Praias do Rio de Janeiro: as praias mais bonitas da cidade e do estado
O Rio de Janeiro tem um litoral extraordinário, com os mais diversos tipos de praias: das desertas até as badaladas, de águas calmas ou agitadas. Por isso, fazer uma lista com as melhores praias do Rio de Janeiro não é tarefa fácil.
Para te ajudar nessa missão, fizemos uma votação no nosso Instagram e a galera votou para escolher as praias mais bonitas do Rio de Janeiro.
O resultado ficou bem legal e agora vamos compartilhar a lista das vencedoras com você! Confira:
Praias do Rio de Janeiro (clique para abrir o índice)
Mapa: praias mais bonitas do Rio de Janeiro
12 melhores praias do Rio de Janeiro: capital
A cidade do Rio de Janeiro se destaca por sua beleza natural, sendo uma das cidades mais visitadas do Brasil. E muitos turistas chegam à cidade em busca das praias do Rio de Janeiro.
São mais de 70km de um litoral cinematográfico, com praias dos mais diversos estilos. Como dizia Tim Maia: Do Leme ao Pontal, não tem nada igual no mundo.
E aqui está a lista das praias mais bonitas da cidade do Rio de Janeiro:
Praias mais bonitas da cidade do Rio de Janeiro
- Praia Vermelha
- Praia do Leme
- Praia de Copacabana
- Praia do Arpoador
- Praia de Ipanema
- Praia do Leblon
- Praia da Joatinga
- Praia da Barra
- Praia da Reserva
- Praia do Secreto
- Praia de Grumari
- Prainha
Está com dúvidas sobre a sua viagem para o Rio de Janeiro?
A gente mora na cidade há 11 anos e podemos te ajudar a planejar uma viagem incrível pelo Rio de Janeiro!
- Com a Consultoria Rio de Janeiro do seu jeito – vamos conversar por 1h via Google Meet, para responder suas principais dúvidas sobre a cidade do Rio de Janeiro, dando dicas para o seu roteiro, indicações de restaurantes e o que mais você precisar.
- Chame a gente no WhatsApp e saiba mais sobre a consultoria
Praia Vermelha
A Praia Vermelha no bairro da Urca é definitivamente uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro.
Apesar de pequena, tem uma vista espetacular do bondinho e dos famosos morros do e Morro da Urca.
A praia fica espremida entre os Morro da Urca e Pão de Açúcar, de um lado, e uma fortaleza militar, do outro. A praia é pequena mas oferece uma das vistas mais espetaculares da cidade, inclusive para o Bondinho do Pão de Açúcar.
A praia Vermelha costuma ter águas muito calmas, e é um ótimo lugar para praticar SUP, passear de caiaque e, até mesmo, fazer aulas de natação em mar aberto (tem algumas escolinhas que funcionam nessa praia).
Essa praia fica no limite entre a Baía de Guanabara e o mar aberto. Por isso, a balneabilidade é variável. Vale a pena conferir as condições de balneabilidade no site do INEA antes de ir.
Tenho 3 dicas da Praia Vermelha. Anote aí:
- Como a praia é pequena, se for visitar no final de semana, é melhor chegar cedo para aproveitar antes que fique lotada.
- O restaurante Terra Brasilis fica dentro da fortaleza militar, e tem janelas com uma vista privilegiada para o Pão de Açúcar e o bondinho. É um bom lugar para almoçar no Rio de Janeiro!
- Vale a pena visitar a Pista Cláudio Coutinho. O acesso é pelo canto esquerdo da praia, e o cenário também é muito bonito, com vista para a Praia Vermelha. Na pista, você também tem acesso à trilha do Morro da Urca.
Praia do Leme
Pertinho do morro do Leme, essa pequena praia guarda uma beleza impressionante. Tem dias que o mar está com uma cor tão espetacular, que essa praia do Rio de Janeiro ganhou o apelido de “Leme de Noronha“.
Apesar de ficar coladinho com a famosa praia de Copacabana, a praia do Leme tem identidade própria.
A praia tem dias de “mar piscininha”, e dias em que o mar está mais para os surfistas.
Inclusive, dizem que “quem surfa no Leme surfa em qualquer lugar” – dizem que quando as condições ficam perfeitas, os tubos lembram as ondas havaianas.
Além do mar, há outros atrativos também no entorno da praia. No sopé do morro do Leme, a passarela de pescadores (Caminho dos Pescadores) oferece uma bela vista para a praia e até para o Cristo Redentor.
No caminho, aproveite para registrar sua foto com a estátua de Clarice Lispector, que morava no bairro e sempre estava por ali nos fins de tarde.
Também vale a pena escolher um quiosque e curtir a brisa do mar com um petisco ou uma cerveja gelada.
E claro que preciso indicar meu passeio favorito no Leme: subindo a trilha do morro do Leme, você vai conhecer o Forte do Leme, um dos lugares com a vista mais espetacular do Rio de Janeiro!
Praia de Copacabana
É a praia mais famosa do Rio de Janeiro, e é conhecida no mundo inteiro também. A princesinha do mar é considerada um cartão-postal do Rio de Janeiro.
Copacabana é conhecida por ser um ponto de encontro no Rio de Janeiro. As pessoas vêm praticar esportes, tomar sol e banho de mar. Lá você encontra moradores e turistas, que se misturam enquanto a vida acontece no Rio.
A praia de Copacabana se extende por 4 km. De um lado, fica a praia do Leme, e do lado oposto, está o Forte de Copacabana e a Pedra do Arpoador.
Inclusive, uma boa dica é começar seu dia com um café da manhã na Confeitaria Colombo, ou no Café 18 do Forte, que ficam dentro do Forte de Copacabana, e aproveitar a linda vista para a praia!
No caminho entre uma ponta e outra da praia de Copacabana, você encontra o Hotel Copacabana Palace, a estátua do Ayrton Senna e do Carlos Drummond de Andrade.
Um mate com limão e Biscoito Globo é pedida clássica do carioca na praia, e não tem cenário melhor para experimentar essa dupla que a Praia de Copacabana.
Veja o que fazer no bairro de Copacabana Rio de Janeiro
Praia do Arpoador
Se você perguntar a um carioca qual o melhor lugar para ver o pôr do sol no Rio de Janeiro, tenho quase certeza que ele vai lembrar de citar a Pedra do Arpoador.
Muita gente se reúne na pedra do Arpoador no fim do dia, pra aplaudir o espetáculo do sol indo embora ali pertinho do Morro Dois Irmãos.
Mas durante o dia, a faixa de areia que fica coladinha na pedra, a Praia do Arpoador, também recebe muita gente. Tem dias que o mar está tão transparente, que parece um mar caribe.
Muita gente surfa ali no Arpoador também, aproveitando o movimento das ondas batendo na pedra.
Dia bônus: Praia do Diabo
Do lado esquerdo da pedra do Arpoador, existe uma outra praia: a praia do Diabo. A maior parte da praia do Diabo fica dentro da área do forte militar de Copacabana, e não é aberta ao público.
Mas tem um pedacinho da faixa de areia (cerca de 70 metros) que tem acesso livre, e também é uma praia muito linda, e nem sempre citada nas listas de melhores praias do Rio de Janeiro porque muita gente nem sabe o nome dela.
No blog Te Vejo pelo Mundo tem um post todo dedicado à praia do Diabo no Rio de Janeiro. Vale a pena ler e conhecer essa outra praia bonita do Rio de Janeiro!
Praia de Ipanema
A Praia de Ipanema também é uma das melhores praias do Rio de Janeiro.
Berço da Bossa Nova e inspiração para “Garota de Ipanema”, a praia tem 2,6 km de extensão, um calçadão movimentado e é frequentada por surfistas e banhistas.
Tem uma energia mais tranquila que Copacabana, mas mesmo assim recebe sempre muita gente, de turistas a moradores locais.
Também é lugar de diversidade, com o posto 9 sendo reconhecido há anos como o ponto de referência para a comunidade LGBTQIA+ nas praias do Rio de Janeiro.
Praia do Leblon
A praia do Leblon fica no bairro com o metro quadrado mais caro do Rio de Janeiro.
No bairro das novelas de Manoel Carlos na Globo, o point de referência para quem procura badalação é o posto 12. É por ali o maior parte movimento se concentra na praia do Leblon.
Praia da Joatinga
Saindo da Zona Sul do Rio de Janeiro e chegando nas praias da Zona Oeste, a praia da Joatinga é um dos tesouros (quase secretos) dos cariocas.
Talvez a graça da Joatinga seja exatamente esse lance de praia menos conhecida.
É preciso fazer uma trilha pra chegar lá, então a praia permanece como refúgio visitado somente pelos mais dispostos conhecedores das maravilhas cariocas.
O mar com tons azuis e verdes é a recompensa para quem encara a trilha e conhece a praia da Joatinga Rio de Janeiro.
Praia Barra da Tijuca
Na praia da Barra, a larga faixa de areia e o mar com ondas convidam tanto os banhistas quanto os surfistas e praticantes de esportes naúticos.
Os campeonatos de surf no Rio, em geral, são realizados nessa praia do Rio de Janeiro.
É uma praia super estruturada, com muitos quiosques e muito espaço na sua extensa faixa de areia.
Praia da Reserva
Depois da praia da Barra chegamos na Praia da Reserva, que tem esse nome por estar dentro de uma área de proteção ambiental (Reserva Ecológica).
Essa é uma parte menos movimentada das praias da Zona Oeste. Embora tenha quiosques e vendedores, a estrutura de apoio é menor por conta da reserva ambiental.
O resultado é que a praia fica bem mais vazia, o que pode ser ideal para quem procura uma praia no Rio de Janeiro para desfrutar de privacidade e sossego.
Praia do Secreto
Depois de uma pequena trilha, você vai descobrir um tesouro escondido, com certeza precisava estar na lista das praias mais bonitas do Rio de Janeiro: a praia do Secreto.
A praia do Secreto é praticamente uma piscina natural que se forma na maré baixa.
Depois da trilha, é preciso descer o paredão de pedra para acessar a piscina. O melhor é ir pelo lado esquerdo, onde a inclinação é menor.
E fique atento para voltar antes que a maré comece a subir, pois o mar batendo nas pedras pode ser bem perigoso.
Mas com cuidado e responsabilidade, é possível curtir mais essa jóia entre as praias do Rio de Janeiro.
Praia de Grumari
Muita gente considera as praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro mais bonitas que as praias da Zona Sul. E depois de conhecer a Praia de Grumari, é capaz de você entrar pra esse time também.
A praia tem um ar mais selvagem, o que traz toda uma atmosfera especial de tranquilidade e beleza.
Longe do burburinho urbano, Grumari oferece aos visitantes uma experiência mais exclusiva de contato com uma natureza quase intocada.
É uma praia do Rio de Janeiro muito procurada pelos amantes do surfe, devido às suas ondas consistentes.
O acesso para a Praia de Grumari também faz parte da experiência. Você vai passar por uma estrada cênica. Aproveite a vista privilegiada!
Prainha (cidade do Rio de Janeiro)
A Prainha está localizada depois do bairro Recreio dos Bandeirantes e tem uma das paisagens naturais mais lindas da capital carioca.
Com ondas fortes e grandes, também é perfeita para os praticantes de surf.
Uma dica super importante: como ela é cercada de morros, o sol se esconde no meio da tarde. Por isso, indico que você chegue bem cedo.
Onde ficar no Rio de Janeiro: hotéis que valem a pena
- Hospedagens caprichadas (diárias acima de R$1000):
- Hospedagens com diárias entre R$401 e R$999:
- Hospedagens com bom custo benefício (diárias até R$400):
- Hospedagens econômicas (diárias até R$300):
- Hostels
12 melhores praias do Rio de Janeiro: praias do estado do Rio de Janeiro
- Praia de Itacoatiara (Niterói)
- Praia das Dunas (Cabo Frio)
- Praia Grande (Arraial do Cabo)
- Praia da Ilha do Cedro (Paraty)
- Praia do Sono (Paraty)
- Praia do Cachadaço e Piscina Natural do Cachadaço (Paraty)
- Praia da Júlia (Ilha Grande)
- Praia de Lopes Mendes (Ilha Grande)
- Praia do Aventureiro (Ilha Grande)
- Praia da Ferradurinha ( Búzios)
- Praia Azeda e Azedinha (Búzios)
- Praia do Forno (Búzios)
Praia de Itacoatiara (Niterói)
Uma das praias mais bonitas do estado do Rio de Janeiro é a Praia de Itacoatiara, localizada na região oceânica de Niterói.
Apesar de pequena — são 700 metros de extensão de areia —, oferece boa infraestrutura, sendo um hotspot para surfistas, com escolinhas para iniciantes.
No canto direito, atrás da pedra do Pampo, há uma área com águas calmas, ideal para famílias e casais.
Para os entusiastas de trilhas, subir até a pedra do Costão de Itacoatiara, no canto esquerdo da praia, é uma atração imperdível. Por isso, a dica é curtir e fazer várias fotos do visual da praia vista do alto!
Praia das Dunas (Cabo Frio)
A Praia das Dunas é uma das praias de Cabo Frio mais bonitas para conhecer.
Embora tenha pouca estrutura de apoio, a beleza da praia compensa todo o esforço de ter que caminhar pela areia por uns 10 minutos até chegar na praia de fato.
Olhar para o horizonte e ver dunas branquinhas, um cenário quase infinito entre a areia e o mar. É realmente bonito demais e vale a pena conhecer essa praia do Rio de Janeiro!
Praia Grande (Arraial do Cabo)
Outra praia do litoral do Rio de Janeiro que vale a pena colocar na lista para conhecer é a Praia Grande, em Arraial do Cabo.
Suas águas cristalinas, areia branca e ondas consistentes fazem dela um destino popular para surfistas, banhistas e mergulhadores (afinal, a cidade é conhecida como a “capital do mergulho”).
Os visitantes podem desfrutar de restaurantes e quiosques que servem pratos tradicionais da culinária brasileira e frutos-do-mar frescos.
E uma dica: à tarde, essa praia do Rio de Janeiro se torna um local ideal para apreciar um pôr do sol!
Praia da Ilha do Cedro (Paraty)
A Ilha do Cedro, localizada a cerca de 30 km de Paraty, é um cenário de beleza espetacular, na Costa Verde do Rio de Janeiro.
É possível acessar a ilha de barco a partir da praia de São Gonçalo/Gonçalinho, sem a necessidade de fazer reservas, e a travessia dura cerca de 10-15 minutos.
Durante a baixa temporada, o mar é calmo e ideal para atividades como snorkel e passeios de SUP, além de ser um lugar perfeito para crianças. Na ilha, existem dois pequenos restaurantes que oferecem comida e bebida.
Praia do Sono (Paraty)
A Praia do Sono, também situada em Paraty, é outro tesouro escondido que encanta visitantes pela beleza natural quase intocada.
Ela é acessível apenas por trilha ou barco, saindo da praia de Trindade, e oferece um cenário paradisíaco! Para você entender melhor, leia o nosso post sobre como chegar a praia do Sono.
Além de esportes aquáticos, como SUP, é possível fazer trilhas, acampar e até mesmo, se divertir em um balanço a beira-mar!
O lugar também tem uma boa infraestrutura para os visitantes, com hospedagens, restaurantes e bares à beira-mar. É uma das praias mais bonitas de Paraty, e com isso, do estado do Rio!
Praia do Cachadaço (Trindade)
Na charmosa vila de Trindade, a praia do Cachadaço, junto com a piscina natural do Cachadaço, guardam belezas a serem exploradas!
Você pode acessar a praia e a piscina natural por meio de uma trilha, ou com os barcos que fazem o transporte entre as praias de Trindade.
Para quem vem pela trilha, você primeiro vai encontrar a praia do Cachadaço.
A praia é muito bonita, com muita vegetação e um quiosque, que oferece atendimento de comidas e bebidas.
Seguindo pela trilha, você chega na piscina natural do Cachadaço, que é um dos lugares mais impressionantes que já visitamos no litoral do Rio de Janeiro.
A água de um tom verde profundo quase se mistura com a vegetação do entorno. É lindo demais – a única pena é que, frequentemente aos finais de semana, a piscina natural fica super lotada.
Se puder, evite ir durante feriados e finais de semana. Sua experiência vai ser elevada a outro patamar!
Praia da Júlia (Ilha Grande)
A Praia da Julia é a primeira parada do circuito de Praias do Abraãozinho.
Para chegar até lá, é preciso percorrer uma trilha (de esforço leve a moderado) saindo da praia do Canto. Dura cerca de 3 minutos de caminhada.
As pequena praia do estado do Rio de Janeiro não tem muitas ondas, por isso recomendo para quem gosta de tranquilidade na água.
Além da praia, há um pequeno restaurante e a possibilidade de alugar caiaques e SUP.
Praia de Lopes Mendes (Ilha Grande)
Com quase 3 km de extensão e ondas que atraem surfistas, a praia de Lopes Mendes também é outra que pode ser considerada uma das melhores praias Rio de Janeiro.
É possível chegar à praia por trilha, que parte da Praia do Pouso, ou por barco da Vila do Abraão até a Praia do Pouso, seguido por uma caminhada de 1 km.
Apesar das ondas, a praia é rasa e tem água excelente para banho. Lopes Mendes é preservada e não costuma ficar lotada, sendo possível encontrar tranquilidade caminhando um pouco para longe da trilha.
Praia do Aventureiro (Ilha Grande)
A praia do Aventureiro em Ilha Grande é uma das mais bonitas e famosas. O acesso é controlado, permitindo no máximo 560 pessoas por dia.
O mar é lindo, mas agitado, exceto por uma espécie de piscina natural perto do coqueiro famoso (prepare-se para enfrentar fila no momento de tirar uma foto com ele, viu?). Tem também dois mirantes lindos: o da Espia e da Sundara.
Não há estrutura, como energia, sinal de celular, restaurantes ou hospedagens, mas há campings, caso queira passar a noite. É um experiência incrível!
Praia Azeda e Azedinha (Búzios)
As praias Azeda e Azedinha, localizadas em Búzios, são duas enseadas encantadoras cercadas por florestas de mata atlântica e rochas.
Elas podem ser acessadas por barco ou por meio de trilhas. Suas águas são calmas e perfeitas para casais e famílias com crianças.
Por serem pequenas e isoladas, não existe muita estrutura ou eventos. Por isso, é importante levar os próprios alimentos, bebidas e até mesmo barracas, caso deseje passar a noite, ok?
Praia da Ferradurinha (Búzios)
A Praia da Ferradurinha é mais uma das praias da Região dos Lagos para deixar a gente babando.
As águas são calmas, morninhas e cristalinas. A faixa de areia dourada é pequena, cercada de um lado e do outro por grandes pedras – dando o formato de “ferradurinha” para a praia.
Inclusive, as pedras são locais ótimos para tirar fotos nessa Praia do Rio de Janeiro.
O ideal é chegar cedo, ou visitar fora dos finais de semana e feriados, porque costuma ficar cheia nesses momentos.
Além disso, você encontrará uma variedade de lugares para comer e muitas opções de hospedagem.
Praia do Forno (Búzios)
Localizada em uma das cidades da região dos Lagos mais procuradas pelos turistas, as praias de Búzios rendem diferentes experiências, desde as mais badaladas até as quase desertas.
Se você é um dos que procuram um pouco de sossego, vai encontrar um bom refúgio na Praia do Forno.
Essa praia do Rio de Janeiro é um refúgio tranquilo, pouquíssimo visitado por turistas, e com uma beleza única!
Apesar de pequena e selvagem, a praia cativa com sua areia em tons de avermelhado, laranja e rosa. Uma característica peculiar que a torna única na região.
Como acontece frequentemente com as praias do Rio de Janeiro, temos que fazer uma ressalva quanto à temperatura da água, notavelmente gelada, que pode tornar o mergulho um desafio para alguns.
Melhores praias do Rio de Janeiro: qual sua favorita?
Deu para perceber que as praias do Rio de Janeiro são um espetáculo à parte, não é?
Seja viajando pelo estado em busca das praias mais bonitas do Rio de Janeiro, ou explorando as praias da capital, você vai encontrar cenários litorâneos de tirar o fôlego.
Depois dessa lista, a questão que fica é, qual a sua praia favorita na cidade do Rio? E no litoral do estado?
Fala para gente aqui nos comentários!
Quer mais dicas para curtir o verão no Rio de Janeiro?
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, onde vários blogs se juntaram para dar dicas de como curtir o verão. Confira outros blogs participantes:
- Dicas de segurança na praia e no mar, do blog Receitinhas e Viagens.
- 5 dicas do que fazer no verão no Rio de Janeiro, do blog Let’s Fly Away.
- Cachoeira do Horto, do blog Até onde eu puder ir
- 10 hotéis com vista para conhecer no Rio, do blog Nathalia Tosto.
- 7 razões para ir a Copacabana, do blog Chicas Lokas.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
ótimo guia de praias! E muito importante colocar a dica sobre a balneabilidade das praias do Rio, porque muita gente acredita que todas as praias são improprias, mas não é bem assim. Vamos valorizar o q temos!
Que post completo! Até hoje, mesmo morando na cidade não conheço todas as praias. Deu vontade de conhecer aquelas que nunca fui! Abraços!
Completíssima sua postagens das prais do Rio, muito bom!
Obrigada Ana Paula 🙂
Adorei o texto!!! Você conseguiu transmitir a alma de cada praia do Rio de Janeiro e ainda aliar dicas úteis como a balneabilidade e como chegar até cada uma. Além disso, ainda trouxe pequenos segredos que só quem mora no Rio conhece. Parabéns!
Que bom que curtiu, Lu! Nossa cidade é linda demais né? 😀