Cervejarias em Curitiba: melhores cervejas, bares e tours cervejeiros

Cervejarias em Curitiba | Muito se fala das belezas naturais e culturais de Curitiba. Aqui no blog falamos dos principais pontos turísticos de Curitiba o tempo todo.

Mas o que nem todo mundo sabe é que, desde 2017, Curitiba também ostenta o título de Capital da Cerveja Artesanal no Brasil.

Então, se você é um apreciador dessa bebida lupulada e está com viagem marcada para a capital do Paraná, precisa se informar sobre as melhores cervejarias de Curitiba e onde beber o melhor chopp artesanal da cidade, certo?

Estamos aqui pra te ajudar nessa missão etílica!

Mesmo não sendo a capital brasileira com o maior número de micro-cervejarias (esse título é de São Paulo), em Curitiba você encontra muitas marcas de cerveja artesanal premiadas, no Brasil e no mundo.

Estima-se que cerca de 400 mil litros/mês de cerveja e chopp sejam produzidos na cidade e na região metropolitana de Curitiba.

Várias cervejarias em Curitiba têm bar próprio, e lá você pode degustar as cervejas diretamente com o produtor.

Leia também: Onde se hospedar em Curitiba: melhores bairros

Além disso, muitas cervejarias de Curitiba oferecem a opção de tour guiado pela fábrica, e você pode dar um passeio pela história da marca e processo de fabricação.

Por isso, arrisco dizer que Curitiba é um dos melhores destinos no Brasil se você quer fazer turismo cervejeiro. Confira algumas das nossas dicas para ter a melhor experiência cervejeira na cidade.

Cervejarias em Curitiba para você pode visitar

Asgard Cervejaria

Tudo começou em 1997, com a inauguração do Asgard Bar. Um bar temático, todo decorado no estilo viking, com quadros, flâmulas e capacetes.

Em 2002, foi fundada a Asgard Cervejaria, com foco na produção da cerveja puro malte. Até que em 2008 o bar encerrou suas atividades, mas essa cervejaria de Curitiba continuou operando.

Asgard Cervejaria - cervejarias de Curitiba
Foto: Instagram Asgard Cervejaria

Veio a expansão para o mercado, e hoje essa cervejaria de Curitiba atende bares, restaurantes, distribuidores e especialmente eventos. 

O Chopp Asgard, ficou bastante famoso, sendo muito servido em eventos empresariais na região de Curitiba.

Leve e suave, o chopp ganhou destaque no mercado, de modo que a fábrica produz cerca de 25 mil litros por mês.

Em Abril de 2010, foi inaugurado o novo Asgard Pub, anexo a cervejaria, um ambiente menor, mas com a mesma tradição e aconchego que conquistou seu público.

E estamos falando de uma cervejaria que já tem alguns prêmios importantes no currículo. A IPA da Asgard Cervejaria foi premiada no concurso Mejor IPA de Sudamerica, realizado em 2019 na Argentina (medalha de prata na categoria English IPA).

Mas a cerveja mais premiada da casa é a Dunkel. Em 2019 foi bronze no Concurso Aro Rojo, realizado no México. Em 2018 foi bronze na Copa Cervejas de América. Além de já outras medalhas no Festival Brasileiro de Cerveja, como um ouro em 2015 e um bronze em 2017.

Como visitar a Asgard Cervejaria em Curitiba?

A Asgard Cervejaria e Pub, fica na Rua Brigadeiro Franco, 3388, Bairro Água Verde.

Leia também:
+ Principais parques de Curitiba para visitar
+ Linha Turismo em Curitiba: como economizar com transporte

Bastards Brewery

O lema dessa cervejaria em Curitiba é: ‘Seguir na contramão, com pensamento livre, sem medos e preconceitos’.

Na Bastard Brewery são produzidas diversos tipos de cerveja, como American India Pale Ale, Imperial India Pale Larger, Premium Lager e Witbier, entre outras.

Os sócios da Bastards saíram do mundo corporativo para abraçar seu hobby. Decidiram fazer sua própria marca, irreverente e com um marketing muito bem pensado e executado. 

Uma característica legal da marca é que cada cerveja está associada a um personagem característico, com rótulos bem legais.

Bastards Brewery - cervejaria de Curitiba
Foto: Instagram Bastards Brewery

Deu tão certo que a linha de produtos tem se expandido: hoje eles produzem café, óleo de barba, óculos de sol, moletons e até camisetas divertidas.

Além disso, eles também são uma cervejaria cigana (produzem para terceiros) e no total são 30 rótulos diferentes.

Se você gosta de conhecer o processo de fabricação, essa é uma das cervejarias de Curitiba que oferece tour guiado à fábrica com degustação.

Como visitar a Bastards Brewery em Curitiba?

A fábrica da Bastards Brewery fica na região metropolitana de Curitiba, na cidade de Pinhais.

O tour guiado acontece às sextas-feiras às 17h, e custa R$ 20. Você pode reservar seu ingresso online.

Além da visita à fábrica, você pode conhecer o pub da Bastards Brewery, o “We Are Bastards”. São 32 torneiras de chope de marcas variadas.

O pub fica na Avenida Iguaçu, 2300, no bairro Água Verde. Já a fábrica fica na Rua Paranavaí, 1142, Pinhais.

Maniacs Brewing Co.

Se você se considera ‘louco por cerveja’, seu lugar é na Maniacs Brewing Co, afinal, esse é o slogan dessa cervejaria de Curitiba.

No mesmo lugar, funciona a fábrica e o bar da marca. Na fábrica, é possível fazer o tour guiado com degustação, que custa R$15.

Quem preferir, pode apenas curtir a experiência no Bar da Maniacs, onde você encontra mais de 20 torneiras (de produção própria e de outras cervejarias).

Cervejaria Maniacs, Cervejarias de Curitiba
Foto: Instagram @bardamaniacs

A Maniacs IPA é uma das mais pedidas no bar, seguida de perto pela Yankee, uma new england IPA. Além disso, ainda há a Belgium Wit, a Craft Lager e a linha Saison que é uma linha de chopps e cervejas especiais.

Outro diferencial é que na Maniacs Brewing você pode comprar rótulos da conceituada marca estadunidense Brooklyn Brewery. Pois é, amigos. A produção da Brooklyn no Brasil é feita pela Maniacs em Curitiba.

Como visitar Maniacs Brewing Co. em Curitiba?

Essa cervejaria de Curitiba fica na Avenida Munhoz da Rocha, 1049, no Bairro Cabral.

Bodebrown

Desde 2009, a cervejaria Bodebrown vem conquistando cada vez mais o mercado e o gosto dos consumidores curitibanos. É provavelmente a marca mais famosa entre as cervejarias de Curitiba.

Eles também são conhecidos por todo Brasil por conta de suas cervejas Imperial IPA, Wee Heavy, Black Rye IPA, Hop Weiss além de cervejas envelhecidas em madeira.

Eles foram pioneiros na cultura das cervejas colaborativas com marcas internacionais, em parcerias com, por exemplo a Stone Brewing (EUA), Adnams (Inglaterra), Hill (Austrália), Baird (Japão), Devils Peak (África do sul) e Primus (México), entre outras.

Eles também contam com uma variedade de acessórios e equipamentos à venda para quem tem interesse em ser um cervejeiro amador: panelas, chiller, fechador de garrafas, tampas, maltes, lúpulos, leveduras, kits para 20 litros e moedor, entre outros itens.

Uma das últimas grandes conquistas da premiadíssima Bodebrown foi o direito de produzir no Brasil (com exclusividade) a cerveja Trooper, que sim, como o nome sugere, é a cerveja oficial da banda Iron Maiden.

O próprio Bruce Dickinson (líder da banda) conheceu o trabalho da cervejaria curitibana quando a Bodebrown realizou produções na Inglaterra. Entre 2014 e 2018, eles estiveram quatro vezes no país natal da banda, tendo conquistado duas medalhas de ouro em festivais locais.

Com o objetivo de dar um DNA brasileiro à cerveja, foi acrescentado um toque de cacau produzido em Ilhéus/BA. A receita também destaca uma mistura de lúpulos que revela notas de frutas tropicais como a manga.

Cervejaria Bodebrown em Curitiba
Foto: Instagram Bodebrown

Como visitar a Bodebrown – cervejaria de Curitiba?

A Bodebrown fica na Rua Carlos de Laet, 1051 no bairro Hauer. O local funciona de segunda a quinta da 9h às 18h; sexta das 9h às 20h e sábado das 9h às 16h.

O melhor da experiência de visitar a Bodebrown é o TapHaus, um galpão com um sistema bem interessante de self-service cervejeiro. Você coloca créditos em dinheiro em um cartão de consumo individual, e pode se servir nos vários bicos disponíveis (com cervejas da casa e convidadas).

Especialmente aos sábados, o ambiente é uma delícia, muito animado e com música ao vivo (geralmente). Ainda há algumas opções gastronômicas com food trucks que estacionam por lá para o evento.

Gauden Bier

A Gauden Bier está localizada no bairro de Santa Felicidade, que é famoso por sua tradição gastronômica e forte influência italiana.

Entre seus produtos dessa cervejaria de Curitiba, destacam-se a Lager Naturtrübe, com aroma do lúpulo e sabor do malte associado a um leve amargor e a Hefe Weissbier, de sabor e aroma maltados, com lúpulo, cravo e banana.

Você também encontra por lá as tradicionais Pielsen, Blonde Ale, Pale Ale, Bock, Dry Stout e o Gauden Chopp. Além de seus produto próprios, eles também produzem para cervejeiros menores, como as marcas Pagan, Morada, Cia. Etílica, entre outras.

Gauden Beer - cervejarias de Curitiba
Foto: Instagram Gauden Cervejaria de Curitiba

Seu parque cervejeiro produz cerca de 38.000 litros mês, sem perder a qualidade exigida por seus clientes.

Para alcançar tal patamar, foram gastos 2 anos de pesquisas em estudo de maltes nacionais e importados, desenvolvimento de blends, testes e degustações.

Como visitar a Cervejaria Gauden em Curitiba?

A Gauden Bier fica na Avenida Manoel Ribas, 6.995 no bairro Santa Felicidade. Eles funcionam de Segunda à sexta-feira das 9h às 18h. Você consegue maiores informações em http://www.gaudenbier.com.br/

Bier Hoff Cervejaria

A Bier Hoff Cervejaria em Curitiba nasceu em 2002 e além das três choperias na cidade, também tem outras unidades em Ponta Grossa, Joinville e Londrina. Esta é a cervejaria artesanal mais antiga do Paraná.

Após um início humilde, com a fábrica-bar Bier Hoff inaugurada no Shopping Estação em Curitiba, e produzindo uma única cerveja (a Bier Hoff Original, não filtrada), em maio de 2005 a unidade de produção foi transferida para o bairro do Boqueirão. Em 2006, teve início a ampliação da unidade de produção.

Na matriz, tá sempre rolando música ao vivo e ainda dá pra aproveitar os vinte rótulos próprios de cerveja. Um deles é o Jerimoon Pumpkin, que leva abóbora caramelada e especiarias. Também há dez torneiras de chopp. O do tipo pilsen é o mais querido.

Bier Hoff - cervejaria de Curitiba
Foto: Instagram Bier Hoff

No total, eles tem em seu portfólio 14 rótulos de linha e mais 11 sazonais que figuram na listas das mais premiadas do Brasil.

Como visitar a cervejaria Bier Hoff em Curitiba

A loja fábrica da Bier Hoff fica na Rua William Booth, 2950 no bairro Boqueirão. Eles funcionam Sexta das 13h às 17:50 e Sábado das 9h às 13h.

Para visitação da fábrica é preciso agendamento prévio.

Hop’n Roll Brewpub

O Hop’n Roll Brewpub surgiu em 2011 quando 4 irmãos resolveram levar seu amor pela cerveja artesanal e ao rock’n roll a outro nível.

Este foi (provavelmente) o primeiro brewpub da América Latina onde o cliente vivencia a experiência de produzir a sua própria cerveja.

É exatamente isso que você entendeu: eles oferecem uma experiência monitorada, onde você elabora sua própria cerveja e no fim do processo ainda sai com direito a 40 litros da bebida.

Contudo, devido a pandemia do coronavírus – onde todos os bares (inclusive os aqui citados) não podem abrir suas portas e estão funcionando apenas com serviço de delivery (e/ou take out), o Hop’n Roll Brewpub em Curitiba corre o risco de não voltar a abrir suas portas. Então não se sabe se esse serviço será mantido.

Mas além desse serviço, a mistura de rock e cerveja é outra grande característica deles. Os riffs de guitarra dão o tom do ambiente e embalam as cerca de 30 torneiras de chope e aproximadamente 80 rótulos em garrafa.

Hop'n Roll Brewpub Curitiba
Foto: Instagram Hop’n Roll Brewpub Curitiba

Isso sem falar nos itens do menu que associam nomes de grandes rock stars a receitas, como: Batatas-fritas Janis Joplin, Burger de Funghi Jimmy Hendrix, Aneis de Cebola Ramones, Cubos de Mignon Megadeath, e por aí vai.

E tem mais: caso você escolha a régua de degustação, as 6 canequinhas de 70ml são servidas em um braço de guitarra.

E só pra mencionar algumas das cervejas mais pedidas e curtidas por lá, vale citar Pamela American Blonde Ale, Ignoru’s Mutum Cavalo Ipa,upiniquim Juicy NEIPA e as produções próprias King Hop Special Ipa, Hop Kölsch e Hop Pilsen.

Como visitar o Hop’n Roll Brewpub em Curitiba?

O Hop n’ Roll fica na Rua Mateus Leme, 950 no Centro Cívico. Funcionam de segunda a sexta de 17:30 às 1h e sábado e domingo fechando às 2h.

Alright Brewing Co.

A Alright Brewing Co. nasceu com o objetivo de proporcionar não apenas uma cerveja artesanal de qualidade, mas uma experiencia única em um ambiente que inclui fábrica, beer garden e o maior bar da fábrica do Paraná.

Não sabe o que é um beer garden? O conceito é simples e atraente: música, jogos, cerveja gelada e um ambiente a céu aberto, repleto de mesas que promovem a integração entre as pessoas.

Alright beer - Cervejarias de Curitiba
Foto: Instagram Alright Beer Cervejaria

Por lá os visitantes podem fazer uma tour e conhecer o processo de fabricação da cerveja, e eles ainda contam com um amplo espaço kids (!), afinal, a ideia é criar um ambiente verdadeiramente familiar.

Atualmente, a Alright Brewing Co. possui quatro rótulos, todos com um alto drinkability. Uma das suas mais bem avaliadas é a Red Sky, uma Red IPA. Entre os chopes, o Okie Dokie é uma hop lager e o Voll Bock, uma weizenbock.

Como visitar a Alright Brewing Co. – cervejaria em Curitiba?

A Alright Brewing Co. fica na Rua Adir Dalabona, 95 no bairro Orleans. Eles funcionam as quintas e sextas de 17h às 22h, sábados de 11h às 22h e domingos de 11h às 18h. Você pode saber mais sobre em sua página de Facebook.

Klein Brewhouse

Klein Brewhouse fica em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba.

Portanto, é um pouco mais afastada da centro da cidade, e até pouco tempo atrás eles ofereciam um ônibus pra levar a galera que agendasse o Beer Tour.

O transporte saía do Parque Barigui aos sábados de manhã. Mas, novamente, não podemos afirmar se esse serviço ainda continuará depois da pandemia de coronavírus.

O tour oferecido pela Klein é um dos mais famosos e elogiados de Curitiba. A proprietária da cervejaria em pessoa é quem guia a galera pela fábrica e conta toda história, enquanto explica o processo de fabricação.

E o mais legal aqui, é que rola degustação durante o tour e isso é feito direto do barril! E depois da fábrica, o passeio inclui uma visita ao restaurante deles, que fica bem próximo da fábrica.

Klein Cervejaria em Curitiba
Foto: Instagram Klein Brewhouse

Por lá você encontra diversas cervejas paranaenses. Os chopes são servidos em 24 torneiras.

Essa cervejaria de Curitiba tem 12 rótulos de produção própria, sendo os mais famosos, o Klein Brown e o Klein Stout no nitrogênio, novidade trazida ao Brasil pela Klein e que serve para dar mais cremosidade à bebida.

Há estilos para todos os gostos: do Witbier ao Weiss, do IPA ao Pale Ale, e até Sour Beers.

E entre as marcas de cervejas locais que também são servidas por eles, temos a Bier Hoff e Gauden, que citamos no post, além de outras como Morada Cia Etílica, Oner Beer, Swamp, Tormenta e Way Beer.

Uma das mais recentes empreitadas da marca foi o lançamento da Puro Malte em latinha de 350ml.

Certamente buscando atingir um público maior, saindo do nicho dos apreciadores de cerveja artesanal, eles também estão distribuindo essa versão em grandes redes de mercado de Curitiba, o que vai popularizar muito mais a marca.

Como visitar a Klein Brewhouse?

A cervejaria Klein Beer fica na Rua Augusto Dering Sobrinho, 450 em Campo Largo.

Outras cervejarias em Curitiba e na Região Metropolitana

Como dissemos, Curitiba é a capital da cerveja artesanal no Brasil. Logo, tem muita gente produzindo cerveja boa por lá. Alguns maiores, outros ainda pequenos.

Então, obviamente muitos produtores e cervejarias em Curitiba ficaram de fora da lista. Não dá pra citar todo mundo até porque não conhecemos todos (ainda).

Assim sendo, se você conhece alguma cervejaria muito boa de Curitiba ou da Região Metropolitana (vale também do interior do Paraná), e que não tenha sido citada nesse texto, fala aqui pra gente nos comentários.

E das que foram citadas, já visitou alguma? Ou se já conhece as cervejas e curte mas nunca visitou, qual dessas você está mais a fim de conhecer?

Foto em destaque: Alright Beer – cervejaria em Curitiba

Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Will disse:

Bem legal a matéria Thiago, parabéns!
Procura aí tbm por essas aqui:

Em Curitiba
* MOONDRI
* BENCKBIER
* HIRT CERVEJARIA
* SWAMP
* JOY Brewing
* Black Skull
* ROOTS
* Punk Hop

Na região metropolitana de Curitiba(na cidade de Pinhais)
* Ovelha cervejaria
* Way beer
* Monkeys bera
* Coice de Mula cervejaria
* Don Gentilis
* Ignorus cervejaria
* Yellow BIRD
* Oner cervejaria

Na região metropolitana de Curitiba(na cidade de São José dos Pinhais)
* OL beer
* Vosgerau
* Nut Bier

Tem muitas outras, mas acredito que as principais sao estas.

Rafael Cassemiro disse:

Opa, quanta dica bacana! Salvamos e já queremos ir em todas!

Hebe disse:

Adorei o seu post, meu marido é cervejeiro e estamos nos programando ir pára o Sul no final do ano. Já vou usar suas dicas.

Thiago Amaral disse:

Que legal! Tomara que consigam aproveitar ao máximo as dicas e que curtam as cervejas. Depois conta pra gente o que achou delas 😉