Livros sobre o Rio de Janeiro para ler e ter na estante

Livros sobre o Rio de Janeiro | O Rio de Janeiro é uma das cidades mais antigas do Brasil, e uma das cidades mais narradas, cantadas e poetizadas também.

Não é a toa: a cidade maravilhosa é mesmo uma obra de arte, e já acolheu inúmeros artistas, escritores, cantores ao longo de sua história. É mais do que esperado que a cidade do Rio de Janeiro se apresente como pano de fundo / cenário de muitas dessas histórias.

Reserve seu hotel no Rio de Janeiro

Há um tempinho fizemos um post com videoclipes que foram gravados no Rio de Janeiro, e temos outro também sobre músicas que cantam a Cidade Maravilhosa.

Hoje é a vez de falar dos livros sobre o Rio de Janeiro. Seja histórias de ficção que tem o Rio como pano de fundo, ou livros nos quais o Rio de Janeiro e suas particularidades sejam os protagonistas, essa lista tem de tudo um pouco.

Livros sobre o Rio de Janeiro

Fim, de Fernanda Torres

Esse foi o primeiro romance publicado pela atriz Fernanda Torres – e também o primeiro livro que li da autora.

Fim, Fernanda Torres - livros sobre o Rio de Janeiro
Foto: Fui Ser Viajante

Em Fim, o Rio de Janeiro é o pano de fundo para as histórias de 5 amigos cariocas, com formas muito diferentes de ver e viver a vida: Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro.

Apesar de terem vivido juntos boa parte da juventude e vida adulta, o tempo e as intrigas se encarregaram de separar o caminho dos amigos.

O livro testemunha o ‘FIM’ da vida de todos eles (junto com a solidão e os arrependimentos envolvidos).

Mas ao mesmo tempo, a narrativa surpreende ao trazer vários flashbacks, quando os personagens relembram o passado (sem spoiller, mas tem sexo, intriga, separação, drogas, arrependimento e loucuras).

Pode parecer um livro que fala sobre o fim da vida, mas é muito mais um livro sobre a vida mesmo: a forma louca como levamos os dias e como nossas histórias se entrelaçam com os cenários da cidade.

É uma forma interessante de conhecer o Rio mais boêmio, o Rio da noite, cenário de tantas histórias (famosas e anônimas). Além disso, tem praia, boate, cemitério, clube – tem a vida acontecendo, afinal.

A narrativa é interessante e chega a ser envolvente, embora a história em si não tenha me pegado de jeito. Mas vale a pena para conhecer a literatura de Fernanda Torres, uma artista completa em todos os sentidos.

E vale também pra pegar essa visão mais crua do Rio de Janeiro, sem muito do lirismo que cerca a cidade maravilhosa.

Compre o livro: Fim

O Rio de Clarice (passeio afetivo pela cidade), de Teresa Montero

Para quem é apaixonado pelo Rio de Janeiro e pela obra de Clarice Lispector, esse é o livro perfeito.

Em O Rio de Clarice: passeio afetivo pela cidade você é conduzido pela autora a conhecer a cidade do Rio de Janeiro pelos olhos de Clarice Lispector.

O Rio de Clarice - livros sobre o Rio de Janeiro
Foto: Fui ser viajante

Desde a Tijuca, bairro onde Clarice morou ao chegar ainda jovem na cidade até o Leme, onde ela fixou residência nos últimos anos de sua vida.

E passando pelo Flamengo, Catete, Glória, Jardim Botânico, Botafogo e muitos outros pontos de referência na cidade que tem relação com a vida e obra dessa que é uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos.

A autora e professora Teresa Montero chegou a montar um tour pelos lugares retratados no livro, chamado de Caminhos Claricianos, e era uma excelente oportunidade para conhecer e ouvir as histórias de Clarice ao longo dos 28 anos que ela morou no Rio.

Infelizmente o passeio não está mais sendo realizado, então ler O Rio de Clarice com certeza é uma oportunidade ímpar de ver o Rio de Janeiro pelos olhos de Clarice.

O livro é um pequeno tesouro, com um levantamento histórico precioso de lugares, histórias e curiosidades – tanto da vida de Clarice quanto do Rio de Janeiro dos tempos dela.

Leia também: Frases de viagem para usar em fotos

Há inclusive várias fotos de época e s mapas dos bairros, indicando onde ficavam os locais importantes para Clarice que são citados no livro – mesmo que o edifício de época não exista mais, é possível saber onde ele estava e como era.

Compre o livro: O Rio de Clarice: Passeio afetivo pela cidade

Ó, o Globo: a história de um biscoito, de Ana Beatriz Manier

Não é segredo para ninguém o quanto o carioca defende o BISCOITO. E um livro que retrata a história do biscoito mais famoso das praias cariocas não poderia ficar de fora dessa lista de livros sobre o Rio de Janeiro.

Ó, o Globo - livros sobre o Rio de Janeiro
Foto: Fui Ser Viajante

Em Ó, o Globo: a história de um biscoito, a autora Ana Beatriz Manier faz um levantamento histórico sobre esse ícone da carioquice, que está na memória afetiva de todo carioca.

Com isso, o livro é repleto de curiosidades que relacionam o biscoito e a cidade – inclusive trazendo verdades sobre o casamento mais bem sucedido da história do Rio de Janeiro: o mate com biscoito Globo.

Seja na praia, no Maracanã, o biscoito Globo está sempre presente. E agora também na lista de livros que você deveria ler para entender melhor o Rio de Janeiro.

Compre o livro: Ó, o Globo!: A história de um biscoito

Meu querido Jardim Botânico, de Tom Jobim e Zeka Araújo

O Jardim Botânico é um dos cartões-postais mais celebrados do Rio de Janeiro.

E em 1987, o músico Antonio Carlos Jobim e o fotógrafo Zeka Araújo fizeram uma parceria na intenção de fazer registros (repletos de poesia) do jardim mais querido da cidade.

Meu querido Jardim Botânico, livros sobre o Rio de Janeiro
Foto: Fui Ser Viajante

A poesia de Tom e o olhar apurado de Zeka resultaram num livro que é, por si só, uma obra de arte exaltando a beleza do Jardim Botânico do Rio.

A primeira edição foi lançada em 1987. Alguns anos depois, a Jobim Music juntou à obra mais algum material do acervo de Instituto Antônio Carlos Jobim, para lançar uma reedição bilingue.

A edição que circula hoje é já uma terceira versão, que juntou material fotográfico de alguns manuscritos a lápis e fotos do acervo de Tom Jobim. Uma delicadeza em forma de livro.

Em resumo, Meu querido Jardim Botânico é uma homenagem a esse lugar tão especial para a cidade, mas também a obra de Tom Jobim e Zeka Araújo.

O livro é uma raridade, mas ainda é possível encontrar exemplares à venda – eu tenho a sorte de ter ganhado um há alguns anos, e é uma das obras mais queridas da minha estante.

Compre o livro: Meu Querido Jardim Botânico

Memória afetiva do botequim carioca, de Paulo Thiago de Mello e Zé Octavio Sebadelhe

Este livro faz parte da Biblioteca 450 – uma série de livros lançados em homenagem ao aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro.

O que é o Rio de Janeiro sem o seu botequim? O famoso pé sujo, o pós praia, onde toda gente se reúne para fazer amigos e beber um chopp bem gelado.

Memória afetiva do botequim carioca - livros sobre o Rio de Janeiro
Foto: Fui ser viajante

O botequim carrega em si a alma do Rio – e tantas, tantas histórias! Centenas de personalidades cariocas tem histórias marcantes com botequins da cidade, como Cartola, Noel Rosa, Vinicius de Moraes, entre outros.

Infelizmente muitos dos botequins mais icônicos do Rio não sobreviveram ao tempo e / ou a especulação imobiliária. Por isso, em Memória afetiva do botequim carioca, você pode conhecer 30 dos bares e botequins que marcaram a história do Rio de Janeiro entre o século XIX e XXI.

É um levantamento histórico de respeito. A leitura é extremamente informativa, mas ao mesmo tempo leve e até divertida. Da Lapa até a Tijuca, passando por Ipanema e Copa, você vai conhecer os causos de alguns dos bares mais emblemáticos da história carioca.

Compre o livro: Memória afetiva do botequim carioca

Outros livros sobre o Rio de Janeiro

Claro que essa lista não acaba por aqui. Existem outras tantas obras que falam e retratam o Rio de Janeiro, que uma lista nunca seria suficiente.

Mas esses foram os livros sobre o Rio de Janeiro que eu li até aqui, e prometo que sempre que eu ler um novo livro atualizarei esse post com mais uma obra.

Inclusive, se você tem algum livro sobre o Rio de Janeiro que gostaria de indicar para essa lista, basta deixar sua sugestão nos comentários!

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Cristina disse:

Obrigada pelas dicas, você arrasa.

Klécia disse:

Que bom que curtiu, Cris! <3