-Louis.

Esses dois bairros são os mais importantes da cidade de Carcassonne, e são interligados pelo bairro da Trivalle, onde se situa a Ponte Velha que cruza o rio Aude.

O tempo fez seu trabalho ao longo dos anos, e tanto a muralha quanto a cidadela estavam em péssimas condições de conservação, até que o arquiteto Eugène Viollet-le-Duc fez um magnífico trabalho de restauração no século 19.

Não só as muralhas, mas muitos monumentos dentro das muralhas de Carcassonne foram trazidos de volta à vida.

Hoje, a cidade murada de Carcassone é uma das mais bem conservadas da Europa. Na cidade murada, você vai encontrar 52 torres (inteiras) somando 3 km de muralha.

Muralha de Carcassonne França
Foto: Mayte Scaravelli

E o mais bacana é que podemos percorrer todo esse trajeto pelo lado de fora das muralhas, e parte do trajeto pode ser feito por cima do próprio muro.

Gosto do passeio por cima da muralha, porque é uma maneira de ter uma vista diferente da cidade do lado de dentro.

Talvez, seja o passeio mais legal para compreender como tudo acontecia em Carcassonne: ataque e defesa!

O que fazer em Carcassone França
Foto: Mayte Scaravelli
O que fazer em Carcassone França
Foto: Mayte Scaravelli

Como chegar em Carcassonne

Para chegar em Carcassonne existem várias opções: carro, avião e trem.

Como chegar em Carcassonne de carro

Carcassonne está a 300 Km de Barcelona, 90 Km de Toulouse e 440 Km de Lyon, então chegar de carro pela auto estrada é uma ótima opção.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Se você optou por ir de carro, a dica é chegar cedo na cidade (principalmente no verão).

É preciso estacionar fora das muralhas. A circulação de carros dentro da cidade murada é difícil e restrita. Na verdade, é até mesmo proibida em alguns meses de alta temporada.

Existem vários estacionamentos próximo da entrada principal, porém eles enchem muito rápido. Outra opção seria parar o carro na parte debaixo da colina e subir a pé até a cidadela.

Como chegar em Carcassonne de avião

Se você preferir, pode optar por ir até Carcassonne de avião. A cidade conta com um pequeno aeroporto, que recebe voos diários de outros países europeus, geralmente operado por empresas “low cost”.

Há um ônibus que faz o trajeto do aeroporto para o centro, com saídas sempre 45min após a chegada de cada voo. O bilhete custa € 6 e é gratuito para crianças abaixo de 5 anos.

Como chegar em Carcassonne de trem

Para quem preferir ir de trem até Carcassone, há uma estação de trem na cidade que é atendida tanto pelos trens TGV de alta velocidade quanto pelos trens regionais (TER).

Todos os serviços são prestados pela empresa ferroviária nacional francesa, SNCF.

De Toulouse até Carcassonne, a viagem leva 40 minutos. Também é possível pegar um trem a partir de outras importantes cidades francesas, como Marselha, Bordeaux e Nice.

Quando ir a Carcassonne

Eu já estive duas vezes na cidade, confesso que foram experiências bem diferentes.

A primeira vez fui no inverno (Fevereiro) ou seja, a cidade estava vazia, tranquila e era possível caminhar pelas ruelas de pedra sem muita encheção de saco.

Mas, como tudo tem dois lados, o fato de ser baixa temporada me fez dar com a cara na porta em várias lojas. Encontrei muita coisa fechada. 

Já a segunda vez que fui a Carcassonne era início do verão. Cheguei por lá no final de Junho, e vi a cidade transformada em um verdadeiro formigueiro. Nesse quesito, dizem que Julho e Agosto são ainda piores.

Carcassone França
Foto: Mayte Scaravelli

É bem bacana você pegar um local mais movimentado e com todo o comércio aberto, mas acredito também que esse fator desanima um pouco e deixa a viagem mais cansativa.

Não esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório em toda viagem para a Europa.

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.

Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.

Onde ficar em Carcassonne

Muita gente visita Carcassonne no estilo bate e volta, fazendo uma excursão de meio período.

Embora seja uma forma interessante de conseguir visitar e conhecer essa bela cidade, eu acho uma pena você não fique pelo menos um noite em Carcassonne. E vou te explicar o porquê.

Quem fique após o sol se por em Carcassone tem direito a asssitir um verdadeiro espetáculo: a experiência de ver a cidadela toda iluminada é incrível, muito bonito! 

Para dormir em Carcassonne, você pode escolher por dormir fora ou dentro da cidade amuralhada.

Tenha em mente, que fora você pode escolher um hotel com vista, mas dentro você pode viver uma experiência única de ter toda a cidadela pra você à noite, quando todo mundo já foi embora.

Onde ficar dentro da Cidadela de Carcassone:

Onde ficar em Carcassonne – fora da muralha:

O que fazer em Carcassonne França: principais atrativos

1 – Caminhe pelas ruas da cidadela

Prepare-se para entrar num mundo encantado. Caminhar pelas ruelas da cidadela de Carcassonne é como voltar no tempo.

Carcassonne mantém o layout das cidades europeias medievais, com ruas estreitas de paralelepípedos, praças isoladas, casas de pedra revestidas de plantas, que crescem agarradas nas paredes.

Carcassone França - casas
Foto: Mayte Scaravelli

Dentro de muitas dessas casas, funcionam restaurantes, pousadas e lojas charmosas, que são uma verdadeira tentação aos olhos – e aos bolsos.

Caminhe sem pressa, com a câmera à mão, pois todo cantinho encanta os olhos e merece um registro.

Prefira fazer esse passeio o mais cedo possível, antes que os grupos de excursões se avolumem pelas ruas e dentro das lojas, dificultando um pouco o passeio.

Carcassone França
Foto: Mayte Scaravelli

2 – Visite as lojinhas de Carcassonne

As casinhas charmosas da cidadela hoje recebem inúmeras lojas, de todos os tipos e mercadorias. Você vai encontrar produtos de qualidade (muitas vezes, com altos preços).

Mas mesmo que não compre nada, ale passeio. Explore tudo e deixe os seus sentidos se encantarem.

Não deixe de passar na La Cure Gourmande, uma lojinha de doces e biscoitos que fica na rua principal (a mesma rua que entra e sai da cidade).

Essa loja, além de muito bonita e colorida, vende uns biscoitinhos deliciosos. As variedades de sabores são inúmeras.

Se você ficar na dúvida, solicite a um vendedor para provar alguns sabores, isso se eles não te oferecerem logo na entrada da loja.

A loja oferece latas de biscoitos que são verdadeiros presentes.

Lojas de carcassonne França
Foto: Mayte Scaravelli

E um aviso importante: Lembra que eu disse que no verão a cidade se transforma em uma verdadeiro formigueiro? As pequenas ruas e lojinhas são invadidas pelos turistas – chegando até tirar um pouco do seu charme.

Então, se você tiver opção, sugiro que escolha outra época para visitar Carcassonne.

Se não tiver escolha e for visitar Carcassonne no verão, indico que chegue cedo, para pegar o local um pouco mais vazio.

3 – Château Comtal

Dentro do complexo da cidade murada de Carcassonne, existe um castelo construído no séc. XII, o castelo Comtal.

Para visitar o castelo Comtal e suas muralhas, é necessário pagar uma taxa de visitação.

O que fazer em Carcassonne França
Foto: Mayte Scaravelli

Com esse ticket, é possível conhecer todos os locais do castelo: muralhas, quartos, um pequeno museu arqueológico e uma sala de audiovisual, com uma breve explicação da cidade.

Se quiser se aprofundar um pouco mais, existe a opção de alugar um áudio guia (3 euros).

Vale bastante a pena para que você compreenda cada canto do castelo. Sem a explicação, você dependerá 100% da sua imaginação.

Outra opção é contratar uma visita guiada pela Cidadela de Carcassone.

Para conhecer todo o castelo, você irá levar de 1 a 2 horas, depende muito do seu interesse!

Eu recomendo o passeio, pois é a melhor maneira de compreender a história da cidade e também como funcionavam as defesas de Carcassonne em períodos de conflitos.

Ao longo do passeio, nos deparamos com uma maquete, que é uma representação fiel dos muros da cidade.

Pra mim, esse é um dos pontos mais importantes do passeio e se você optou pelo áudio guia, esse é o momento em que descobre tudo sobre a construção, os conflitos e a geografia do local. É bem interessante!

Muralha de Carcassone França
Foto: Mayte Scaravelli

Se você tiver tempo, eu recomendo muito que fique em Carcassonne até a noite, ou chegue um dia, antes para que você possa ver o castelo todo iluminado. É muito bonito, vale a pena e rende boas fotos!

4 – Caminhada pela muralha de Carcassonne

A muralha de Carcassonne é um impressionante vista de baixo, e ainda mais impressionante quando vista de cima.

Muralha de Carcassone França
Foto: Mayte Scaravelli

Na minha opinião, a melhor maneira de ver a cidadela é caminhando por cima da muralha.

A muralha tem 52 torres (inteiras) distribuídas pelos 3 km de extensão da muralha, e você pode dar a volta na cidadela caminhando por ela, apreciando a cidade murada por seu melhor ângulo.

Muralha de Carcassonne França
Foto: Mayte Scaravelli

5 – Basílica de Saint-Nazaire

Além do castelo e do passeio pelas ruas da cidade, Carcassonne também conta com uma Catedral, que é muito bonita e vale a pena entrar para conhecer.

A Basílica de Saint-Nazaire não é muito grande, mas independente do seu tamanho, não deixe de admirar o seus vitrais, que estão entre os mais bonitos do sul da França.

Vitrais da Basílica de Carcassonne
Foto: Mayte Scaravelli

A igreja levou alguns séculos para ser construída (de 800 a 1300). Inicialmente, a construção seguia o estilo românico, mas com uma ampliação realizada entre 1269 e 1300, o estilo gótico foi incorporado ao projeto.

O interior da Catedral de Carcassonne é um magnífico exemplo da combinação harmoniosa entre esses dois estilos arquitetônicos.

6 – Bastide de Saint-Louis (cidade baixa)

A parte de Carcassone que fica fora das muralhas é conhecida como Bastide de Saint-Louis, e começou a construída no século 13.

A arquitetura é bem diferente da cidadela, e essa região é bem pouco visitada por turistas. Caso se interesse em dar uma espiada, use a referência da Place Carnot para começar seu passeio.

Visite a Catedral de Carcassonne, que foi seriamente danificada na Guerra dos 100 anos e reformada por Viollet-le-Duc em 1800, como um “projeto piloto”, antes que ele passasse para as reformas na Cidadela.

7 – Prove um autêntico cassoulet

Carcassonne é a região do Cassoulet!

Fazendo uma tentativa de comparação, eu diria que essa é a “feijoada francesa”, preparada com feijão branco e carne de pato. É um prato típico da França, mas que nasceu nesta região. 

Pratos típicos da França - cassoulet
Foto: anoldent via Flickr Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

Assim como a maioria dos pratos ensopados, o Cassoulet também é um prato considerado uma refeição para “pobres”.

Surgiu quando se juntava tudo o que tinha à disposição e se preparava uma comida forte e que desse sustância. Afinal, essa era uma região com muitos conflitos e os soldados precisavam estar bem alimentandos. 

Vale a pena conhecer Carcassone França?

A cidade medieval de Carcassonne é um destino que pode ser visitado em meio período, mas eu não recomendo.

Acredito que o lugar merece ao menos um dia inteiro, para desfrutar de todas as suas charmosas ruelas, conhecer o castelo e a muralha e compreender a história do local.

O que fazer em Carcassone França
Foto: Mayte Scaravelli

Além disso, não falta boas opções de restaurantes na cidade.

Outro detalhe que merece ser citado é que a cidade de Carcassone está cercada de vinhedos, onde é produzido o vinho de Carcassone.

São plantadas varietais das uvas Merlot, Cabernet, Grenache e Syrah. A cidade de Carcassone produz vinhos tinto, rosé e branco, com o terroir único da região, que recebe influência do oceano atlântico e mar mediterrâneo.

Ou seja: motivos não faltam para visitar Carcassone. Decida se você vai fazer um passeio de meio dia ou pernoitar na cidade (o que eu recomendo) e aproveite para se apaixonar por essa cidade de conto de fadas francês.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Mayte Scaravelli
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *