Pratos típicos da França: o melhor da culinária francesa para provar na sua viagem

Um dos melhores lugares no mundo para aproveitar a culinária local é a França, sem dúvida! Por isso, listamos aqui vários pratos típicos franceses, para você escolher quais pratos da França vai querer provar na sua viagem!

A ideia dessa lista é apresentar para você alguns dos pratos tradicionais da culinária francesa que não são tão famosos em outros lugares do mundo.

Leia também:
Roteiro de 5 dias em Paris
Onde ficar em Paris: Melhores bairros
Catacumbas de Paris: como é o passeio
Museus de Paris para colocar no roteiro

E aproveitamos para incluir alguns pratos famosos, mas que são melhor apreciados se foram consumidos lá, diretamente no local de origem.

Então se prepare para ficar com água na boca, porque aqui vão alguns dos melhores pratos típicos franceses!

Pratos típicos da França para provar na sua viagem:

Cassoulet

O cassoulet é um dos grandes clássicos da culinária francesa. É um cozido de carnes e feijão. Te lembrou algum prato típico do Brasil?

Pois é, muita gente fala que o cassoulet é a “feijoada dos franceses”. Mas qual é a diferença entre o cassoulet e a feijoada brasileira, que é um prato típico de origem africana?

Primeiro, o cassoulet é feito com feijão branco.

Segundo que, de acordo com a região da França onde é produzido (esse é um prato típico da França nas cidades de Castelnaudary, Carcassone, Toulouse, entre outras), a carne que vai na receita também muda.

Pode ser ganso, pato, porco, cordeiro, perdiz, linguiça ou algum embutido, para dar alguns exemplos.

Ou seja, existem variações regionais da receita, de acordo com a região da França onde a receita está sendo preparada. E cada uma dessas regiões defende que a sua receita é a original e mais saborosa, claro.

Entre as diferentes formas de servir, ainda há algumas variações, pois o cassoulet pode ou não ser coberto de farinha de pão, e também gratinado.

Pratos típicos da França - cassoulet
Foto: anoldent via Flickr Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

E como se prepara o cassoulet?

Para preparar esse prato típico da França, o feijão, as carnes, ervas e temperos devem ficar de molho por toda a noite.

Depois, o cozido é preparado lentamente em uma caçarola – ou uma cassole, como se chama na França a tigela de barro onde a receita é preparada e servida.

O cassole é uma panela funda e redonda de barro, com lados inclinados.

Existem várias lendas tentando explica a origem do cassoulet. Uma das mais famosas diz que o cassoulet surgiu durante a Guerra dos Cem Anos, na cidade de Castelnaudary.

Em tempos de guerra, a população mais pobre precisava se virar para alimentar e pegava tudo que tinha à mão, colocando na panela para fazer o cozido.

Se essa é a real origem do cassoulet, talvez a gente nunca saiba.

O fato é que esse é um dos pratos típicos da França mais tradicionais, e que você deveria provar na sua viagem, especialmente se estiver de passagem por uma das cidades onde ele é tradição, no sudoeste da França.

Quer conhecer Paris com a ajuda de um morador local? Reserve o Tour gratuito a pé por Paris

Boeuf bourguignon

Esse prato típico da França é mais um ótimo exemplo de um prato econômico com cortes de carne não tão nobres, sendo transformados em culinária elegante.

Se você estiver viajando pela região da Borgonha, com certeza não vão faltar oportunidades de experimentar o prato mais conhecido da região.

Trata-se de um clássico ensopado de carne feito com vinho tinto, cebola pérola, cogumelos e bacon.

Boeuf bourguignon - prato típico da culinária francesa
Foto: Jun Seita via Flickr (Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Para acompanhar esse prato, experimente as batatas dauphinoise (batata fatiada gratinada com leite ou creme) ou lyonnaise (batata frita em fatias e cebola em fatias finas, refogada na manteiga com salsa).

Coq au Vin

E já que estamos falando de ensopados que incluem vinho, nesse prato típico da França temos carne de frango ou galo preparada em vinho tinto, com bacon, manteiga, cogumelos champignon e legumes.

Coq au Vin - prato típico da região da França
Foto: Tim Evanson via Flickr – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

Este é um grande clássico da gastronomia francesa, criado há séculos.

Dizem que o coq au vin que já existia desde a época do Império Romano, quando os romanos invadiram o território hoje conhecido como França.

Na receita original, o vinho utilizado é o Pinot Noir tradicional da região da Borgonha.

Mas dependendo de onde você está na França, você pode encontrar variações do prato, que são nomeadas para refletir o vinho da região como ingrediente principal.

Um exemplo é o Coq au Vin Blanc d’Alsace, que leva vinho branco Riesling da região da Alsácia.

Também é um prato francês que vai super bem com as batatas dauphinoise, e com feijão francês amanteigado.

Quiche Lorraine

Dizem que a quiche é para os franceses o que a pizza é para os italianos.

De fato, você encontra essa delícia por todo o país, com muitos tipos de recheio: queijo, legumes, salmão, carne, anchovas, cogumelos, ervas aromáticas, camarões… 

Você encontrará quiche na maioria das padarias, mas também em restaurantes e congelados no supermercado.

Pode ser servido quente ou frio, como aperitivo acompanhado de uma salada verde. Combina até com recepções e festas mais chiques, onde é cortado em fatias finas e servido em buffets.

Nesse texto, apresentamos a mãe de todas as quiches: a Quiche Lorraine. Esta versão contém bacon ou presunto grelhado, ovos, creme, uma pitada de noz-moscada, sal e pimenta preta.

Quiche Lorraine - pratos típicos da cozinha francesa
Foto: Merle ja Joonas via Flickr – Attribution-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)

Vem da região da Alsácia Lorena (Lorraine no francês), que já pertenceu à Alemanha – daí o nome quiche, que vem do alemão Küche: cozinha.

Bouillabaisse

Dizem que esse ensopado de frutos do mar foi inventado por pescadores de Marselha.

Pode conter diferentes tipos de peixe, assim como amêijoas, caranguejo ou lagosta, juntamente com tomate, batata, cebola, açafrão, sementes de funcho e uma bebida alcoólica local, o pastis. 

Bouillabaisse - prato típico Francês
Foto: NwongPR via Flickr – Attribution-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)

Mas o que faz do seu preparo realmente especial é o uso do rascasse, ou peixe-escorpião vermelho, um peixe local que tem um sabor bem característico.

O ensopado é fervido (bouillir, em francês) e, em seguida, o calor é reduzido (baisser, em francês). Essas duas palavras juntas formaram bouillabaisse.

Leia também:
Dicas de francês para viajantes
16 dicas de destinos para um bate e volta de Paris

Normalmente é servido com rouille (maionese de alho e pimenta caiena) e pode acompanhar perfeitamente pão grelhado ou croutons.

Se você gosta de frutos do mar, vai adorar experimentar Bouillabaisse, especialmente a versão desse prato típico francês preparado em uma autêntica vila de pescadores, com peixes frescos.

Escargot

Se você topa provar de tudo e está procurando um prato tradicional da França para provar durante sua viagem à França, considere experimentar escargot, um dos grandes clássicos da cozinha francesa.

Mais francês impossível: caracóis terrestres cozidos com legumes e uma variedade de molhos.

Escargot - prato tradicional da França
Foto: oliver.dodd via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Sim, não vamos mentir: é bem esquisito!

E se você não tem coragem de experimentar, mas quer saber qual é o gosto deles, bem… eles se parecem um pouco com mariscos e de certa forma “não têm sabor próprio”.

O que dá o sabor e faz toda a diferença é o molho com que você os come.

O molho mais tradicional é uma mistura cremosa de alho, manteiga, salsa (ou tomilho) e vinho branco que é adicionado em cima da carne do caracol, dentro de cada concha. Geralmente são servidos como aperitivo.

Mas se você é da turma dos que gosta de se aventurar e realmente imergir na cultura local e não é ‘chato’ pra comer, vale a pena experimentar esse prato tradicional da França.

Ratatouille

É bem provável que você já tenha ouvido falar de ratatouille, graças ao famoso filme de animação.

Mas na verdade, nem é tão chique quanto parece no filme. Na verdade, é um prato bem simples e é por isso que faz todo o sentido que seja preparado por um rato muito humilde. 

Esse prato tradicional da cozinha francesa é originário de Nice, a segunda maior cidade francesa no Mar Mediterrâneo, na região de Provence.

É um simples ensopado de legumes (sim, há especialidades veganas na França!) feito com abobrinha, berinjela, tomate, cebola, pimentão, azeite e uma mistura de plantas aromáticas locais, incluindo alho e salsa.

Prato muito colorido, o ratatouille pode ser comido sozinho, no pão de alho torrado, com arroz e/ou qualquer carne. É um prato tradicional francês muito versátil.

ratatouille - prato típico da França
Foto: AVID Vines via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Soufflé

Esse é um dos pratos da França que conta com um nome adaptado para nossa língua e que também vemos bastante aqui no Brasil: o suflê.

Normalmente é servido com molho bechamel, provavelmente o mais icônico entre os inúmeros molhos franceses.

A versão mais tradicional é o suflê de queijo, mas também pode incluir cogumelos ou até ser preparado como sobremesa, sendo o suflê de chocolate e o de limão as variedades mais populares.

Soufflé de queijo - prato tradicional da França
Foto: Kim Knoch via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Fondue Savoyarde

Essa é uma ótima pedida para um jantar com amigos em uma noite fria de inverno.

Todos já conhecemos o (ou *a) fondue, e todos os tipos são ótimos, mas o tradicional savoyarde, receita dos Alpes franceses e suíços, leva pão e queijo.

savoyarde - fondue tradicional dos Alpes franceses
Foto: Pedro Cerqueira via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Para ser mais específico, essa receita usa uma mistura de quatro queijos diferentes da região: Gruyère, Beaufort, Emmental e Comté, juntamente com um pouco de vinho branco e alho para dar um toque especial.

Curiosidade: a tradição de Savoie diz que se o seu pão cair do garfo no/na fondue, você deve comprar a próxima bebida!

Se estiver viajando com (ou encontrando por lá) amigos, taí uma boa forma de tornar esse prato ainda mais divertido!

* O dicionário Aurélio e o Vocabulário Ortográfico da ABL registram FONDUE como substantivo feminino.
Para o dicionário Houaiss, é substantivo de dois gêneros: O FONDUE e A FONDUE. Então fique à vontade para escolher o gênero que você preferir!

Tartiflette

Outra especialidade dos Alpes franceses, este prato agora é muito popular em toda a França.

É composto por batatas gratinadas (de novo!) preparadas com cebola, carne de porco defumada, nata, vinho branco e, o ingrediente mais importante, Reblochon, um queijo local das montanhas.

Tartiflette - prato típico da França
Foto: Hotel du Vin & Bistro via Flickr – Attribution-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)

O reblochon adicionado por cima dá aquela crocância e sabor específico.

Tartiflette é frequentemente servido com uma salada verde e também com presunto defumado.

E por mais que essa receita seja perfeita para o inverno, também cai bem em um jantar com amigos ou família em qualquer época do ano.

Fondue Bourguignonne

Ainda nos pratos de inverno (e voltando ao fondue) temos o bourguignonne, que é um fondue de carne servido com uma panela de óleo fervente colocada sobre a mesa.

Normalmente é servido para pelo menos 4 pessoas e cada convidado recebe um prato com vários pedaços de carne crua – em geral carne bovina.

bourguignonne - prato típico francês
Foto: t-mizo via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Em seguida, eles mergulham a carne na panela e esperam cozinhar. Quando a carne estiver pronta, você pode mergulhá-la novamente em um dos vários molhos que acompanham o prato.

Batatas, queijo e salada verde são outros acompanhamentos bem comuns.

Apesar do nome, esse fondue de carne não é da Borgonha, mas da Suíça. No entanto, é muito popular na França e merece um lugar nesta lista.

Foie Gras

Esse é um prato polêmico: recebe muitas críticas a respeito de como os patos criados para esse fim são super alimentados para engordar, sendo considerado maus tratos.

O foie gras é também um dos principais pratos da culinária francesa, um patê incrivelmente macio e amanteigado feito com fígado de pato.

A textura é bem parecida com a do sorvete, só que obviamente não é doce.

Foie Gras - prato típico francês
Foto: Sophie via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Normalmente é servido temperado com sal e pimenta preta. É muito usado para festas e cerimônias, espalhado em pequenas torradas e servido quentinho.

Vai muito bem com cebola caramelizada, com doce de figo e uma taça de vinho como o Sauternes, o vinho de sobremesa de Bordeaux.

Mas há quem diga que a melhor maneira de o consumir é grelhado, junto com um prato de bife com porcini (cogumelo seco).

Crème brûlée

O Crème Brûlée (que pode ser traduzido como “creme queimado”) é uma das sobremesas francesas mais elogiadas e famosas pelo mundo – e por boas razões.

Se você assistiu o filme de Amélie Poulain, um clássico do cinema que se passa em Paris, com certeza lembra dessa sobremesa típica da França!

São duas camadas de um delicioso creme de baunilha sob um topo de açúcar caramelizado crocante que combinam perfeitamente.

Tradicionalmente, o creme é aromatizado com baunilha, mas hoje em dia você encontrará aromas diferenciados, como café e até frutas.

Crème brûlée - prato típico da França
Foto: seabamirum via Flickr – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Financier

Originalmente feito no século XVII por freiras, o Financier é um pequeno bolo de amêndoa que dizem ter recebido esse nome porque o pequeno molde retangular usado se assemelhava a uma barra de ouro.

Financier - prato tradicional da França
Foto: cyclonebill via Flickr – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

É um tipo de bolo que dá água na boca só de pensar nele. É doce e amanteigado e você o encontrará por toda a França.

A maioria dos financiers são caseiros e usam farinha de amêndoa, clara de ovo, açúcar e beurre noisette (manteiga marrom).

Tarte Tatin

Essa sobremesa traz em sua história de criação uma dúvida: foi o resultado de um erro na cozinha ou as irmãs Tatin realmente planejaram assar sua torta de maçã de cabeça para baixo?

Nunca saberemos a verdadeira história, mas com essa base amanteigada, recheios suculentos, frutas caramelizadas e calda, isso realmente nem importa.

Geralmente é servido com crème anglaise (açúcar, gemas de ovos e leite quente, normalmente misturado com essência de baunilha) ou sorvete.

Adicionar um toque de raspas de limão e especiarias aumenta ainda mais o nível dessa delícia.

Paris–Brest

Imagine uma massa assada e crocante (a famosa pâte à choux (massa feita com manteiga, água, farinha e ovos), em formato de anel e dividida ao meio horizontalmente.

Agora imagine essa mesma massa cravejada de amêndoas e generosamente recheada com mousseline de creme de pralinê – uma mistura de creme de baunilha, pasta de pralinê de nozes e chantilly manteiga…

Tudo isso finalizado com uma camada de açúcar de confeiteiro.

Imaginou né? Eu sei que sim!

Paris Breast - prato típico da França
Foto: Hotel du Vin & Bistro via Flickr – Attribution-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)

Essa beleza foi criada em 1910 como uma homenagem à corrida de bicicleta de longa distância Paris-Brest-Paris (a forma circular da pastelaria remete a uma roda de bicicleta).

Mais pratos típicos da França para provar

É claro que existem muitos outros pratos tradicionais da cozinha francesa. Muitos mesmo! Pensa num povo que ama se dedicar à culinária?

Aqui separamos alguns dos mais curiosos, diferentes ou realmente essenciais de se experimentarem quando for viajar para a França.

Além disso, pensamos também em uma lista que priorizasse pratos que não são facilmente encontrados em outros lugares do mundo (exceto em restaurantes especializados na culinária francesa, claro).

Ou que não sejam tão bem feitos como são lá!

Porém, há alguns pratos tradicionais da França que não citamos até então, mas que merecem pelo menos uma menção honrosa, pois são mundialmente famosos e ajudaram a construir a fama da cozinha francesa:

  • Queijos. Todos sabemos que os franceses amam queijo, alguns até citamos em nossa lista. Mas aqui vão alguns outros que merecem destaque: brie, camembert, roquefort, comté, vacherin, fromage de chèvre.
  • Baguete. Todo filme que se passe na França tem que ter alguém comprando uma.
  • Mousse de chocolate. Uma das mais clássicas sobremesas francesas.
  • Crepes. Combina com quase tudo, doce ou salgado. Muito comum no café da manhã francês. Seria equivalente ao que a as panquecas são para os americanos.
  • Mexilhões. Dentre os frutos do mar, que são muito populares por lá, esse tipo se destaca como um dos favoritos.
  • Omelete. Básico e delicioso, por lá ele ganha ingredientes bem especiais. Sua origem é discutível, não se sabe afirmar se é francesa. Mas é um fato que eles amam!
  • Jambon-Beurre (Sanduíche de presunto). O sanduíche mais clássico e popular da França, que você encontra em todas as padarias do país.

As pessoas compram na estação de trem, as famílias levam para o piquenique e serve de lanche em um dia cheio de trabalho, que o francês está sem tempo para almoçar.

  • Salade niçoise. Clássica salada francesa originária de Nice. O almoço perfeito que muitas vezes mostra o melhor dos produtos locais, onde quer que você esteja na França.

A uma base de alface são adicionados tomates frescos, ovos cozidos, atum (enlatado ou grelhado na hora), azeitonas Niçoise Cailletier e anchovas.

  • Profiteroles. Sobremesa feita com uma massa açucarada recheada com cremes, sorvetes e caldas. Se você ainda não provou, faça isso o quanto antes.
  • Canelé. Massa aromatizada com rum e baunilha, com um centro de creme macio e uma crosta caramelizada escura e grossa.
  • Macarons. Bolinhos feitos com amêndoas que, apesar de originários da Itália medieval, foram importados para a França no século XVI pela rainha Catarina de Médici e desde então são paixão nacional.
  • Croissant. Sim, eu sei que você os conhece e só de pronunciar o nome já se sente fluente em francês.

Mas saiba que eles não foram criados lá (e sim em algum lugar entre a Áustria e Alemanha), mas meio que foram transformados/reinventados pelos franceses para o que conhecemos hoje.

Tours gastronômicos para fazer em Paris

Se você realmente gosta de experimentar a comida loca, pode aproveitar a passagem por Paris para se juntar a um grupo que tem os mesmos interesses, fazendo um “food tour“, um tour gastronômico na cidade.

Outros posts sobre a França

Aqui no blog temos vários outros posts com dicas para te ajudar a planejar uma viagem dos sonhos para a França. Confira:

Veja todos os nossos posts publicados sobre a França e planeje sua viagem!

Seguro viagem França

Não esqueça que Seguro viagem é obrigatório para quem viaja para um país que pertence ao tratado de Schengen, como é o caso da França.

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.

Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.

Que prato tradicional francês faltou nessa lista?

Mesmo depois da lista de pratos tradicionais da França e das menções honrosas que fizemos no post, ainda tem algo que ficou de fora da lista?

Qual prato da culinária francesa você considera essencial e ficou de fora desse texto? Conta aí pra gente nos comentários!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Thiago Amaral
Thiago é professor de Inglês (e ainda vai ser jornalista). Escreve sobre assuntos aleatórios no seu blog pessoal (Cultura Random) e sobre viagens aqui no Fui Ser Viajante. Quando viaja, vai sempre acompanhado da sua esposa Marcela e filha Alice.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Francis Barreiro disse:

Esqueceu a Blanquette de Veau a Choucroute, Magret de Canard au Porto ,le Rognon de Veau moutarde a l’ancienne, 42 anos felizes n’a cidade Luz como cozinheiro , parabens a voces

Rafael Cassemiro disse:

Olá Francis, Obrigado pelas dicas, vamos incluir estes pratos no post :), e ainda temos muitos pratos para provar em outras viagens para Paris! 🙂
Grande Abraço