Visita ao Fórum Romano e Palatino: dicas e mapa

Eu tenho que confessar uma coisa para vocês: eu fiquei muito perdida na visita ao Fórum Romano e ao Palatino. Eu cheguei lá cheia de expectativa, super empolgada para andar pelo mesmo solo onde, um dia, os grandes Imperadores Romanos caminharam.

Mas sabe quando você termina a visita com o sentimento que podia ter aproveitado muito mais? Foi o que aconteceu comigo quando conheci o Fórum Romano e Palatino!

As duas atrações vem como “brinde” da visita ao Coliseu. O ingresso de 12 euros da visita ao Coliseu, a atração que todo mundo quer ver em Roma, dá direito também a visitar os vizinhos Fórum Romano e Palatino. Tudo ali do lado, muito fácil, certo? Errado!!! Muito errado!

Como tudo começou…

Bem, a gente tinha uma visita guiada no Coliseu para as 11h. Apesar da correria para vencer ‘a fila!’ e entrar a tempo, a visita ao subterrâneo e ao terceiro anel do Coliseu foi uma das melhores experiências que tivemos em Roma.

Eu contei tudo nos posts O Coliseu de Roma: informações e dicas para sua visita e Coliseu além do básico: Conhecendo o subterrâneo e o terceiro anel.

Durante a visita guiada ao Coliseu, nossa guia falou muito bem sobre a visita ao Fórum Romano e Palatino. “Separe pelo menos 3 horas, é maravilhoso, tem muita coisa pra ver, não pode ir com pressa!”. Eram muitas recomendações e a minha expectativa só crescia!

Eu estava na dúvida até o último momento. Será que cabia mesmo, visitar as três atrações em um dia só? Mas depois de tanto incentivo da guia, e pensando no pouco tempo que a gente tinha na cidade, a gente decidiu ir.

Terminamos a visita ao Coliseu por volta das 12:30h. Descemos a rua ao lado do Arco de Constantino (magnífico, por sinal!) e fomos andando em direção à portaria do Fórum Romano/Palatino.

Fórum Romano e Palatino
O Arco de Constantino, no caminho para a enorme fila do Fórum Romano/Palatino.

A primeira surpresa!

A mesma portaria que dá acesso ao Foro Romano dá acesso ao Palatino! Se ninguém te disso isso ainda, o Fui Ser Viajante te diz!

Eu jurava que eram coisas separadas, em lugares separados, até chegar lá, e descobrir – sozinha e depois de muito perguntar e procurar placas indicativas – que estava tudo ali, juntinho.

Não precisa passar por outro detector de Raio-X, nem pegar outra fila!!

A segunda surpresa!

Essa não foi nem tão surpresa assim. Roma é cheia de filas, e entre as mais monumentais estão as da região do Coliseu.

Saímos do Coliseu e fomos andando até o Fórum Romano, subindo na rua ao lado do lindo Arco de Constatino. A rua estava lotada, e a fila estava virando a esquina da rua!

Quer deixar pior? Sol de meio dia, nenhum tipo de cobertura. O maior conforto era ter o luxo de encostar na grade uma vez ou outra porque, às vezes, nem isso dava.

O barulhão de vendedores ambulantes, os fura-filas, os ciganos, muito tumulto pra lá e pra cá. Nenhum glamour europeu nesse momento da viagem! 

Se você, como eu, resolveu visitar o Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino em um dia, e esse dia for um sábado ou um domingo, prepare-se para o sofrimento, meu caro amigo viajante.

A fila pode ser interminável e o sol não perdoa!

Fórum Romano e Palatino
Templo de Vênus e Roma, e toda essa gente na fila dando a volta no quarteirão.

A terceira surpresa!

Depois de passar pelo detector de metais e finalmente entrar no Fórum Romano, a terceira e mais desapontante surpresa: não havia mapas em lugar nenhum!

Eu não consegui um áudio-guia, porque estava tudo lotado também. Eu estava ali, naquele lugar gigante, num calor fenomenal, e sem ter a menor ideia de por onde começar o passeio.

Tá vendo a minha expectativa diminuindo? rs

A melhor solução que encontrei foi ir até um totem * que por sinal estava meio depredado* e tirar fotos do mapa. E foi assim, tentando ver esse mini-mapa na tela do celular, que fiz o passeio pelo Fórum Romano e Palatino.

É verdade que muitas das ruínas estão identificadas com placas. Em muitas delas, tem uma pequena descrição sobre a história do lugar, mas a falta de direcionamento me deixou muito confusa.

Você começa a se perder pelas ruínas e descobrir que muitas ruas são sem saída ou não levam a lugar nenhum. Num calor de começo de tarde, isso começou a me irritar, infelizmente.

O lugar é enorme, e sem instrução é difícil saber qual rua seguir para conseguir fazer o percurso da melhor forma possível.

Fórum Romano e Palatino
Sinalização no Fórum Romano e Palatino

Fórum Romano e Palatino: um pouco de história

O Fórum Romano era um espaço público na região central da cidade, construído num vale entre os montes Palatino e Capitolino.

Por lá, aconteciam encontros políticos, eleições, debates e reuniões, além de um espaço para mercado e muitas outras funções essenciais para o funcionamento da cidade.

O fórum foi, por quase 12 séculos, o centro da vida pública de Roma, ou seja, tudo ocorria ali! Muitas das grandes decisões de Roma foram tomadas exatamente nesse chão que a gente hoje tem o privilégio de visitar!

Por sua vez, conta a lenda que o Monte Palatino, uma das sete colinas de Roma, é o lugar onde a cidade começou. Sobre ele teria sido edificada a cidade quadrada de Rômulo, um dos gêmeos fundadores da cidade.

Fórum Romano e Palatino
Arredores do templo de Castor

Visita ao Fórum Romano e Palatino: dicas e tours

Prepare-se para uma boa caminhada. O lugar é enorme. Hoje, praticamente tudo são ruínas, consequência dos terremotos e dos saques ao – um dia glorioso – Império Romano.

Mesmo assim, a visita ao Fórum Romano e ao Palatino é algo impactante, exatamente por imaginar a dimensão do luxo e pompa desse império milenar.

Uma dica bacana: pra quem vai comprar o ingresso lá na hora, é uma boa opção visitar primeiro o Fórum Romano / Palatino, e utilizar as suas bilheterias.

Assim você evita as enormes filas do Coliseu. Outra opção é comprar online. No post do Coliseu a gente passou todas as dicas 😉

Leia mais:
O Coliseu de Roma: informações e dicas para sua visita 
Monte Palatino: da fundação de Roma aos palácios do Império

Visitando o Fórum por conta própria:

A visita ao Fórum Romano e Palatino é permitida com o mesmo bilhete de acesso ao Coliseu. Não esqueça de guardar bem o bilhete!!! O bilhete é válido para uso em dois dias consecutivos.

Para aproveitar bem, e se você tem tempo na cidade, eu fortemente recomendo que você faça a visita em dias separados. Uma coisa importante a saber: com um bilhete, você não tem direito a reentrada na mesma atração já visitada!

As melhores horas para visita: de manhã cedo e na hora do almoço – mas isso não é garantia de pouca fila!

Não tem um jeito rápido de fazer essa visita. Mesmo que você só passe pelas ruínas e não leia nenhuma placa, você vai caminhar pelo menos uma hora. Se for ler com atenção cada monumento, duas horas. Se você levar material extra para ler ou um áudio-guia, pelo menos 3 horas.

O Fórum Romano e o Palatino possuem, em vários lugares, um piso de pedras irregulares. Existem áreas com pouca acessibilidade. Também há poucas áreas cobertas. Leve protetor solar, chapéu, um lanche e água.

Vindo do Fórum Romano, na rampa de acesso ao Palatino mais próxima a via di San Grigorio, há uma fonte de água potável pública – existem várias em Roma, eu sempre enchia minhas garrafinhas nelas e deu tudo certo!

Fórum Romano e Palatino
Basílica de Magêncio

Visitando o Fórum em um tour guiado: 

A gente viu muitos grupos com guias. Não são guias do Fórum, e sim agências particulares que oferecem o serviço.

Se você realmente espera uma imersão na história de Roma, essa é uma boa opção.

Não vá confiando na sinalização do Fórum Romano/Palatino, porque a gente descobriu que, nesse quesito, o que vemos é bem desapontante.

Um mapa pra te ajudar!

Visitar o Fórum Romano e Palatino sem nenhum tipo de guia foi uma atividade cansativa e pouco proveitosa.

Eu não sabia que caminho seguir… Onde estavam as atrações que eu ainda não tinha visto? Será que esse caminho dá em algum lugar ou pra lá não tem mais nada?

Pra evitar que você passe pela mesma coisa, preparamos um mapa com a indicação das principais atrações do Foro Romano, que definitivamente é a parte mais confusa do trajeto.

A gente tem mais um post sobre o Fórum Romano, com um Guia Histórico bem completo sobre as atrações que você vai encontrar por lá.

É uma super ajuda pra quem quer entender como funcionava o Fórum, e o que era cada uma das construções por lá. Ficou curioso? Confere aqui:

+ Fórum Romano: Um guia histórico sobre as principais atrações

Fórum Romano e Palatino
Adaptado de http://www.capitolium.org

Em verde, está a portaria por onde entramos no Fórum Romano e Palatino, e em vermelho a portaria pela qual saímos. Em amarelo, todas as principais atrações para serem vistas por lá!

Ingressos para a Coliseu, Fórum Romano e Palatino

Você pode comprar o ingresso para visitar o Coliseu, Fórum Romano e Palatino antecipadamente, e assim evitar as filas na sua viagem.

Compre antecipado: ingresso Coliseu + Fórum Romano + Palatino

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Giovana disse:

Klécia, muito obrigada pelas dicas!!!! Post extremamente útil para programação da minha viagem.
Beijos e obrigada

Rafael Cassemiro disse:

Oi Giovana, Que legal que te ajudou.. Grande Abraço e boa viagem!

Juliet disse:

Olá, o ingresso do Coliseo+Forum+Palatino fala em 24 horas, porém a duração em cada local é de quanto tempo?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Juliet, recomendamos separar cerca de 2 horas para o coliseu, e cerca de 2 a 3 horas para visitar Forum+Palatino
Grande Abraço e boa viagem

Mariana Pesso Freitas disse:

Olá!
Uma dúvida,
eu consigo visitar o Palatino em um dia e no outro visitar o Forum Romano?

Klécia disse:

Oi Mariana, tudo bem? Sim, o ingresso Coliseu + Fórum Romano + Palatino pode ser usado em dois dias CONSECUTIVOS. Então é só guardar o bilhete e apresentar na portaria de cada atração, no dia que escolher visitar. mas atenção, só é permitido um acesso em cada portaria. Você precisa entrar pela portaria do palatino em um dia e do Fórum Romano no outro. Abraço e boa viagem!

IvoRocha disse:

Ola Klecia, Obrigado pela sua descrição. Tenho uma dúvida que não ficou bem clara no seu texto. Na primeira surpresa diz que a entrada para o Forum Romano e Palatino é no mesmo sítio e que não tem de passar no raio-x novamente. Mas na descrição da terceira surpresa diz “após passar no raio-x…”
Fiquei confuso, se eu visitar o Coliseu e depois for visitar o forum e palatino como faço para evitar as filas e o raio-x novamente?
beijinhos

Klécia disse:

Oi Ivo, tudo bem?
Então, há três portarias diferentes. Uma do coliseu, uma do fórum romano e uma do palatino. Em cada uma, tem raio x e segurança.
Você vai precisar passar por pelo menos duas portarias. A do coliseu, e depois a do fórum romano ou palatino. Como o fórum romano e palatino são interligados pelo interior, você não precisa sair de um e passar pela portaria e segurança novamente para ir no outro. Mas infelizmente não tem como evitar pelo menos duas portarias. Uma dica é comprar ingressos fura-fila, como o da visita guiada ao coliseu, que tem uma entrada exclusiva. Obrigada pela dica e vou editar o texto pra ficar mais claro essa questão das portarias. Boa viagem!

Matheus Leal disse:

Oi Klécia! Eu tava achando que a visita guiada incluía os 3 sítios, obrigado por esclarecer isso.
Então com certeza vou pegar o bilhete que já inclui o subsolo e o belvedere!

Novamente, obrigado

Matheus Leal disse:

Olá, Klécia. Parabens pelos Posts sobre às visitas ao Coliseu.

Fiquei muito interessado na visita guiada ao Coliseu/Palatino/Forum que você recomendou no final.
Porém também gostei muito do passeio guiado pelo subsolo e Belvedere.
Você saberia dizer se é possível incluir esse último nessa mesma visita?

Até encontrei a opção com a inclusão somente do subsolo, mas pelo dobro do preço!!

Klécia disse:

Oi Matheus. Então, o ingresso geral de visita ao Coliseu não inclui visita guiada. Esse ingresso do passeio ao subterrâneos e belvedere é o único operado por eles que tem uma visita guiada incluída. Mas é somente no coliseu, no fórum e palatino a visita é por conta própria. O ingresso de visita guiada nos três é operado apenas por agências de turismo como um serviço exclusivo e extra, por isso o preço é mais caro. Não sei se conseguir entender e responder tua dúvida, qualquer coisa fala aqui comigo de novo!

Klécia disse:

Muito muito obrigada <3

Parabéns pelo post, dá uma ideia real do que espera o visitante. Adorei a narrativa clara, explicativa e as dicas, inclusive do mapa! Excelente trabalho!

Carmem Goabato disse:

Parabens!!!!!! Informações preciosas que muitas vezes ninguém conta. Visito Roma em outubro. o melhor post sobre foro romano esta aqui !!!!!

Klécia disse:

Que bom que gostou, Carmem! Essa semana sai mais um sobre os atrativos do Fórum, contando um pouco da história! Vai complementar o seu guia turístico 🙂

Klécia, que coisa boa ler sobre as dificuldades e frustraçoes de uma turista! Às vezes a gente precisa mais disso do que de dicas rsrsrs, porque é tão maluco encarar algumas atrações como estas e a Torre Eiffel, por ex.e ver gente que tb se descabelou é uma terapia. Eu desisti de entrar e fiquei só do lado de fora tentando entender a bagunça. Vai ter que ficar pra uma outra vez em Roma, se Deus permitir. Ai eu volto e leio dd novo as dicas. Bjs

Klécia disse:

É muito louco né Marcia? hahah Eu quase desisti também! Acho que mais um pouco na fila e eu teria saído correndo! A vida real do viajante, como ela é 🙂 Só posso desejar mais sorte pra gente na próxima atração lotada do mundo!

Josiane Bravo disse:

uauu quantas surpresas neste passeio hein, um lugar tão famoso e visitado como este deveria ter mapas espalhados por ttodos os lados. Valeu por essa informação, quando for visitá-lo vou devorar este mapa rs, assim não corro o risco de ficar perdida.
Abraços

Klécia disse:

Leva mapa sim, Josi! Seu passeio vai ser muuuuito mais proveitoso 🙂

Claudia Bins disse:

Olha, tem vezes que um guia ajuda muito. Já passei situação semelhante e é bem frustrante ficar procurando é depois olhando as coisas sem entender direito. Ótimo post!

Clau

Klécia disse:

Pois é, Clau. Em situações assim, um guia faz toda diferença! beijinhos

Sol e multidão: esta Roma continua me assustando e muito! Preciso de muita preparação para enfrentá-la novamente. E olhe que estive aí no outono, quase inverno. Caminhei por 7 horas pela cidade, sem entrar em nenhum lugar. Quando cheguei ao Fórum Romano já era noite, ele estava fechado, eu estava exausta e profundamente irritada com Roma, sentindo saudades de Florença.

Mesmo assim, aquele lugar me impressionou. Eu só pude ver pela mureta naturalmente, mas tive fortes impressões daí. Logo depois cheguei ao Coliseu, então imagino que tenha feito um caminho inverso ao seu.

Klécia, suas dicas da cidade estão sendo preciosas! Eu diria até que imprescindíveis para qualquer viajante que queira visitar os principais monumentos romanos. Com certeza absoluta eu não volto lá sem seus textos debaixo do braço!!! beijocas

Klécia disse:

Ana, nem posso tentar te enganar quanto a isso. A quantidade de gente em Roma é uma coisa assustadora. Durante nossos dias lá, conversei com Rafael que eu já fui em muitos lugares super lotados, mas Roma estava me surpreendendo nesse quesito. Parecia uma horda de gente, sempre atrás do Coliseu e da Fontana di Trevi, principalmente. Por isso, talvez que gostei mais destes lugares a noite, quando dava pra aproveitar com mais calma. Mas sobre o Fórum, acho que valeu a pena, pelo meu amor por historia e arte, visitar mesmo sob as condições -sufocantes- do calor e da multidão. O lugar impressiona de muitas maneiras! beijinhos

Roma é um desses lugares que dá vontade de voltar sempre, na minha visita não consegui visitar o Forum Romano, mas na próxima quero muito visitá-lo, é tanto lugar pra conhecer!

Klécia disse:

Roma parece aquele destino que, mesmo se a gente for mil vezes, ainda teremos mil e uma coisas pra descobrir 🙂

luakfs disse:

Forum Romano merece algumas horas do dia de uma visita. Eu fiquei tão fascinada pelo lugar que gastei boas horas por lá. Adoraria ter lido um post como o seu antes de ter ido! Só não aconselho o Forum – ou Roma – em Julho, pq é super cheio!

Klécia disse:

Pois é, época de verão na Europa faz Roma virar uma maratona! hahah Eu prefiro baixa temporada também – ainda tem filas, mas menores 😉

Andrea disse:

Quanta história por esse mundo, fala sério?! Adorei o seu relato.

Klécia disse:

História demais mesmo! Obrigada, Andrea!

100rota disse:

Meu Deus isso pode ser mesmo caótico. Seu relato e suas dicas são fundamentais para perceber como visitar este (apesar de tudo) maravilhoso lugar.

Klécia disse:

Apesar de tudo, vale sim a pena! É daqueles lugares cartão-postal do mundo, né? =D

Viviane Carneiro disse:

Que post maravilhoso! Repleto de dicas e informações valiosas. Conheci esse lugar quando estive em Roma e é realmente impressionante e imperdível. Bjs

Klécia disse:

É incrível sim, Viviane! Que bom que te trouxe lembranças da sua viagem! Saudades de Roma por aqui! <3

Klécia, adorei sua idéia de fazer um post detalhando este lugar. Realmente só com o mapa fica um pouco complicado rs… Pra mim ele é dos principais pontos de Roma. Com certeza merece ser visitado, com calma, atenção e uma máquina fotográfica com muito espaço pra registar tanta beleza rs… 🙂

Klécia disse:

Eu precisava de um mapa hahah O lugar é tão grande e eu fiquei muito perdida sem ele. Que bom que gostou da partilha 🙂