O que fazer em Saint-Malo: a cidade dos corsários na França

Conhecer a cidade murada de Saint-Malo, na Bretanha, foi uma grata surpresa da nossa viagem de carro pela França. A cidade não fazia parte do nosso roteiro inicial.

Só descobrimos o que fazer em Saint-Malo de última hora, quando ficamos com uma tarde livre e peguei o celular para uma pesquisa rápida sobre cidades para conhecer nos arredores do Mont Saint-Michel.

Confesso que fui sem esperar muito e saí de Saint-Malo completamente encantada. A cidade fica às margens do Canal da Mancha, daí nasceu uma vocação marítima que rendeu muita história para contar.

Por muito tempo, Saint-Malo foi conhecida como a cidade dos corsários, que assaltavam os barcos que passavam pelo Canal da Mancha.

Hoje, a cidade é reduto de iates e barcos de passeio – e nós passamos uma tarde muito agradável passeando pela história e gastronomia dessa antiga cidade murada na França!

A história de Saint-Malo

Saint-Malo fica bem ao norte da Bretanha, na costa do Canal da Mancha.

Com essa posição estratégica, se tornou rapidamente desejada como um dos portos mais importantes da França. 

Mas Saint-Malo sempre foi o tipo de cidade que traçou seu próprio destino.

O que fazer em Saint-Malo, França
Foto: Fui Ser Viajante

A pequena cidadela sempre defendeu sua independência de quem quer que fosse (seja do governo francês, ou das regiões limítrofes da Normandia e Bretanha).

Um desejo por liberdade que chegou ao auge quando sua população (formada basicamente por marinheiros, corsários e pescadores) instituiu a República Independente de Saint-Malo, durante o governo de Henrique IV na França.

Uma conquista que só durou 3 anos, mas que diz muito sobre o espírito livre e aventureiro da cidade.

Com a fama dos corsários que cobravam tributos a qualquer navio que passasse no Canal da Mancha, e um largo histórico de pirataria, o futuro de Saint-Malo sempre esteve no mar.

Jacques Cartier é celebrado na cidade, como o homem que saiu do porto de Saint-Malo para “descobrir” Quebec e Montreal, no Canadá, e as Ilhas Malouines, que a gente hoje conhece como Ilhas Malvinas.

Os navios que saiam de Saint-Malo ostentam inúmeras conquistas além-mar. Até no Brasil eles vieram parar, com René Duguay-Trouin ocupando e conquistando o Rio de Janeiro em 1711 – lembra da França Antártida?

Pois é, culpa dos corsários aventureiros de Saint-Malo!

Uma cidade que foi intensamente bombardeada na Segunda Guerra (acreditavam que Saint-Malo era um esconderijo nazista) precisou reconstruir mais de 80% da sua arquitetura.

E fez tudo para que a Saint-Malo de hoje parecesse em tudo com a Saint-Malo de antes da guerra.

Por que visitar Saint-Malo?

A muralha medieval que rodeia a cidade antiga é a principal atração de Saint-Malo. Lá dentro, construções seculares ajudam a contar a história da cidade. 

Um rápido passeio intra-muros é suficiente para cair de amores pelo clima acolhedor e animado de Saint-Malo. 

De cima das muralhas, é possível dar uma volta completa na cidadela e cair de amores pela paisagem.

O que fazer em Saint-Malo, França
Foto: Fui Ser Viajante

Mas não é só isso: Saint-Malo tem gastronomia típica e praias – que transformam a cidade pacata num dos balneários de verão mais concorridos da França.

Foi assim, de surpresa, que descobrimos Saint-Malo, um dos principais destinos turísticos da Bretanha Francesa.

Essa cidadezinha que comumente tem cerca 50 mil habitantes pode atingir uma população de 200 mil pessoas na alta estação do verão francês!

Para explorar essa cidade que mistura muita história e um charme encantador, separamos aqui algumas dicas sobre o que fazer em Saint-Malo.

Seja para explorar a cidade por um final de semana ou fazer um bate e volta combinado com o Mont Saint-Michel, Saint-Malo é um destino imperdível na França!

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.

Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.

Aproveite: Cupom de desconto no seguro viagem!

A Seguros Promo está com um cupom promocional de 15% de desconto. Quem paga com PIX / Boleto ainda ganha mais 5% OFF.

Faça uma cotação gratuita usando o cupom “TURISMO” – Promoção válida até 30/09.

O que fazer em Saint-Malo: principais atrações

Nós chegamos em Saint-Malo por volta das 13h, depois de explorar o Mont Saint-Michel por uma noite e uma manhã.

A primeira coisa a saber é que a atual Saint-Malo é muito maior que a antiga vila medieval, protegida por muros.

Saint-Malo foi crescendo a partir da antiga cidadela e hoje tem uma área residencial e comercial que acomoda tranquilamente os 50 mil habitantes da cidade.

Mas entre todas as opções de turismo e lazer, a visita à cidade murada (o chamado intra-muros) continua sendo, ano após ano, a principal atração de Saint-Malo. 

Como teríamos só uma tarde na cidade, focamos no principal: explorar a cidade murada e seus arredores.

O que fazer em Saint-Malo, França
Foto: Fui Ser Viajante

O intra-muros é o coração da cidade antiga, a principal atração de Saint-Malo.

Os veículos são permitidos na cidadela, mas são bem poucas vagas e é muito mais tranquilo procurar uma vaga para estacionar ao redor da cidade murada e explorar tudo a pé.

1) Explore os arredores da cidade murada de Saint-Malo

Antes de chegar na cidade murada, uma caminhada pela rua Chaussée du Sillon já entrega a alma marítimo de Saint-Malo.

A rua segue paralela com a Plage du Silon, uma das 11 praias que contornam o litoral de Saint-Malo.

Ao longe, a gente já consegue ver a muralha da antiga cidade fortificada. A expectativa vai crescendo!

O que fazer em Saint-Malo, França

Quanto mais perto da cidade murada, maior a animação. Um carrossel distrai as crianças e um som de música vem de dentro dos muros, convidado para entrar e conhecer Saint-Malo.

Mas antes, uma parada no escritório de turismo de Saint-Malo, que fica bem em frente à entrada da cidade murada. Ótimo lugar para pegar dicas e mapas de Saint-Malo!

2) Saint-Malo intra-muros: história e gastronomia!

E quando enfim cruzamos o portão para entrar no intra-muros de Saint-Malo, o clima só melhora. Restaurantes com mesinhas na calçada, creperias e pâtisseries perfumando o ambiente, gente sorrindo e bebendo cerveja.

Tudo chama a atenção e a vontade é caminhar sem rumo, descobrindo essa Saint-Malo tão envolvente!

Mas para que você não perca nenhuma das principais atrações do intra-muros de Saint-Malo, anote o que você precisa encontrar por lá nessas andanças!

a) Dar a volta na cidadela caminhando pela muralha

Quem entra na cidade murada dá de cara com a Place Chateaubriand, com seus restaurantes e mesinhas na rua, ocupadas por turistas animados.

O que fazer em Saint Malo na França
Foto: Fui Ser Viajante

Seguimos à direita até encontrar o antigo Castelo da Duquesa Anne, onde hoje funciona o Hôtel de Ville (a prefeitura da cidade) e o Museu Municipal (uma boa opção se você quer descobrir mais sobre a história e a reconstrução de Saint-Malo no pós-guerra).

Procure com atenção até encontrar uma escada. É o caminho que te leva para cima da muralha de Saint-Malo, com direito a uma vista incrível da cidade murada e dos arredores.

O que fazer em Saint-Malo, França
Foto: Fui Ser Viajante

Dali, a gente vê perfeitamente a Plage de l’Éventail, que fica às margens da cidade murada.

O ângulo também mostra o Fort Nacional, uma pequena construção militar que fica no meio da baía, acessada a pé quando a maré está bem baixa.

Por falar em maré, ela estava baixando quando chegamos na cidade, e onde antes era mar, pouco a pouco passou a ser um banco de areia ocupado por crianças, famílias, jovens e idosos. Até um pessoal jogando bocha apareceu!

Caminhando por cima da muralha, dá pra dar a volta completa na cidadela. Outros cenários vão se revelando à medida que avançamos.

As ilhotas Grande Bé e Petit Bé, com suas pequenas fortalezas militares. 

A Plage du Bon Secours, outra praia às margens da cidadela. E a Piscina du Bon Secours, uma antiga piscina de água salgada, que desaparece no mar quando a maré sobe.

O que fazer em Saint-Malo, França
Foto: Fui Ser Viajante

Torres de vigia que viraram centros de exposição, praça em homenagem aos corsários de Saint-Malo. A volta na muralha é cheia de história também.

Por fim, já completando a volta, passamos pela área do porto, repleto de embarcações de todo tipo.

Saint-Malo mantém sua tradição marítima e os atracadouros estão sempre cheios de barcos (para diversão e para trabalho).

O que fazer em Saint Malo na França
Foto: Fui Ser Viajante

b) Caminhar pelas ruas Saint-Malo intra-muros

A curiosidade por explorar a cidade murada a pé aumentou depois da volta na muralha. Ângulos inusitados, ruas charmosas, igrejas, restaurantes e lojas chamavam a nossa atenção desde lá de cima.

Até que descemos para explorar a fotogênica Saint-Malo intra-muros!

A cidade tem algumas jóias arquitetônicas: A catedral de Saint Vincent, por exemplo, foi construída entre os séculos 12 e 18. A rue de Dinan está repleta de lojas de comércio, inclusive de lembrancinhas turísticas.

Entre lojas e ruas de pedra carregadas de história, caminhar sem rumo (e quem sabe parar para um café numa esquina charmosa) é um dos principais atrativos de Saint-Malo.

c) Gastronomia de Saint-Malo

Se os bretões são especialistas em delícias gastronômicas, em Saint-Malo você vai ter uma amostra farta da boa culinária dessa região francesa.

Os frutos do mar estão por toda parte (como não podia deixar de ser, em uma cidade de alma marítima).

O crepe tradicional da Bretanha, de massa escura feita com trigo sarraceno, é conhecido como galette e sempre servido com acompanhamentos salgados.

Mas por lá você também encontra o crêpe, com aquele recheio doce perfeito para uma sobremesa.

O que fazer em Saint-Malo, França
Foto: Fui Ser Viajante

Os biscoitos amanteigados da Bretanha são uma tradição. Você também vai encontrar facilmente os caramelos de manteiga salgada em todas as lojas de lembrança, mas se quiser provar de uma marca com história, experimente os doces da Maison Guella.

Dica cervejeira em Saint-Malo: que tal uma parada no bar L’Aviso, com mais de 300 rótulos na carta de cervejas?

4 – Aproveitar a maré baixa

Da mesma forma que o Mont Saint-Michel, Saint-Malo sofre grandes influências da maré sobre sua paisagem.

Saindo dos muros, aproveite quando a maré estiver baixa para explorar as ilhas Petit-Bé (com sua fortaleza) e Grand-Bé (onde está o túmulo do escritor Chateaubriand).

O acesso se faz por uma ponte que se revela somente nesses momentos de baixa maré.

O dique que protege o porto pode ser descoberto a pé e vai oferecer um novo ângulo para admirar a muralha de Saint-Malo.

A piscina de água salgada também fica perfeitamente visível quando as águas baixam.

Explore também o Forte Nacional, que fica em uma ilha perto da costa, mas pode ser acessado a pé na maré baixa.

O que fazer em Saint-Malo, França

Toda essa área é tomada por locais e turistas durante a maré baixa, mas não se arrisque demais.

A maré aqui também sobe rapidamente. Uma sirene vai soar bem alto para indicar que todos devem se retirar da baía, pois o mar vai começar a subir!

Outra opção de passeio nos arredores de Saint-Malo é o passeio de ferry boat até as ilhas inglesas que ficam no meio do canal da Mancha (Jersey e Guernsey).

Os passeios saem do porto são organizados pela Association du Cotre Corsaire.

Quando ir?

Por conta de seu charme e belas praias, Saint-Malo vira a grande atração da região da Bretanha durante o verão na França.

Mas enquanto a temperatura convida para um mergulho, você vai encontrar preços mais altos e a cidade mais lotada na alta estação.

Por isso, visitar Saint-Malo no verão pode não ser a melhor ideia (com certeza, não é a mais econômica).

Os meses de média estação (primavera e outono) têm preços mais atraentes e um número consideravelmente menor de turistas.

O que fazer em Saint-Malo, França

É bom ficar de olho na tábua das marés (a do Mont Saint-Michel é uma ótima referência), porque Saint-Malo é mais uma das cidades que sofre forte influência do nível das águas.

Há uma cidade para ser explorada na maré baixa, e outra completamente diferente na maré alta. Ver o mar subindo e descendo tão rápido é outra atração de Saint-Malo.

Dias de lua cheia e lua nova são particularmente bons para ver o movimento da maré.

Ah, se você tem apenas um dia para conhecer Saint-Malo, tente evitar o domingo. Na França, domingo é sinônimo de comércio fechado e pouca gente na rua.

Como chegar em Saint-Malo

Saint-Malo é um destino fácil de visitar. São 400km que separam Saint-Malo de Paris, e você pode vencer essa distância de transporte público ou de carro.

Para fazer o trajeto Paris – Saint-Malo de transporte público, você vai pegar um trem TGV direto, da Gare du Lazare até a Gare Mont Saint-Malo. São mais ou menos 3 horas de viagem.

O que fazer em Saint Malo na França

Outra opção é o carro, que vai deixar sua viagem um pouco mais flexível.

Nós escolhemos o carro porque a intenção era exatamente explorar a região e ter a liberdade de escolher destinos de última hora (como foi o caso de Saint-Malo).

Para alugar um carro na França, nós usamos a RentCars, uma comparadora de valor entre locadoras de veículos, que analisa as opções disponíveis e retorna o melhor custo-benefício para as datas da viagem.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Como combinar Saint-Malo e Mont Saint-Michel

Apenas 45 minutos de carro separam as duas cidades, então dá pra facilmente combinar o Mont Saint-Michel e Saint-Malo numa mesma viagem.

Inclusive, muita gente que visita o Mont Saint-Michel se hospeda em Saint-Malo na busca por preços mais em conta, maior oferta de quartos e uma melhor infra-estrutura hoteleira.

Dependendo da época da sua viagem, pode sim valer a pena!

Visite o lindo Mont Saint-Michel e planeje sua viagem já pensando em dar uma esticadinha até Saint-Malo – seja para se hospedar ou para conhecer mais esse destino tão lindo na França!

Além do carro, você pode ir de Saint-Malo para o Mont Saint-Michel com o Flixbus France. A empresa só opera o trecho de sexta a domingo, com uma viagem de ida e uma de volta.

Onde se hospedar em Saint-Malo?

Existem alguns bons motivos para se hospedar em Saint-Malo. O primeiro deles é conhecer a cidade, aproveitando nossas dicas sobre o que fazer em Saint-Malo para um roteiro de 1 dia ou até mais.

O que fazer em Saint Malo na França

A outra opção é usar Saint-Malo como base para explorar o Mont Saint-Michel.

Hospedagem em Saint-Malo pode representar uma boa economia, além de maior oferta e estrutura de serviços quando comparamos com o que existe em Mont Saint-Michel

A melhor localização pra ficar em Saint-Malo é no centro histórico, dentro da cidade murada. Dali, você vai ter a experiência completa em Saint-Malo, vivendo de perto o clima da cidade.

Veja aqui opções de hotel em Saint-Malo e também no Mont Saint-Michel e descubra qual o melhor custo-benefício para sua viagem.

Outros destinos que visitamos na Normandia!

Quer continuar explorando a Normandia? Veja aqui os posts sobre os outros destinos que visitamos:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Silvana disse:

Como vc, tambem soubemos de Saint Malo por acaso e resolvemos conhecer esse lugar incrivel em nossa viagem que acontecera daqui a 15 dias. A principio iriamos apenas para Saint Michel, mas realmente acho que vale a pena ficar pelo menos meio dia em Saint Malo e seus comentarios nos animaram ainda mais.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Silvana, Saint Malo merece sim uma visita! No verão a cidade deve ser incrível!
Grande Abraço e boa viagem!

Débora Caccioli disse:

Vou fazer exatamente o que vcs fizeram, 1 noite no Mont Saint Michel e no dia seguinte vou passar por Saint Malo seguindo viagem depois, a pergunta é: É fácil achar algum lugar para estacionar? E quanto as malas, será que não é perigoso deixar no carro? Estarei lá no dia 30/6

Rafael Cassemiro disse:

Oi Débora, nós estacionamos na rua, uns 3 quarteirões de distância da entrada da cidade murada, e não foi difícil de arrumar vaga não. O que nós sempre fazemos nestes casos é organizar tudo que não vamos utilizar durante o dia dentro da mala do carro, não deixando nenhum item à vista dentro do carro e nunca abrir a mala do carro após estacionar!
Nas redondezas também tem alguns estacionamentos fechados que você pode utilizar.
Grande Abraço e boa viagem!

Dedé disse:

Viajando sem sair de casa

Tati disse:

Vou estar na França em fevereiro/29 e ajudando carro pra ir de Paris até Mont Saint Michel, gostei muito do que li aqui pois acho que nessa viagem pode sobrar nem que seja uma tarde livre pra San Malo, inclusive o hotel reservado foi lá justamente pelo custo- benefício. Você acha que dá mesmo então os eu ver tudo isso que vc vou numa tarde também? Sendo que vou no inverno e escurece bem mais cedo!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Tati, Dá pra fazer a visita ao interior da Cidadela com certeza. Nós ficamos cerca de 4 horas na cidade. Em fevereiro o por do sol é entre 18 e 19hs, e como você estará hospedada por lá, fica ainda mais tranquilo.
Grande Abraço e boa viagem!

Que lugar mais encantador!!! Uma pena que não consegui visitar quando passeio pelo Mont Saint Michel, mas Saint Malo não me escapa e já entrou na lista.

Caminhar pela muralha e ter essa bela vista e dpois me jogar nos biscoitos amanteigados é tudo que eu desejo para as minhas próximas férias. =D